sexta-feira, 11 de abril de 2014

PR DESAFIA HOMENS ARMADOS DA RENAMO A TROCAREM ARMAS POR ENXADAS

PR DESAFIA HOMENS ARMADOS DA RENAMO A TROCAREM ARMAS POR ENXADAS



O Presidente da República, Armando Guebuza, desafiou hoje os homens armados da Renamo, o maior partido da oposição e antigo movimento rebelde, a cessarem os ataques armados e trocarem as armas na sua posse por enxadas, para que possam produzir alimentos para o seu próprio sustento e de suas famílias, a semelhança de muitos outros moçambicanos.
Falando hoje num comício popular no distrito de Alto Molócue, província central da Zambézia, Guebuza deplorou o facto de, infelizmente, ainda existirem no país alguns cidadãos que não conhecem a importância da paz e, por isso, brincam com ela.
O estadista moçambicano, que hoje terminou a sua visita a província da Zambézia e inicia, esta sexta-feira a Presidência Aberta a vizinha província de Nampula, explicou que estes cidadãos não respeitam as pessoas e nem o direito que elas têm de viver tranquilamente, livres do medo, bem como de quaisquer tipo de ameaças.

Os moçambicanos querem trabalhar mais e melhor, disse o Presidente Guebuza, destacando que a sua determinação continua a ser a via do diálogo para que os homens armados da Renamo possam trocar as armas por enxadas, produzindo para o bem dos moçambicanos e para o desenvolvimento de que o país tanto precisa.
Não queremos ver sangue derramado, nem carros e bens destruídos. Acreditamos que pela via do diálogo a paz, mais cedo que tarde vai vencer, vincou o Presidente da República.
Não desista do diálogo se ele (Dhlakama) quer ser pago, e não há dinheiro peça a nós. Nós produzimos vamos dar, disse uma das intervenientes no comício orientado pelo Chefe do Estado, no distrito de Alto Molócue.
Os populares pediram ao Presidente Guebuza, cujo mandato está prestes a terminar, a aconselhar o candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, para continuar a conduzir o país com o mesmo carinho e ideais.
Falando em conferência de imprensa, que marcou o termino da sua visita a Zambézia, Guebuza disse estar confiante que os apelos a paz que a as populações têm vindo manifestar em todos as regiões por onde passou poderão ajudar muito na reposição deste bem precioso que os moçambicanos tanto precisam.
Para mim se tivesse sido alcançada ontem melhor porque a violência não devia ter recomeçado, disse.
Sobre os apelos da população para aconselhar o seu sucessor a seguir o seu exemplo de liderança, o Chefe de Estado prometeu usar todos os meios ao seu alcance para garantir a soberania nacional e a liberdade dos cidadãos através de um processo de governação preocupado em ouvir, aprender e resolver os problemas do povo.
Em Nampula o Presidente moçambicano vai escalar os distritos de, Ribaue, Meconta, Nacaroa, Nacala-Porto, Moma, e cidade de Nampula, orientando comícios populares, encontros com organizações sociais do partido Frelimo, conselhos distritais alargados a outros quadros.
A sua agenda também inclui a inauguração da estrada Eráti/Namialo, da linha de transporte de energia eléctrica do distrito de Namialo, da Barragem de Nacala, da estação de captação de água na barragem na cidade de Nampula, da estrada Nampula/Rio Ligonha e do Campus da Universidade Pedagógica.
MAD/SG
AIM– 11.04.2014
Poderá também

Sem comentários: