quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Lendo o Canal de Moçambique chego as seguintes conclusões:


 Lendo o Canal de Moçambique chego as seguintes conclusões:
- Na óptica deste jornal Salomão Moyana devia ter votado contra somente por ter sido indicado pela oposição;
- Que os vogais oriundos da oposição deviam votar contra independemente da forma como as eleições decorrem;
- Que Salomão Moyana só seria Messias se seu sentido de voto fosse a vontade daquele jornal;
- Nesta entrevista a Dra Iraé, Matias De Jesus Júnior não esconde o seu ódio à Frelimo olhando para as pessoas com base na sua filiação partidária e não nas suas competências;
- Que para Matias e o Canal as competências não contam para ser considerado profissional se você for membro da Frelimo;
- Há intolerância naquele jornal para com as pessoas que pensam diferente;
- Que o Matias não sabe que fazer parte, criar etc um partido político é um constitucional direito;
- Em nenhum momento Matias chega a mostrar a tal promiscuidade que propala no caso da Diakonia;
- Concordo com a Dra Iraé, Matias De Jesus Júnior é miúdo e não percebe muita coisa dai a confusão que faz na abordagem dos assuntos;
- Que Matias precisa de ir ao terreno e deixar de ficar a espera de encomendas para fazer jornalismo.

Like · 
  • 39 people like this.
  • Américo Matavele Kikikikikikiki... Nthla!
    7 hrs · Like · 3
  • Noa Inacio Nyusi Irae Lundin não perdoa esmaga ao vivo.
    7 hrs · Like · 2
  • Edmundo Chauque DIZEM QUE É O MELHOR JORNALISTA
    7 hrs · Like
  • Noa Inacio Nyusi Da redacção dele? Eh o editor, isso significa algo.
    7 hrs · Like · 1
  • David Mauricio Bamo Escreve o que lhe vai na alma...é mais poeta que qualquer outra coisa!
    7 hrs · Like · 2
  • Homer Wolf eh eh eh... nunca vi "vencedores" tao preocupados (e vitimizados) com qualquer assunto de "lana caprina"!
    6 hrs · Like · 3
  • Félix Esperanca Não sei não! Mas, o Matias parece-me o melhor jornalista da sua geração! E como humano, não é perfeito e naturalmente comete algumas irregularidades (leia-se erros), mas não afectam o brilhante serviço público que presta ao país...
    6 hrs · Edited · Like · 5
  • Nelson Livingston "comete algumas irregularidades (leia-se erros), mas não afectam o brilhante serviço público que presta ao país". Hehehehehehe... Essa de irregularidades que não afetam veio para ficar. Por favor mencionar autoria(s).
    6 hrs · Like · 13
  • Madina Issufo Concordo em partes contigo querido Lazaro Mauricio Bamo, mas que não se lhe retire o mérito dele ser brilhante. Tem tido sim alguns exageros e é bom que ele tenha amigos como tu, pessoas mais experientes que lhe possam chamar a razão para estes tipos de situações. Bom dia
    6 hrs · Like · 5
  • Homer Wolf Nao era sobre o valor do autor da entrevista que o Lazaro queria falar... Nao nos foquemos nisso. E' subjectivo
    6 hrs · Like · 6
  • Madina Issufo E essa coisa de associarem a idade dele com o possível "comportamento infantil" penso que não cai bem. Foco...
    6 hrs · Like · 4
  • Nilza Dacal Mas Lazaro Mauricio Bamo tu perdes tempo sabe? O canal é um jornalixo (capaz de eu estar ofendendo o lixo). Nao sou jornalista, mas eu nao avaliaria o facto de Moyana ter votado num em detrimento de outro, mas as razoes que o levaram a tomar tal atitude "lembrar que aquele Senhor é Jurista", ja quanto a Diakonia preciso dizer que a informacao me parece tendenciosa...
    6 hrs · Like
  • Lazaro Mauricio Bamo Homer Wolf foque-se, eu estou a falar do trabalho dele sim. Você acha que aquela conversa com Dra Iraé tem alguma estrutura lógica? Isso de serviço público é subjectivo, muito subjectivo. Félix Esperancanão sei que serviço público é esse que limita as liberdades das pessoas.Madina Issufo a idade não são os anos (eu particularmente sou novo) falo da abordagem de assuntos, a maturidade que temos que ter para investigar assuntos e depois trazer para o debate público.
    6 hrs · Like · 3
  • Lazaro Mauricio Bamo Eu leio tudo e indigna-me o facto das pessoas não querem debater estes graves problemas, minimizados em "irregularidades" (risos Nelson Livingston ).
    6 hrs · Edited · Like · 1
  • Nelson Livingston "minimizados em irregularidades" e pior que isso, irregularidades que não afetam hihihihihih
    6 hrs · Like · 2
  • José Francisco Narciso Este jornal eu não leiria jamais se estivesse vivendo no País.
    6 hrs · Like
  • Homer Wolf Ah nao tinha entendido... Se afinal o focus e' o sujeito e nao o objecto, "atao" to fora
    6 hrs · Like
  • Lazaro Mauricio Bamo Homer Wolf vou a minerva comprar o quadro branco para escrever com letras grossas e vermelhas, só assim você poderás entender.
    6 hrs · Like
  • Homer Wolf To pidiri provetar fazer disenho dere
    6 hrs · Like
  • Atanásio Marcos Quando nos falta a humildade e a coerência caímos no ridículo. a coberto da liberdade de imprensa e expressão se cometem os mais elementares atropelos , só porque não se revê nesta ou naquela posição...
    5 hrs · Like · 5
  • Lazaro Mauricio Bamo Atanásio Marcos, estamos perante uma clara aberração de alguns companheiros em nome da liberdade de imprensa e de expressão.
    5 hrs · Like · 1
  • Anita Chichava Sem palavras.
    4 hrs · Like
  • Egidio Vaz Nilza Dacal, o termo jornalixo vem da conjugação de duas palavras: jornal ou jornalismo e lixo. Milton Machel foi quem criou o termo. Não concordo contigo quando dizes que o Canal é um jornalixo. O Canal é jornal de verdade e faz jornalismo político a sério. Isto porém não significa que alguns dos seus textos sejam objecto de crítica. Ora, eu iria sugerir concentrar nos argumentos do Lazaro, que são objectivos do que insultar o jornal, não acrescenta nada ao debate.
    3 hrs · Like · 4
  • Nilza Dacal Nao conhecia o termo usado por Milton + ja agora dizer que aquilo é jornalismo a serio. Mano Vaz ando preocupada contigo... Uma coisa sem evidencias, baseada em comentarios do facebook levados ao jornal? Estas a assustar me profissionalmente ... Serio
    3 hrs · Like
  • Egidio Vaz O que foi ao jornal sem devido tratamento jornalístico deve ser criticado. E você que sabe dos factos devia trazê-los a baila. Quais são os factos retirados do Facebook Nilza Dacal? De novo, dizes estar preocupada comigo sem justificar porquê
    3 hrs · Like
  • Nilza Dacal Nao sou jornalista, mas percebo que nao ha evidencias sufcientes para transformar algumas coisas em noticia, so nao kero estar ak a falar nomes + sinceramente Vaz
    3 hrs · Like
  • Nilza Dacal Nao è meu papel faze-lo + aguarde que o Canal vai receber a sua porcao. Es homem de noticia pois nao? Espere... Fiquei escandalizada com algumas coisas que para um dos membros do canal se tornaram factos. Nao os vou revelar num post por se tratar de questoes profissionais. + vira a supetficie, aguarde ou dado a sua profissao... Investigue mano Vaz
    3 hrs · Like
  • Egidio Vaz De que assunto se refere Nilza Dacal? Em relação a Salomão Moyana, ele foi ouvido. Em relação a Diakonia, também. De novo, isto não significa que o texto tenha saído imaculado, pelo que prefiro apreciar antes os argumentos do Lazaro Mauricio Bamo e os contra argumentos do que embarcar na desqualificação generalizada. PS: o jornalixo de que fala tem na presidência da República seu maior cliente individual. Não me.diga que lá n a presidência gostam de.comer lixo.
    3 hrs · Like
  • Nilza Dacal Nao a Diakonia. Ao Moyana apenas acho que se deve avaliar com base no argumento que o levou a agir de tal forma
    2 hrs · Like
  • Nilza Dacal Information is also power. Toda a gente precisa de saber o que circula na praca em que opera ou lidera. O que nao quer dizer que a informacao seja de qualidade. Percebes?
    2 hrs · Like
  • Rui Miguel Lamarques Alguém pode postar os textos em causa aqui? Assim nós podemos contribuir para o debate.
    2 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Se a Nilza Dacal tem muita informação e me.manda aguardar ou me manda investigar sobre porções do Canal, eu não sei o que estamos a fazer já. Estamos a discutir a notícia ou o profissionalismo ou as consequências do que o Canal espera arcar. De novo, Estou a dizer que os textos devem ser analisados como tais, se quisermos ser objectivos
    2 hrs · Like
  • Nilza Dacal Estamos a discitir o profissionalismo na propria noticia. Para vir ao consumidor final precisa estar conzinhada e com factos capazes de ser avaliados. O que nao acontece
    2 hrs · Like
  • Nilza Dacal As noticias para serem consumidos tem de ser acompanhadas com dados factuais, e + com provas concretas, quando se trata de falta de evidencias como eu posso avaliar a noticia?
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz Nilza Dacal, a não ser que tenhamos um entendimento diferente da notícia, existe um processo de apuração específico no jornalismo através do qual se afere a verdade. Você deve ter antes certeza que passou por eles. É também possível identificar na notícia este esforço. Mas também existe outros gêneros m noticiosos, desde a crónica e opinião
    2 hrs · Like · 1
  • Nilza Dacal Entao o canal usa cronica de opiniao e nao dados factuais. Porque nao o vejo a trazer provas. Thats the point
    2 hrs · Like
  • Nilza Dacal Cronica e opiniao desculpa
    2 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque Assistindo só.... 
    2 hrs · Like
  • Nilza Dacal A cronica è um relato de um jornalista de um determinado evento onde ele combina o relato do evento sobre o evento, com a impressao ou as emocoes que provocou no jornalista. E' isto que o canal faz? Descricao livre Egidio vaz
    2 hrs · Like
  • Nilza Dacal Baseado em que factos? Ou sera opiniao que onde a pessoa opina sobre o que pensa em forma de analise, comentario ou ensaio? Qual dos 2 usa? Porque para mim o produto final è k nao serve
    2 hrs · Like
  • Nilza Dacal O que eu como gestora devo tirar como informacao para mim? Porque me baseio em analises de factos. O canal acusa por prezuncao Egidio Vaz? Eles aparecem a dar informacoes sem dados sufcientes capazes de comprovar o que dizem. É isso que é noticia que eu devo avaliar como boa?
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz Nilza Dacal, Estou interessado em casa continuar com o debate. Mas deve ser objectivo e baseado em aspectos concretos. Até agora nadamos em.teorias para acusar os outros. De que texto estás a falar? E o que está nele errado? O que devia ser verdade? Portanto, vamos basear a nossa conversa em discussão superadora
    2 hrs · Like
  • Nilza Dacal Engracado eu nao falei de ninguem, nao retiro o facto de ter chamado o jornal de lixo, ate que comece a buscar factos para que eu possa fazer venía. Se escrever com base em prezuncoes a mim nao diz nada. Quero evidencias. "Se eu disse que comprei um carro, me viste a andar nele, nao quer dizer que ele seja meu, peca livrete" kero evidencias... O resto é conversa, para bater papo todos podemos fazer
    2 hrs · Like · 1
  • Nilza Dacal Eu quero certificacao. Traga evidencias, se nao trouxer evidencias é LIXO mano Vaz, LIXO
    2 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Nilza, tens razão. Você fala do lixo e eu do jornalismo. As nossas abordagens são assim irreconciliáveis. Tentei em vão chamar atenção para discutir assuntos colocados e pelo Bamo, sem sucesso. Valeu
    1 hr · Edited · Like
  • Nilza Dacal Ok, melhor é eu ficar calada antes que eu seja a proxima a aparecer na 1a página do canal dado o jornalismo de esgoto. Desculpa canal de mocambique + das próximas vezes tragam dados factuais para servirem de instrumento de medicao
    1 hr · Like
  • David Abilio Hehehehe... Entretanto a Renamo quer o pescoço de todos aqueles que pensam diferente. E nós toleramos todos aqueles que pensam diferente e entretanto os democratas são eles...E o pior, é que os outros não pensam diferente, inventam estórias para confundir o Povo o que é perigoso e isso vai para além da nossa tolerancia. Mas fazer o quê mesmo...A Frelimo libertou a Terra e os Homens, vamos deixar-lhes gozar da liberdade que a Frelimo lhes concedeu.
    1 hr · Like · 3

Sem comentários: