terça-feira, 8 de abril de 2014

APRESENTAÇÃO DE NYUSI COMO CANDIDATO: Guebuza responde aos críticos

APRESENTAÇÃO DE NYUSI COMO CANDIDATO: Guebuza responde aos críticos



Nyusi_Guebuza_Quelimane_NoticiasPRESIDENTE da República, Armando Guebuza, afirmou ontem em Quelimane que os partidos políticos sérios e democráticos têm a obrigação de comunicar as suas decisões ao povo, por isso, não vê irregularidade nenhuma em apresentar Filipe Nyusi como candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 15 de Outubro.
Falando ontem num comício popular por si dirigido, Armando Guebuza criticou as vozes que se levantam no seio de alguns sectores da sociedade civil e partidos políticos da oposição que o acusam de estar em pré-campanha eleitoral, a favor de Filipe Nyusi, candidato da Frelimo na eleição presidencial, de Outubro.
Armando Guebuza afirmou que Nyusi é apenas um candidato escolhido pelo seu partido para disputar o cargo de Presidente da República com os outros concorrentes, e que, por isso, neste momento está apenas a ser apresentado como tal, podendo os outros partidos, querendo, fazer o mesmo relativamente aos seus candidatos.
Ao ser apresentado, Filipe Nyusi disse numa breve intervenção bastante ovacionada que se guia pelos mesmos ideais de Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano e Armando Guebuza, que têm a ver, designadamente, com a unidade nacional, com a independência, a paz e o desenvolvimento do país.
Sem fazer nenhum discurso político, Nyusi afirmou apenas que está na Zambézia para saudar e felicitar o povo, pelo esforço que tem feito para se ressarcir-se dos efeitos negativos das inundações, que desalojaram sete mil famílias e destruíram as casas.
Guebuza aproveitou a ocasião para mostrar a sua solidariedade para com as vítimas das inundações que assolaram alguns distritos da Zambézia no início deste ano.
Apelou aos cidadãos com capacidade eleitoral activa que ainda não se recensearam para o fazerem no mais curto espaço de tempo, explicando que o recenseamento é o único garante para que todos possam participar nas eleições gerais de 15 de Outubro.
“Até ao dia 29 de Abril há tempo suficiente para todos regularizarem a sua situação eleitoral”, considerou o Chefe do Estado moçambicano.
Armando Guebuza renovou o seu apelo à paz, afirmando que o uso das armas nunca irá resolver os eventuais problemas que possam existir. Disse que tudo deve ser feito dentro da Constituição da República e nos órgãos de tomada de decisão, referindo-se à Assembleia da República, onde o povo está representado pelos seus mandatários.
Nesta perspectiva, apelou às confissões religiosas para continuarem a rezar pela paz, como um bem indispensável que cria condições para o desenvolvimento do país.
Antes do início do comício várias confissões religiosas rezaram para que a paz seja restabelecida o mais rápido possível, para se retomar sem receios o desenvolvimento do país e tornar possível um ambiente tranquilo e sereno no diálogo político em curso entre o Governo e a Renamo, para resolver as possíveis diferenças entre as partes.
Ainda no contexto da sua presidência aberta e inclusiva, iniciada ontem na Zambézia, Armando Guebuza plantou uma árvore na Escola Secundária e pré-universitária 25 de Setembro de Quelimane, simbolizando o gesto a necessidade da paz e da preservação do meio ambiente.
O Presidente da República chegou ontem a Quelimane, no início da segunda fase da última edição da Presidência Aberta e Inclusiva edição 2014. O Chefe do Estado vai, também, trabalhar na província de Nampula. A edição deste ano da Presidência Aberta e Inclusiva tem como propósito fazer o balanço da implementação do Programa Quinquenal do Governo, das suas realizações e também para agradecer o apoio prestado à sua governação pelo povo e pelos governos locais, a vários níveis.
Constitui ainda objectivo da presente edição o reconhecimento do contributo da população na consolidação da unidade nacional, pela sua entrega em acções de desenvolvimento e, sobretudo, pela sua inestimável manutenção do clima de paz em Moçambique.
Nesta deslocação, o Presidente da República faz-se acompanhar pelos ministros na Presidência para Assuntos Sociais, Feliciano Gundana, da Administração Estatal, Carmelita Namashulua, do Interior, Alberto Mondlane, da Cultura, Armando Artur, e pelos vice-ministros da Energia, Jaime Himede, da Função Pública, Abduremane Lino, e dos Transportes Comunicações, Eusébio Saíde.
JOCAS ACHAR
NOTÍCIAS – 08.04.2014

Sem comentários: