segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A derrota militar da Frelimo em Gorongosa



Ouvir com webReader
Nem sempre o que vemos e vimos é o que na realidade está a acontecer ou deixa de ser. Moçambique nunca foi muito importante para a comunidade de inteligência internacional devido a muitas razões estratégicas , um vez ter sido ofuscado pela sua posição geográfica e cultura política de influência regional e internacional.
Da poucas vezes que Moçambique expõe-se na política regional mostra ser uma marioneta dos interesses de alguém e não um parceiro capaz de fazer diferença. Tal como na arena internacional onde se projeta como um faminto desesperado sempre à procura de um Deus Salvador.
Será mesmo Moçambique um país de pouca relevância para a comunidade de inteligência ?- Pois muitas serão as respostas até mesmo a ira de ler este artigo.
Deveras Moçambique é o paraíso dos pequenos grupos  e os emergentes mafiosos e burladores da Asia meridional  e ex-bloco comunista. Não será por acaso da onda de raptos que virou moda , o apetite dos Nigerianos e outras nacionalidades de encontram na pérola do Indico o sitio certo de trampolim para sua grandes aventuras financeiras e status sociais como de muitas famílias asiáticas que hoje propalam com pompa e circunstância na cara de todos como genuínos Moçambicanos de gema e natas.
Por isso quando o “exército –partido” correu para Santugira para defender a soberania partidária do “estado –partido” a máfia e os seus servos foram chamados para servirem nos mais alto cargo de Negócios a campanha militar onde as despesas podem ser justificas em nome de um país em estado de emergência onde o inimigo era o terrorismo internacional associado ao inimigo comum dos EUA e os seu aliados. (Graças a Deus ,isso não foi  visto assim)
Infelizmente , as palavras e certeza de Samora Machel sobre o “Ambicioso” e a sua manha voltou à luz,  ressuscitando o passado cruel de quem é a Frelimo e o que ela pode fazer para dizimar inocentes para conter o seu poder como “partido-estado” e “exército – partido”.
O congresso feito em Cabo Delgado , os negócios com a VALE, as areias pesadas de Moma o Gaz de Inhambane e um partido e presidente fraco na Africa sul, Zimbabwe descontrolado , uma Zâmbia silenciosa, um Malawi à deriva  .  O dono momentâneo do ESTADO–Partido achou que a vitalidade  do seu reino seria ludibriar e assegurar ao MUNDO  que o seu poder e a proa do seu PARTIDO-estado seriam as melhores ideias para negociar as riquezas do subsolo Moçambicano a preço de banana. numa obsessão de poder de fogo e ferro, sem espaço de oportunidade para o simples cidadão.
A realidade e os facto não tardaram a chegar quando os cofres do estado e a máfia começaram a dar à luz do dia ( 800milhoes de Euros sem consentimento do parlamento, raptos orquestrados pelo financiadores do Partido- estado, juízes estado partido morto na posse de milhões, PRINCESA MILIONARIA……troço Save –Muxungue palco de Guerra David verso Golias.
De facto uma realidade com todos ingredientes de um país em estado de caos.
Pois, já era de esperar a mesma velha táctica antiga já que o seu mandato de legitimação internacional estava no fim.  Uma vez que não há mais alguém que de facto seja uma força de contenção ao seu desmandos. foi ir à caça do fantasma enterrado em Roma há mais de vinte anos. Deixando o dilema MDM como assunto doméstico de pouca relevância.
Já era de esperar que seria a vítima. – A Renamo , como sempre foi táctica do Partido –Estado criar um estado de desinformação em torno dela uma vez ser a única forca que a comunidade rural deste pais acredita como seu único guarda moral e físico contra do estado-partido, policia- partido, exército-partido que vive no cimento e por detrás dos ecrans da TV. Para alem das FIR que é o eleitor preferido do Estado – partindo que nos olhos da comunidade internacional especialmente a Itália e os países nórdicos adoram financiar este tipo de eleitores armados até ao dentes.
Dai que os condimentos da Guerra da Gorongosa não podem ser mais saborosos que os relatos e Guerra de ideias do social media onde o partido – estado munido de pele de camaleão sustenta a sua contra inteligência .
Uma vez que o partidão – estado acreditar que todos os que tem inscritos nas suas fileiras serem seus crentes puros e natos da sua crença política. Sem mais e menos sendo esta multidão avermelhada que inundou a muralha de proteção do líder da Renamo com informação estratégica para sobreviver o que eles sonharam ser a solução final ao estilo Angolano. ( DEVERAS LAMENTOSO E VERGOLHOSO)
Nem mais e nem menos, Chissano disse em entrevista de que a Renamo não tinha armas e nem apoio para sobreviver a uma guerra. Pelo contrário era a receita médica que fazia falta para deixar vulnerável o exercito- partido que não foi  capaz de perceber e gerir a sua capacidade de acção sem recados alheios ( pois caíram na alhada de crer em ditados e não na realidade & factos).
Não será de duvidar, que este pequeno confronto bélico entre a Frelimo e a Renamo prova que as palavras do grande líder Tanzaniano Mua limo Júlio Nyerere que Moçambique está no Mar alto, ainda estamos navegando para a verdadeira paz e tranquilidade. Mesmo ainda que o gás do Rovuma ainda nada esteja a dar nos trilhos prometidos que vão trazer paz e sossego como da Nigéria de hoje.
Dai que ou ,enquanto ninguém souber criar um ambiente de reconciliação nacional e justiça, as mortes descabidas e assassinatos do poder do partido – ESTADO será o inimigo comum de todos Moçambicanos queira ou não.
Pois, a derrota militar da Frelimo em Gorongosa prova de como ela está fragilizada e contaminada de gente ambiciosa que na hora do dever esconde-se no cimento e ecran da TV com pele de camaleão e no campo de batalha sem sequer ali por os pés. Sendo tal a vergonha de quantos pais , filhos , irmãos e mais tenha morrido pela causa de um ambicioso córnico e lunático.
Claro, todo este confronto e espetáculo foi para denegrir a Renamo e criar vantagens eleitorais da sua marioneta ,  tal que não se dera conta que seriam derrotados e a sua marioneta não seria coroada com uma vitória militar ou com crédito (nada de credilec) de um líder capaz e visionário. Simplesmente um ursinho de corda.
Infelizmente , a derrota militar deixou muitas perguntas e duvidas do futuro das multinacionais e os negócios burlosos que membros do partidão-estado andam envolvidos especialmente no trafico de viaturas onde muitos jovens encontram sustento de sobrevivência social para além de life style. A ilusão que muitos pensam que o partido – estado e deus - uns merecem sucatas e outros o luxo.
Não é por acaso o avulto de jovens burladores e as brigas nas listas de candidatos políticos ao poder. Uma vez que a imunidade garante-lhes um tapete VIP para roubar propriedade alheia com a proteção do partido-papá-estado.
O Acordo de paz II é uma mensagem clara e directa à juventude que o estado de direito em Moçambique existe para uns e que a cultura do roubo e burla e falta de justiça será sempre imposição a todo custo pelo partido -estado.
Agora mais que nunca a derrota militar da Gorongosa vai justificar o crescimento dos músculos da exercito-partido com a desculpa que o Estado soberano está em risco de um inimigo que só será visto em vídeo games e criado à luz dos investimentos na bacia do Rovuma , Tete, Inhambane , possível carvão em Benga Manica e outras possíveis descobertas. Não esqueçamos das jazias minerais da Zambézia, onde figuras do Partido outrora já fizeram uso para burlar milhões e agora andam sentados em cima de uma batata quente além fronteiras.
Finalmente, não será para duvidar que mais uma vitória eleitoral da Frelimo será garantida e reconhecida internacionalmente,  porque convém seriamente à máfia e aos burladores que fazem lóbis em nome do partido –estado. Não foi por acaso que o candidato marioneta do partido –estado visitou certas capitais para garantir a continuidade.
Votar para quê? - essa seria uma pergunta pessoal de cada um .
Depois de tudo o que a Gorongosa revelou ….já é hora para que cada um tenha que refletir por si e não por este artigo ou entrelinhas.
Recordem as palavras dos intelectuais Moçambicanos contra o líder da Renamo e o espanto depois do acordo de paz II.
Celso D.Cuambe
(Recebido por email)

Comments

1
ZACARIA said...
Boa tarde .,
Meus caros devem estar enganados porque eu escutei várias vezes A.Guebuza e seus ministros falarem que não existia guerra em Moçambique e que até o País estava em crescendo economico e social. Pois não devemos estar a falar do mesmo Moçambique ,deve ter aí outro Moçambique escondido,penso eu ...(Alguns que Miavam muito já nem Miam mais ...)
Saudações Cordiais.,
2
apale said...
volto a escrever isto pois ja o havia feito em abril ou maio em plenos combates; o futuro da Africa Austral depende do resultado da Batalha de Gorongosa. Porque? Os Comandos da maoior parte dos Exercitos da Africa Austral foram despachados para la a fim de silenciar exemplarmente a Renamo, para que no futuro demovessem qualquer tentativa de insubordinacao aos Ditadores instalados no Poder. Menosprezaram a pericia militar da Renamo esquecendo que no passado esta havia derrotado especilistas militares de varios quadrantes do Mundo. Mesmo uma guerra nas cidades eles vao vencer, porque praticamente estao imunizados,sao como vietnamitas em miniatura. Sao disciplinados,destemidos, certeiros no tiro ao alvo, incansaveis, desdobramento rapido, adaptaveis a qualquer terreno e circunstancia, iniciativa e reponsabilidade e sobretudo assumem a causa do seu lider como de vida ou morte. Em geral a populacao mocambicana esta militar e politicamente preparada. Particularmente para o centro de mocambique sem exageros ate os mosquitos conhecem quem e o inimigo, que o digam militares que estiveram em Gorongoza, nao e por acaso que a Renamo decidiu medir forcas naquele terreno. Dai que esses Comandos multinacionais, treinados para ameacar populacao indefesa levaram uma estrondosa derrota militar e ja agora derrota politico-militar para todos Ditadores da zona Austral de Africa. Como disse o proprio Dlakama no seu discurso de assinatura do Acordo de cessar fogo e preciso ver as causas deste conflito e estingui-las de contrario a batalha apenas intervalou. Resta saber dos milionarios selvagens se estao dispostos a abdicarem do seu estatuto, o que desde ja nao creio,para a boa convivencia de todos. Samora teve os seus defeitos mas esta profecia se cumpriu na integra: " O AMBICIOSO e capaz de vender a patria a troco de migalhas para beneficio proprio"
3
FM said...
Bem pelo contrário, Moçambique foi e é muito importante para a comunidade de inteligência internacional devido a muitas razões estratégicas, a começar precisamente pela posição geoestratégica, pode é não ser para as melhores razões no que toca aos seus interesses e do seu povo.
Em termos regionais, pela importancia que tem para outros no acesso ao mar, basta ver o exemplo do antigo reino das "Cidades de Pedra", ou do comércio árabe, ou do colonialismo português, ou na 1ª Guerra Mundial, ou na 2ª Guerra Mundial, ou na Guerra Fria, ou agora mesmo ... o que Dhlakama soube sempre salguardar e onde foi o seu ultimo reduto? Em termos geoestratégicos sempre em relação ao hinterland do Zambeze, ou a ameaça de separar o país no Save acham que tem a ver com o quê? as cores das capulanas a norte e a sul?
A Frelimo perdeu na Gorongosa pois tem um exército que só conhece taticas de guerra urbana enquanto que a Renamo nunca saiu da mata, isso só por si dispensaria todas as outras análises que se possam fazer. A Frelimo inclusive esqueceu a sua propria história nas grandes batalhas recente, como a No Gordio. Ao atacarem a Gorongosa para onde evoluiu a Renamo? para Tete e começou a marcar terreno junto das fontes de recursos naturais, e o governo teve de recuar.
O resto é tudo conversa pra boi dormir ...
4
Umbhalane said...
“Dai que ou, enquanto ninguém souber criar um ambiente de reconciliação nacional e justiça,
as mortes descabidas e assassinatos do poder do partido – ESTADO
será o inimigo comum de todos Moçambicanos
queira ou não.”
Verdade verdadeira, verdadinha.
Falar mais o quê?
Se não pensares bem, a TUA hora também vai chegar.
Acredita.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.
É BOM ACORDAR DE VEZ.
Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos para verem (bem).
É PRECISO REFLECTIR.
VAMOS REFLECTIR AINDA MAIS MELHOR.
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE BEM DEFINIDO, E IDENTIFICADO.
"O povo deve lembrar-se sempre do seu inimigo"
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA

Sem comentários: