domingo, 9 de novembro de 2014

A nova identidade do marine que matou bin Laden - Notícias - Internacional - Voz da Rússia

Osama bin Laden, morte, segredos, eua
Foto de arquivo

Na semana que vem, a TV norte-americana Fox News irá mostrar um documentário em que a identidade do homem que matou Osama bin Laden será revelada. No entanto, o anúncio já suscitou raiva nas fileiras dos Navy Seals, força especial da Marinha estadunidense que executou a operação.

Segundo o canal de televisão, o filme em questão, trata “dos últimos momentos” de bin Laden, o terrorista mais conhecido das últimas décadas. A TV afirma contar com a participação do comando militar.
Mas tem um assunto delicado: o estatuto das forças especiais da Marinha dos EUA exige que os membros delas não compartilhem informações sobre as suas atividades profissionais. Um comunicado do comando da força especial da Marinha citado pelo site Sofrep lembra que as suas missões implicam “pouco reconhecimento público pessoal”. “É a natureza da nossa profissão”, sublinha o documento.
No entanto, a vanglória tenta muitos, e o detalhe mais importante do documentário anunciado da Fox já vazou na Internet. O nome é Robert O'Neill, ele passou 16 anos no Navy Seals antes de se demitir. A informação é do mesmo Sofrep e já se espalhou pela mídia.
Nova versão
Talvez as 52 condecorações recebidas por O'Neill não bastassem e ele queira mais fama mundial. Segundo várias fontes, ele perdeu parte dos benefícios por se demitir antes de ter servido 20 anos. O rumor geral é que ele possa querer vender a sua história.
O'Neill não é o único “assassino de bin Laden”. O “herói” anterior foi Matt Bissonnette, autor do livro “No Easy Day” (“Dia Nada Fácil”, publicado sob o pseudônimo de Mark Owen), sobre o dia do ataque ao condomínio em que estava escondido Osama bin Laden.
É também interessante como mudam as versões. Bissonnette contava que estava sozinho no quarto com bin Laden e só atirou quando viu que ele estava pronto para pegar uma arma. Na versão que deverá ser transmitida pela Fox, a justificativa do disparo mortal passou de autodefesa para eliminação, já que a versão vazada sugere que O'Neill disparou o segundo do grupo, após um tiro errado de um companheiro seu. Disparou duas vezes contra o terrorista que estava empurrando uma mulher diante dele.
A verdade é que o assunto bin Laden já se tornou tema de especulações. Os leitores gostam de segredos revelados. E quando existem mais de uma versão da revelação, o interesse não se esgota, mas cresce. Já muitas versões que circulam ao mesmo tempo criam um ambiente de irrealidade.
A grande questão
O que é certo é que houve vários disparos de várias pessoas. O que interessa é se bin Laden devia ser morto. Os marines estadunidenses deviam ter seus motivos para levar o assunto à morte. Mas, no caso do terrorista número um do mundo, não valeria a pena interrogar?
Se Osama bin Laden foi achado em um esconderijo nada escondido (é uma mansão bem perto da sede dos militares paquistaneses) na cidade de Abbottabad, no Paquistão, graças a longos inquéritos dos serviços secretos e militares dos EUA, talvez o próprio bin Laden poderia servir para esclarecer algumas coisas? A fase final da operação "Lança de Neptuno" não tomou em conta que o adversário pode também servir como testemunha.
Um alvo para os extremistas
O jornal britânico The Daily Mail falou com o pai do militar estadunidense. Segundo ele, a família não teme vingança dos extremistas islâmicos. “Eu digo que vou pintar um grande alvo na porta de frente da minha casa e dizer ‘venham para nos pegar’”, são as palavras dele citadas pelo jornal. É uma entrevista um tanto arriscada, não só para a família, mas também para o país.
A Al-Qaeda tem um legado significante, com o principal herdeiro, o EI, tentando construir um califado islâmico internacional no Oriente Médio. E há outros grupos filiados ao movimento que supostamente organizou o 11 de setembro de 2001 pelo mundo inteiro. O chefe morreu, mas o grupo permanece na ativa.
Em uma entrevista recentemente publicada na Voz da Rússia, o perito belga Pieter van Ostaeyen afirmou que o problema era mais complexo do que se apresentava antes e era um assunto de civilização e cultura. E deste modo, o mundo deveria buscar mais formas de o solucionar.

A opinião do autor pode não coincidir com a opinião da redação.
  • #Hideki Takase
    Hideki Takase 7 Novembro, 21:06
    Por favor nao estraguem esse otimo site pondo essas baboseiras......Esse blabla de Bin Laden ja encheu.......Como um cara tao procurado foi simplesmente morto e jogado no mar???? Fala serio isso e chamar todos leitores de burros na caruda!!!! Que va pro inferno essa invencao americana de Bin Laden!!!!!
  • #ywhy
    ywhy Ontem, 02:39
    Bin laden e personagem fictício somente para enganar trouxas

Sem comentários: