sexta-feira, 28 de novembro de 2014

As estratégias para assegurar a sobrevivência de um partido

CHISSANO

As estratégias para assegurar a sobrevivência de um partido político não devem consistir num teatro de terror, na forma de intimidação a um Estado, para impor a sua vontade, porque ao invés de alargar a sua audiência e prestígio vão, pelo contrário, contribuir para o seu progressivo descrédito.

A acepção foi expressa pelo ex-presidente moçambicano, Joaquim Chissano, que considera infundadas as alegações da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique. A semelhança dos pleitos anteriores, a Renamo alega que as 5ª eleições multipartidárias havidas em Outubro último no país foram fraudulentas.
Segundo Chissano, a atitude tomada pela Renamo visa básica e fundamentalmente garantir a sua sobrevivência, na sequência dos fracassos que tem conhecido e, por conseguinte, o risco de ser suplantado. 
Aliás, vezes houve em que as suas acções teatrais foram, na óptica do antigo estadista, encenadas com o intuito de ganhar alguma audiência e prestígio político reflectidos nos resultados finais do último escrutínio.



Aliás, depois de perder 41 mandatos na Assembleia da República, o parlamento moçambicano, nas penúltimas eleições, a Renamo agora está recuperada depois de conseguir os actuais 89 assentos.
Todavia, a recuperação dos assentos perdidos resulta desse golpe teatral que aquele partido da oposição usou onde aparece como vítima, condescendente e flexível.
É como provocar barulho e depois vir a acalmar essa agitação e não parecer que foi o próprio autor dessa agitação, disse Chissano, acrescentando que na óptica das pessoas incapazes de compreender e muito menos de ver a verdadeira razão acabam achando que eles são homens de paz.
Apesar de tentar reabilitar e recuperar a sua imagem, os moçambicanos viram como o ex-movimento rebelde durante a fratricida e sangrenta guerra dos 16 anos voltou a preparar os seus quartéis anunciados, situação que levou o governo tomar algumas precauções para não agir quando as coisas estivessem muito mal.
Apareceram aqueles primeiros ataques a uma esquadra em Muxúnguè, e na sequência dessa tentativa do governo de parar essa preparação militar que estava a ser iniciada, devo dizer que foi com algum sucesso, porque a Renamo teve sempre homens armados, treinados, bem como desmobilizados que foram reequipados e não dependia de pessoas a serem treinadas de raiz, era um reagrupamento que estava a fazer, explicou Chissano.
A Renamo, segundo Chissano, declarou que desta vez seria impossível o governo fazer fraude, porque estava bem organizada, com todas as suas exigências cumpridas, feito que os tornou em um partido forte que pode impor a sua vontade ao governo.
A prova disso, foram as alterações na composição da Comissão Nacional de Eleições (CNE), no Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), coisa rara de encontrar em países, pois esses órgãos não são partidarizados, porque a administração das eleições pertence a um órgão do Estado, mas aqui tudo foi dado para garantir maior transparência, e mais do que isto seria quase impossível encontrar.
A sua representatividade foi em número suficiente nestes órgãos e eles próprios ficaram tão satisfeitos a ponto de terem declarado que iriam ganhar as eleições, porque as condições que eles exigiam estavam criadas, disse Chissano. 
No entanto, quando eles vêm alegar hoje que houve fraude massiva que dá uma diferença tão grande entre o vencedor e o vencido, eles próprios não acreditam, de facto, no que estão a dizer porque não é possível que sejam tão cegos para serem enganados dessa forma.
Eles sabem que perderam, acreditam que perderam, mas devem sair fora para limpar a cara para aparecerem as vítimas de novo, para que as pessoas os implorem para não fazer mal, disse Chissano, para quem a Renamo está habituada a essas coisas, acreditando que haverá gente que vai tentar segurar o seu braço, ombro, pedindo favores para que não façam isso e, por conseguinte, se tornam importantes, porquanto esse é o objectivo dessa farsa toda.
No entanto, Chissano lamenta o facto de a maioria das pessoas não fazer este tipo de análises o que aumenta esta propensão da Renamo recorrer a intimidação para tentar conquistar as suas ambições, mesmo utilizando armas, mas isso tem de acabar. 
O ex-estadista moçambicano apontou, por outro lado, o desarmamento que é preciso fazer e, na sua óptica, não sabe o que mais vai exigir a Renamo antes de aceitar desmilitarizar porque aquele antigo movimento rebelde sempre exigiu algo mais do que já foi negociado.
Como exemplo citou a presença de observadores militares estrangeiros que já se encontram no país, mas a Renamo aparece sempre com novas tácticas para tentar evitar o desarmamento. 
Desta feita, o governo deve manter a sua atitude, mesmo sabendo destas coisas todas, porque o desejo dos moçambicanos é evitar quaisquer baixas entre a população ou em propriedades, porque afinal a propriedade do Estado é da população e a Renamo quando destrói coisas não se lembra disso, que são os impostos das pessoas que contribuíram e construíram os bens aos seus próprios filhos.
Muita gente da Renamo orgulha-se de ter feito curso superior, mas estudou em universidades do Estado e mesmo as universidades privadas existentes no país foram possibilitadas pela governação existente no país, mas eles se esquecem disso, sublinhou Chissano.
O ex-presidente disse ainda que eles comem porque há camponeses que produzem, mas são esses camponeses que eles matam. 
Existem no país camionistas que transportam produtos de um lado para o outro, desde o material de construção, até de estradas que muitas vezes, segundo Chissano, ficam paralisadas porque há ataques e no fim os prejuízos recaem sobre a população. 
O político não descarta a possibilidade de a Renamo ter outros objectivos e insistir na tomada de poder pela força, mas o líder da Renamo já disse que era um absurdo haver um governo de unidade nacional, mas sim um governo de gestão que, na sua óptica, ele terá de explicar bem a sua essência, mas tudo indica que ele quer um lugar.
LE/SG
AIM – 28.11.2014

MAPROVOCO
Este senhor chissano, um presidente corrupto, ganhou duas eleicoes através de fraudes espectaculares que quase conduziram o pais a guerra se nao fosse a paciencia de Dlhakama. Assim ele esta a fazer crer ao mundo que nao houveram fraudes, a renamo é que um mau perdedor. Estas declaracoes do chissano é prenúncio de que o senhor "11 valores", Hermenegildo Cepeda Gamito, irá validar as eleicoes.

As estratégias para assegurar a sobrevivência de um partido político não devem consistir num “teatro de terror”, na forma de intimidação a um Estado,...
RM.CO.MZ
Like
Like ·  · 
  • 33 people like this.
  • Nelta Abel Kkkkk Unay me ganhaste maprovoco.não aguentei.mas desta vez esse senhor foi muito infeliz na sua intervenção perdeu a oportunidade de ficar calado.
    See Translation
    12 hrs · Like · 1
  • Unay Cambuma E este senhor e guebuza estao envolvidos na morte de samora. Chissano é bandido muito fingido. Até pode ser mais perigoso que Guebuza. Foi o filho dele que mandou matar o siba siba macucua.
    See Translation
    12 hrs · Like · 7
  • Orlando Simao Este e o resultado quando ladrao rouba pela primeira vez e e perdoado assim torna-se habito e procura a maneira de como se defender ao publico, depois de acordo de Roma em 1992,seguiram as eleicoes em 1994 e Dhlakama foi roubado e nao se manifestou assim ficou normal agora o ladrao e que esta a criticar a pessoa que lhe perdou
    See Translation
    12 hrs · Like · 3
  • Orlando Simao Nyusi no futuro ira usar a mesma palavra tb se caso o cota Dhkalama fazer o mesmo de ser um homem que perdoa
    See Translation
    12 hrs · Like · 1
  • Orlando Simao E sera o presidente de oposicao para sempre porque a frelimo ja dominaram a fraqueza de dhklakama
    See Translation
    12 hrs · Like
  • Baptista Magaia Todo povo de Mocambique e os dirigentes quero que me respondam esta pergunta AQUELE QUE ARMA A MENTE DO HOMEM E O QUE DESARMA, QUEM E O SUPERIOR?Entemdam bem oque esta neste pais a Frelimo arma a mente onde tanto sofrimento e criminalidade com a politica como se nao acontecesse nada, enquanto a Renamo desarma a mente estrategicamente ate o homem descobrir que estava sentado sobre sujidade. A pergunta e aquela respondam me
    See Translation
    12 hrs · Like
  • Baptista Magaia Onde dispota AAA ( 3A} J fica fora e muito menos F-- Desvendando AAA= AFONSO, ARMANDO, ALBERTO; J=JOAQUIM e F= FILIPE
    See Translation
    12 hrs · Like
  • Baptista Magaia Onde disputam AAA, J fora e muito menos F
    See Translation
    12 hrs · Like
  • Octávio Ramos Cardoso Este tipo teve tudo, para fazer de Moçambique, algo bom e grandioso. Entendeu ir pela via que se sabe.... deu no que deu. Lamentável. É um escroque!!!!
    See Translation
    12 hrs · Like
  • Domingos Rodrigues Oque que o pai dos corruptos que dizia que o cabrito come onde está amarado podia dizer?camaradas,os dias estão contados. e o povo,vio oque aconteçeu no dia de votação e chegou o tempo de arumarem malas para o iferno .
    See Translation
    11 hrs · Like
  • Mnj Moçambicana Já estamos fartos de histórias, hoje sabemos quem é a Frelimo, é só olhar para os nossos dirigentes e família, por mais que a Frelimo tenha uma parte boa, já não nos interessa queremos justiça igualdade um estado de direito…. Não precisam perder tempo, com falações, nos hoje, mais de que nunca sabemos que a Renamo foi sempre o vencedor….Vão pensando que moçambique é o vosso quintal, já pagamos pelos vossos esforços, pela vossa luta. Façam de moçambique, um moçambique dos moçambicanos trabalhem, mostrem que são a Frelimo de Samora Machel, Eduardo mondlane….
    Nunca conseguirão nê, lembram se da frase do Samora Machel,
    Um ambicioso é capaz de tudo;
    Vender a pátria só por causa da sua ambição e dos seus interesses individuais;
    Não sei se um ambicioso muda;
    A minha experiência prova que não;
    Muda de tática, mas não elimina a sua ambição;

    UM AMBICIOSO É CRIMINOSO AO MESMO TEMPO
    See Translation
    10 hrs · Edited · Like · 4
  • Cleyton Chico Senzia Chega ja nao a tempo para falar de palavras que asfexia o povo
    See Translation
    10 hrs · Like · 1
  • Joze Macovane DHLAKAMA.AVISA.DHLAKAMA.AVISA. . . . . “Em nome de todos os moçambicanos juntos, vamos despartidarizar o Estado. E digo mais, a Frelimo jamais formará um governo com base nos resultados eleitorais” – disse, jurando até em nome da sua mãe que, em nenhum momento, iria aceitar que “os que roubaram votos governem aqueles que de facto ganharam”. Diante de gritarias que não paravam, Dhlakama continuou com o seu discurso mostrando o conhecimento profundo que tem do território nacional. “Esse é um desafio de um político de mão cheia. Não sou político de meia tigela. Conheço Moçambique, sei o que aconteceu. Por isso chega” – determinou. Na mesma ocasião, Dhlakama disse que já sabe que o Conselho Constitucional não vai dizer coisa diferente da que disse a Comissão Nacional de Eleições, mas não vai permitir que isso aconteça. “O Conselho Constitucional é uma secção do partido Frelimo. É uma secção que está ao serviço do Comité Central da Frelimo, por isso, Alfredo Gamito, presidente do CC, não vai desobedecer a Guebuza. Aliás, se tentar desobedecer, Guebuza vai mandar rapta-lo ou então vai levar um tiro de AKM na testa” – avançou Dhlakama, demonstrando que não espera nada diferente por parte do CC. (Constantino André e redacção) MEDIA FAX – 28.11.2014
    See Translation
    9 hrs · Like · 6
  • Abdullah Afonso Aba Se este pais fosse como Portugal talvez esse senhor estaria na cadeia ,porque no seu mandato houve muita corupcao apartir do cabritismo foi um manso muito perigoso estilo rato que roe dedo e sopra,se calasse seria melhor,a unica coisa que fez no seu mandato foi de privatizacao das empresas publicas venda de casas de Apie para construir melhor hotel na franca e brasil,
    See Translation
    7 hrs · Like · 2
  • Miguel F. Makaringi Eu queria nascer depois da revolução, mas isto não se escolhe, então vou participar da revolução...Porque viver esta geração dá um aperto de nervos.
    See Translation
    6 hrs · Like · 1
  • Pedro Francisco Declaracoes inapropriadas ,convinha ele manter se calado ,foi infeliz
    See Translation
    6 hrs · Like · 1
  • Saimon Ynhasena Ynhasena chissano deveria estar calado porque mesmo no tempo dele nunca ganhou eleicoes porque nao calou?esse e outro k saiu muito desgastado estas a falar oque chissano?so nos nervar logo fim de semana
    See Translation
    6 hrs · Like
  • Sofanias José Nota A verdade o presidente da renamo tem toda razão.o nosso país em termos políticos tá muitíssimo mal.por isso mais força aí para a renamo.
    See Translation
    6 hrs · Like
  • Zeferino João Esse bicho tem vindo a mostrar k algo nao anda bem na cabeça dele.
    See Translation
    5 hrs · Like
  • Augusto Manuel YA CHISSANO DEVERIA CALAR PARA NO MÍNIMO PRESERVAR A SUA IMAGEM QUE AINDA GOZA. É BOM NÃO FAZER DISCURSOS QUE ABREM VISTAS DE QUE ESTÃO CLARAMENE NA MESMA PANELA COM COM A LADROAGEM ACTUAL. Passaste, passaste, se continuar a falar mal dos sérios enquanto sabe a verdae e o povo também sabe, estás a estragar a tua imagem....
    See Translation
    5 hrs · Like · 1
  • Aziza Throne Os desesperos dos historicos que sempre acharam que eram donos absolutos. E agora sentem o terror com a horda de milhoes de curiosos
    See Translation
    5 hrs · Like · 2
  • Saimon Ynhasena Ynhasena ker ser visto k ainda esta aqui em mocambique porque nem e falado mais esse maluco
    See Translation
    5 hrs · Like
  • Magide Momade Tens a certeza .arrteu muito mal
    5 hrs · Like
  • Joaquim Fortunato Jorge Avanca a Revulucao !
    4 hrs · Like
  • Cristiano Manejo Vamos tentar ser serios pelo menos uma vz na vida meus dirigente..!
    See Translation
    4 hrs · Like
  • Sandro Nicols Tenha vergonha,agradeça Renamo pela riqueza que tens.
    See Translation
    4 hrs · Like
  • Saimon Ynhasena Ynhasena dava lhe envergonhar em 1999 ek nao havia muita materia como esse ano,como vai falar uma coisa dessa eu pensei k o chissano era serio afinal e o outro palhaco tambem?
    See Translation
    4 hrs · Like
  • Samuel Simango Meus caros. Em algum momento devemos reflectir sobre as fraquezas dos líderes da oposição em Moçambique se de facto almejamos governar este país. Gostaria que tomassemos a política não só como prática populista mas também como ciência. Procuremos, honestamente analisar a sustentabilidade política a médio prazo dos discursos dos líderes da oposição. Tenho alguma dificuldade de enxergar os objectivos discursivos. Bem posso estar enganado. Tomara que sim.
    See Translation
    4 hrs · Like · 1
  • Orlando Simao Este senhor Chissano esta a sujar a imagem dele de um diplomatico, se calasse a boca seria melhor, roubou muito diplomaticamente e mentia la fora porque o povo mocambicano nao tinha uma boa formacao academica ate o povo ere manipulado a odeiar a Renamo e o Dhlakama mas o povo agora abriu os olhos e tem uma visao politica da realidade, assim seria melhor o Chissano calasse a boca. Cabrito come onde esta arramado com este discurso fomentou muita corrupcao e o seu homologo veio com outra a luta contra a a pobreza absoluta para se tornar o homem mais rico de Moz juntamente com a filha e familiares deles e da esposa grupo dos comerciantes.
    See Translation
    3 hrs · Like
  • Orlando Simao Samuel Simango a ciencia e coisa abstrata nos queremos a realidade, a realidade e o povo que clamam pelo lider que votaram, para ter a ciencia primeiro deve haver um ser humano, sai dos livros para a realidade os Europeus nos condenam por causa da ciencia alguns ne sabem bem da nossa realidade mocambicana mas debate acerca da situacao mocambicana querem na Europa ou na Harvard.
    See Translation
    3 hrs · Like · 1
  • Orlando Simao Ja faz 39 anos que a Felimo esta no poder nao muadaram nada a nao ser os puxas sacos deles. os trabalhadores sao obrigado a ter cartao vermelho mesmo com a capacidade intelectaual e competente na area tens que pertencer ao partido
    See Translation
    3 hrs · Like
  • Unay Cambuma Chissano nunca foi diplomata nenhum mas um rato fingido. O que ele ja fez pela africa? Nao conseguiu resol er o problema de joseph kony no uganda.
    See Translation
    3 hrs · Like · 1
  • Unay Cambuma Quem escangalhou o pais foi chissano, o guebuza apenas veio fazer o ''finish the job''.
    See Translation
    1 hr · Edited · Like · 2
  • Orlando Simao that is my br
    3 hrs · Like
  • Samuel Simango Meu caro Orlando Simao. Quero em principio respeitar o seu ponto de vista, da mesma maneira que devemos respeitar o que outros pensam. Não é minha intenção proporcionar debates estéreis. Pretendo que não nos cinjamos apenas no ataque aos nossos adversários porque isso qualquer membro da Renamo, MDM, PDD e outros podemos fazer. Julgo não contribuirmos para a solidificação organizacional da oposição se não nos determos também na análise das nossas fraquezas. Se não admitirmos que também temos fraquezas dificilmente manteremos um discurso sustentável e mobilizador. Pura reflexão.
    See Translation
    3 hrs · Like
  • Orlando Simao Ai sim o problema e que a Frelimo tb nao deixa outros partido a espor seu talentos dai o povo pode voltar a votar outravez na frelimo se outros partidos nao satisfazer a vontade do povo, sei que nao e facil agradar a todos mais no minimo o povo ira notar a diferenca
    See Translation
    3 hrs · Like
  • Tommy Do Lapis Sr Chissano, Eu nao votei na Frelimo e nem no seu candidato, e nunca votarei. (meu voto e' secreto, mas n foi na frelimo)
    See Translation
    2 hrs · Edited · Like · 1
  • Dercio Ferreira Senhor perdeu a oportunidade de ficar calado.acha que aqui só tem burros?
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Osvaldo Ferreira Não foi por causa da renamo que tive que sair do meu país!!chissano es um nharro .não fizeste nada por Moçambique es uma merda ..
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Armando Carlos N-Cate O Chissano é a frelimo,não pode deixar de defender o seu partido pela razão diz isso. Mas na minha visão a frelimo desta vez não tem como foram bem apanhados,melhor deixe as pastas para a oposição para vermos uma diferença que acha,39 anos mas não sentem vergonha vocês senhores da frelimo
    See Translation
    2 hrs · Like · 1
  • Saimon Ynhasena Ynhasena esse de simango nao estou a lhe preceber bem ok ele ker mesmo no concreto estas adar muitas volta keres ok diz?o povo ker k dlhakama governe e k ele nao seja burlado enquando ele e kem venceu vamos num assunto concreto eu ja nao confio voces os simango pa deixa arenamo e dlhakama fazer a sua parte,voce ja fez ok por mozambique?
    See Translation
    2 hrs · Edited · Like
  • Saimon Ynhasena Ynhasena so sabe criticar so ciencia de ok?nos estamos a criticar o chissano porque as eleicoes nao foram justas e nem transparente como esperavamos k haviam de ser justas e hoje diz k a renamo sempre k perde faz teatro isso e abuso!e dlhakama nao vejo nenhum descurso mal feita porque esta a explicar o povo sobre a posicao da renamo e agradecer por votar na renamo e no dlhakama e ouvir o sentimento do povo ok mais ker simango?podem tentar defamar ja nao e o tempo, mdm pdd a onde isso?opovo kr coisas serias
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Antonio Alberto Saene vamos dar boa maneira e exemplare para o novo governo de gestao
    See Translation
    1 hr · Like
  • Eddy Ululu Mr Chissano People cry not because they are weak. It is because they have been strong for too long. Do you still remember what happened in Montepuez in 1999? I bet you remember what happened and how it happened
    1 hr · Edited · Like
  • Amisse Ali Aiuba A renamo nunca perdeu eleiçoes
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Unay Cambuma Desta vez a frelimo tem que escolher entre anular as eleicoes ou levar um tiro nos cornos.
    See Translation
    1 hr · Like
  • Eddy Ululu Nem tudo que o Senhor diz é verdade e nem tudo que o Senhor não diz não é verdade o Senhor faz nos pensar que tu sabes mas fica a saber já temos Cuidado de analisar as mentiras da verdade
    See Translation
    1 hr · Like
  • Badjai Namdhasse nao me espanta nada nesta vida. quem pensar k o chissano reformou apos governar o Pais por dekadas e k ele deixaria de apoiar o seu partido e o seu clã de Gaza é pork nao o conhece, e nao os conhece a todos eles. akilo é uma turma e vive se de favores e para tal kada um ali é obrgado a dar o maximo d si para merecer os tais favores. nao é por akaso k no lugar de ele reformar da politika ativa e dedikar se a uniao afrikana ou ONU ond tanto ambiciona prefere fazer asneiras tdo para nao deixar seu parti
  • Badjai Namdhasse para nao dexar seu partido e correligionarios kairem. ker comer de todos lados. eu se fosse ele dedikaria a minha vida a UA ou a ONU. é por kausa deste posicionamento politico ativo a nivel interno parcial k nao faz dele um diplomata da UA ou da ONU famoso. mas parece k ele nao sabe ou se sabe ignora pois para ele o importante é o partido governar mais 50 anos numa fila indiana de dirigentes k deverao incluir seus filhos e netos.
  • Antonio Luveve Samuel Simango, sinceramente nem....!
  • Antonio Bawaze Disse chissano que lamenta porque muitas pessoas nao faz analise como ele. Sendo ele da frelimo estava dizer que muitos mocambcanos tem posicao diferente dos da frelimo significa ainda que muitos mocmbcanos nao estao a favor da frelimo sendo assim muitos votarao na oposicao. Agora qndo a renamo diz que ela ganhou e a frelimo perdeu estaa errada?
    See Translation

Sem comentários: