sábado, 11 de outubro de 2014

Mudancas


O MEDO QUE OS OUTROS QUEREM EM NÓS INFUNDIR OU AS ALGEMAS DE QUE TANTO TEMEM
Carta aberta aos compatriotas
Caros amigos leitores
Escrevo-vos hoje para chamar atenção a algum tipo de instrumentalização de que o nosso povo tem sido vítima. Esta instrumentalização ancora-se na infusão do medo à mudança. O nosso povo tem sido desencorajado a pensar na mudança da governação. Tem pelo contrário, sido encorajado a pensar na continuidade porque, segundo os arautos da continuidade, ela é boa e “provou” ser boa. Dizem os propagandistas que devemos votar na continuidade porque se fizermos o contrário o país vai regredir. Os defensores da continuidade recorrem essencialmente a três tipos de discurso de medo para encobrir o verdadeiro medo: o medo das algemas.
Irmãos, nós estamos numa situação em que um pequeno grupo de pessoas nos controla há 40 anos num sistema de cativeiro. Nós vivemos num sistema de cativeiro, irmãos e eles, poucos, estão fora deste cativeiro com suas famílias, fazendo-nos que nem animais num jardim zoológico. Esta é uma injustiça! E eles têm a noção disso. E têm a dimensão das consequências de estarem na oposição. Têm a noção do que vai lhes acontecer quando finalmente a justiça estiver livre. Eles têm medo das algemas; têm medo de habitarem no cativeiro em que estamos. Têm medo que as posições se troquem: eles entrarem no cativeiro em que estamos e nós povo, a maioria, livre deste cativeiro. Têm medo da mudança social, da mobilidade social.
Gostaria agora de falar de três grandes mentiras que os arautos da continuidade nos “vendem”.
1. A FRELIMO LIBERTOU ESTE PAÍS
A Frelimo, o Partido Frelimo foi criado em 1977. A FRELIMO que libertou este país somos todos nós; foi fruto da união dos moçambicanos que na altura decidiram pegar em armas para nos libertar do jugo colonial. Alguns destes decidiram fundar o seu partido político em 1977. Eles dizem que devemos votar neles porque nos trouxe a independência. MENTIRA. Nenhum partido trouxe a independência a Moçambique. Na história do nacionalismo dos países africanos falantes da língua portuguesa, o ÚNICO movimento político que nasceu já partido foi o PAIGC, em 1959. Nem o MPLA, nem o MLSTP muito menos a FRELIMO nasceram como partidos. Eram todos movimentos aglutinadores com único programa político: libertar os seus países do jugo colonial. NÓS não devemos gratidão a nenhum partido. A independência é conquista dos moçambicanos e não de um partido político. É verdade que muitos dirigentes daquele movimento são hoje membros do partido Frelimo. Nós somos eternamente gratos a estes homens e mulheres. Mas isso não significa que sejamos gratos ao partido Frelimo.
2. NÓS NÃO DESENVOLVEMOS GRAÇAS A FRELIMO.
Andam a nos mentir dizendo que tudo de bom que existe em Moçambique é GRAÇAS a Frelimo. Dizem por exemplo que se o caro leitor consegue ler este texto, é alfabetizado ou consegue comer às suas custas é GRAÇAS a Frelimo. Meus amigos, não há GRAÇA nenhuma aqui. É obrigação de governos trabalhar para o seu povo. Portanto, estes governantes que estão no poder só estão alí porque o povo quer. É GRAÇAS a vontade do povo [e muita roubalheira].
Estão a ver como eles trocam as posições? Quer dizer, nós a maioria estamos como estamos porque eles, a minoria sacrificam-se por nós! Estão a ver como é injusta esta explicação? Os governantes são os nossos serventes, os nossos trabalhadores. Eles vivem dos nossos impostos e negoceiam dívidas com o exterior em nosso nome. Para este trabalho são pagos salários e regalias, e eles próprio também manipular as regalias para alargar as mordomias, tudo às nossas custas. Não há aqui nenhum favor. Portanto, TUDO de bom [que é pouco] que aconteceu foi GRAÇAS ao povo moçambicano e TUDO DE MAL que aconteceu foi POR CAUSA DELES; porque foram incapazes de gerir melhor o mandato que tiveram do povo. Esta é a melhor explicação que um cidadão sério deve ter na cabeça.
Portanto, quando estes propagandistas vos abordar e falar de “boas cosias que a Frelimo fez” e dizer-vos que estamos “bem”graças a Frelimo, diga-os que estão a mentir. O Partido Frelimo não tem nada que é seu ou sua obra neste país, para além de um grupo de homens e mulheres que dirigem o Governo e o Estado em nome dos moçambicanos. Quando a Frelimo reclama autoria do desenvolvimento do país CONFIRMA claramente o argumento da Renamo na necessidade de despartidarizar o estado. O estado não é da Frelimo. É moçambicano. Logo, a Frelimo não tem nada seu alí. E nenhum outro partido tem.
3. VOTA NA FRELIMO PARA O ESTADO NÃO COLAPSAR
Usam também a mentira segundo a qual devemos votar na Frelimo para defender o Estado. Eles dizem isso aos professores, enfermeiros, polícia, empresários, etc., em comícios convocados a força. MENTIRA. O estado jamais colapsará quando a Frelimo sair do poder. Continuaremos a trabalhar como um povo, mais unido e mais empenhado nos objectivos de desenvolvimento. Os empresários continuarão empresários, desde o momento que sejam honestos. Os professores, polícias, enfermeiros, todos continuarão a trabalhar normalmente EXCEPTO este pequeno grupo minoritário, que tem contas por prestar com o povo. Estão a ver como eles subvertem de novo as posições?
Eles estão a passar para nós o MEDO QUE ELES TÊM. Eles estão com medo das algemas. Eles estão com medo de empobrecer, porque ao longo de todos anos viveram apenas do erário público, roubaram e pilharam-nos e agora receiam que o povo exija explicações a alguns comportamentos do passado. Eles estão com medo da justiça.
