quarta-feira, 19 de setembro de 2012

UP expande-se em Nampula

 A partir do próximo mês  


As obras da construção de dois blocos com salas de aulas tiveram início em Junho de 2008 e previa-se um ano para a sua conclusão, mas até então tudo está ainda em curso.

Nampula (Canalmoz) – O campus universitário de Napipine da Universidade Pedagógica de Moçambique, na cidade de Nampula, vai contar a partir de próximo mês com mais um edifício que alberga mais de uma dezena de salas de aulas.
O edifício cujas obras tiveram início em Junho de 2008, foi visitado na manha de ontem pelo reitor da UP, Prof. Dr. Rogério Uthui, que no seu ponto de vista nada está atrasado, apenas se registam pequenos imprevistos de ordem financeira. Ao todo, são dois blocos em construção.
O Prof. Uthui assegurou que uma das duas infra-estruturas será entregue no próximo mês e, a segunda, que já está em uso mesmo não tendo acabado vai conhecer a sua fase conclusiva em Novembro próximo, pelo facto de não se poder interromper os estudantes que as utilizam.
Num outro desenvolvimento, a fonte precisou que as obras em curso, tem em vista a criação de espaços apropriados para os estudantes, bem como para a ministração dos cursos ali leccionados.
O Canalmoz, questionou ao reitor da UP, se um prazo de 1 anos, segundo ilustra a placa quando vai para além de três anos não se tratava de atraso, pelo que nos respondeu que “um edifício de prédio, leva no mínimo para a sua construção um ano e meio, mesmo que a execução esteja a cargo por uma melhor empresa do mundo”. Assim, deixou claro, o Prof. Dr. Uthui que houve erros na planificação para a construção dos edifícios.
Igualmente, defendeu que por a construção estar a ser suportada por receitas próprias da universidade foi corrente a fraca capacidade de desembolso dos fundos e nunca a indisponibilidade do empreiteiro.

Superlotação de salas de aulas

Actualmente, uma turma na universidade pedagógica de Moçambique, em Nampula, chega a ter cerca de uma centena de estudante e, para o reitor, esta situação não pode ser considerada como sendo superlotação.
Para Rogério Uthui, nas aulas teóricas nunca se pode falar de superlotação, colocando a disposição o seu próprio exemplo: “eu estudei na Rússia numa sala com trezentos estudantes”.
Pelo sim ou pelo não, a superlotação de salas de aula na UP em Nampula está afectando gravemente a qualidade dos formandos, aliado ao facto de os formadores, igualmente, não se revelarem exemplares, segundo relatos dos estudantes.

“Estamos a crescer”

O interlocutor de que nos temos vindo a referir, contou que a UP em Nampula está a crescer, sobretudo na contratação e formação do corpo docente.
A título ilustrativo, disse Uthui que em 2007, a UP em Nampula dispunha de 50 docentes no quadro e, nos dias que correm o número está fixado em 250 docentes e, cerca da metade está frequentando cursos de pós-graduação em Moçambique, Portugal, Brasil, Alemanha e França. (Aunício da Silva)