sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Moçambique: Linha política do regime face aos media endurece

(AM Intelligence 692) Edson Macuácua, secretário para a Mobilização e Propaganda da Frelimo, promoveu recentemente, sede do CC, Maputo, uma reunião com quadros jornalistas e comentadores, dos principais media públicos e privados. A iniciativa tem sido vista como “prenúncio” de um endurecimento do regime face ao sector.
Gabriel Muthisse e Alberto Nkutumula, respectivamente vice-ministros das Pescas e da Justiça, mas também Renato Matusse, assessor político do Presidente da República, acompanharamMacuácua. Entre todos, o único orador foi, porém, Macuácua – por vezes falando em tom exaltado. Entre os convocados para a reunião contavam-se Alexandre Pedro Chiúre, do Diário de Moçambique e o mais visado nas críticas de Macuácua, Daniel Cuambe, editor de Economia do Notícias, Gustavo Mavie, director da AIM, Tomás Vieira Mário, jornalista e docente universitário (Politécnica) e António Mugabe, director de Produção da TVM.
O conteúdo da reunião é considerado ilustrativo de um clima de intranquilidade referenciado na ala interna da Frelimo mais identificada com Armando Guebuza. O principal foco do fenómeno é a noção de que está a alastrar na sociedade um clima de descontentamento considerado vasto.
Entres meios da sociedade civil em que o descontentamento se manifesta de forma mais expressiva, são considerados “críticos” o religioso (católicos e muçulmanos incluídos), empresários e universitários. Recentemente o Governo teve de intervir no sentido de evitar manifestações de protesto dos muçulmanos.
Os sinais de endureciumento que a ala identificada com Guebuza deixa transparecer, são também reflexo de uma sobrestimação de factores favoráveis de que se julga que o regime passou a dispôr por via de perspectivas relacionadas com a exploração dos recursos naturais.

 (Versão abreviada – se estiver interessado em conhecer o África Monitor Intelligence e as condições em que poderá tornar-se num dos seus assinantes, contacte-nos em monitorius@sapo.pt)