sexta-feira, 21 de novembro de 2014

INTERCALARES” DE CUAMBA: Renamo já tem candidato


Ouvir com webReader
A POUCO menos de um mês para a realização das eleições intercalares na autarquia de Cuamba, na província do Niassa, apenas a Renamo tornou público o nome do seu candidato a presidente deste estratégico município.
Trata-se de Manuel Buanacasso, PROFESSOR secundário daquela cidade.
Buanacasso vai disputar o cargo de edil de Cuamba com um dos três pré-candidatos da Frelimo, nomeadamente Zacarias Filipe, director do Instituto de Formação de PROFESSORES de Cuamba; Laurinda Luís, actual chefe das Finanças da edilidade; e Sérgio Matias Laica, funcionário da Saúde.
Um dos três seleccionados pela Frelimo para as suas eleições internas, segundo Cornélio Laísse, primeiro- secretário provincial deste partido no Niassa, deverá ser eleito amanhã candidato dos “camaradas”, quando os militantes do “batuque e maçaroca” se reunirem para indicar o substituto de Vicente da Costa Lourenço, falecido por doença.
Enquanto isso, esforços visando obter o nome do candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) foram infrutíferos, porque, depois de anunciados os RESULTADOS das últimas eleições legislativas, presidenciais e das assembleias provinciais pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a sede do “galo”, em Lichinga, encontra-se trancada a sete chaves e os números telefónicos com os quais contactávamos os dirigentes deste partido durante o processo eleitoral estão praticamente mudos.
Porém, informações não oficiais que circulam na cidade económica de Cuamba revelam que o partido de Daviz Simango poderá apostar, de novo, no jovem professor secundário, que nas últimas eleições autárquicas concorreu e perdeu a favor de Vicente da Costa Lourenço.
STAE NO TERRENO
Por outro lado, o Secretariado da Administração Eleitoral do Niassa (STAE) está empenhado em criar condições logísticas, visando tornar estas eleições as MAIS organizadas de sempre, sendo que, nos últimos tempos, os responsáveis desta instituições têm-se deslocado com frequência à cidade de Cuamba para ver, no terreno, as condições existentes, nomeadamente locais onde vão funcionar as assembleias de voto, a selecção dos membros, a provisão dos meios circulantes, alimentação, entre outras necessidades.
Outro assunto que tem dominado as conversas dos cidadãos de Cuamba tem a ver com a organização da educação cívica, um processo no qual se pensa envolver, este ano, todos os residentes de Cuamba, através das respectivas organizações sociais, económicas e políticas. Na SEMANA passada, a CNE aprovou a inscrição dos partidos Frelimo, Renamo e MDM com vista à sua participação nesta eleição.
O Conselho de Ministros marcou para o dia 17 de Dezembro a realização de eleições intercalares no segundo maior município da província do Niassa, na sequência da morte, por doença, do anterior edil, Vicente da COSTA Lourenço.
De acordo com o porta-voz da CNE, Paulo Cuiníca, até ao momento apenas a Frelimo, a Renamo e o MDM apresentaram, formalmente, vontade de concorrer neste escrutínio, esperando-se que até ao término do prazo de inscrições – 28 deste mês – MAIS formações políticas e/ou grupos de cidadãos eleitores manifestem o desejo de disputar o CARGO.
A fonte disse ainda que no mesmo período a CNE vai proceder à recepção de candidaturas para a corrida eleitoral que se avizinha.
De acordo com o calendário eleitoral aprovado pela Comissão Nacional de Eleições, os partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos eleitores que queiram concorrer ao cargo de presidente do município de Cuamba devem-se inscrever e apresentar candidaturas até ao dia 28 deste mês.
Terminado este prazo, a CNE irá, segundo o referido calendário, proceder à apreciação e posterior aprovação das candidaturas, de modo a habilitar os concorrentes a procederem à campanha eleitoral, que iniciará a 3 de Dezembro e terminará a 14 do mesmo mês, dois dias antes da votação, que será a 17 de Dezembro.
NOTÍCIAS – 22.11.2014

Sem comentários: