terça-feira, 15 de abril de 2014

As exigências da Renamo

Jemusse Abel
Fiquei pensando em relação as negociações entre a Renamo e a Frelimo e as acções da famosa G40 que tem sido um organismo de contra- informação que visa defender qualquer que seja a deliberação do governo. Este grupo pregou muito o evangelho segundo o qual o “governo não pode negociar com o mesmo bandido duas vezes”. Hehehe que penas? O que mais me interessa neste momento é de facto novas exigências da Renamo, que para alguns acham ser descabidas mas para mim me parecem antigas porque fazem parte de uma das alíneas da despartidarização do aparelho do Estado. Na minha humilde forma de observar, com a partilha de cargos na defesa haverá muitas vantagens para a Frelimo, para a Renamo e para outros partidos: com a Renamo no executivo a Frelimo não será a única culpada pelos fracassos no combate ao crime; a Frelimo não será acusada de usar Policia nem FIR muito menos as FDS para ganhos eleitorais; a FIR e a PRM não poderão interferir nem intimidar os partidos políticos; Não irão impedir disparando balas reais ou de borracha muito menos gás lacrimogénio aos simpatizantes de partidos da oposição nos seus comícios; não haverá controlo de mensagens muito menos das chamadas dos homens da oposição. Não haverá invasões nem vandalização de sedes de partidos da oposição; não haverá agressões nem intimidações à todos os manifestantes devidamente autorizados, dentre outras vantagens. Neste sentido gostaria de saudar a Renamo pela ideia o que siga em frente rumo a paz e tranquilidade do povo Moçambicano. See more

Sem comentários: