quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Edição de 05 de Setembro de 2012 - CanalMoz

  Partido no poder em acção criminosa  
Direcção da Saúde de Gilé desconta salários de funcionários para financiar Congresso da Frelimo

No mês de Agosto os funcionários viram 10 por cento dos seus salários retidos na fonte para pagar “a festa dos camaradas”. Francisco António Melo, Director Distrital da Saúde no distrito do Gilé, na Zambézia, confirmou ao Canalmoz os descontos e diz que isso não acontece só na Saúde. Em todas as direcções provinciais há descontos. “Todas as instituições do Governo estão a contribuir para a festa do congresso”

Maputo (Canalmoz) - Os descontos ilegais nos salários dos funcionários públicos para pagar o famigerado X Congresso da Frelimo continuam e muitas famílias estão a ser lesadas pelo partido. Desta vez a reclamação vem do distrito do Gilé, na província da Zambézia. Um grupo de funcionários da direcção da saúde do distrito de Gilé, devidamente identificados contactou o jornal a denunciar descontos nos seus salários. Só no mês de Agosto perderam 10 por cento do seu salário a favor do partido Frelimo. É o partido Frelimo a cobrar coercivamente os funcionários públicos.
  Cidade de Maputo  
Militares acusados de vender material de obras do Aeroporto de Moçambique

Maputo (Canalmoz) – Um grupo de militares da Base Aérea de Mavalane, arredores da cidade de Maputo, é acusado de vender aos residentes dos bairros de Insalene e Aeroporto “B”, os restos de material das obras do novo edifício dos Aeroportos de Moçambique.
Moçambique reduz a comercialização de medicamentos fora de prazo

Maputo (Canalmoz) – Vários países africanos registam melhorias nas estratégias de controlo de comercialização de medicamentos fora de prazo. Moçambique é um dos países da África Sub-sahariana que tem conseguido controlar e reduzir a comercialização de medicamentos fora de prazo, situação que constituía atentado à saúde pública.
  Em obras financiadas pela Noruega  
Vila de Chimbonila no Niassa já está ligada à rede eléctrica nacional

Maputo (Canalmoz) – A vila sede de Chimbonila, na província do Niassa, está desde o passado dia um do mês em curso ligada à rede eléctrica nacional no âmbito do projecto de electrificação rural daquela zona norte do país.
Teatro moçambicano no Brasil

- Os artistas clamam pelo apoio do Governo

Maputo (Canalmoz) - O grupo teatral Lareira Artes vai participar no festival lusófono que decorre nos Estados brasileiros de São Paulo e Bahia. Esta é a segunda vez que o grupo participa no festival internacional de teatro denominado “Circuito de Teatro em Portugal”. Este ano decorre de dia 7 a 22 de Setembro.
Stewart Sukuma faz vibrar Quelimane

Maputo (Canalmoz) - Depois de uma prolongada ausência em digressão pela Europa, o compositor e intérprete Stewart Sukuma regressou à sua terra natal, fazendo vibrar milhares de munícipes, em duas noites de mega-concertos musicais, por ocasião das celebrações dos 70 anos de elevação de Quelimane à categoria de cidade.
Canal de Cidadania
Legislação recente

Maputo (Canalmoz) – Referências de leis, decretos e diplomas ministeriais que acabam de entrar em vigor em Moçambique podem ser encontradas aqui. Uma oferta da Pandorabox em parceria com o Canalmoz. Consulte.
RTP veio “desviar atenções” do “desvio colossal” das metas orçamentais

Considera eurodeputada Ana Gomes

Lisboa (Canalmoz) – Com o pedido de demissão do Conselho Administração da Rádio e Televisão Portuguesa (RTP) já aceite, o debate continua e já são evocados outros motivos. A eurodeputada do PS Ana Gomes considera que a discussão em torno da privatização da RTP surgiu para «desviar as atenções dos portugueses» sobre o «desvio colossal» do Governo no que respeita «às metas orçamentais».