AS ALGEMAS
Uso o termo “algemas” metaforicamente, para me referir ao fortalecimento do sistema de justiça, que terá muito trabalho a fazer quando no dia 16 confirmarmos a revolução. Em Moçambique, apesar de a corrupção ser uma realidade, muito poucos são ou foram políticos acusados e julgados e condenados adequadamente. As algemas são apenas para pobres, pilha-galinhas e nunca para corruptos de grande envergadura. Eles estão com medo disso, porque num sistema democrático em que os poderes são de facto independentes, a justiça em Moçambique teria muito trabalho para disciplinar os nossos políticos e regrar o comportamento dos gestores da coisa pública.
O CIP publica insistentemente casos de corrupção activa em que o Estado é lesado, nós povo somos lesados, mas nada acontece aos prevaricadores. ESTAO COM MEDO QUE ISSO FINALMENTE VENHA A SER REALIDADE. Vamos votar na oposição e em Dhlakama para que finalmente consigamos quebrar os cadeados do cativeiro em que vivemos e coloca-los lá. Votemos na oposição para nos livrar dos nossos carcereiros!
LikeLike ·  · 
  • Sergio Serpa Salvador gosto disto, boa reflexao!
    7 hrs · Like
  • Johane Zonjo Kakakakaka... Profissao: Especialista em Assuntos da FRELIMO!
    7 hrs · Like · 4
  • Narciso Francisco Os sons da mudanca; 
    Os ventos da mudanca; 
    Comecam a se fazer sentir;
    Os donos do sistema se sentem ameacados. ..
    A revolucao vem a caminho.
    7 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz E não há mal nisso ilistre Johane Zonjo. A propósito, interessa-me a sua história pessoal e de engajamento com o partido de que é membro. Mas como soi dizer-se, isso não é da minha conta. Bom sábado mais velho
    7 hrs · Edited · Like · 6
  • Teixeira Teté da Silva Claudio Eduardo Joaquim Muiteia, o que eu tenho de dito. Abra o olho
    7 hrs · Like · 2
  • Fernado Pessoa a unica coisa que a frelimo fez foi destruir este pais os pobres continua cada vez mais pobre e os ricos cada vez mais ricos. E o erequecimento ilicito para para um punhado de gente da frelimo
    7 hrs · Like · 5
  • Tony Ciprix Caro Egidio. Ontem um estudante , dos mais inteligentes do curso de Filosofia, se aproximou de mim manifestando esse medo. Diz que é o que ouve nos corredores: que entraremos num colapso. Imagino quanto estao com o mesmo mddo. Dei uma explicacao identica a essa que escreves aqui. Mera propaganda, o medo da justica, nao ha colapso porque o Estado e Governo sao entes distintos. No final o sujeito agradeceu e disse que estava tranquilizado
    7 hrs · Like · 13
  • Egidio Vaz Quem é trabalhador do estado continuará trabalhador. Mas quem lá só vai pegar salário, como é o caso de tantos, estes sim, deixarão de receber este salário vulgo TACHO. Os tachistas é que estao com MEDO de perder o tacho. Acontece que são justamente estes sangue-sugas que infundem medo aos justos e humildes trabalhadores. Por mês andam de ministério em ministério recolher salários chorudos, de empresas públicas em empresas públicas recolhendo beneses. Vai acabar. É disto que teme Professor Tony Ciprix.
    7 hrs · Edited · Like · 14
  • 7 hrs · Like
  • Israel Zefanias Meus caros, tenhos prisioneiros que nao tem a oportunidade de ler e saber das verdades patentes neste texto do Vaz. Portanto, permitam-me apenas partilha-lo com eles. Obrigado.
    7 hrs · Like · 4
  • Tony Ciprix Querem fazer revolucao sem revolucao.
    7 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Partilhe Israel, e faça com que muitos e muitos saibam que estes smedos nao fazem sentido. Não são nossos medos. São medos deles. Temos que sair deste cativeiro!
    7 hrs · Like · 5
  • Ismael C. Gocaldas Cativeiro para os frelos.
    7 hrs · Like
  • Joao Adolfo Faustino Cantengo A era do lambebotismo chegou ao seu fim c a queda do seu fomentador. Egidio fica descansado muitos n perceberam ainda que lamber bota n � virtude e nem integro. Eu pergunto vao fazer oke agora os lambebotas?
    7 hrs · Like · 1
  • Ivan Aurelio Sharas Ha um grupo de choque em quase todos bairros que andam a recolher NRs de cartao de eleitor. Depois de recolhido informam ao menos atentos que aqueles que nao votarem na FRELIMO serao penalizados pois eles vao descobrir atravez daquele Nr
    7 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Ivan, o voto é secreto. Não é possivel saber quem votou em que. Esteja descansado Ivan.
    7 hrs · Like · 1
  • Lucha Pereira estão desesperados, porque sabem que o povo abriu os olhos.
    7 hrs · Like · 2
  • Nito Ivo ya, hoje escreveste Vaz! Embora termina com propaganda, o teu raciocínio eh real.
    7 hrs · Like · 4
  • Fernado Pessoa caro tony so pelo facto da frelimo ir a oposicao ja e uma revolucao acorda o sol ja nasceu para um novo amanha
    7 hrs · Like · 4
  • Jorge Baptista Alguineiro Eu acho que ninguem intimida a ninguem e ninguem teme a nada. Bem haja a Democracia, bem haja a paz, Moçambique oyeeeeeeeeeeeee
    7 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Assim seja caro Jorge Baptista Alguineiro. Assim seja. Hehehe
    7 hrs · Like · 1
  • Joao Adolfo Faustino Cantengo A era do lambebotismo chegou ao seu fim c a queda do seu fomentador. Egidio fica descansado muitos n perceberam ainda que lamber bota n � virtude e nem i[...]
    7 hrs · Like
  • Tony Ciprix Nao entendeste Fernando Pessoa. Os propangadistas de platao querem simular uma revolucao, mas sem de facto revolucionar nada. Por isso a difusao da ideia de colapso. Ora porque a oposicao nao tem quadros, ora porque nao tem experiencia de governacao. Assim o pais vai regredir. Foi o que me disse o estudante perplexo querendo ouvir a minha opiniao.
    7 hrs · Like · 4
  • Egidio Vaz Explicações sem sentido Professor Tony Ciprix, típicas de um analfabeto que tenta alfabetizar o outro. O Estado é uma conquista dos moçambicanos, é real. Continuará a cobrar impostos e a implementar planos. Não vai coalpsar coisa nenhuma. Pelo contrário, descobriremos que afinal, ele tem o potnecial de se fortalecer mais rapidademte com estes abutres fora do poder.
    6 hrs · Like · 4
  • Tony Ciprix E eu disse mais: mesmo que esvaziem os cofres caso percam o poder, havera mecanismos de cobranca ao que pertence ao Estado.
    6 hrs · Like · 3
  • Egidio Vaz Se esvaziarem os cofres o governo seguinte vai caça-los, e encarcelá-los e o dinheiro revertido ao EStado. Não se rouba nada no Estado sem que o proprio estado tenha conhecimento do roubo. Está tudo registado. Heheheh
    6 hrs · Like · 2
  • Mar Judit Muhate Para além dessa agenda de perseguição e de ódio, o que é que essa apregoada mudança nos vai proporcionar? O que será feito de melhor? Como? Como é que objectivam resolver a questão do desemprego (especialmente para adultos não escolarizados e jovens), a habitação (jovens, especialmente, e donde virão os recursos), o transporte (não me fale do comboio eléctrico, de Maputo a Cabo-delgado), a saúde (mais médicos e mais e melhores hospitais), a educação (sabendo-se que o factor humano é o principal calcanhar de aquiles), a urbanização, a agricultura, o ambiente (sabendo-se que áreas florestais foram ocupadas pelas famosas bases), a cultura, a segurança, etc, etc, etc (considerando, especialmente, que perspectivam a redução dos impostos)? E como é que isso se vai reflectir na mesa dos moçambicanos?
    6 hrs · Like · 1
  • Fernado Pessoa de que quadro caro tnoy se refere quadro de gatunagem ai sim nao temos e nem queremos
    6 hrs · Like · 1
  • Eurico Chichango Júnior TENHO MEDO DA MUDANÇA! ELA PODE CUSTAR MUITO CARO... NAO ESTOU PREPARADO PARA VER O SANGUE DO MEU POVO A SER DERAMADO. A RENAMO, COM POUCOS RECURSOS, CONSEGUIU INSTABILIZAR O PAIS E PROVOCAR GUERRA. A FRELIMO NA OPOSICAO TEM CAPACIDADE DE FAZER PIOR.
    6 hrs · Edited · Like
  • Eurico Chichango Júnior Sou covarde, sim.
    6 hrs · Like
  • Johane Zonjo Pode pesquisar mano. Se quiser me entrevistar estarei disponivel. Sao raras as vezes em que a gente se torna sujeito de pesquisa. Bom sabado para si e continuacao de uma boa campanha. Abracao
    6 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Seguramente que irei entrevistá-lo. As informações sairaao de si e não de terceiros. Abraços mais velho Johane Zonjo. PS: Você é um grande quadro da república, funcionário do Estado e trabalhador em funções nevralgicas deste país. Diria mais. Mas fica aqui o meu respeito em relação a sua pessoa.
    6 hrs · Like · 2
  • Tony Ciprix O que a maioria nao entende e compreende Egidio Vaz é essa distincao entre Estado , Governo e Partido. Infelizmente ca o partido e o governo sao mais fortes que o Estado. Por isso essa confusao na cabeca da juventude. Aqui entre nós temos mais politicas de governo que de Estado. Por isso que cada governante que entra descontinua o que o anterior fez. Temos de criar o Estado ainda. Esses ali somente tem o governo.
    6 hrs · Like · 4
  • Fernado Pessoa este tony ainda esta a dormir acorda meu irmao todos nos somos quadro o que falta e disciplina etica saber destinguir o bem do mal
    6 hrs · Like
  • Mar Judit Muhate Quando falo de adultos não escolarizados refiro-me, especialmente, aos vossos guerrilheiros, a quem Vocês não deram outra alternativa, senão a de ficar encurralado no mato!
    6 hrs · Like
  • Egidio Vaz Mar Judit Muhate está fora da conversa. Volte ao essencial por favor.
    6 hrs · Like
  • Pedro Armando Nesse momento estou no auditório tendo seminário, logo que vi sua publicação, le e novamente a reler. De facto certas publicações suas são tocantes e abre a mente de qualquer um que for a ler e entender o conteúdo. ... estas de parabéns Caro Egidio Vaz
    6 hrs · Like · 3
  • Arcenio Inacio Hehehehehe
    6 hrs · Like
  • Arcenio Inacio Mano EV em grande!
    6 hrs · Like · 1
  • Fernado Pessoa vc por acaso estudou
    6 hrs · Like
  • Nito Ivo ya, hoje escreveste Vaz! Embora termina com propaganda, o teu raciocínio eh real.
    6 hrs · Like
  • Fernado Pessoa caro tony os homens nao se medem aos palmos
    6 hrs · Like
  • Khamangira Ndindasse Mucolonhe chegou a hora tudo deve mudar, o novo dia o povo deve desfrutar e a alegria...
    6 hrs · Like · 2
  • Tony Ciprix Fernado Pessoa, tens um problema pessoal comigo? Centre-se no debate e nao ataque as pessoa. É um pedido de Ética no debate.
    6 hrs · Like
  • Mar Judit Muhate Não me parece, caro Egidio Vaz! Poderia associar o meu segundo comentário ao primeiro e responder-me, please!? Se diz, nas entrelinhas, que se não deve ter medo da mudança, o projecto de mudança que Vocês apresentam deve confirmar essa afirmação eu só estou a solicitar que fale dele e não do medo dos outros!
    6 hrs · Like · 1
  • Lauro DMiranda Guedes 75% dnantes dos nossos governantes foram professors/Docentesm
    6 hrs · Like
  • Isack Pilonthy Alela Egidez Vaz eu quero lhe sugerir algo: 
    -Ha uma pagina/usuario FILIPE NYUSI aqui no facebook que arrasta muitos cegos, serve de bengala pra muitos que náo vê. Gostaria que através dum ANÓMIMO o EGIDIO escreve-se no Mural dexe tal Nyusi d modo que este texto sirva de óculos pra aqueis irmaos que estào sendo mal direcionados.

    Lembrando uma passagem bíblica em que Jesus diz: NÂO VIM LEVAR OS, MAS SIM RESGATAR OS PECADORES. Quero com isso dizer: Nós, teus amigos, já estamos acordados. Ajude os que dormem. 
    Ou peça alguém pra fazer isso, escrever esse texto no mural do usuário filipe nyusi.
    Abraços!
    6 hrs · Like · 2
  • Lauro DMiranda Guedes e nada fazem por esta classe.
    6 hrs · Like
  • Fernado Pessoa caro tony porque havia te ter
    6 hrs · Like
  • Moz Friend hehehehehehehe a #FRELIMO.é vossa preocupação mem? escreveu muito texto para nada meu Sr. o povo sabe que você fuma muita soruma,e não só vocé tem problemas mentais! o mesmo povo sabe que caso queira saber da história da #FRELIMO,Irá recorer a um #FRELIMISTA. E não a um renamista,porque este sim pode melhor nos falar da história da renamo. saiba fazer campanha e não ande a baralhar mentes,fumaste muito nem? e estás armado em político.hahahaha sinceramente,isso é vergonhoso vê se mudas,e olha pare de fumar muita soruma.
    6 hrs · Edited · Like
  • Fernado Pessoa vc fuma o que repolho
    6 hrs · Like
  • Sergio Nhampompue Quem nao e da frelimo problema e dele.
    6 hrs · Like
  • Hélder Chambule POR QUÊ VOTAR EM DHLAKAMA??!
    6 hrs · Like · 1
  • Hugo Real N'mic mas tambem precisa-se reflectir do esforco feito por eles,como nas descoberta ultimas prk kualker k seja vencedr as bases ja estao feitas
    6 hrs · Like
  • Fernado Pessoa bases de mbavas ladroes corruptos
    6 hrs · Like
  • Elisio Matias Muahave Libertando o povo ao mais alto nível.
    6 hrs · Like
  • Américo Matavele Ok. Bela prosa e com intenções claras de propaganda. Tomara, este é tempo de campanha eleitoral, e é lícito que cada um faça a sua propaganda. Mas uma verdade é certa, e todos nós estamos ciebtes: a Frelimo vence estas eleições. Apesar de querermos ofuscar isto, temos todos em mente, e de acordo com os factos no terreno deste vasto Moçambique, que a Frelimo trabalhou para vencer estas eleições. Só uma visão periférica da máquina montada pela Frelimo em todo o país, desde os comités de círculo, passando pela distribuição das brigadas centrais e provinciais, sem contar com equipas especiais (Presidente do Partido, Presidente da OMM, JC), que fazem uma cobertura total, permanente e insistente do eleitorado, demonstra que o trabalho de base foi excelente. 

    O Candidato da Frelimo foi de longe aquele que mais espaço de Moçambique cobriu, e a sua passagem marcava o pico da propaganda. A boa nisso, é que ao sair dum local, as brigadas central e provinciais mantinham este pico com trabalho insistente sobre o eleitorado.

    Os pesos pesados da Frelimo vim o - los a fazer campanha porta a porta, e isso visa um certo resultado.

    Este é um facto que demonstra que a Frelimo vence estas eleições de uma forma folgada.

    Agora, se quisermos afastar os factos, e confiar na emoção, na sorte ou simplesmente projectar o nosso sentimento pelos eleitores, então aí há esperança. 

    Mas aviso: contra factos não há argumentos. 

    Abraços Frelimistas. 

    Até dia 15.
    6 hrs · Like · 5
  • Eddy Marchal Sochangana Parabems caro Egidio Vaz, eu acho k os jovems precisam libertarem-se do cativeiro.
    6 hrs · Like · 2
  • Ossifo James Lisboa Vão calar a boca, tenho pena das vossas linguas que ja nao terao botas para lamber. É ja dia 15.
    6 hrs · Like
  • Hélder Chambule VOTAR EM DHLAKAMA É LIBERTAR-SE??!!
    6 hrs · Like
  • Euclides Cumbe a mudanca e boa nos processos democraticos, que incuti ao povo o espirito de continuidade mostra que nao esta interessado na democracia mas sim quer continuar com os elevados indices de pobreza, desigualdades sociais, nepotismo... a alternancia da governanca num pais e sempre boa pois coloca os governantes implementarem seus projectos de governacao em beneficio dos que os elegeram...
    6 hrs · Like · 2
  • Daniell Mugabe Egidio Vaz com este post , mais uma vez, terás motivos pra dizer ( Eu Avisei ) . vocês ignoraram .
    6 hrs · Like · 1
  • Khamangira Ndindasse Mucolonhe vamos libertar-nos da Escravidao...
    6 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Respeitado Américo Matavele, o teu comentário faz sentido. Trata-se de um relatório de trabalho do seu candidato. De resto, já é por todos conhecido que
    1-O seu candidato é dos mais inexperientes políticos de entre os três
    2-Dhlakama e Daviz já estão neste "negócio" há mais tempo que ele.
    3-Dhlakama conhece Moçambique e os moçambicanos conhecem-no há mais de 30 anos. 
    4-Dhlakama visitou mais de 30 vezes cada canto deste país nos últimos trinta anos.
    5-Faz sentido que o seu candidato tivesse se esforçado tanto para se fazer conhecer. Ele é e continua a ser um ilustre desconhecido, carregado na "MACA" do partido. Boa sorte. Abraços e bom sabado. Continuação do bom trabalho. Gosto do que faz mais velho.
    6 hrs · Like · 8
  • Augusto Santos Xiii, isto está renhido.
    6 hrs · Like
  • Américo Matavele Thanks mano. Vejo que em suma esta a dizer que não havia necessidade de fazer update nenhum, o quer dizer que são favas contadas. Isso é uma assumpção, meu mano. E assumir é subjectivo. Os factos são tangíveis e produzem resultados sólidos, diferentemente da assumpção que por não se poder testar, os seus resultados são imprevisíveis. 

    Mas tudo bem, se é assim que tem certeza de que os resultados serão diferentes dos óbvios, não posso te demover, mano.

    Vamos até ao dia 15.
    6 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Mais velho, este TOM AMEAÇADOR DE 15 DE OUTUBRO JÁ ME PERTURBA. O que você sabe a mais que nao saiba que vai acontecer no dia 15 de Outbro? Eu pelo menos sei que as pessoas vao votar e depois, as 18 vai iniciar a contagem. Sabe de alguma coisa a mais mano Américo Matavele? Ou sabe que depois de contagem os numeros serão introduzidos no computador? É do computador que está a referir? Kikiikkikiki
    6 hrs · Like · 12
  • Guevara De Anchita Cuveiha eu so daquelex k so falo num fim do jogo por ixo dak pra dia 15 n falta muito
    6 hrs · Like
  • Cofe Emanuel Helena Titosse posição de NYUSI NO BOLETIM DE VOTO VAI LHE COMPLICAR MANINGUE, ISSO É UM FACTO
    5 hrs · Like · 1
  • Teixeira Teté da Silva Confiam nas fraudes nunca venceram por merito.
    5 hrs · Like · 2
  • Cofe Emanuel Helena Titosse estão confiar fraudes, este Américo Matavele, sabe Mais do que Diz....
    5 hrs · Like · 2
  • Chande Puna Quem tem medo, o problema e dele
    5 hrs · Like
  • Miguel M. Uamusse Egidio Vaz, Nao agita povo a votar para mudar só para mudar, isto porque é visivel o que a FRELIMO tem feito para este povo principalmente nos ultimos 10 anos de recordar que quando iniciamos a faculdade näo havia a ponte A.Guebuza, haviam poucas universidades, fracas infrastruturas até o parque industrial evoluio muito bem. eu acho que devemos valorizar nas coisas boas que estamos a ver...
    5 hrs · Edited · Like · 1
  • Alfredo Macuácua Concordo plenamente com o Egidio Vaz; as pessoas estão com medo de mudança, pensam que este país sem a Frelimo vai colapsar... ora bolas! Qualquer Estado que se digne, vive com base nos impostos que colecta e em outras fontes legais e, logo, qualquer partido que assumir os destinos deste país vai gerí-lo com base nos fundos do próprio Estado e mais nada. A Frelimo nunca meteu "uma quinhenta" nos cofres do Estado... O Estado funciona com base nos recursos que nós, o povo moçambicano produzimos... os impostos directos ou indirectos que pagamos, etc... Eu voto na mudança!
    5 hrs · Like · 6
  • Fernado Pessoa caro miguel nao vem com historia niguem esta agitar niguem afrelimo naon fez nada se fez e vezes zero logo e igual a zero o que fez ja devia ser feito a muito tempo nao agora
    5 hrs · Like · 1
  • Tony Ciprix Miguel M. Uamusse, neste país temos muitas universidades ou instituicoes pos-secundarias e de ensino quase superior? É essa miopia analitica a que se deve continuar? Porque atirar cortina de areia para as maiorias sociais? Porque transformar um dever do zEstado num favor do Governo? Faz sentido manter escolas num estado miseravel e, em contra-partida, andar a construir um elefante branco como o Estadio Nacional? Tanta construcao de interesse particular e nao nacional para que? É isso a que vc chama de fazer muito?
    5 hrs · Like · 5
  • Eddy Marchal Sochangana Este senhor k diz d forma categórica k eles estão a trabalhar até na base, e tem uma máquina ja montada até ns comités d circulo, d certeza k refere-se a máquina d fraude, por isso temos k reflectirmos em volta destas declarações e fortificarmos a vigilancia, tomando em conta a vivacidad cm este senhor pronuncia-se a favor d tal máquina fraudulenta, por eles ja arquitectada, por isso eu apelo para k todos abraçemos com coragem e determinação a nossa missão d vigiar o nosso voto, e onde aparecer um para ns perturbar cm arma sob as ordems do regime, temos sim, k mostrar a eles k estamos mesmos dispostos a emtregarmos as nossas vidas pela nossa liberdade e saida do cativeiro. Viva a união da juventud para revolução?
    5 hrs · Like · 3
  • Adriano Senete Epa, .... daqui a pouco teremos o Dlhakama como figura do ano/seculo. Ganhando ou nao as eleicoes ....
    5 hrs · Like · 1
  • Elson Ligendre Obrigado Vaz.
    5 hrs · Like
  • Cremildo Nhoela Caro Vaz, todo esta dito, estamos juntos nessa
    5 hrs · Like
  • Julio Lilito Boene Excelentes perspectivas. Concluo que todos nós queremos mudanças. A disputa será entre a mudança na continuidade vs mudança. Vamos lá votar.
    5 hrs · Like · 1
  • Bruno Florencio Caro Egidio, parabéns pela coerência e lucidez do seu discurso, pena que não hajam muitos mais assim... a todos os que tanto proclamam os feitos do partido no poder, especialmente nos últimos 10 anos, fiquem a saber que segundo o relatório "Análise da Pobreza em Moçambique", realizado para o grupo dos 19 principais doadores do Orçamento Geral do Estado moçambicano pela VU University, de Amsterdão, quando Armando Guebuza ascendeu à Presidência da República, em 2005, pouco mais de 54,7% dos mais de 20 milhões de moçambicanos viviam na miséria, e agora que se prepara terminar o último mandato a percentagem mantém-se quase inalterada, na casa dos 50%... apesar de cada dia vermos mais carros e casas de luxo nas nossas cidades...
    5 hrs · Like · 5
  • Américo Matavele Kikikikikikiki... Esta a fugir mano Egidio Vaz? O que sei esta patente no meu primeiro comentário. O resto que o mano sabe eu não sei. No meu primeiro comentário pus tudo em pratos limpos. O trabalho, mano. Somente o trabalho é que dá resultados.

    Eis:

    Ok. Bela prosa e com intenções claras de propaganda. Tomara, este é tempo de campanha eleitoral, e é lícito que cada um faça a sua propaganda. Mas uma verdade é certa, e todos nós estamos ciebtes: a Frelimo vence estas eleições. Apesar de querermos ofuscar isto, temos todos em mente, e de acordo com os factos no terreno deste vasto Moçambique, que a Frelimo trabalhou para vencer estas eleições. Só uma visão periférica da máquina montada pela Frelimo em todo o país, desde os comités de círculo, passando pela distribuição das brigadas centrais e provinciais, sem contar com equipas especiais (Presidente do Partido, Presidente da OMM, JC), que fazem uma cobertura total, permanente e insistente do eleitorado, demonstra que o trabalho de base foi excelente. 

    O Candidato da Frelimo foi de longe aquele que mais espaço de Moçambique cobriu, e a sua passagem marcava o pico da propaganda. A boa nisso, é que ao sair dum local, as brigadas central e provinciais mantinham este pico com trabalho insistente sobre o eleitorado.

    Os pesos pesados da Frelimo vim o - los a fazer campanha porta a porta, e isso visa um certo resultado.

    Este é um facto que demonstra que a Frelimo vence estas eleições de uma forma folgada.

    Agora, se quisermos afastar os factos, e confiar na emoção, na sorte ou simplesmente projectar o nosso sentimento pelos eleitores, então aí há esperança. 

    Mas aviso: contra factos não há argumentos. 

    Abraços Frelimistas. 

    Até dia 15.

    NB: Dia é o dia da votação.
    4 hrs · Edited · Like · 1
  • Tony Ciprix Américo Matavele, como o senhor está? Este conceito trabalho de base é-me muito confuso o seu significado.
    4 hrs · Like
  • Germano Mutane Caro Egidio, está a colocar muito alta a fasquia. Sugiro que espere até ao dia 16 para não ter surpresas... O fenômeno fraude parece estar afastado dada a actual composição dos órgãos eleitorais...pelo menos é o que devia ser. O que te posso garantir é que nem tudo o que parece ser, será de facto no dia 15. Um abraço é bom fim de semana.
    4 hrs · Like
  • Caifadine Manasse Como é k um indivíduo estudado pensa k logo k ganhar eleições sua prioridade seja meter alguém num cativeiro ..se de facto está alinhado com seu presidente deviam ajustar o vosso discurso de um prometer vingança e outro não. Esta claro k se estão na escravidão desta forma será difícil de se libertarem Pk os moçambicanos pensam e lutam para maior união e convivência na diversidade apanágio estrutural da frelimo .
    4 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Onde é que deveria colocar a fasquia mano Germano Mutane? E porquê não pode ficar onde está? Porque acha que colocar a fasquia da vitória a oposição é imprudente e a Frelimo é mais lúcido? Bom sábado. E quando a revolução triunfar contamos consigo para pôr as algemas nas pernas e mãos como deve ser. Esta gente escrsviza-nos demais
    4 hrs · Like · 1
  • Caifadine Manasse Dr Egídio anda muito agastado ok se passa ...
    4 hrs · Like · 1
  • Mbuya Chaves Dezanove A posição de Nyusi reflecte os resultados do dia Dia 15 isso ja é o facto consumado só apelamos a calma e nada de roubalheira porque o povo está atento mesmo aonde a posição não tenha fiscais o povo vai vigiar por isso abandonem os truques de sempre desta vez teremos uma verdadeira governação genuína
    4 hrs · Like · 1
  • Lourenço Nhamue Tenho dito...favor, a todos membros e simpatizantes da Frelimo não deixem de fazer campanha e apoiarem na Frelimo, de modo a garantir seu emprego ou cargo, mas no dia 15 paroxina quarta feira ao se dirigirem nas urnas de voto não se esqueçam de se libertarem das algemas! Viva a mudança!
    4 hrs · Like
  • Mbuya Chaves Dezanove Fiquem também na oposição só são cinco anos se a oposição nao conseguir satisfazer os anseios do povo em 2019 o povo julgará é só isso muito simples
    4 hrs · Like
  • Victor Sinai Faz sentido a análise mano Egídio Vaz
    4 hrs · Like · 1
  • Germano Mutane Meu caro Egidio, as enchentes de Dlakama não são de hoje.o acontece hoje é que temos meios como o facebook para comentarmos. Se estas pessoas todas que se acotovelam nos candidatos fossem de facto simpatizantes fiáveis poderia estar de acordo consigo. O que sucede é que na hora da verdade não estão lá para decidir. Minha vontade era vitória de Nhusi para presidente e a Frelimo com 48 % no parlamento para saber fazer coligações e negociar com os outros para aprovar leis. é apenas a minha vontade...
    4 hrs · Like · 2
  • Elidio Cuco Ninguem deve ter medo de mudanca do regime eh um processo normal, todas potencias tem o seu momento de ascensao e de queda.
    4 hrs · Like
  • Mbuya Chaves Dezanove Caro Germano até que podes ter razão, aliás tens muita razão, mas esqueceste um pormenor em afirmar que a oposição sempre ganhou bem e retumbante como os outros afirmam, a frelimo de tanto egoísmo não tem cultura de negociação é capaz de pedir 5% para formar governo de coligação caso o seu desejo seja feita, quanto aos enchentes eu acho que o povo desta vez fará justiça, o povo que anda se acotovelar se é que desta vez ganhou coragem, isso não é efeito Facebook mas sim efeito informação hoje em dia todo "Mundo" está informado e formado agora não andemos aqui a desinformar o que mais me preocupa são truques de roubalheira só
    4 hrs · Like
  • Magacebe Majacunene Um dos principais pilares de uma organização politica É o da convicção ideológica. COM a liberalização do mercado e dolarizacao da nossa economia , às convicções políticas e o debate ideológico têm vindo a sofrer de uma alarmante erosão. Muita pena. HÁ militantes de primeira que só se lembram das Bases em momentos como estes. Pergnta-se:o secretário do bairro do círculo estão mesmo motivados e com convicções suficientes para garantir na base qualquer que for a estratégia? Até na forma que alguns militantes de "primeira" falam parece de patrão para empregado. Aquele abraço de camaradagem foi substituido por um aperto de mão de conveniência.
    3 hrs · Like
  • Devis Gimo Medo de alternância revela muita imaturidade, democracia significa alternância, isso traz desenvolvimento pois, libertemo-nos disso
    3 hrs · Like · 1
  • Aniceto Jorge H. Massinga A política não são mais que meras palavras, demagogia pura e dura, há pessoas que acreditam em palavras e há as que acreditam em acções, normalmente o primeiro grupo tem como fonte a TV, principalmente a TVM, os outros procuram mais além, usando mais f...See More
    3 hrs · Like · 3
  • Marcy Da Conceição Parabens egidio vaz
    3 hrs · Like · 1
  • Mubaraca Saide Mombassa Hinga sama nivalungo brutal e pura realidade!!!
    3 hrs · Like
  • Mahamad Hanif Mussa "Estou com medo".
    2 hrs · Like
  • Daniel Guerra Guerra Frelimo eu voto em ti..
    2 hrs · Like
  • Germano Mutane caro Egidio Vaz, se o resultado for desfavorável ao seu candidato no dia 15 está preparado para aceitá-lo sem desculpas de fraude ou outras ? a pergunta tem como fundamento no facto de sempre que a oposição perde é porque A Frelimo fez fraude, mas quando a Frelimo perde ninguém levanta a bandeira da irregularidade. Eu estou preparado para aceitar embora seja pouco provável ,mas jogo é jogo e há três resultados possíveis. Convido assumirmos um pacto de aceitação pacífica dos resultados...
    1 hr · Like
  • Khamangira Ndindasse Mucolonhe como porque a oposicao, nao tem meio so tem o povo
    1 hr · Like
  • Lourenco Isaias Changua A Nata moçambicana em rubro. Excelente troca de ideias. Sem insultos. Como dizem os americanos :primeiro Moçambique, depois eu. Boa tarde.
    1 hr · Like
  • Onésio Orlando Nhaduco Arma Hi lexi xibandiduana pha
    1 hr · Like
  • Joao Mussuei Votando no DHL e na Renamo a vitória é do povo Moçambicano.
    48 mins · Like · 1
  • Raul Chambote Meus parabens Egidio Vaz, porque hoje você impôs uma agenda: discutir ideias e não multidões.
    41 mins · Like · 1
  • Dias Coutinho Senhor Miguel! Escrevo-lhe daqui porque vi que ali nao haveriamos de nos entender. Esta claro que nos ultimos de anos houveram mais universidades e escolas como o senhor bem afirma. Mas na minha opinia, essas faculdades/universidades nao formam massas pensantes, pessoas com capacidade critica e reflexiva. Sbe qual e' o actual sistema nacional de educacao? Se o senhor tem filhos, netos e ou sobrinhos que estudam em uma das escolas do pais, quero concordar que sao poucos que consequem ler e escrever razoavelmente, nao falarei bem, porque hoje o sistema vai de mal a pior. O actual sistema nao esta formar jovens e dirigentes do futuro, mas sim esta a assassinar. Eu nao acredito que ukm governo serio encha de faculdades e universidades em todo canto do pais, mas que nada se tira proveito ou se aprende para o amanha. Pense nos teus filhos, amanha e sempre. Eu sou pequeno em relacao ao senhor, mas grande em termos de ideologia. INVENTE e FALE outra coisa.
    37 mins · Like · 1
  • Manuel Moises Americo 39 anos é muito. Chega d sermos cumplices deste regime, vamos testar outro partido por apenas 5 anos e depois faremos o balanço. Vamos votar em massa. Votou, Vigiou... Kikikiki
    27 mins · Like · 1
  • Raul Chambote Sera que Miguel M. Uamusse vive em Moçambique? Me parece que estraga mais a campanha da FRELIMO e do seu candidato no facebook ao invez de melhora-la. Hoje e amanhã não são dias para dizer disparates nem sobre os partidos e muito menos sobre os candidatos que apoiamos.
    26 mins · Like · 1
  • Dias Coutinho Sao esses desesperados que nao poderiam viver ou estar ca entre nos.

1 comentário:

Mateus Luciano disse...

O segredo e vigilancia e muita vigilancia , e chegado a nossa vez... Eu voto pela mudanca e pelo futuro dos meus netos isto porque os meus filhos ja foram destruidos pelo regime de 40.