sexta-feira, 11 de abril de 2014

DESASTRE MILITAR DE GRANDES PROPORÇÕES EM MUXUNGUE

*17 soldados capturados e considerável material de guerra perdido
Conforme anunciámos ontem, um grande grupo de tropas especiais estavam em desdobramento em Muxungue. Na verdade era uma grande operação tendente a desmantelar as principais bases da Renamo naquela área. Nós anunciámos particularmente os 300 boinas vermelhas que iam atacar a base de Mangomanhe, algures em Muxungue mas um outro grupo igualmente numeroso dirigiu-se ao interior de Ripembe, onde existe uma suposta base algures.

Não temos detalhes como aconteceram as coisas em Ripembe.
Em Muxungue, as tropas governamentais avançaram na manhã de hoje, 5/4/2014, em direção à zona de Mangomanhe. A coluna dos boinas seguiu pela estrada precária que leva ao local. Depois de percorrer certa distância, os militares, duas companhias (200 homens aproximadamente, a outra companhia ficou de reserva como escolta e apoio) desceram dos carros para não produzir barulho e repartiram em dois grupos e avançaram a pé em direção à base.
Parece que as perdizes tomaram conhecimento com antecedência sobre a operação uma vez que as tropas pernoitaram em Muxungue e abandonaram a base temendo bombardeamentos de saturação a longa distancia de b11 e prepararam um terrível contra ataque de antecipação. De alguma maneira inexplicável os guerrilheiros comportam-se literalmente como verdadeiras perdizes, conseguindo tornar-se invisíveis a distancias muito curtas, praticamente a menos de 5 metros e foi o que aconteceu hoje, nas matas de Mangomanhe.
Uma densa tempestade de balas caiu sobre os militares e vários morreram crivados de balas. Houve um grande desastre sobretudo no primeiro grupo, a outra companhia de comandos entrou em pânico quando ouviu tiros e gritarias do outro lado e tentou se retirar apressadamente mas foi furiosamente perseguida e atacada por um enxame de perdizes por todos os lados.
Os comandos saíram de lá em debandada e vários foram abatidos e 17 capturados, uma vez que na desesperada fuga largaram as armas e foi o salve-se quem puder. A nossa fonte fala de cadáveres espalhados pelas matas e ainda não foram todos contabilizados mas são "cento e tal" (foi a expressão usada pela fonte).
Entre os mortos figuram alguns oficiais entre os quais um tenente. Várias armas, cerca de 200, entre elas algumas bazucas, foram capturadas. Amanhã prometemos trazer o número exacto de baixas.
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unay.cambuma?fref=ts

Comments

1
Francisco Moises said in reply to veterano do povo...
Darei os nomes verdadeiros em completos de tres individuos que persistem em fazer o jogo de so quererem usar este espaco para se zombarem dos comentadores, se o jogo deles nao para. Em abreviacao eles sao JMC, RC e PO.
Pensei que eles podiam parar com este jogo de querem aparecer aqui com varios nomes so para se zombarem e provocarem os outros, generalmente alguns de nos comentadores. Darei o estorial de cada um deles. Tentei evitar fazer isto, mas vejo que o jogo deles ainda continua. Nao me importaria de discussao seria da parte deles, mas infelizmente nao estao para comentarios que beneficiem a quem quer que seja.
Trata-se de antigos jogadores sujos com os portugueses, rodesianos, a renamo, os sul africanos da BOSS (bureau of state security dos bueros -- tipo snasp dos bueros) e a Frelimo. Eu evitei entrar nisto, excepto um dia quando reluctantemente denunciei este "Amelia Velasco" que me insultava com o nome de Joao Cuambe.
Ate quando vao estes homens parar com criancices?
Tenho me metido em dialogos serios e com respeito com comentadores aqui, mas por razoes que nao entendo estes tres senhores parecem serem incapazes de fazerem isto. Sempre se zombam, ironisam e insultons alguns de nos.
Eu sempre falo do meu passado visto que nao tenho nada a esconder. Porque e que estes senhores nao querem se identificar e dizer algo sobre eles proprios? Se nao o fazem, eu o farei para eles constantemente se nao respeitam comentadores aqui.
2
Umbhalane said...
Dhlakama está a falar com a pessoa errada.
Que desconsegue acrescentar quaisquer valor.
Esqueçam a Tuga.
Partam para outra.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
3
Gwenjere Jr. said in reply to Amélia Velasco...
"A minha pergunta, simples, é esta: se a situação militar é de facto a relatada por Unay Cambuna, como se explica que a Renamo não tenha retomado os ataques na grande via nacional que liga Maputo ao Norte? Não é isso que..."
Resposta:
1. Antes das FADM/FDS assaltar Santunjira (casa do Lider, Dhlakhama), ele disse nunca atacou viaturas civis, salvo se estas transportar militares. E assim foi...;
2. Numa entrevista com os jornalistas antes da sua base ser tomada, Dhlakhama quiz fazer acordo para nao se atacar viaturas nequele troco (Rio Sava - Mixungue);
3. No livro postado recentemente neste blog, O Dhlakhama afirma nunca teve intencao de ocupar capitais provincias, mas sim enfraquecer o governo, fazer aceitar pluraridade de ideias (Democracia);
4. Na verdade a Renamo nao quer a guerra, esta sendo forcado a fazer a guerra ( 21 anos a espera que os seue guerrilheiros seja integrados condignamente nas FDS).
5. As questoes em apreco deste Lider nao sao de hoje "Na sua qualidade de Vice-presidente da IDC, o Presidente Dhlakama recebeu o Presidente Português, Cavaco Silva.
Na sua qualidade de Vice-presidente da Internacional Democrática do Centro, a que pertence o PSD, o Presidente Dhlakama recebeu e conversou com o Presidente Português, Cavaco Silva, no dia 25 de Março de 2008.
Na ocasião, o Presidente Dhlakama informou o Presidente Português sobre o estado da democracia em Moçambique, a incapacidade do actual governo de responder às preocupações do povo, e a problemática da partidarização do Estado. O Presidente Dhlakama apelou ao mais alto magistrado do Estado Português, para continuar com as iniciativas de apoio ao desenvolvimento de Moçambique, mas apontou a necessidade de os apoios canalizados a Moçambique serem acompanhados por iniciativas de responsabilização e transparência." - cito portal da Renamo.
4
Gwenjere Jr. said in reply to Amélia Velasco...
A senhora(?) parece-me que nao me entendeu!...
Peco pra re-ler (e tentar me entende o que quiz lhe dizer) o meu post anterior. Faca isso por mim, por favor...
Para quem quer se informar, e correcto consumir/ dispor de maior numero de fontes possiveis. E nao se esqueca: algumas das fontes que a senhora mencionou limitam-se a fazer replica de noticias (informacao) das outras fontes.
Ademais, o Unay (nao me refiro ao Treinador de Futebol do Sevilha), reporta acontecimentos (de guerra)nas zonas que outros jornalistas nao se dignaram em la chegar...
5
veterano do povo said in reply to Amélia Velasco...
E quem pensa que Amelia e mesmo Amelia senao o individuo de mil e um nomes -- agente zombador e provocador de sempre. O nome deste homem nao e nada Amelia. Tenho seguido a conversa. Trata-se dum indivduo que estava na formacao da Renamo na Rodesia que ele depois dele estar ligado com os portugueses admite ter feito antes de estar ligado com os portugueses e hoje come sossegadamente com a Frelimo onde faz os seus negocios
6
Amélia Velasco said in reply to Kodjaiwamue...
Gwenjere Jr e Kodjaiwamue: a imprensa independente tem-se esforçado por apresentar uma imagem realista daquilo que ocorre no terreno. Não digo que seja 100% precisa e correcta - como em qualquer situação. Sugiro que consultem o site do jornal @Verdade e os despachos da LUSA e da RTP baseados em correspondentes no terreno.Fundamento-me nestas fontes e no facto de a Renamo ter reduzido ou até mesmo suspendido as suas acções nas princiais estradas nacionais - e de ter desmentido prontamente a responsabilidade pelo ataque ao comboio da VALE na linha de Sena. Além disso é possível circular entre o Rio Save e o Inchope. Tudo isto contrasta com o exagero de pessoas que hoje dizem escrever da Inglaterra e que ontem escreviam do Canadá e de outros pontos do mundo, distantes da guerra e das realidades.
7
Kodjaiwamue said in reply to Amélia Velasco...
E qual e verdade? se conhece-a por favor diga-nos, porque realmente pode estar a haver deturpação, escamoteamento... etc etc
8
Guenjere Jr. said in reply to Amélia Velasco...
Carissima Amelia Velasco! queira lembrar-se sempre de que em momentos da guerra, em qualquer parte do mundo, ambas as partes do conflito, criam o protagonismo de "puxar a brasa para assar sua sardinha"(dar-se a razao).
Como deve depreender, no caso em apreco, os orgaos de informacao nao sao tao independentes (financeiramente), a maioria estao na algibeira do Estado (Frelimo). A Comecar por Sociedade do Noticias pertence ao BM, Noticias da Beira (diario de Mocambique), O presidente Guebuza tem la 15% de accoes. so para citar uns exemplos.
Se um jornalista vai na coluna das FADM/FDS, acha que vai puder reportar informacoes que e contra o agrado deste?
Qu esperar do Jornalista que esta do outro lado, da Renamo?
Ca em Mocambique, temos escassez de jornalistas independentes de verdade, se e que existem pelo mundo fora.
E nao se esqueca da sabia frase: "quem conta um conto acrescenta um ponto"
9
Amélia Velasco said in reply to Amélia Velasco...
Ambas as partes confirmam a ocorrência de acções militares no terreno. Não é isso que está em causa. O está em causa é o exagero, a deturpação dos factos, o escamotear da realidade, elementos que no Tribunal da História - ou em qualquer outro foro jurídico - não podem necessariamente fazer fé, independentemente de histerismos e ódios incontidos.
10
Amélia Velasco said...
Digo e repito que unay cambuna peca por seguir o estilo do departamento da informação da renamo do anos 87 cujo chefe escrevia a partir do estrangeiro sem contacto directo com a situação militar no terreno.
No caso vertente, os comunicados de unay cambuna falam de uma guerra generalizada,com a Renamo a ser alvo de constantes ataques de forças nacionais e estrangeiras, para além de mercenários, em que se utiliza grandes meios humanos e materiais, aéreos, terrestes e marítimos.
A minha pergunta, simples, é esta: se a situação militar é de facto a relatada por Unay Cambuna, como se explica que a Renamo não tenha retomado os ataques na grande via nacional que liga Maputo ao Norte? Não é isso que manda o ABC da guerrilha para forçar a dispersão de forças ataques, reduzindo assim a pressão de que está a ser alvo?
Ambas as partes confirmam a ocorrência de acções militares no terreno. O está em causa é o exagero, a deturpação dos factos, o escamotear da realidade, elementos que no Tribunal da História - ou em qualquer outro foro jurídico - não podem necessariamente fazer fé, independentemente de histerismos e ódios incontidos.

Amélia Velasco
11
veterano do povo said in reply to JJLABORET...
Obrigado pela pelo analise. Nao basta se rir e desprezar o que alguem diz para mostrar que a pessoa esta a mentir ou a exagerar. Dai que eu disse a tal senhora Amelia Velasco para nos dar informacoes que tem e ela ser capaz visto que as informacoes de Unay a fere como uma pro-frelimista. Porque eu me rir do meu amigo po ser coxo quando eu ser mais coxo.
E ela mostrou-se vazia e recorreu a insultos que eu tambem mandar para ele com uma linguagem de falta de respeito para ele a saber que nao e dona da linguagem de falta de repeito.
Como o senhor bem explicou, na ausencia dos informacoes diferentes, a existente permanece a verdade. Assim foi que a historia apresentada pela Frelimo tornou-se a verdade e quando as pessoas comecam a ouvir versoes diferentes, entao elas comecam a se espantar e a cossar a cabeca e a dizer nos fomos mentidos.
Coisas estao acontecer la por Mozambique. A Renamo diz nada. A Frelimo diz nada. Unay nos diz coisas e nos como curiosos para querer saber estamos contentes e agredecidos com ele.
Paddington, London
12
JJLABORET said in reply to veterano do povo...
Caro, prezado Senhor Veterano do Povo
Meus respeitoe e admiração.
Calma!
A desconfiança da Senhora Amélia não significa que todos os demais (eu, o Senhor, os demais leitores comentadores) tenham essa mesma visão das coisas!
Aprendi que se eu quiser saber a verdade, tenho que buscar outras fontes e fazer comparações.
MAS... CADÊ AS OUTRAS FONTES? Calam, por cobardia, por interesses ou por MEDO!
No presente caso, temos SOMENTE os relatos do Senhor Unay Cambuma, os quais não foram até agora contestados por outros quaisquer repórteres jornalísticos. Logo... PRESUME-SE VERDADEIROS e como tal devemos ter em conta.
Assim, AGRADEÇAMOS ao Senhor Unay Cambuma.
Quando outros não se prestam a dar-nos informações convincentes para compará-las com outras DEVE-SE ACREDITAR NA VERSÃO DISPONÍVEL como a teóricamente verdadeira dos facos!
O Senhor Unay Cambuna nos tráz os factos, e não tem outras versões para comparação e avaliação. Logo, sua versão passa a se tida como verdadeira até que hajam provas irrefutáveis de que as coisas não foram daquela forma. Quando essas teorias são COMPROVADAS efetivamente, passam a ser LEI, ou seja, verdades irrefutaveis! Enquanto não são comprovadas ou derrubadas, SÃO ACEITES e prevalecem!
Quando alguém, cientista, doutor, pesquisador, desenvolve uma TEORIA/TESE, essa passa a ser válida até que essa seja DERRUBADA por outra mais convincente.
No caso presente Unay Cambuna faz o relato do que presssupostamente viu de perto. Não cabe a NINGUÉM duvidar dos relatos, sem que disponha de ELEMENTOS DE CONVICÇÃO capazes de DERRUBAR seus relatos e fazê-lo de mentiroso ou tendencioso. Neste particular, tem razão o caro Senhor VETERANO DO POVO, em pedir que a Senhora Amélia apresente outros relatos para a comparação com os do Unay Cambuma.
Abração amigo.
13
veterano do povo said in reply to Amélia Velasco...
Ainda continua a ladrar como cao em vez de dar informacoes contrarias do Unay da. Voce e um grande bandidu da Frelimo. Continua a ladrar como e sua natureza de cao da frelimo.
14
Amélia Velasco said in reply to veterano do povo...
Desculpe, pensei que estivesse a falar com um ser humano, não com um cão. Agora compreendo a dificuldade em comunicar consigo. Perdoe-me o incómodo.
15
veterano do povo said in reply to Amélia Velasco...
Se pudesse dar os informacoes sobre o situacao sobre o que esta acontecendo teria sido melhor do que ladrar sem dizer onde esta estar errado e que informaçoes o senhor tem para o contrapor? Nao beneficiar os leitores por so ladrar.
Londres
16
Amélia Velasco said in reply to veterano do povo...
Senhor Veterano do Povo, não tenho o dever de prestar informações de espécie alguma, mas somente o simples direito de opinar sobre aquilo que leio. Não é assim nas democracias, como a londrina?
17
veterano do povo said in reply to Amélia Velasco...
Se o senhor Amelia Velasco nao pode nos dar informacoes escritas em lingua objectiva, nao e obrigado a ler os artigos do Unay. Deixe os outros a liberdade de le-lo.
veterano do povo
Londres
18
Amélia Velasco said...
este unay cambuna peca por repetir o estilo do departamento da informação da renamo do anos 87. Muita confusão e floreado em vez de retratar a realidade. escrito por alguém que nunca viu a guerra directamente, mas que só ouviu falar e leu sobre ela.
Amélia Velasco
Recife
19
Francisco Moises said in reply to Umbhalane...
Concordo, a cada um o seu estilo de escrever. Quando leio escritos, o que me salta aos olhos primeiro saos os estilos dos leitores. Penso que a verdade e muito dura para engolir principalmente pelos frelimistas cuja cultura e nunca e nunca e jamais e jamais dizer a verdade, a razao que fazem com que deturpem e distorcem factos historicos.
A Frelimo sao productos da KGB cuja cultura chamava-se Dzinformatsya (desinformacao).
Aprendi uma coisa sobre os relatos e narracoes da Frelimo: o contrario do que dizem e o que e a verdade. O mesmo quanto as suas intencoes: o contrario do quem dizem e prometem e o que vao fazer.
Quando monstram uma cara sorridente e amigavel, vao fazer o contrario quando voce estiver na gaiola deles. Se Gwenjere pudesse ressuscitar, havia de confirmar isto. Dhlakama que se deixou enganar e perdoou os bandidos em vez de arruma-los para sempre no museu da historia viu e disto pode agora testemunhar no seu esconderijo.
Se os homens armados se deixarem enganar e se se desarmarem, sera o fim deles e de todos eles. Porque e que eles devem se desarmar, agora que ja obtiveram muito armamento merce a inteligente lideranca do Guebuza e do Nyussi. Mas isto e problema deles, os homens armados. Guebuza e Nyussi sao os dois que lhes armaram outra vez.
Se a Renamo nao se desarmou completamente depois do fim da Primeira Guerra civil, sera que vai se desarmar no fim desta Segunda Guerra Civil? Infelizmente, a Frelimo que e o seu pessimo inimigo ja demonstrou que nao respeita quem nao esteja armado e que teme somente quem esteja armado. Esta e uma licao que a Frelimo nos ensinou e nos ensina e e uma licao que devemos valorisar.
E continue Unay Cambuma a nos informar onde a frelimo e a Renamo nao nos dizem nada sobre as porradas que trocam.
Obrigado Unay Cambuma!
Voila que tu fais un bon travail la-dessus et on te remercie beaucoup, ami Cambouma! Tu es magnifique!
Well done, Cambuma, and we thank you greatly! You are a great man!
Tunakushukuru bwana Cambuma kwa kazi yote unaiofanya. Shukrani. Ahsante sana! (Swahili)
20
Umbhalane said in reply to Francisco Moises...
"Penso que quase cada coisa que Unay disse ficou mais tarde comprovado, pelo que ele ja se demonstrou ser uma fonte que se pode confiar."
"...ficou mais tarde comprovado..."
É VERDADE VERDADEIRA.
Várias notícias AVANÇADAS pelo Cambuma foram confirmada timidamente pelos órgãos afectos à FIRlimo.
Fossem os êxitos favoráveis à FIRlimo e as parangonas infindáveis ao "grande e incontestável desguia" encheriam os jornais do regime.
Assim não têm jeito maneira.
Cambuma tem o seus estilo de escrita - é dele.
Sobre mesmos factos, os mesmos êxitos, EU escreveria diferente - e isto não é crítica - é uma constatação da diferença individual, noção que FIRlimo sempre combateu, e destruiu quase por completo.
Obrigado Cambuma, um abraço de grande admiração.
Estamos juntos.
BOM TRABALHO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
21
Francisco Moises said in reply to Free Lancer...
Penso que quase cada coisa que Unay disse ficou mais tarde comprovado, pelo que ele ja se demonstrou ser uma fonte que se pode confiar.
Unay deu noticias sobre as operaçoes em Gorongosa e a semana passada num artigo colocado neste blog, um porta-voz das forças armadas da Frelimo nao so admitiu que havia ataques, disse que os homens armados recrudesciam as suas operaçoes por toda a parte. Parece que ha mais que acotence do que Unay Cambuma diz.
Penso que o contrario sera a verdade. Os homens armados da Renamo ou outros respondem so as provocaçoes da Frelimo. Se os homens armados passassem a ofensiva, a Frelimo nao teria ainda bases em nenhuma parte de Gorongosa. Pelo que parece, ela a Frelimo parece ter sido varida daquela regiao ou se ainda la esta, a sua presença é muito ténua com suas bases cercadas e a soldadesca a sofrer de fome e sede, cagando e mijando nas suas bases.
Algumas semanas atras depois de baixas na montanha, os soldados da Frelimo estiveram tao medrosos que começaram a disparar de qualquer forma na Vila de Gorongosa, metendo os populares em estado de pânico. A primeira informaçao sobre isto veio dos proprios populares da Vila de Gronogosa antes do Unay Cambuma confirmar que tal aconteceu.
Quando Unay deu notocias sobre as operaçoes na Inhaminga, os scépticos pro-Frelimo ou outros neste blog nao quiseram aceitar e ridiculisaram mesmo as suas informaçoes, mas mais tarde as proprias frontes do exército da Frelimo admitiram que a sua soldadesca estava a ser dizimada e isto estava contido num artigo que apareceu neste blog.
Neste blog Unay falou de operaçoes em Tete onde a soldadesca da Frelimo teria sofrido muitas derrotadas. Mais tarde uma administradora da Frelimo admitiu que tinha havido operaçoes, acusando os homens armados de terem provocado disturbios, mas adiantando que as forças do exército da Frelimo e a sua policia tinham contido a situaçao. Naquele mesmo artigo Gil fez uma pergunta se o contrario nao tivesse sido a verdade.
Sobre as operaçoes no Muxungue, Unay nao foi o primeiro a dar a informaçao. Houve um artigo neste blog dum outro individuo que deu primeiro a noticia sobre as operaçoes da Frelimo na Ndaulândia e Unay veio a confirmar que a a soldadesca frelimesca tinha sofrido baixas devastadoras.
Unay Cambuma deu informaçao sobre o ataque ao comboio da Vale carregado de armas e a propria Vale veio a confirmar que um comboio seu tinha sido atacado.
Quem é "Unay Cambuma", o tal "Quadrinide Corniz" como mais ou menos significaria o seu nome na lingua portuguesa? Obviamente, este nao é o nome verdadeiro do individuo que da informaçoes sobre as operaçoes militares entre a Frelimo e os homens armados.
Eu nao sei quem ele é. O certo que transparece no tom dos seus escritos, ele é apoiante dos homens armados e mesmo lijonjeador do Dhlakama. Distrai-se um pouco com uma linguagem poética e romantica enquanto devia dar informaçoes militares com uma linguagem seca.
Sera que recebe as suas informaçoes dos homens armados da Renamo? É possivel. A Renamo sabe aquilo que faz e conhece as suas vitorias. É possivel que seja um homem da Renamo que esteja mesmo em Maputo ou na Beira ou algures com uma linha de comunicaçao aos homens armados seja fisica ou electronica.
A outra hipotese parece ser que o tal Quadrinidade Corniz, Unay Cambuma portanto, é um infiltrado bem camuflado com simpatias pelos homens armados nas forças armadas da Frelimoe que tem acesso as informaçoes que chegam ao Alto Comando da Soldadesca da Frelimo ou mesmo escuta as transmissoes militares da Frelimo e dos homens armados.
Porque é que os homens armados tem sido bem sucedidos nas operaçoes contra os soldados do exército da Frelimo?
Que se queira admitir ou nao ha 5 explicaçoes possiveis. E pode haver mais:
1. Fuga de informaçao do Exercito da Frelimo para os homens armados, exemplo disto permitiu a fuga do bandido armado-mor Afonso Dhlakama de Sandhundjira a algures ou para uma parte incerta.
2. Reconhecimento dos homens armados é muito agudo. Vem quase tudo o que parece pelas estradas enquanto camuflados nas matas. Parece que nada lhes passa despercebido. Os homens armados tem ainda radios de comunicaçao e intercepçao de comunicaçoes militares, coisa que lhes permitiam que soubessem quase de tudo quanto a Frelimo, os zimbabweanos, os tanzanianos preparavam na primeira guerra civil. Disso seu porque andei nas suas zonas durante a guerra civil
Poder haver alguem a dizer que eram os bueros que davam informaçoes a Renamo. Nao tenho factos para desmentir que algumas vezes os bueros passassem a Renamo o que monitoravam sobre as movimentaçoes militares da Frelimo. Mas a Renamo nao dependia dos bueros como agora tambem nao depende deles visto que nao ha mais bueros para lhe fornecer informaçoes.
O pior que se pode fazer é desprezar o inimigo. Bons comandantes respeitam o inimigo. Este foi o erro d Guebuza e do Nyussi pensadno que atacar Sandjundjira mataria o bandido armado-mor Dhlakama e daria cabo a Renamo. Erro fatal! E agora a Frelimo paga as favas.
3. Os homens armados tem o apoio da populaçao que tambem lhes da informaçoes e como no passado os apoia para se manterem.
4. Os homens armados tem sido bem sucedidos contra forças superiores fazendo o uso da guerrilha com o maximo uso de emboscadas a queima roupa ou seja a curta distancia, o que nao da aos homnes armados da Frelimo tempo para responderem ao se fogo ou em terrenos muito favoraveis a emboscadas, o que devasta as tropas da Frelimo.
5. Os homens armados sao muito mais duros fisicamente do que os soldados da Frelimo que sao mal abstecidos de acordo com as suas proprias afirmaçoes, situaçao que os fez invadir as residencias dos populares para lhes roubaram patos, galinhas, cabritos e porcos, comida e os poucos bens materiais que os populares tem na regiao de Gorongoza e para alemde dispararem contra a populaçao.
Graças aos espiritos dos neus aNtepassados, nunca fui tReinado como militar nem pelos portugueses, nem na Frelimo e nem por ninguem, mas fui sempre um leitor assiduo de livros sobre tacticas e estratégias de guerra. Posso ver que a maneira como a Frelimo trava a sua guerra com a Renamo agora é uma prescriçao para uma derrota. Nao vou dar ideias de como a Frelimo pode melhorar os seus métodos.

PIADA for fim:
Parece-me que até a propria natureza zangou-se com o comportamento dos soldados da Frelimo a ponto das cobras na regiao de Sandjundjira se ajuntarem aos homens armados com mordidas fatais nos homens da Frelimo.

22
Free Lancer said in reply to anonimo...
anonimo! quer provas? vai ao terreno...
E verdade que a ele (Unay) da mais "condimentos", mete "mais ingridiente" a noticia...
23
anonimo said in reply to ekile...
senhores, sejamos serios. nao acham estranho que as noticias de tal senhor UNAY nunca foram confirmadas por outros orgaos de informacao? só ele ve estes desartres todos ou trata-se de uma campanha de desinformacao?
24
ekile said...
obrigado Unay, olha, tenho um amigo da FIR que usou um truque para ser transferido destas matas e conseguiu e conta cenas terriveis. Ele me contou também que as "perdizes" contam com uma cobra tipo mamba, que so dá picadela e aniquila aos da FIR confirmas esta informaçao? So voce pode me tirar esta duvida
25
JJLABORET said...
Quis me referir ao direito de se expressar do Senhor que usa o nick: Para Quanto Tempo?
26
JJLABORET said in reply to marius...
O importante é a mensagem! A "forma" ou formalidade da língua é secundária por aqui. Devemos mais é incentivar que comentadores apareçam e emitam suas opiniões, quando não sejam ofensivas ou jocosas em relação a outros comentadores.
Bem vindo e bem venham as opiniões do Sr. Marius e quiçá de dezenas ou de centenas de moçambicanos a enriquecer o blog, para que não fiquemos só os mesmos de sempre por falta de participação.
A situação atual de Moçambique requer que TODOS os moçambicanos "abram o bico", e aqui é o local certo.
Bem haja o Sr. Marius.
27
marius said in reply to Para Quando Tempo?...
Puxa, a língua portuguesa é realmente difícil!
28
Para Quando Tempo? said...
Esse e nosso problema,so o mal e de matar os velhos nas machambas esse e o grande erro da mis renamos-poque nao teijar o povo em paz?
29
Umbhalane said...
Masango kuluma nkhuasosa
"Se as abelhas picam é porque foram provocadas"
Quer dizer: Cada um carregue com as consequências quando provoca alguém.
Talqualmente.
Obrigado Cambuma.
Saudações e solidariedade para os Heróicos Guerrilheiros "Freedom Fighters" do Povo Moçambicano, e o seu braço armado, a gloriosa RENAMO.
HONRA E GLÓRIA.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, VERIFICADO, BEM IDENTIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA

Sem comentários: