terça-feira, 8 de abril de 2014

DESASTRE MILITAR DE GRANDES PROPORÇÕES EM MUXUNGUE

 



*17 soldados capturados e considerável material de guerra perdido
Conforme anunciámos ontem, um grande grupo de tropas especiais estavam em desdobramento em Muxungue. Na verdade era uma grande operação tendente a desmantelar as principais bases da Renamo naquela área. Nós anunciámos particularmente os 300 boinas vermelhas que iam atacar a base de Mangomanhe, algures em Muxungue mas um outro grupo igualmente numeroso dirigiu-se ao interior de Ripembe, onde existe uma suposta base algures.
Não temos detalhes como aconteceram as coisas em Ripembe.
Em Muxungue, as tropas governamentais avançaram na manhã de hoje, 5/4/2014, em direção à zona de Mangomanhe. A coluna dos boinas seguiu pela estrada precária que leva ao local. Depois de percorrer certa distância, os militares, duas companhias (200 homens aproximadamente, a outra companhia ficou de reserva como escolta e apoio) desceram dos carros para não produzir barulho e repartiram em dois grupos e avançaram a pé em direção à base.
Parece que as perdizes tomaram conhecimento com antecedência sobre a operação uma vez que as tropas pernoitaram em Muxungue e abandonaram a base temendo bombardeamentos de saturação a longa distancia de b11 e prepararam um terrível contra ataque de antecipação. De alguma maneira inexplicável os guerrilheiros comportam-se literalmente como verdadeiras perdizes, conseguindo tornar-se invisíveis a distancias muito curtas, praticamente a menos de 5 metros e foi o que aconteceu hoje, nas matas de Mangomanhe.
Uma densa tempestade de balas caiu sobre os militares e vários morreram crivados de balas. Houve um grande desastre sobretudo no primeiro grupo, a outra companhia de comandos entrou em pânico quando ouviu tiros e gritarias do outro lado e tentou se retirar apressadamente mas foi furiosamente perseguida e atacada por um enxame de perdizes por todos os lados.
Os comandos saíram de lá em debandada e vários foram abatidos e 17 capturados, uma vez que na desesperada fuga largaram as armas e foi o salve-se quem puder. A nossa fonte fala de cadáveres espalhados pelas matas e ainda não foram todos contabilizados mas são "cento e tal" (foi a expressão usada pela fonte).
Entre os mortos figuram alguns oficiais entre os quais um tenente. Várias armas, cerca de 200, entre elas algumas bazucas, foram capturadas. Amanhã prometemos trazer o número exacto de baixas.
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unay.cambuma?fref=ts

Comments

1
ekile said...
obrigado Unay, olha, tenho um amigo da FIR que usou um truque para ser transferido destas matas e conseguiu e conta cenas terriveis. Ele me contou também que as "perdizes" contam com uma cobra tipo mamba, que so dá picadela e aniquila aos da FIR confirmas esta informaçao? So voce pode me tirar esta duvida
2
JJLABORET said...
Quis me referir ao direito de se expressar do Senhor que usa o nick: Para Quanto Tempo?
3
JJLABORET said in reply to marius...
O importante é a mensagem! A "forma" ou formalidade da língua é secundária por aqui. Devemos mais é incentivar que comentadores apareçam e emitam suas opiniões, quando não sejam ofensivas ou jocosas em relação a outros comentadores.
Bem vindo e bem venham as opiniões do Sr. Marius e quiçá de dezenas ou de centenas de moçambicanos a enriquecer o blog, para que não fiquemos só os mesmos de sempre por falta de participação.
A situação atual de Moçambique requer que TODOS os moçambicanos "abram o bico", e aqui é o local certo.
Bem haja o Sr. Marius.
4
marius said in reply to Para Quando Tempo?...
Puxa, a língua portuguesa é realmente difícil!
5
Para Quando Tempo? said...
Esse e nosso problema,so o mal e de matar os velhos nas machambas esse e o grande erro da mis renamos-poque nao teijar o povo em paz?
6
Umbhalane said...
Masango kuluma nkhuasosa
"Se as abelhas picam é porque foram provocadas"
Quer dizer: Cada um carregue com as consequências quando provoca alguém.
Talqualmente.
Obrigado Cambuma.
Saudações e solidariedade para os Heróicos Guerrilheiros "Freedom Fighters" do Povo Moçambicano, e o seu braço armado, a gloriosa RENAMO.
HONRA E GLÓRIA.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA

Sem comentários: