domingo, 10 de novembro de 2013

Exército "abate homem armado" durante ataque no centro

Exército "abate homem armado" durante ataque no centro

A força mista do exército e polícia abateu hoje um homem armado, supostamente da Renamo, em Canda, Gorongosa, centro, durante uma "tentativa de assalto" ao posto policial, disseram à Lusa várias fontes.
"Na madrugada, os homens da Renamo voltaram à investida para assaltar o posto policial (agora reforçado pelo exército) em Canda e na troca de tiros um guerrilheiro foi abatido", disse à Lusa um militar, na condição de anonimato.
"Há um corpo estatelado no chão, vestido à civil, ou seja, não tem farda militar da Renamo, a escassos metros do posto policial de Canda, onde houve tentativa de assalto na madrugada de hoje", precisou um jornalista local.
Em declarações à Lusa, Lucas Fole, um residente local, disse que um "forte tiroteio" foi registado durante a madrugada próximo do posto policial, entre as forças governamentais e homens armados, supostamente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).
Continue reading "Exército "abate homem armado" durante ataque no centro" »

Renamo assume que foi oficialmente contactada por PR moçambicano para encontro com seu líder

A Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, assumiu hoje, em declarações do seu porta-voz à Lusa, que foi "oficialmente contactada, e pela primeira vez" para um encontro com o seu líder, Afonso Dhlakama, pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza.
"Recebemos um ofício na tarde de sexta-feira e consideramos que, por isso, pela primeira vez, existiu um contacto oficial do Presidente da República para se encontrar com o nosso líder", disse Fenando Mazanga.
"Agora, vamos procurar saber o que o presidente Afonso Dhlakama pensa sobre este convite para um encontro", acrescentou Mazanga, alertando para a "dificuldade" desta diligência.
LUSA – 10.11.2013

09/11/2013

Operação contra pai do líder da Renamo em Moçambique "falhou porque agentes não o conheciam" – polícia

Uma operação conjunta do exército e da FIR, polícia antimotim, falhou a missão de "capturar" o pai do líder da Renamo em Mangunde, no centro de Moçambique, "por não o conhecer", disse hoje à Lusa um agente policial.
"A nossa missão era ‘levar' o régulo Mangunde (pai do líder da Renamo) para a administração de Chibabava. Quando íamos à sua casa, cruzámo-nos com ele, mas ninguém o conhecia, só ficámos a saber quando já estávamos no seu complexo habitacional", explicou à Lusa o agente, sob anonimato.
Segundo o diário Canal de Moçambique, o exército e a FIR "invadiram e vandalizaram" na quinta-feira o complexo residencial do pai do líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), tendo vasculhado o local, que já estava desocupado, tendo a numerosa família, que residia em dezenas de palhotas, feitas de argila e capim, fugido para lugar incerto.
Segundo o agente policial, o régulo Magunde, que dá o nome ao aldeamento, estava acompanhado por um jovem numa bicicleta, e mais tarde seguiu numa motorizada com destino ao rio Buzi, a poucos quilómetros de Mangunde, para "compromissos familiares". O régulo tem de 80 anos e é polígamo.
Continue reading "Operação contra pai do líder da Renamo em Moçambique "falhou porque agentes não o conheciam" – polícia" »

Convite ao líder da Renamo-Fernando Muchanga(video)

Maputo: Dhlakama estará protegido

ESTÃO criadas todas as condições de segurança para a vinda do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para a cidade de Maputo,  para o encontro com o Chefe do Estado,  Armando Guebuza, visando pôr fim à instabilidade político-militar que o país vive desde Outubro último.
A garantia foi dada ontem, na capital do país, pelo porta-voz da Presidência da República, Edson Macuácua, durante uma conferência de Imprensa em que revelou que o dirigente da Renamo ainda não respondeu oficialmente  para um encontro que deveria ter sido realizado ontem em Maputo. 
“Queremos, mais uma vez, tranquilizar toda a sociedade e garantir que estão criadas e asseguradas todas as condições para que o dirigente da Renamo possa se deslocar a Maputo, sem receios, nem reservas. O Estado está em primeiro lugar comprometido em garantir a segurança do dirigente da Renamo e de todos os cidadãos. Portanto, há condições criadas e não há razões para dúvidas”, frisou a fonte.
Continue reading "Maputo: Dhlakama estará protegido" »

Situação em Moçambique(SICNoticias-video)

O "Expresso da Meia Noite", em 08.11.2013, de Ricardo Costa e Nicolau Santos com: 
- José Cesário - Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
- Fernando Florêncio - Antropólogo Política Africana - Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
- Luca Bussotti - Investigador - Centro de Estudos Africanos do ISCTE
- Vasco Perestrelo - CEO MOP - Multimédia Outdoors Portugal, SA
Veja e ouça em:
http://www.macua1.org/video/ExpressodaMeiaNoite_SICNoticias.wmv
 

Libertados os dois portugueses que ainda estavam sequestrados em Moçambique

Novo ataque na principal estrada no centro de Mocambique faz três feridos

Um novo ataque de homens armados contra uma escolta militar de viaturas na principal estrada de Moçambique, no centro do país, na sexta-feira, fez três feridos, disseram hoje à Lusa várias fontes.
O ataque visou um autocarro de passageiros, que ficou imobilizado, tendo já sido levado para o posto policial de Muxúnguè, a região mais atingida pela tensão político-militar na região centro de Moçambique.
"Foi na primeira coluna da sexta-feira, quando os homens da Renamo atacaram um machimbombo (autocarro de passageiros). Furaram todos os pneus de trás e duas senhoras foram atingidas. Outro senhor também foi ferido durante a agitação quando a coluna parou", explicou à Lusa ao telefone, Helena Baptista, que se encontrava no local.
LUSA – 09.11.2013

08/11/2013

Era portador legal de arma: Detido mandante de raptos

RAPTOR-2UM individuo considerado cabecilha de uma perigosa quadrilha que se dedicava a sequestros e assaltos à mão armada nas cidades de Maputo e Matola foi apresentado na manhã de ontem à imprensa, pelas autoridades policiais a nível da província de Maputo.
Trata-se de O. Mussá, 44 anos de idade, residente no Alto-Maé, que liderava uma “gang” constituída por quatro elementos, implicados numa tentativa frustrada de rapto de um rapaz de 16 anos de idade, filho de um empresário da Vila de Namaacha, província de Maputo. O grupo é igualmente acusado de assaltos com recurso a armas de fogo a fábricas e estabelecimentos comerciais.
A tentativa de sequestro deu-se no dia 12 de Agosto último em Namaacha, quando três indivíduos, munidos de duas pistolas, a mando de Mussá, terão raptado o rapaz e o levado para a casa dos pais, onde o obrigaram a chamar pelos progenitores.
Na ocasião, apenas a mãe se encontrava em casa, tendo reagido à presença dos bandidos, o que chamou a atenção dos vizinhos que acorreram prontamente ao local, onde bloquearam a rua e arremessaram pedras e outros instrumentos contundentes. Esta acção levou a que os meliantes se pusessem em fuga, precipitadamente. Foi então nesse instante que menor conseguiu escapar das mãos da gang.
Continue reading "Era portador legal de arma: Detido mandante de raptos" »

"Responde tu, que eu, para mim, já tenho a resposta"



MARCO DO CORREIO por Machado da Graça
Bom dia Julieta
Como estás tu, minha amiga? E o teu marido? Do meu lado está tudo bem, felizmente.
Só que, como toda a gente, preocupadíssimo com a questão dos raptos, que se tornou assustadora.
Quando três pessoas são raptadas num só dia; quando entram em casa das pessoas, ou no seu local de trabalho, para as raptar, quando o número de raptados simultaneamente no cativeiro, há poucos dias, era de seis (não sei quantos são, no momento em que te escrevo...) a única coisa a dizer é que a situação está completamente fora de controlo.
E não é uma coisa que tenha surgido agora, assim de repente, sem que as nossas autoridades tenham tido tempo para se organizar. Pelo contrário, já andamos nisto há alguns anos. O que não se vê é que esses anos tenham servido para a Polícia aprender a enfrentar esta forma de crime. Parecem mais atarantados hoje do que há um ano.
Continue reading ""Responde tu, que eu, para mim, já tenho a resposta"" »

Guebuza manda cercar residência do pai de Afonso Dhakama em Chibabava



Na província de Sofala
As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) invadiram esta quinta-feira, a residência do pai do líder da Renamo Afonso Dhlakama, no regulado de Mangunde a 20 quilómetros da sede do distrito de Chibabava, na província de Sofala e fizeram-no refém.
Sem apresentar qualquer mandado, o exército cercou e tomou de assalto a residência, tendo na altura encontrado o pai de Afonso Dhlakama, o respeitado régulo Mangunde de mais de 80 anos. Fizeram-no refém. Vasculharam e desorganizaram a casa do respeitado régulo, que dá nome ao regulado.
Segundo relatos de vários jornalistas (de órgãos públicos e privados) e cidadãos que se encontram em Chibabava, as FADM continuam na residência do régulo Mangunde, o que está a criar muita indignação junto da população, que há muito, não se via cercada de armas.
Continue reading "Guebuza manda cercar residência do pai de Afonso Dhakama em Chibabava" »

TRIBUNAL DE MAPUTO DÁ RAZÃO AO GENERAL VELOSO NA COMPANHIA MINEIRA DE NABURI



A decisão judicial, tomada pelo Juiz Arnaldo Rui Siquela, dá razão aos accionistas da CMdeN, o general Jacinto Veloso e Diogo Cavaco, que 'têm sido fustigados em tribunais londrinos e de Maputo', por Nick Threw e Gordon Dickie em representação da companhia britânica Pathfiinder Minerals Plc e IM Minerals Limited, uma subsidiária. A posição do Tribunal tem sido defendida, desde sempre, pelos accionistas da CMdeN.
A CMdeN era proprietária de licenças de exploração mineira, areias pesadas no norte da Província da Zambézia, no Centrop de Moçambique, em determinada altura, em 2011, chegou a um entendimento com a Pathfinder Minerals Plc com vista ao desenvolvimento do projecto mineiro na Zambézia. Este entendimento previa um pagamento de 10 milhões de dólares norte-americanos, o que nunca foi feito, uma vez que apenas foram pagos 100 mil dólares. Por isso, a Companhia Mineira de Nabúri, nunca passou de mãos.
Continue reading "TRIBUNAL DE MAPUTO DÁ RAZÃO AO GENERAL VELOSO NA COMPANHIA MINEIRA DE NABURI" »

07/11/2013

Libertado adolescente português raptado em Moçambique



O rapaz português raptado há duas semanas no centro de Maputo foi hoje libertado pelos seus captores, disse à agência Lusa o cônsul geral de Portugal em Moçambique, Gonçalo Teles Gomes.
"O rapaz encontra-se bem de saúde e já está reunido com a família", acrescentou o diplomata.
O jovem, que também tem a nacionalidade moçambicana, foi raptado no final de Outubro na zona do Bairro da Coop, no centro da capital moçambicana.
Após esta libertação, continuam em cativeiro dois portugueses, um homem e uma ulher, esta sequestrada na última terça-feira na Matola cidade satélite de Maputo.
Lusa - 01.11.2013

Populares lincham supostos malfeitores no bairro Intaka

Três indivíduos indiciados de perpetrarem crimes hediondos, tais como violação sexual, saques de bens a residências e assaltos na via pública, foram torturados e linchados por populares, na madrugada do último sábado (02), no bairro de Intaka, no município da Matola.
Segundo testemunhas, o grupo de malfeitores, munido de instrumentos contundentes, interpelou um morador daquele bairro, por volta das 2h da madrugada do mesmo dia, porém, o plano de assalto correu mal. O bando caiu nas mãos da população que há bastante tempo estava ávida para fazer justiça.
Na tentativa de serem perdoados pela multidão, os supostos meliantes confessaram que protagonizaram actos de violação sexual, assaltos a residências e assassinatos. De seguida foram linchados. O bairro de Intaka está às escuras, sem rede de energia eléctrica nem esquadra da Polícia, factos que, para os moradores, agudizam a onda distúrbios.
Continue reading "Populares lincham supostos malfeitores no bairro Intaka " »

Ex-agentes do SISE tentam forçar diálogo e procuram Presidente Guebuza na Presidencia

Um grupo numeroso que integra os cerca de dois mil ex-agentes do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), que desde a sua desvinculação está entregue à sua sorte, aglomerou-se nesta quinta-feira (07) em frente da Presidência da República para exigir a observância de uma série de benefícios a que tem direito. Para o efeito, o grupo pretendia falar directamente com o Chefe do Estado, Armando Guebuza, porém, foram barrados por homens da Casa Militar, os quais solicitaram a ajuda da Polícia da Protecção.
Durante muito tempo, os ex-agentes do SISE, entre homens e mulheres, exigiam o cumprimento dos seus direitos previstos no Decreto 80/2009 de 17 de Novembro em silêncio. Entretanto, a partir da altura em que se aperceberam de que as suas inquietações eram tratadas de forma leviana e dadas soluções paliativas, sair à rua recorrendo aos mesmos métodos usado pelos desmobilizados de guerra, que há décadas reivindicam pensões dignas mas não têm tido sucesso. Refira-se igualmente que os compatriotas que trabalharam na ex-República Democrática Alemã, vulgo madjermanes, até hoje lutam para que o Governo atenda às suas reivindicações.
Continue reading "Ex-agentes do SISE tentam forçar diálogo e procuram Presidente Guebuza na Presidencia " »

Raptam motorista por engano

QUATRO agentes da PRM estão indiciados num  recente caso de rapto falhado do proprietário da Barsa Motores, uma empresa dedicada à venda de viaturas na  cidade de Maputo.
O cabecilha do grupo, identificado por I. Cândido, está detido desde a passada segunda-feira no Comando da Força de Intervenção Rápida na cidade de  Maputo juntamente com um agente da Polícia de Trânsito cujo nome ficou-se por saber, estando a corporação à procura de outros dois colegas agora foragidos.
Segundo dados a que tivemos acesso, I. Cândido terá chefiado o grupo de polícias que por engano raptou o motorista do proprietário da Basra Motors confundindo-o com o patrão daquela empresa de venda de viaturas. Na altura o motorista fazia-se transportar numa viatura da sua empresa. A ocorrência registou-se na passada sexta-feira algures no distrito de Boane, província de Maputo.
Quando o grupo de agentes da Polícia se apercebeu que o indivíduo sequestrado não era o patrão que procurava, frustrado, largou em seguida a vítima num determinado ponto daquela zona.
Continue reading "Raptam motorista por engano" »

FADM espancam jornalistas da TIM até perderem os sentidos

Tim_07.11.2013As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) espancaram dois jornalistas da Televisão Independente de Moçambique (TIM), até perderem os sentidos. A ocorrência deu-se na Cidade da Matola. Trata-se do Chefe da Redacção da TIM, Alexandre Rosa “Chandó” que neste momento está inanimado nas Urgências da Clínica da Sommershield, em Maputo, e o operador de câmera Cláudio Timana, que está preso no quartel das FADM em Malhanpsene, na cidade da Matola.
Tudo aconteceu quando os militares estavam a ameaçar a população por causa de um terreno em disputa, no bairro de Malhampsene, no Município da Matola.
A população contactou a TIM e os repórteres desta estação privada de televisão dirigiram-se ao terreno. Chegados lá foram recebidos com tiros e de seguida presos.
Os jornalistas foram brutalmente espancados à coronhada e pontapé por soldados do Exército. Alexandre Rosa acabou perdendo os sentidos nas mãos dos militares, pelo que estes imediatamente o largaram, tendo assim sido possível socorre-lo.
Continue reading "FADM espancam jornalistas da TIM até perderem os sentidos" »

06/11/2013

Renamo vandaliza hospital

OITO homens armados da Renamo e um número indeterminado de acompanhantes seus atacaram e vandalizaram na madrugada de ontem o Centro de Saúde de Kanda, a sudeste do distrito Gorongosa, em Sofala.
Antes desse acto os mesmos indivíduos tinham atacado o posto local da Polícia situado na região de Nhamaze, segundo confirmou a jornalistas o respectivo chefe do posto, Michone Arone.
Já no centro de Saúde em referência os homens da Renamo dispararam alguns tiros e depois arrombaram os acessos para depois saquearem fármacos, cobertores, produtos alimentares destinados a doentes, equipamento de enfermaria, entre outros bens. Uma das serventes do posto de Saúde confirmou igualmente os factos e assegurou não se terem registado vítimas humanas.
NOTÍCIAS – 07.11.2013

Subiu para 8 o número de militares das Forças Governamentais mortos na sequência de uma emboscada nesta terça-feira (5) na região de Vunduzi

Subiu para 8 o número de militares das Forças Governamentais mortos na sequência de uma emboscada de homens armados, alegadamente da Renamo, nesta terça-feira (5) na região de Vunduzi, na província central de Sofala.
As nossas fontes dão conta da entrada de 21 soldados feridos no Hospital Central da Beira. Vários estão feridos com gravidade e três deles perderam a vida.
Outros cinco tinham perdido a vida no local da emboscada.
Há indicação de soldados feridos que foram transportados para o Hospital de Chimoio contudo não conseguimos averiguar o seu número nem o seu estado de saúde.
@VERDADE(Facebook) – 06.11.2013

RENAMO ATACA CENTRO DE SAÚDE EM SOFALA

Homens armados da Renamo, antigo movimento rebelde, atacaram hoje o centro de saúde do povoado de Nhamadze, distrito de Gorongosa, na província central de Sofala.
Segundo a Rádio Moçambique (RM), emissora nacional, os homens da Renamo vandalizaram a unidade sanitária e roubaram kits de medicamentos, mantas e produtos alimentares.
A agente de serviço naquele centro de saúde, Leza Mausala, explicou que os homens armados da Renamo arrombaram a porta da sala da maternidade e a casa da enfermaria.
Esta informação foi confirmada pelo subchefe do posto administrativo de Nhamadze, Michone Arone, em entrevista a RM, afirmando
chegaram os homens armados da Renamo, primeiro a equipa passou do posto, tentaram franquiar o posto e passaram por aqui no hospital como estão a ver, vandalizaram o hospital.
Continue reading "RENAMO ATACA CENTRO DE SAÚDE EM SOFALA" »

Assalto ao posto médico de Canda em Gorongosa

Televisão Independente de Moçambique

ÚLTIMA HORA:
24 horas depois foi retomada a circulação de viaturas no troço Muxùngué-Rio Save. Esta manhã a primeira coluna partiu de Muxùngué às 7 horas e chegou ao destino sem ataques. Na madrugada de hoje houve um assalto ao posto médico de Canda em Gorongosa.
COMENTÁRIO (Facebook) :
Pedro Cabral Eu acompanhei esse processo de perto há 3 semanas atrás!O carro que se diz ser da escolta é uma carrinha caixa aberta Nissan HB L200 que se troca com outra Hildupla cabine que vai sempre à frente com os homens armados e em emergência; os restantes, neste caso, os viajantes com carros privados, particulares, camiöes de carga e autocarros de passageiros vão seguindo a coluna. À frente, a carrinha da escolta vai à uma velocidade média de 120/140 Km/h, chegando a atingir 160/180 Km/h tendo a capacidade de colar essa carrinha apenas carros com potência no motor, carros ligeiros de passageiros e os que se arriscam a tais velocidades. São aproximadamente 100 Kms de percurso da Ponte do Rio Save até ao Distrito de Muxúngwe. Você que vai no autocarro semi-colectivo de passageiros, camiöes com carga e outros veículos sem potência no motor, acaba sempre ficando atrás entregue à sua própria sorte.

05/11/2013

Encontro Guebuza/Dhlakama(video)

Renamo recusa convite de Guebuza para um diálogo nesta sexta-feira em Maputo

A Renamo não aceita o convite do Presidente da República, Armando Guebuza, para um encontro com Afonso Dhlakama, na sexta-feira (08), em Maputo, supostamente porque não recebeu nenhum ofício enviado pelo gabinete do Chefe do Estado para o efeito nem sabe onde está o seu líder, que desde o "assalto" à sua base em Sathundjira, pelas Forças de Defesa e Segurança, é dado como fugitivo e em parte incerta.
Referindo ao convite de Guebuza, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, disse, esta terça-feira (05), em conferência de Imprensa, que a sua formação política está indignada pelo facto de a Comunicação Social estar a ser usada para uma campanha de propaganda política sem o respeito, mínimo de ética e humanismo pelo sofrimento alheio.
Ainda sobre a pretensão do Chefe do Estado de estar frente a frente com o líder da Renamo, Fernando Mazanga considerou que o convite foi formulado com tamanha frieza, o que é caricato para alguém que escapou da morte por um milagre de Deus, depois de ter sofrido um ataque protagonizado pelas Forças de Defesa e Segurança. E nem há condições para a Dhlakama chegar a Maputo ido de onde estiver.
Continue reading "Renamo recusa convite de Guebuza para um diálogo nesta sexta-feira em Maputo " »

Exército "sofre quatro baixas e 19 feridos" em emboscada

O exército moçambicano sofreu hoje quatro baixas e ferimentos em mais de 19 militares« após uma emboscada de homens armados em Gorongosa, Sofala, no centro de Moçambique, disseram hoje à Lusa várias fontes.

Dos feridos, "16 estão em situação grave", a maioria com projécteis em várias partes do corpo, principalmente na cabeça e membros superiores, disse uma enfermeira de serviço no hospital local.

"O camião passou de manhã para abastecer com mantimento a posição do exército na Casa Banana, e no regresso sofreu uma emboscada da Renamo antes do Vunduzi. Sofremos baixas e feridos", disse à Lusa uma fonte militar, sem avançar números.

LUSA – 05.11.2013

RENAMO DIZ NÃO HAVER CONDIÇÕES PARA ENCONTRO GUEBUZA

A Renamo, maior partido da oposição, disse não haver condições para a realização de um encontro sexta-feira entre o seu líder, Afonso Dhlakama, e o Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, destinado a auscultar as preocupações que apoquentam aquela força política.
A indisponibilidade da Renamo foi manifestada na conferência de imprensa havida hoje na sua sede em Maputo, onde o porta-voz daquela força política, Fernando Mazanga, disse que além de o convite constituir surpresa, soa a cinismo.
Na óptica da Renamo, o convite visa dois objectivos estratégicos, cujo primeiro é lançar a culpa ao líder da força política pela não realização do referido encontro, uma vez que as manifestações de semana passada foram um êxito, e o povo pediu diálogo sério e produtivo.
Continue reading "RENAMO DIZ NÃO HAVER CONDIÇÕES PARA ENCONTRO GUEBUZA" »

Segundo rapto em Maputo, que vive o pior dia na vaga de sequestros

Duas mulheres foram esta manhã raptadas em Maputo, uma moçambicana e outra de nacionalidade portuguesa, naquele que está a ser o dia mais dramático desta vaga de crimes.
Depois da informação já confirmada pelo cônsul geral de Portugal em Maputo, Gonçalo Teles Gomes, do rapto de uma cidadã portuguesa esta manhã, na cidade satélite da Matola, a agência Lusa recebeu indicações de um outro caso que visou uma mulher moçambicana de 33 anos, ocorrido por volta das 08:00 horas no bairro Laulane, nos arredores da capital.
Em declarações à Lusa, Samuel Maibasse, responsável de segurança da organização não-governamental (ONG) Save the Children, disse que a mulher de um dos funcionários desta ONG foi esta manhã raptada na sua residência, perante os seus filhos, irmã e cunhado, alegadamente por cinco homens.
"A primeira pessoa trazia uma pasta - o cunhado do meu colega (que presenciou o crime) disse que pensavam que eram da Electricidade de Moçambique - de onde tirou uma pistola, mandou as crianças deitarem-se, começou a recolher telefones e exigiu dinheiro, levaram computadores e mais coisas, e, no final, levaram com eles a esposa", disse Maibasse.
Continue reading "Segundo rapto em Maputo, que vive o pior dia na vaga de sequestros" »

MAIS CONFRONTOS EM VUNDUZI

Confirmados mais de 15 soldados das Forças Governamentais feridos numa emboscada protagonizada por homens armados, alegadamente da Renamo, na região de Vunduzi, no centro de Moçambique, esta manhã.
Fontes não oficiais reportam pelo menos três soldados mortos e outros feridos com gravidade, que acabaram por ser transferidos para os Hospitais das cidades da Beira e do Chimoio.
@VERDADE – 05.11.2013

Dhlakama na Zambézia?

Temos informação não confirmada que forças governamentais estão a atacar, desde o fim da manhã, uma posição alegadamente da Renamo na zona de Murreremba no distrito de Murrumbala na Província de Zambézia.
Temos indicação que está a ser usada artilharia pesada (morteiros, 80, RPG 7).
As forças governamentais suspeitam que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, esteja naquele local.
@VERDADE – 04.11.2013

Mulher portuguesa raptada em Moçambique

Uma cidadã portuguesa foi esta manhã raptada na Matola, cidade satélite de Maputo, capital, por três homens armados, disse à Lusa uma fonte da comunidade. O rapto ocorreu no interior da empresa onde a portuguesa exerce funções de gestora financeira, adiantou a mesma fonte.
Este é o segundo rapto conhecido envolvendo cidadãos portugueses, de uma onda de sequestros que começou em 2011 e que tem visado sectores abastados da sociedade moçambicana.
Lusa – 05.11.2013

Ataque de Muxunguè(video)

04/11/2013

Diálogo retomado dia 25

O GOVERNO manifestou ontem a sua disponibilidade de retomar o diálogo político com a Renamo no dia 25 do mês corrente no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, indica um comunicado de imprensa do Gabinete de Informação recebido na nossa Redacção.
O documento acrescenta que a delegação do Governo não esteve disponível ontem para mais uma ronda, mas a sua equipa encarregue de tratar de assuntos de Defesa e Segurança com a “perdiz” marcou presença naquele local. Refira-se que no dia 28 de Outubro último, a delegação da Renamo não se fez presente ao diálogo, alegadamente porque o Executivo não havia respondido à sua carta enviada ao Conselho de Ministros na qual exigia que somente estaria disponível caso fosse confirmada a inclusão no diálogo de facilitadores nacionais e observadores estrangeiros.
NOTÍCIAS – 05.11.2013
NOTA: Interessante: O Presidente Guebuza convida Dhlakama para dia 8. Mas negociações só para 25. Interessante.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Forças Armadas e FIR continuam na residência de Dhlakama na Beira

Ocupada na última sexta-feira
Depois de uma delegação chefiada pela líder parlamentar da Renamo, Maria Angelina Enoque, ter reunido com os dois procuradores-gerais adjuntos, as tropas governamental abandonaram as sedes da Renamo que também haviam sido ocupadas na Beira
A Renamo pediu um encontro com o presidente do Conselho Constitucional, Hermenegildo Gamito, para pedir esclarecimentos
Sem apresentar qualquer tipo de mandado judicial, as Forças Armadas e a FIR tomaram de assalto, na manhã da última sexta-feira, a residência do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na cidade da Beira, no bairro de Macúti, a residência do secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, a sede provincial da Renamo, no bairro da Ponta-Gea, e a sede da cidade, na auto-estrada junto ao cruzamento com a Av. Kruss Gomes, no bairro da Munhava.
A operação teve início cerca das 08 horas da manhã e houve, nas duas frentes, tiros que colocaram a cidade em alvoroço. Alguns guardas da residência do líder da Renamo foram detidos, mas outros, armados, estão agora em parte incerta.
Continue reading "Forças Armadas e FIR continuam na residência de Dhlakama na Beira" »

Renamo ataca sobre o Púnguè

UM camião transportando caixas de refrigerantes tombou ao principio da tarde de ontem na entrada da Ponte sobre o Púnguè, que liga Inchope ao distrito de Gorongosa, em Sofala, ao que se terá seguido uma troca de tiros entre elementos das Forças de Defesa e Segurança (FDS)  e os homens da Renamo.
Em consequência da queda da viatura o respectivo motorista saiu ligeiramente ferido no rosto.  A história teria começado quando o motorista do camião avistou inesperadamente pela frente cerca de cinco homens armados à paisana tendo entrado em pânico e perdido o controlo da sua viatura. Foi o próprio motorista que terá ido alertar às Forças de Defesa e Segurança na zona que viriam a fazer-se  ao local, seguindo-se depois uma breve troca de tiros. Não houve registo de vítimas mortais.
NOTÍCIAS – 04.11.2013
NOTA:
“Foi o próprio motorista que terá ido alertar às Forças de Defesa e Segurança na zona que viriam a fazer-se  ao local, seguindo-se depois uma breve troca de tiros.”
Como é que o motorista sabia onde estavam as FADM? E se, em vez de encontrar estes, encontrasse mais “homens da Renamo?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

03/11/2013

RENAMO VOLTA ATACAR NA PONTE SOBRE O RIO PÙNGUÉ

Os homens armados da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, voltaram a lançar hoje ataques contra alvos civis, desta feita contra um camião de mercadoria, na ponte sobre o rio Pùngué, a 15 quilómetros da vila Sede de Gorongosa, em Sofala, centro do país.
No ataque, segundo o canal televisivo privado (STV), o automobilista contraiu ferimentos quando a viatura atacada pelos guerrilheiros da Renamo perdeu controlo e capotou, tendo a circulação rodoviária, naquela via sido interrompida na sequência dos ataques.
A STV disse, por outro lado, ter ouvido a troca de tiros entre as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e os homens da Renamo, mas não viu os homens do partido da oposição por eles terem aberto o fogo a partir da montanha.
Nos distritos sob tensão politica, parte considerável dos residentes decidiu abandonar as suas casas nas comunidades e buscar refúgio nas matas para escapar aos confrontos entre FDS e os homens da Renamo, que eclodiram a 21 de Outubro último.
Aliás, foi na mesma data que as FDS ocuparam a base da Renamo em Santujira que servia de quartel-general daquele antigo movimento rebelde e residência do seu líder, Afonso Dhlakama.
HT/le
AIM - 03.11.2013

02/11/2013

CABO DELGADO - GRUPO CONSTITUÍDO POR 60 ELEMENTOS: Furtivos neutralizados no PNQ

Os-cacadoresSESSENTA caçadores furtivos, entre os quais 11 crianças de sete a 12 anos de idade, munidom de 60 redes, 21 armas brancas, entre facas e catanas, bem como de outros artefactos e engenhos para o abate e captura de animais, foram neutralizados na última quinta-feira no Parque Nacional das Quirimbas (PNQ) em plena actividade ilegal.
Proveniente do distrito costeiro de Memba, na província de Nampula, o referido grupo era apoiado por uma logística constituída por uma viatura alugada e diversos mantimentos.
São indivíduos membros duma associação de caçadores, denominada OMALIHA OLWY, baseada na sede distrital de Memba, cujo presidente, Eugénio Abujate, diz que a sua associação está legalizada e é conhecida na província de Nampula, e que tem caçado onde há animais em abundância. A carne depois é vendida e os proventos divididos entre os membros da agremiação.
“Não é a primeira vez que fazemos grandes viagens para caçar porque constituímos esta associação com o objectivo de melhorar a nossa prestação, perseguindo os nossos objectivos associativos”, disse Eugénio Abujate.
Continue reading "CABO DELGADO - GRUPO CONSTITUÍDO POR 60 ELEMENTOS: Furtivos neutralizados no PNQ" »

Na Beira: Assaltada casa de Dhlakama

Sede-da-Renamo-BeiraUNIDADES do Exército e da Polícia nacional assaltaram, na manhã de ontem, a casa de Afonso Dhlakama, líder da Renamo, na Beira, bem como a sede provincial do movimento.
O chefe das operações do Comando da PRM, Guilherme Chauque, disse à Imprensa que acção foi levada a cabo em cumprimento de uma ordem judicial que, entretanto, não foi tornada pública.
A fonte revelou que na mesma operação foram apreendidas armas e munições, incluindo fardamento, botas militares e outros.
Já na residência de Dhlakama foram encontradas cerca de 500 munições de diversos calibres, uma arma do tipo AK-47, 11 pares de fardamento, cinco pares de botas, seis cinturões, duas bandeiras e três rádios de comunicação avariados.
Enquanto isso, Gulherme Chauque deu conta de que na delegação provincial da Renamo foram detidas seis pessoas e recolhidos os seus telemóveis.
Continue reading "Na Beira: Assaltada casa de Dhlakama" »

MARCHA PELA PAZ - MOÇAMBIQUE - MAPUTO 31-10-2013(video)

01/11/2013

Ataque a coluna perto do Save

Dois mortos e três feridos da FIR
Na coluna que foi atacada seguia o comandante nacional da FIR, general Binda

Num ataque de homens armados à coluna de viaturas que seguia esta tarde no troço Muxúnguè-Save, registou-se dois mortos e três feridos, um deles bastante grave.
As vítimas estavam num autocarro civil que transportava agentes das Forças de Intervenção Rápida (FIR) que regressavam a Maputo depois de uma missão no centro do País.
Homens armados, que as autoridades dizem ser da Renamo, atacaram a coluna quando se encontrava perto do Rio Save.
Os feridos no ataque foram transportados para o hospital de Vilanculos, dois, e um para Maputo, este último “em estado grave”.
Uma fonte assegurou ao Canalmoz que na coluna atacada seguia o comandante nacional da FIR, general Binda.
Entretanto, várias fontes civis certificaram ao Canalmoz, na tarde de ontem, que em Mambone foram vistos, nos últimos dias, "numerosos homens armados" que se supõe tenham atravessado o Rio Save para a província de Inhambane, provenientes da província de Sofala. As fontes receiam que se trate de um desdobramento de homens armados da Renamo, para Sul.
A presença de homens armados a sul do Rio Save, que as nossas fontes receiam que sejam da Renamo, está agora a fazer com que na zona se comece a temer que possam estar para ocorrer ataques nos próximos dias, a norte de Inhambane.
As forças governamentais ainda não foram capazes de apresentar à Imprensa evidências de que os ataques no troço Muxúnguè-Rio Save estejam a ser levados a cabo por forças da Renamo.
CANALMOZ – 01.11.2013

Fernando Mazanga à RTPAFRICA(video)

Veja e ouça em
Download RTPAfrica_fernando_mazanga_01.11

Uma pergunta que se impõe:

- Onde estão os deputados da RENAMO?
- Na A.R.? Fugiram? Estão à espera de serem presos?
- Que se passa com eles que ninguém os ouve?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Residência de Dhlakama, sede provincial em Sofala, e sede na Beira, ocupadas pelas FADM e FIR

Forças Armadas assaltam Renano na Beira
Forças Armadas e a FIR, tomaram de assalto, esta manhã, a residência do líder da Renamo Afonso Dhlakama na cidade da Beira, no bairro de Macúti, a sede provincial da Renamo, no bairro da Ponta-Gea, e a sede da Cidade, na auto-estrada, junto ao cruzamento com a Av. Kruss Gomes, no bairro da Munhava.
A operação teve início cerca das 08 horas da manhã.
Houve, nas duas frentes, tiros que colocaram a cidade em alvoroço.
Sabe-se, seguramente, que alguns guardas da residência do líder da Renamo foram detidos, mas outros, armados, estão agora em parte incerta.
Sabe-se, também, seguramente que os bens na sede estão a ser transportados pelas forças governamentais.
Algumas fontes dizem que há agentes da FIR que foram feridos na operação, mas não há confirmação oficial de nada.
Continue reading "Residência de Dhlakama, sede provincial em Sofala, e sede na Beira, ocupadas pelas FADM e FIR" »

Rio Tinto aconselha trabalhadores a retirarem familiares do país

A multinacional anglo-australiana Rio Tinto aconselhou os seus trabalhadores estrangeiros em Moçambique a retirarem "temporariamente" os familiares do país, devido à instabilidade militar na zona centro, disse uma fonte da empresa ao semanário Savana.
Moçambique vive a sua pior tensão política e militar desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em, 1992, devido a confrontos entre as forças de defesa e segurança e antigos guerrilheiros da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), principal partido da oposição, por causa de diferendos entre o movimento e o Governo sobre a lei eleitoral.
Em declarações hoje ao Savana, fonte da Rio Tinto revelou que a empresa aconselhou os trabalhadores estrangeiros da companhia a retirarem "temporariamente" as suas famílias, como medida de precaução devido à tensão.
In
http://www.folhademaputo.co.mz/001.aspx?dqa=0%3A0%3A7587%3A2%3A0%3A0%3A-1%3A0%3A0

Em conferência de Imprensa, na província de Manica Guebuza perde a cabeça e chama aos jornalistas: “agitadores do povo”

“Vocês é que são culpados disto, são agitadores de tudo que o País vive hoje”
– Armando Guebuza
“Eu confio no meu comandante geral da PRM e nos meus homens da Casa Militar e da Polícia, se é que há um problema, que me digam para eu rectificar de imediato, não somente criticar e não dizer o que está mal” – idem
O presidente da República, Armando Guebuza, perdeu a cabeça durante a conferência de Imprensa do balanço da Presidência Aberta e Inclusiva na província de Manica, realizada quarta-feira na cidade de Chimoio.
Em clara situação de desespero, o chefe de Estado chamou aos jornalistas “agitadores do povo” e disse que a Imprensa é a responsável por toda a crise política que o País vive.
Continue reading "Em conferência de Imprensa, na província de Manica Guebuza perde a cabeça e chama aos jornalistas: “agitadores do povo”" »

30 mil cidadãos nas ruas contra apatia do Governo

MANIFESTACOES2_01X11X625X230Marcha contra tensão e raptos em Maputo
O movimento de indignação também foi realizado nas artérias das cidades da Beira e Quelimane contra a total apatia do Governo e das instituições do Estado para resolver os problemas do povo
Dezenas de milhares de cidadãos saíram às ruas, ontem, em protesto contra a onda de violência e o clima de insegurança que se vive no país.
É um grito de socorro que levou cerca de trinta mil cidadãos, entre  religiosos, membros da sociedade civil, académicos, partidos políticos, estudantes da escola portuguesa, entre outras, a abandonarem os seus afazeres e nas ruas de Maputo manifestarem o seu descontentamento contra a onda de sequestros que tomou conta das principais cidades do país, com destaque para Maputo, Matola e Beira.
O evento tinha ainda como objectivo repudiar a tensão político-militar que poderá mergulhar o país numa guerra civil.
Continue reading "30 mil cidadãos nas ruas contra apatia do Governo " »

Polícia ocupa sede da Renamo na Beira

A Polícia antimotim invadiu hoje a sede da Renamo, no bairro da Pontangêa, cidade da Beira, Sofala, centro do país, para efetuar buscas, disseram à Lusa populares.
"O bairro acordou em susto quando agentes da FIR (Força de Intervenção Rápida) chegaram e entraram na sede da Renamo. Os agentes continuam com as buscas e o edifício está isolado", disse à Lusa por telefone uma residente.
"A polícia está ainda no interior e não se sabe o que buscam. A situação provocou susto a populares pois por detrás do edifício da sede da Renamo há vivendas com civis", descreveu um jornalista local.
Em declarações à Lusa, Joaquim Nido, comandante da polícia de Sofala, remeteu para mais tarde detalhes da operação de busca na sede da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) na Beira.
A força conjunta da FIR e exército governamental ocupou esta semana a sede da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) no distrito de Maringué (Sofala) e Rapale (Nampula), que agrupavam elementos armados do antigo movimento.
A Renamo repeliu na quarta-feira a tentativa de ocupação da sua base em Sitatonga (Manica).
O país atravessa o pior momento de tensão político-militar desde o Acordo Geral de Paz (AGP), assinado entre governo e Renamo em 1992 e que acabou com 16 anos de guerra civil.
A 21 de outubro, o exército moçambicano atacou e ocupou a base de Sadjundjira, na Serra da Gorongosa, cntro do país, onde se encontrava o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, desde então em parte incerta.
LUSA – 01.11.2013

DESMOBILIZADOS DA RENAMO SOB ALÇADA DA PRM

RENAMO_DESMOBILIZADOS_NAMPULAA polícia da República (PRM), na cidade de Nampula, procedeu ontem a apresentação aos órgãos de comunicação social, de oito homens que confessam ser desmobilizados das forças da então guerrilha da Renamo e que, na passada terça-feira (dia 29 de Outubro) teriam sido dispersados pelas Forças de Defesa e Segurança na localidade de Napome, no distrito de Nampula-Rapale, região para onde se haviam refugiado desde o dia 22 do mês em curso.
Trata-se de Gasten Vasco(natural de Caia), Valentim António (Namapa) Manuel Mandacazi (Murrupula), Horácio Raúl (Monapo) António Joaquim (Memba) Xavier Arruna (Memba), Celestino Alexandre(Nacaroa) e Jacino Cigano(Memba).
Continue reading "DESMOBILIZADOS DA RENAMO SOB ALÇADA DA PRM" »

Marcha histórica!

O povo saiu à rua e disse “basta”
Foi notável a indignação popular sempre que fosse pronunciado o nome do chefe de Estado, Armando Guebuza, e do Governo. “Ladrões, fora! Corruptos, fora! Assassinos, fora!”, cantaram os cidadãos indignados, quando o músico Azagaia subiu ao palco!
O povo fez história. Pela primeira vez, o povo moçambicano saiu à rua de forma pacífica e ordeira para protestar contra o estado caótico e de insegurança generalizada em que o País está. A capital, Maputo, parou literalmente. Estima-se que tenham estado na marcha mais de 10 mil cidadãos.
Moçambicanos de todas as raças, sexo, idade e extractos sociais saíram à rua e, numa única voz, manifestaram a sua indignação perante a incompetência do Governo da Frelimo.
“Basta”, foi o lema da marcha.
Continue reading "Marcha histórica!" »

PRM incapaz? Mal equipada? Tecnologicamente irrelevante?

CANAL DE OPINIÃO por Noé Nhantumbo
Onde está a cooperação internacional?
Sequestros serão um dos sintomas do cancro institucional?
Nos mais variados países há raptos, sequestros, pedidos de resgate e assuntos correlacionados.
Só que diferentemente de Moçambique essas ocorrências são prontamente investigadas, estudadas, combatidas com vigor e a força legal do estado. Muito se tem dito sobre alegada infiltração da PRM por agentes ligados ao crime. A ser verdade o que está sendo feito para contrariar isso?
A PRM não pode fugir à regra geral “instituída” no país. Há toda uma corrosão progressiva da moral na sociedade. O consumismo transformado numa nova religião afecta comportamentos. Alguns quando se vêem presos nas malhas da indigência, ou suposta pobreza, influenciados por uma cultura abertamente favorável a emulação de caminhos fáceis mas esquivos de enriquecimento pessoal são atraídos para a prática de crimes.
Continue reading "PRM incapaz? Mal equipada? Tecnologicamente irrelevante?" »

31/10/2013

Nampula: Proibida circulação rodoviária nocturna

O porta-voz da polícia, Miguel Bartolomeu, justificou tal medida como necessária devido à alteração da ordem pública na província de Nampula.
Ouça aqui
A polícia de Nampula decretou a proibição do trânsito nocturno de veículos nas estradas da província na sequência dos ataques armados perpetrados por supostos integrantes da RENAMO.

O porta-voz da corporação, Miguel Bartolomeu, justificou tal medida como necessária, devido à alteração da ordem pública na província de Nampula.
Bartlomeu disse por outro lado, que a corporação já havia se reunido com os automobilistas para informar dessa decisão, muito antes dos ataques, como prevenção aos acidentes de viação que acontece de forma preocupantes  nos últimos meses.
“No ataque de terça-feira, em parte foi devido a negligência do automobilista, porque todos, foram sensibilizados para que não andasse no período nocturno”, disse aquele policial.
Continue reading "Nampula: Proibida circulação rodoviária nocturna " »

Manifestação em Maputo em 31.10.2013(video)

Become a Fan

Receba por email informação diária das entradas

Your email address:


Powered by FeedBlitz

CONTRIBUA PARA O MOÇAMBIQUE PARA TODOS

TV KANAL MPT

O MOÇAMBIQUE PARA TODOS NA SUA PÁGINA OU BLOG

AMAZON


  • Encontre aqui o inesperado de e sobre Moçambique: Livros, CD´s e DVD's.

PESQUISE AQUI


OS DOIS CERCOS DA ILHA DE MOÇAMBIQUE

CLASSIFICADOS DO MACUA - GRÁTIS

  • Classificados do Macua grátis
    Coloque aqui o seu anúncio grátis! Compre, venda, alugue, peça ou ofereça emprego, procure pessoas! Não se esqueça de colocar a categoria correcta.

SINTESE MONOGRÁFICA DE MOÇAMBIQUE - 1971

MEMORIA ESTATISTICA SOBRE OS DOMINIOS PORTUGUEZES

VIDEOS RENAMO 1986/1987

  • Veja aqui
    Para melhor conhecer a HISTÓRIA de Moçambique

OS ESCRAVOS DESCONHECIDOS(Video)

A GUERRA - RTP - 2007/2009

  • A GUERRA
    Programa de Joaquim Furtado sobre a Guerra do Ultramar/África/Libertação - Episódios 1-42

Ilha de Moçambique - Tesouros

Ilha de Moçambique - Recuperação

ORFÃOS DE PÁTRIA - GUINÉ

MOÇAMBIQUE - CRÓNICAS DE ONTEM E DE HOJE

Entrevista de João Craveirinha à TVI

VAMOS APOIAR!

novembro 2013

domsegterquaquisexsáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
My Photo

MAPAS DE MOÇAMBIQUE


  • Mapa de estradas de Moçambique e plantas das cidades da Beira e Maputo

telefones moçambique

Sem comentários: