sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Governo volta a colocar FIR e FADM na Gorongosa


Ouvir com webReader
“Os militares devem manter-se em prontidão combativa nas regiões conflituosas no país” – José Mandra, vice-ministro do Interior 
O Governo voltou a accionar, esta semana, as suas posições militares localizadas na Gorongosa, zona que há meses atrás foi palco de conflito armado, exactamente porque o Governo havia expedido tropas para combater os guerrilheiros da Renamo. 
Segundo o vice-ministro do Interior, José Mandra, a consolidação das posições militares localizadas nas matas da Gorongosa, tem como objectivo a “precaução”. 
Segundo Mandra, para além das conversações, o país ainda está em ebulição eleitoral, e espera-se pela homologação dos resultados finais, e o Governo achou melhor manter em prontidão de combate todas as forças militares, para evitar eventuais incidentes futuros.
Mandra confirmou que já estão colocadas equipas das Forças de Defesa e Segurança em diferentes regiões do país, principalmente em zonas consideradas conflituosas, para responder a “qualquer situação”.
“A Gorongosa faz parte das regiões do país em que se registaram confrontos armados, por isso há que se precaver”, disse. Recorde-se que o conflito armado recentemente terminado também teve o mesmo início. O Governo começou a expedir tropas para a Gorongosa, com o alegado objectivo de proteger a população, quando, na verdade, era para combater a Renamo, o que culminou com o condicionamento da travessia do Save, que passou a ser feita com escolta militar.
Uma das subunidades militares reforçada pelas FADM é a da antiga residência do presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, assaltada pelo Governo a 21 de Outubro do ano passado, tendo sido assassinado, nesse ataque, o deputado da Renamo Armindo Milaco. (José Jeco)
CANALMOZ – 14.11.201

Sem comentários: