quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Construção da obra de 40 mil metros quadrados ocorreu apesar de várias ações judiciais

Erdogan inaugura palácio presidencial com mil quartos na Turquia

Construção da obra de 40 mil metros quadrados ocorreu apesar de várias ações judiciais

POR 

Presidente turco Recep Tayyip Erdogan posa no novo palácio presidencial de Ak Saray - ADEM ALTAN / AFP
PUBLICIDADE
ISTAMBUL — O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, inaugurou na quarta-feira, Dia da República Turca, um novo e polêmico palácio presidencial em Ancara. Embora um acidente em uma mina de carvão no sul do país, que deixou 18 presos, tenha feito ele cancelar a inauguração, Erdogan já abriu as portas do palácio para alguns visitantes.
Inicialmente, o edifício deveria servir como residência oficial do primeiro-ministro. Mas após ganhar as eleições presidenciais em agosto Erdogan decidiu que seria ele como chefe de Estado quem o ocuparia, aparentemente em acordo com a ideia de “Nova Turquia”, que tem propagado desde sua chegada à Presidência. Considerada até agora uma figura cerimonial, a Presidência foi apresentada por Erdogan em seus comícios como algo mais ativo, e ele defende mudanças constitucionais para aumentar os poderes do cargo.
A construção do novo palácio ocorreu apesar de várias ações judiciais contrárias, inclusive porque ele foi construído em terrenos onde não havia permissão para novas construções.
— Podem demolir se tiverem poder suficiente para fazê-lo. Não vão ser capazes de detê-lo. Eu o inaugurarei e o ocuparei. — disse ele em março deste ano, quando ainda era primeiro-ministro e antes das eleições presidenciais.
Construído em uma área de bosques que pertenceu a Mustafa Kemal Ataturk, e depois doada para o Estado pelo fundador da república turca moderna em 1937, a fazenda tem 200 mil metros quadrados, dos quais 40 mil foram construídos. O custo, não divulgado, é estimado em US$ 275 milhões.
Conhecido popularmente como Ak Saray, palácio branco em turco, o que joga com as siglas do partido de Erdogan, AK Parti, o complexo tem mil quartos e grandes esquemas de segurança, que incluem bunkers e túneis contra ataques químicos, além de uma sala de guerra subterrânea. Segundo a imprensa local, um dos escritórios está inspirado na Sala Oval da Casa Branca, em Washington, que também não teria nenhum elemento eletrônico como forma de proteção contra a espionagem.
A oposição turca criticou a mudança da residência oficial de Cankaya para o novo palácio, e também considerou o custo excessivo. Para os críticos, mais uma prova do “autoritarismo” crescente do presidente turco.


Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/erdogan-inaugura-palacio-presidencial-com-mil-quartos-na-turquia-14419089#ixzz3ICYy1MlQ

Sem comentários: