terça-feira, 8 de abril de 2014

FADM SOFREM 17 BAIXAS EM GORONGOSA

Unay Cambuma

 ¤ 11 feridos graves evacuados de emergencia para Chimoio
Um batalhao das fadm que seguiam em 6 viaturas militares sendo 3 camionetas e 3 jipes um dos quais transportando uma metralhadora pesada, sofreu hoje, 8/4/14 2 emboscadas em Tazaronda e Mucodza respectivamente, distrito de gorongosa, matando 17 militares e 11 feridos graves. Nos ultimos tempos os militares ...adoptaram a tactica de varrer com metralhadoras pesadas as areas propensas a emboscadas e Tazaronda (10-13 km de Satungira) é uma area "urbanizada" com algumas infra-estruturas publicas e foi quase dentro daquela localidade onde as perdizes metralharam as viaturas usando a tactica de dispara e foge. Refeitos da surpresa, os militares tentaram encetar uma perseguicao mas sem sucesso e de seguida decidiram levar os feridos para a vila sede e para isso foi destacado uma unidade em 2 viaturas (um jipe e camioneta com algumas de tropas de escolta) que acabou caindo numa outra emboscada numa area impensavel em mucodza, 7km da vila sede, vitimando mais tropas. Muitos feridos estavam em estado critico.
Unay Cambuma
See more
22Like · ·
  • Augusto Jequete so voce para nos informacao obrigadoSee Translation
  • Paulo Jone Alficha E' vrdade meu irmao residente em gorongoza comentou isso agora mesmoSee Translation
  • Bertus Pacule tnx cambuma
  • Celso Cossa A situação na Gorongosa reportada localmente

    Não era para difundir, mas aqui vou colocar um (de vários)email recebido há pouco de quem mora na zona da Serra da Gorongosa(omitindo o local exacto):
    "Boa tarde amigo, aqui em ..... nesses últimos dois dias esta calmo mas atentos porque a qualquer momento podemos fugir de novo as matas para se esconder das FADM, antes de ontem(1.3.2014) passaram a pe carregando comida para abastecer o posto de casa banana e na volta vieram de carros quando chegaram na nossa zona começaram a disparar as armas ao ar com medo de emboscadas, lembrando que algumas pessoas perderam suas casas e comida porque as FADM queimaram alegando que somos cúmplices dos homens da Renamo e é nesta acção que ficamos quase 5 dias a dormir nas matas e outros vizinhos capturados com eles estao
    desaparecidos ate então.
    Espero que as autoridades internacionais possam intervir rápido porque nos como civis estamos a sofrer com essa guerra sem causa."

    NOTA:
    Como se pode verificar foram as "FADM (que) queimaram alegando que somos cúmplices dos homens da Renamo"
    Fernando Gil
    MACUA DE MOÇAMBIQUE
    PS: Como em todas as ditaduras, só falta concretizar a penalização e a escuta oficiais dos telemóveis e os emails da net, o que já foi deliberado em Conselho de Ministros de Moçambique.
    See Translation
  • Domingos Morais Unay, a minha duvia é sempre o numero que relata de soldados morto sempre sao 17, fico em duvida irmao...Porque tanta repitição deste numero 17??? (Duvida por minha parte) Mesmo assim agradeço as noticias.See Translation
  • Unay Cambuma Mas se eu digo 170 também duvidas. O numero de baixas e mais elevado esta é a tecnica que eu uso para nao criar duvidas. Se me dizem "20 é pouco" e ponho 17 ou 15 mas sei vai ser mais que isso por 50% dos feridos sao na verdade moribundos. See Translation
  • Unay Cambuma Mas se eu digo 170 também duvidas. O numero de baixas e mais elevado esta é a tecnica que eu uso para nao criar duvidas. Se me dizem "20 é pouco" e ponho 17 ou 15 mas sei vai ser mais que isso por 50% dos feridos sao na verdade moribundos. See Translation
  • Mateus Samuel Guraucama Quem provoca merda aguenta com cheiro,por isso os fadm devem aguentar e vao acabar se quer brincar com a renamoSee Translation
  • Yusuf Armando DOMINGOS pareçe qui nao vens bem unay tem relatado 34,100 e tal,200x,15 e muito mais e agora o numero que voçe vem e exte de 17 apenas???e muito admiravel amigoSee Translation
  • Domingos Morais Unay, Na minha optica seria melhor usar a palavra MAIS DE:See Translation
  • Unay Cambuma O meu objectivo principal nao é "glorificar" as baixas mas anunciar as cabazadas do exercito de guebuza. Uma emboscada assim as tropas perdem moral combativa e algumas desertam.See Translation
  • Sergio Laita As FADM ainda irão sofrer mais baixas.por mais bem armados que estejam no tem chances. A RENAMO sem duvidas ta a usar as táticas implementadas a séculos pelo general SunTzu que mais tarde a mesma tática encontrada na sua obra entitulada "A Arte de guerra"para derrotar os seus inimigos. A mesma agora é usada pelos militares.para mais informação acerca das estratégias e táticas da Arte de Guerra segundo Sun Tzu um documentários ta disponível na You Tube.See Translation
  • Gulumba D. Mutemba Meus caros,nao quero aqui discutir os números,só vos garrantir que sempre que Unay publica,procuro confirmar num meu primo da fadm,ele é um motorista de um comandante,agora mesmo que estou a escrever está em Mabote num quartel,mesmo o último confronto de Muxungue ele confirmou me que houve,mas em nenhuma televisao, rádio foi isso reportado,talvés em alguns jornais,porque nao leio todos,mas duvido que tenham ousado escrever esses confrontos armados. Outra coisa que garrante me que de facto as forças armadas da frelimo nao aguentam com forças armadas da Renamo,é o facto de até entao a Renamo continuar em peso,a complicar a equaçao da frelimo. Mano Cambuma,força,para mim voçê é o melhor que esses filhos das putas de órgao de cominicaçao social,que nada fazem para ver os seu fireitos,a sua liberdade a ser respeitada,mano Cambuma,estou pouco me lixando com os números,o importante é que pelo menos estou informado de todos os confrontos que acontecem,diferente de 99% dos moçambicanos,as vezes as pessoas pensam que somos da Renamo,mas nao é bem assim,somos da razao,meus caros,de facto hoje apoio a Renamo,como onte apoei a frelimo,nas últimas autarquias como a Renamo nao participou,apoei o MDM,um desses partidos quando nao responde as minhas espectativas,mando passeiar,olho para um partido como um empregado meu,que quando nao fazer conforme quero o meu trabalho mando passeiar,e meto outro no lugar,meus irmaos,partido é diferente de um clube desportivo,que mesmo que sofra consecutivas derrotas o adepto continua fiel,mas no caso do partido nao é bem assim. meus caros,quem aínda aposta na frelimo se nao é ladrao, é um distraído,nao vejo a razao da pessoa normal continuar a idolatrar a frelimo.See Translation
  • Virgilio Rodrigo Elila Gilio Ca no Chimoio poderei fazer uma investigacaop mais propria n sentido de saber o numero de soldados mortos depois t digo alguma coisa amigo UnaySee Translation
  • Arnold Corner Piaget os Fadm ñ falam nada sobre os ataques.mexmo eu tenho um amigo k ta la mais quando tento lhe perguntar sobre esta situaçao ñ m fala a verdade.See Translation
  • Unay Cambuma Obrigado mano muthemba. See Translation
  • Faria Mandomando Ta doce,a frelimo ta sem wei.See Translation
  • Daniel Evaristo Inhauane Forca ai perdizes o povo xta ao vosso lado .tirar esses curuptos do poder d povo ainda mais se querem retalhar estou aqui em peso .odeio esses curuptos da frelimo.See Translation
  • Jean-Michel Philippon MAS isso è verdade?? como podes ser tao bem informado sobre coisas militares e depois ficar inganado por uma foto do Daklama fora tempo e com o vizinho "o Ollivier " que toda a gente conhece a parte te?? Mas que es tu?a tua risposta è dizer " vou ver com quem me inganou"See Translation
  • Arnold Corner Piaget duvido.a frelimo nunca saira n poderSee Translation
  • Jean-Michel Philippon alguem pode confermar as informaçoes fornecidas pelo UmaoSee Translation
  • Agostinho Augusto Hoje por volta das 12 foi visto uma camioneta com cerca de 30 boinas em tica (Nhamatanda)vermelhas que seguiam em direccao a gorongosa, expero k as perizes tenham repelido o acto.See Translation
  • Gilberto Jonathan Chirindza O k sinto e k o regime do governo/ Frelimo estao em crise de Assessoria, e eu me disponibilizo..... Irmao Mendes Mutenda faca chegar ao avicultor, pois nao vejo escencia estar a negociar e em simultaneo a enviar contigentes para Serra serem sacrificados k nem patosSee Translation
  • Jean-Michel Philippon as vezes tenho medo nao para mim mais para voces amigos moçambicanos que estao a lutar porque voces estao a comunicar a um gajo o "UMAI" nomes apelido e tantas informaçoes sem saber nada de este gajoSee Translation
  • Pedro Vicente Zimba Mais um descalabro,se eu conhecesse os comandantes k mandam os nossos irmaos pra irem morrerem cuspia na cara deles,abaixa a marginalizacao.
  • Unay Cambuma Ó jean-michel, acho que nao leu um comment onde eu dava o dito por nao dito. Eu partilhei a foto do internauta yussuf armando mas antes fiz diligencias para certificar me da autencidade da foto e contactei inbox gente ligada a renamo e aquem enviei a foto e disseram que era recente. Atraves de uma pergunta que fiz ao yussuf armando num comment para saber quem é aquele branco ao lado do gen dlhk, ele disse que nao sabe mas que chama se yves-jean ollivier. Penso que o cee maquiti pegou o nome e pesquisou na net e foi descobrir a foto na pagina do afinal grande estrela mundial da tv. De qualquer todos me desculparam inbox e tambem me justifiquei e pedi desculpas. O erro foi involuntario e eu cai na ratoeira porque nunca tinha visto a foto. Fiz na melhor das intencoes, lembra se que eu mesmo mandei te uma mensagem inbox a te convidar para ver a foto. Quanto ao resto, se passaste a duvidar de mim o que tens a fazer e bloquear me. Nao é necessario ser malcriado.See Translation
  • Yusuf Armando umai nao nome dele e Unay vixte tivexte o mixtek so de excrever e pronunçiar o nome de agora ele nao erra se o erro e humano e voçe nunca erraxte??See Translation
  • Cesar Augusto Zamba Esses miudos bebados e fumadores de passa das FADMs sabem ao menos a razao porque estao a lutar nesta Guerra? Terao algum ideal nobre a defender, uma razao para morrer por ela???See Translation
  • Sibusiso Maphosa Muinto obrigado mano unay o obreiro da verdade a vitória é certa
  • Narcisio Moises Eu sou filho de namparama.See Translation
  • Paulo Jone Alficha Afrelimo junto os seus capangas nunca tiveram sucessos cm a renamo,msmo na guerra de 16anos smpre renderam cm a renamoSee Translation
  • Cesar Augusto Zamba Esses miudos bebados e fumadores de passa das FADMs sabem ao menos a razao porque estao a lutar nesta Guerra? Terao algum ideal nobre a defender, uma razao para morrer por ela???
    Provavelmente estes miudos sao mais alguns descartaveis ao estilo dos cartazes e panfletos usados durante a campanha que findo este period sao descartados na caixa de lixo ou pela latrina dentro, Desprovidos de bom senso sao manipulados para uma carnificina.
    See Translation
  • Unay Cambuma Jean michel voce é frances e conhce seus compatriotas, se na foto o gen dlhk estivesse ao lado de brito simango ou arsenio henriques nao teria me enganado. Abstenha se de bujardas. Eu nao estou fazer negocio aqui e poderia facilmente mentir porque sei que as pessoas nao me conhecem.See Translation
  • Paulo Jone Alficha Unay manda fumar esse tipo nao e' nosso esse..... E' apenas um foragido na francaSee Translation
  • Paulo Jone Alficha Nao se meta em assuntos mocambicano prk nao dizem respeito.fike e trankuilo n seu cantoSee Translation
  • Celso Cossa Caro Jean Michel, não conheço senhor Unay Cambuma mas as informações que reporta cheguei a conclusão que trazem muitas verdades.

    Unay reporta semanalmente confrontos militares na zona centro do país Moz, umas alguns órgãos de informação mais tarde reportam, outros as autoridades locais ligadas ao governo também confirmam do jeito deles apelidando "bandidos", homens da renamo, etc.

    Mas lembre-se que na semana passada o foi próprio portavoz do MDN a reclamar em média 12 ataques num só dia, acredita? Isso nenhum membro do governo tinha reclamado antes, mas tudo indica que órgãos competentes registam esses confrontos apezar de não torná-las públicas.

    Caro Jean Michel, se não está bem informado sobre a situação real de Moçambique faça como eu – recolher a informação das mais variadas fontes e fazer o seu juizo, mas tenha em conta que as tais oficiais são muito tendeciosas dai que lhe aconselho a respeitar esta fonte.
    See Translation
  • Jordão Bertino Cosme Mpinicamula CAMBUMA, BON TRABALHO! Tou a pedir um dia tirar fotos dsses confronts para fazr calar a dúvida. See Translation
  • Paulo Jone Alficha No inicio ate eu dsconfiava d k unay postava,mas agora eu concordo prk tbem tnho fontes em algumas zic (zonas d influencia de combates) talvez nas baixas nao sei...... Mas pode ser k ele tnha fonte inteira forte k lhe forneca as baixas possiveis....mas em todo caso unay continue a trabalhar e ajude os mocambicanos a dspertar. ...See Translation
  • Cesar Augusto Zamba Arnold Corner Piaget, fica descansado vacilao, mesmo o projectado reinado de mil anos do terceiro Reich teve fim e um fim tragico, um dia os malandros vao abandonar o poder. Mobutu passou, Kaddaff passou, Mubarak passou, e tantos outros passaram que an...See MoreSee Translation
  • Nando Mais Afinal est recenciamt è pra ke? Como aver votos si aind stamos em grra.

Sem comentários: