terça-feira, 4 de setembro de 2012

OS "PADRES" DA MINHA VIDA

João Maria Neves Pinto


Image of capa01.jpg


NOTA DO AUTOR:

Os factos relatados neste livro,
pertenceram à vida real.


À memória:

da minha mãe MARIA CAROLINA
dádiva da ternura de Deus.
do meu pai HERNANI
trabalhador incansável e honesto.
dos meus avós ALFREDO e NÉ
do meu irmão ANTÓNIO ALFREDO
espírito cristalino e puro.

sepultados em MOCUBA (Moçambique) e no PORTO (Portugal)

DEDICATÓRIA

Desde que, há 2000 anos, Jesus Cristo encarnou, ficou claro que
Deus se serve da humanidade para ser transparência da sua presença, sinal da sua bondade, canal do seu desejo de a todos
salvar.
Já dizia o salmo que Deus não tem boca, braços ou pés. Não é um ídolo à maneira dos deuses. Os seres humanos, como coroa da obra criadora, acolhendo a sabedoria de Deus, fazem chegar o anseio universal de salvação aos quatro cantos da terra, anunciando o projecto de felicidade verdadeira que Deus propõe.
Este livro é uma homenagem sentida a todos aqueles "Padres" que em Moçambique, apesar das contrariedades, assim fizeram o anúncio entusiasta do Reino. Havia dificuldades na alimentação e os esforços multiplicavam o pão. Não existia vestuário e a imaginação recriava formas. Faltava a saúde e cuidava-se dos doentes com todo o carinho. Minguavam as estradas, os meios de comunicação, o conhecimento das línguas, mas a comunhão fraterna cortava distâncias.
Vivia-se em guerra e lançavam-se permanentes pontes para a paz.
Este livro demonstra a minha profunda admiração pelo testemunho de vida de Padres que conheci e que abriram os meus horizontes ao empenhamento pelo bem dos outros e à disciplina do serviço à glória de Deus, como grande causa de gente feliz e solidária.


Nota: Apenas aqui estão transcritos alguns dos episódios que constam no livro, edição do Autor.