terça-feira, 15 de abril de 2014

Trocas diretas entre Irã e Rússia são desafio para Ocidente

Boris Pavlischev
10 Abril, 18:12

Trocas diretas entre Irã e Rússia são desafio para Ocidente

Irã, Rússia, bandeiras, cooperação

O Irã e a Rússia estão a terminar a preparação de uma operação de troca direta “petróleo por alimentos” no valor de 20 mil milhões de dólares.

Esta informação dos mídias ocidentais quase coincidiu com o termo de mais uma etapa das conversações sobre o problema nuclear iraniano, realizada em Viena. Tanto Teerão, como o sexteto, ou seja, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, constataram uma aproximação gradual de posições. Segundo Pequim, isso tornou-se possível graças ao papel construtivo da Rússia.
Sobre o acordo económico entre o Irã e a Rússia falou-se pela primeira vez em janeiro. Segundo as suas condições, Moscou compraria diariamente 500 mil barris de petróleo (como possibilidade, em riais). Em troca, Teerão receberia alimentos e maquinaria, sentindo de forma mais suave o fardo do embargo petrolífero ocidental. Hoje tornaram-se conhecidos alguns pormenores. Muitos documentos referentes ao negócio já estão prontos. Resta precisar o preço do petróleo, que deverá ser abaixo do mundial. O recetor da matéria-prima será uma companhia russa que não trabalha no mercado externo. Segundo os iranianos, estão previstos também fornecimentos de “uma série de armamentos”.
O acordo económico bilateral reforçará as posições de Teerão nas conversações com o sexteto, está convencido o analítico Piotr Topychkanov:
“Claro que o Irã irá utilizar isso e mostrar ao Ocidente que não sofre de forma tão forte com as sanções. Deste ponto de vista, ele pode aparecer com uma posição mais dura nas futuras conversações sobre o seu programa nuclear”.
O Ocidente dificilmente ficará satisfeito com a troca direta, mas nada poderá fazer. Se aumentar as sanções contra Teerão, não se pode excluir que este rompa o diálogo sobre o problema nuclear. Resumindo, o acordo em preparação joga a favor dos interesses de Teerão.
E os interesses da Rússia? Os EUA e a União Europeia também decretaram sanções contra Moscou, ainda que apenas simbólicas, depois dos acontecimentos da Crimeia. Será possível fazer o Ocidente renunciar a novas medidas repressivas através da ameaça de incluir na troca direta, por exemplo, os complexos de defesa anti-míssil S-300?
O orientalista Boris Dolgov admite que, em caso de necessidade, eles poderão ser entregues ao Irã:
"Antes, a Rússia renunciou a esses fornecimentos. Mas este tipo de armamento é considerado defensivo. Talvez sejam fornecidos”.
Piotr Topychkanov tem outra opinião. As conversas sobre os complexos provocarão uma reação negativa na Europa e nos EUA, o que os impedirá de passar das sanções anti-russas para o diálogo construtivo sobre a Ucrânia:
"Surgiram especulações de que, devido à deterioração de relações com o Ocidente, a Rússia poderá fornecer S-300 ao Irã. Moscou poderá mostrar-se pronta a forneceresses meios ao Irã. Mas a decisão do fornecimento dos S-300 será tomada não para arreliar o Ocidente e não devido às relações de Moscou com Washington ou Bruxelas”.
A Rússia tem outro instrumento forte, ligado à “carta iraniana”, que já é aplicado. Por isso, o Ocidente teve muito cuidado ao impor sanções contra ela, continua o período:
"O Ocidente, antes de tudo os EUA, está interessado em que o Irã não desenvolva o seu programa nuclear e esteja pronto à sua futura redução. Sem a Rússia, nem os EUA, nem a União Europeia conseguirão esses objetivos. Este é realmente um forte trunfo nas mãos de Moscou, que pode dificultar as posteriores conversações com o Irã e a assinatura de qualquer documento sobre o seu programa nuclear. Por outro lado, é preciso ver se isso interessa a Moscou e o que nos dará. Mas é um facto que temos semelhante instrumento de pressão sobre o Ocidente”.
Na última etapa, as partes acordaram encontrar-se novamente entre 13 e 16 de maio em Viena, para dar início à elaboração do texto de acordo global sobre a regularização do programa nuclear iraniano. O prazo do atual acordo intermédio, assinado em novembro do ano passado, termina a 20 de julho.
Segundo ele, Teerão aceitou suspender alguns tipos de atividade nuclear em troca de uma insignificante suspensão de sanções. Porém, a maquinaria de enriquecimento do urânio não foi desmontada, por isso os iranianos, a qualquer momento, poderão recomeçar esses trabalhos.
Segundo peritos, por enquanto existem possibilidades de se conseguir a regularização definitiva até 20 de julho, embora não sejam grandes”.
  • #NildoNildo10 Abril, 19:20
    Russia abriu a vista, é melhor activar os seus mais próximos e os fortalecer com muita brevidade porque o ocidente não está a brincar. Viva Putin, Viva Russia.
  • #luisluis10 Abril, 20:46
    Infelizmente é uma maneira dos terroristas aiatolás continuarem sua escalada rumo a nuclearização com o apoio da Russia...Os russos só pioram as coisas, dão chance a estes terroristas de se armarem e encherem o saco de israel depois...fica difícil
  • #Luis aragãoLuis aragão11 Abril, 00:45
    And now EUA?
  • #Luis aragãoLuis aragão11 Abril, 00:47
    O maior deflagrador de guerras do planeta é o que? Terrorista ou Pacifista?
  • #Marcelo MartinsMarcelo Martins11 Abril, 02:31
    A Rússia está se preparando pois, vai acontecer o mesmo daqui um tempo se ela invadir a Ucrânia...
  • #Buck Buck 11 Abril, 03:07
    Os únicos terrorista que existem além dos americanos são os israelenses...
  • #rodolfo andraderodolfo andrade11 Abril, 03:52
    Presidente Putin devolveu ao mundo o equilibrio geopolitico que tanto precisamos. Agora força total ao bloco BRICS. À Russia todo eu respeito e admiração.
  • #Fernando Fidelis VasconcelosFernando Fidelis Vasconcelos11 Abril, 03:56
    Incrível como pessoas completamente alienadas pela propaganda estadunidense rotulam um país de terrorista. Onde se vê o Irã atacando alguém? Quando eles saíram de sua terra para alfinetar alguém como fazem os EU terroristas maiores do planeta? Snowden demonstrou tanta sandice estadunidense e idiotas continuam a teclar a mesma coisa. Acorda povo!!!
  • #Fernando Fidelis VasconcelosFernando Fidelis Vasconcelos11 Abril, 03:57
    Precisamos mesmo desenvolver um formato alternativo de finança mundial. Acompanhar as famílias donas do Dólar é muita burrice. Agora que já sabemos como funciona seu sistema temos que juntar forças e mudar. Ainda que seja só mentalização, estaremos fazendo muito pela humanidade.
  • #Luiz JrLuiz Jr11 Abril, 04:06
    Rússia está mostrando para o mundo que os EUA não é dono do mundo e não pode interferir em assuntos que diz respeito a Rússia e seus aliados. Será que os EUA iria aceitar que a Rússia colocasse tropas nos países ao redor dos Yankes? No entanto os EUA tem tropas em vários lugares do mundo. É fácil intervir em países que estão longe do continente Americano, pois as bombas irão cair em outro continente que não seja do povo norte americano. Viva a Rússia.
  • #paulorpaulor11 Abril, 04:14
    A Rússia começa a mostrar que, se o Ocidente não precisa da Rússia, a Rússia não precisa do Ocidente. Um país com a grandeza da Rússia, o mundo precisa mais dela, que a Rússia do mundo. É o país mais independente do mundo, porque tem tudo o que uma sociedade bem estruturada deve ter; recursos naturais em abundancia que o Ocidente tanto aprecia, tecnologia de topo em todas as áreas, e acima de tudo, uma percentagem muito alta da sociedade altamente formada em todas as ciências... e neste cenário fica difícil o Ocidente combater a Rússia sem levar uma resposta muito forte...
  • #paulorpaulor11 Abril, 04:15
    Grande Rússia...
  • #Nilvan OliveiraNilvan Oliveira11 Abril, 14:34
    Viva a Russia, chegou a hora de mostrar sua força, e agora Obama o feitiço começa a virar contra os feiticeiros.
    Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2014_04_10/Trocas-diretas-entre-Ira-e-Russia-sao-desafio-para-Ocidente-0431/

Sem comentários: