domingo, 16 de novembro de 2014

Moçambique Para Todos: sonho defraudado.


O sonho defraudado.

Ontem, num debate neste fórum, sobre a entrevista de Manuel de Araújo com relação a “arrogância” do MDM relativamente aos resultados eleitorais ( ainda em recurso no CC ) 17 cadeiras na AR ( MDM )e 6% de votos para PR ( Daviz Simango ), o mano António A.S.Kawaria, pediu me para voltar a escrever,
Assim, e tentando expor o meu ver, da situação politica actual, particularmente o MDM, revisitando algumas memorias, vou teclando:
O MDM foi criado fruto duma ruptura entre Afonso Dlhakhama e Daviz Simango, na altura desta rotura, o Daviz Simango arrancava para o primeiro independente a concorrer para a presidência dum município – Município da Beira, em 2008.
Nessa altura, a blogosfera era o campo de convergência e debate de pensamentos e ideias sobre Moçambique, onde alguns blogs eram os pivots, entre eles o Diário De Um Sociólogo, do Professor Carlos Serra, Comunidade Moçambicana de Kawaria, também o Moçambique Para Todos de Fernando Gil.
O Daviz surgia independente, ousado, a concorrer pela Beira, e eu me tornava no primeiro empresário a dar o apoio a sua candidatura, formalmente e em publico ( publicado no Diário De Um Sociólogo e no Mediafax ).
Com a vitoria do Daviz, na Beira, como independente, ele funda o MDM, e todos os intelectuais na “blogosfera moçambicana” intervém, participam e dão os in-puts.
Desde concepção do nome, slogan e todo o percurso do MDM ate vencer os 4 municípios , teve de forma voluntaria a contribuição dos intelectuais moçambicanos, sem excepção, pois incluindo membros leais e fieis ao partido no poder - A Frelimo, participaram na concepção do MDM através das suas valiosas criticas, na "blogosfera moçambicana" ( mais recentemente, vide facebook - algumas campanhas pro-MDM foram ensaiadas com sucesso, especialmente nas intercalares de Quelimane, com alguma intensidade, por voluntários que se identificavam com a causa e sonho de Moçambique Para Todos ),
Moçambique Para Todos, surge como proposta de slogan para o MDM, na fase inicial da concepção, considerando que o Daviz fundava e liderava um partido que “prometia” uma mudança, eu defendia uma mudança harmoniosa e democrática em Moçambique, os críticos “pediam” uma esperança para Moçambicanos vitimas de exclusão politica, social e económica .
A Mudança deveria ser harmoniosa, numa luta politica leal, com valores éticos que permitissem a construção dum Moçambique sem qualquer tipo de exclusão – O Moçambique Para Todos.
O Moçambique Para Todos, não ‘e um simples slogan, ‘e um sonho, de todos os Moçambicanos vitimas da politica de exclusão, que “encontrou” no MDM uma possibilidade de realização. ‘E também uma Causa que o MDM se prontificou a defender, para os todos os excluídos, com a contribuição dos intelectuais Moçambicanos, residentes em Moçambique e pelo mundo fora. ‘E portanto um património intelectual moçambicano “proposto” ao MDM para o seu slogan, no pressuposto de existir convergência de objectivos, entre o partido politico fundado pelo Daviz Simango e os intelectuais moçambicanos que consideravam a necessidade da eliminação de exclusão social, politica e económica e a consequente construção dum Moçambique Para Todos.
Os fracos resultados alcançados pelo MDM e Daviz ( 17 cadeiras na AR – ainda em recurso no CC e 6% de voto nas Presidenciais), e as mais variadas acusações, de “negócios pouco éticos” ( CIP ), acusações de nomeações favorecidas para listas de candidatos ( noticias em redes sociais ), recente entrevista do Daviz de catalogar os seus críticos de invejosos e ambiciosos, põe em causa, a competência do MDM para a realização deste sonho de inclusão dos Moçambicanos vitimas de politica de exclusão.
‘E da liderança do MDM que nos vem a mensagem de que existe exclusão no partido que deveria defender a Causa da Inclusão.
Alias,‘e essa dissonância cognitiva , entre o comprometer-se a defender uma causa, realizar um sonho, de um Moçambique Para Todos, sem exclusão, e ter uma actuação pratica “pouco ética”, e contraria ao seu slogan, que esta na origem dos fracos resultados eleitorais do MDM,
O sonho foi defraudado, o MDM não conseguiu sequer perceber o desespero dos Moçambicanos vitimas de exclusão, e avançou para um modus operandi que revela a intenção de manutenção de status quo.
O Sonho foi defraudado, o Moçambique Para Todos ‘e maior que este MDM, que ora entra em negócios de isenção de viaturas, ora vota em regalias para uns poucos e exclui todos os que os puseram na AR, ora ‘e acusado de procedimentos internos pouco democráticos .
O MDM ficou pequeno, ainda que tenha crescido em 100% na AR, o MDM ficou pequeno para o Sonho, ficou pequeno para a Causa que se comprometeu a defender.
Neste Momento, ‘e ‘a liderança do MDM que se deve exigir mudanças internas, pois quem nao consegue gerar uma mudança interna de forma ética, nao tem como fazer se acreditar que vai mudar o pais.
O Sonho foi defraudado.
Like
Like · 
Like · 
  • Francisco Gaita Eh verdade O EMD destruiu-se por dentro, eh delicado trabalhar com o povo.
    12 hrs · Like
  • José de Matos Francisco Campira Alexandre Zerinho, esta aqui uma resposta a vossa questao: postagens repetidas!
    11 hrs · Like · 2
  • Francisco Campira Perfeitamente Jose de Matos, e provavel que eu tenha postado alguns postes nas mesmas condicoes por razoes varias,mas tenho as minhas duvidas que eu tenha postado as postagens que estao pendenetes repetidamente,mas se isso aconteceu,my respect.
    11 hrs · Like · 1
  • José de Matos Francisco Campira, nao sei se me percebeste, apresentei um exemplo de uma postagem que ja ca estava,de autoria de outra pessoa, isso mesmo ja aconteceu comigo!
    11 hrs · Like · 1
  • Alcídes André de Amaral Estes problemas internos podem ser que tenham tidos grande influencia no fraco resultado colhido pelo MDM. Mas nao podenos nos esquecer Abdul Karim, o conflito politico protagonizados pela RENAMO e o constante apoio dos mocambicanos, inclusive os proprios membros do MDM, a esta medida encontrada pela RENAMO. Nao tenho duvidas: se a RENAMO nao envereda-se por este caminho, e nao tapasse o rosto de tigre com a plumagem de carneiro de que fazia-se pela "Causa e interesse do Povo", esta RENAMO teria desaprecido do debate publico mocambicano como estava desaparecendo. Mas mesmo assim o proprio MDM aplaudio a RENAMO, incentivou o conflito, acusou o Governo e so descobrio que cometia erros muito mas muito tarde... O MDM foi incapaz de trabalhar com as percepcoes publicas e limitou-se a aplaudir a atitude bem ilegal e ilegitima da RENAMO... Mas Mocambique ainda nao acabou, ainda hei de ver coisas... E uma delas seria ver o MDM como um.verdadeiro politico coisa que a RENAMO nao `e!
    9 hrs · Like · 1
  • Germano Milagre Eu penso sim que cometemos erros graves ( o exemplo das nomeações para deputados por Nampula é apenas um deles ) mas continuo a acreditar tem um espaço importantíssimo a preencher e que a oposição fica mais forte com o MDM por isso. Agora temos que trabalhar duro para mudar certas coisas dentro do partido, melhorar a organização e os estatutos a nível nacional e regional, dar mais importância ás vozes das bases através de canais e estruturas próprias ... nunca me passou pela cabeça que nestas eleições ficaríamos á frente da Renamo especialmente depois de ver a reação do povo a DHL no seu regresso e especialmente sabia que o MDM seria o mais prejudicado pois a Frelimo sabendo que o MDM é um perigo para a sua manutenção no poder por ser a real alternativa aos actuais votantes da frelimo, atacou meses a fio, e sabotou sempre que pode o MDM ! E a realidade é que não estávamos preparados nem para uma coisa nem para outra, mas isso não faz com que as razões de existência do MDM nem a validade do seu projecto tenham desaparecido do cenário nacional.
    7 hrs · Like · 3
  • Alcídes André de Amaral `E isso mesmo... E se evitar sempre reclamar e acusar o partido no poder. Ja disse isso uma vez e vou repetir... As acusacoes constantes e reclamacoes em relacao ao Partido no poder, parecendo que nao, torna mais forte este partido e enfraquece ainda mais o MDM. Nao estou a dizer que nao se pode denunciar actos ilegais e imorais cometidos, isso ate pode ser feito tanto para a Renamo como para o proprio MDM. Mas assim como, por emplo, Silverio Rongane e o edil de Nampula faziam transparecia que o MDM so tem acusacoes e nao tem programa politico: quantos mocambicanos leem manifestos? Contudo, como bem disseste Germano Milagre, isso nao significa que o MDM acabou, que a sociedade mocambicana ja nao existe, que os problemas de Mocambique finalmente terminaram, que a Democracia e nem Estado de Direito nunca tivemos e ja nao ha mais como... Que, que, que... Isso significa que o MDM ainda vai a tempo de se tornar uma oposica forte mas antes de tudo, um partido forte. Basta que os ditos intelectuais incrustados neste partido sejam mesmo intelectuais nao somente politicos! Para me o MDM continua a ser um partido necessario e a RENAMO cada vez mais vai ganhando um espaco que ia perdendo em Mocambique mas perdendo o pequeno espaco que tinha em me... MAS QUEM SOU EU DIANTE DE UMA SOCIEDADE INTEIRA? Nada...
    7 hrs · Like · 2
  • Antonio A. S. Kawaria Mano Abdul Karim no teu texto cometes um dos grandes erros que não faz andar o MDM. Daviz não fundou o MDM. Nós não fomos caçados por Daviz para lhe apoiar. Tu sabes. Igual a essa expressão não gosto de ouvir que o MDM foi fundado na Beira. Não é verdade. A história do MDM tem que ser bem contada para não dar lugar a lambebotas, bajuladores, egoistas e destruidores. Nós fundamos o MDM, tu a partir da Índia, Araújo da Grã-Bretanha, Zacarias de Portugal, o malogrado Dionísio Quelhas da Guiné Bissau, Linette OlofssonLutero Simango, Venâncio Mondlane, Ivette Fernandes, etc. em Maputo, Daviz Simango na Beira, Muquissince em Nampula, Cornélio Quivela em Cabo Delgado, etc. , EU na Suécia. Nós não podemos usar a via da Frelimo para contarmos a história do MDM.
    6 hrs · Edited · Like · 4
  • Francisco Campira Amigos eu tenho evitado abordar assuntos onde aparece este nome mdm por ser mui mal entendido, mas sempre disse e já agora volto á carga, é este partido que se espera poder vir a ser alternativa? O mdm tem estado ao lado da frelimo a mesma que lhe hostiliza.Mais uma vez aprovou uma proposta ao lado da frelimo que impediu a inclusão do ponto referente ao Governo de Gestão. Afinal o que o mdn quer dizer com esta Aliança que tem com a frelimo? Depois vem a público dizer que há Forças internas e externas que querem acabar com ela.Porque não pressionar o regime tal como a renamo está fazendo?
    6 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria O problema não seres mal entendido Francisco Campira, mas a tua intencão de destruir o MDM por inveja. Entendes?
    6 hrs · Like · 1
  • Alcídes André de Amaral Wa, Francisco Campira, sera verdade isso? No fundo me parece que RENAMO esta mais ao lado da Frelimo... Esta proposta de governacao seria um bom exemplo... Aquele que chumbou esta proposta esta de parabens... SALVOU OS MOCAMBICANOS!
    6 hrs · Like · 2
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane tens intencões de destruir o Abdul Karim. Simples como água pura.
    5 hrs · Like · 2
  • José de Matos Facto: o MDM nao foi fundado por Daviz e nao foi fundado na Beira!
    5 hrs · Like · 3
  • Lindo A. Mondlane kakakaakka Antonio A. S. Kawaria..mas cmo?..estou de acordo com tudo o que escreveu..porque isso alguns advertimos, e criticamos e que fizeram voces? invez de rectificar, nos chamaram de camaradas..e ai estao asconsequençias.. boa visao Abdul Karim
    5 hrs · Like · 2
  • Abdul Karim E Verdade Antonio A. S. Kawaria e José de Matos, claro que nao fomos cacados pelo Daviz, mas formalmente me parece que o Daviz fez o expediente, enquanto nos concebiamos ele fazia o expediente formal da fundacao, ou nao foi assim ?
    5 hrs · Like · 1
  • Rui Cabral acho que em parte concordo com o Germano Milagre, um dos grandes problemas do MDM foi nao estarem preparados ou sequer terem tido reações adequada aos ataques perpetuados. Mas a pergunta que se levanta é como estarem melhor preparados, ou o que esta preparação verdadeiramente significa ou implica.
    5 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, eu sei onde tu escolheste para dizeres que apoiavas a mano Abdul Karim. Eu discuto com ele desde 2008, é um bom brother. Na verdade e o que tenho aconselhado a esse mano mais novo é nunca bater as minhas costas por aquilo que digo. Ele dedicou a mim nesta carta aberta. Gostei bastante. Mas há por aí um ponto de partida. O Erro das listas foi precisamente de alguns pensarem que são donos do MDM porque são da Beira. O erro das listas é porque alguns pensam que elas devem ser feitas a partir da Beira. Daviz Simango é presidente do MDM, mas de dono e único fundador do MDM. Esse tem sido o meu conselho. Ele tem que recusar a esse atributo. Simples. O historial do MDM é um partido muito mais complexo do que muitos pensam. O Abdul Karim entrou nisso para quem sabe ou quer ler-lhe.
    5 hrs · Like · 3
  • Antonio A. S. Kawaria Abdul Karim, tu sabes que primeiro apoiamos a ele voluntariamente como independente. Depois fundamos o MDM e convidámosDaviz Simango para ser o presidente. Isso é muito importante nos princípios democrátricos. O poder de Daviz Simango reside em nós e não ao contrário. Tenho a sorte de ter-te como irmão, tu Abdul Karim.
    5 hrs · Like · 3
  • Antonio A. S. Kawaria Tu, mais uns e outros não murmuramos, falamos. O MDM tem que voltar à sua concepcão em 2009. Simples como água pura. Este partido tem uma característica ímpar em Mocambique que deve se capitalizar.
    5 hrs · Like · 2
  • Antonio A. S. Kawaria Veja-se que nós exigimos a realizacão de um congresso quando a ala dos oportunistas queria que considerássemos a conferência constituinte como primeiro congresso. O I Coregresso realizou-se. Amigos, não há luta sem inimigo e no mais hulmilde "adversário".
    5 hrs · Like
  • Lindo A. Mondlane amigo Antonio A. S. Kawaria, me etiquetas sempre como inimigo do MDM, mas nao é bem assim..eu sou um critico do MDM, igual que sou critico da frelimo..igual que sou critico (bom aqui até posso ser inimigo) da RENAMO... muitos queremos que o MDM, se converta em alternativa de verdade e nos chateia quendo vemos erros infantis como as mordomias e as listas, so para citar alguns exemplo...deverias amigo meu aplaudir os criticos..porque os criticos ajudam a melhorar, a critica é o amigo mais fiel (a diferença de aplausos incluso quando se esta no precipicio)... eu e tu discutimos desde 2005 por ai se nao estou em erro...e ja te dizia muitas coisas de DHL, que logo acabaste entendendo, depois de muto tempo..e porque agora nao podes tomar essas criticas como elemento positivo?
    5 hrs · Like · 1
  • Abdul Karim Mano Kawaria, comprendo o que queres dizer, eu digo apenas que nos estavamos fora e ele no terreno. Com relacao a voltarmos a concepcao, hoje, nao sei se me seria possivel, eu nunca cheguei a me inscrever como membro e isso impede me de intrometer nos actuais assuntos internos do MDM, para alem de que como empresario, prefiro manter me independente e critico do sistema, com a liberdade de dar a minha contribuicao a quem eu desejar e tamber defender as causas em que acredito.Quanto as caracteristicas unicas do MDM, claro que as tem, nos concebemos como unico  .
    5 hrs · Like
  • Francisco Campira Oh amigo Antonio A. S. Kawaria, chamas-me de invejoso?Eu tenho inveja do mdm por que razao?Estas a ir longe de mais.Eu sempre que abordei as agendas dos Simangos, fi-lo com conhecimento de causa.Eu sempre chamei atencao ao perigo que o mdm constitui numa possivel tomada de Poder no pais.Repito: acha que o mdm vai ser uma alternativa ao poder assim?Estando a inviabilizar e atacar a Renamo constantemente?Mais, que pena ver dirigentes do mdm a contradizerem-se publicamente.O Daviz Simango acusa-vos de estarem a tentar destruir o mdm incluindo forcas externas, o Agnaldo Rui Jo Navalha diz que existe acordo entre a frelimo e a Renamo para acabarem com o mdm e o Manuel Araujo diz que nao estao dispostos a serem colonizados pela Beira, e hoje o sr vem a dizer que o mdm foi fundado por si e outras personalidades, esqueceu-se de incluir o Dr Pequenino, Dr Carlos Jeque a Mulher do falecido Ivo Fernandes.Afinal qual e a versao verdadeira?Qual dos discursos dentre os 3 dirigentes poderemos tomar a serio e onde e quem foram de facto os fundadores do mdm?isto leva-me a recordar o que os Simangos diziam do PCN, que o PCN nao fora Fundado por Vasco Campira mas que este era simplesmente um Mentor.
    4 hrs · Like
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, poupa-nos com o teu bla bla, tu nunca criticas os teus camarads e as tuas posiçoes sao geralmente iguais as dos propagandistas da Frelimo e do G 40, sabemos das tuas posiçoes contra a Oposiçao!
    Esta ai um TPC para ti: porque nunca temos problemascom outros,por exemplo,o Abdul Karim,mesmo na possivel divergencia, mas cotigo temos sempre um enorme problema?
    4 hrs · Like
  • Éssita Sigaúque "Nós não podemos usar a via da Frelimo para contarmos a história do MDM"- in Antonio A. S. Kawaria, dirigindo-se a um dos também fundadores do MDM..

    Kkkkk, essa Frelimo é terrível, concluo. Até no diálogo entre membros fundadores ela é chamada.
    Dizia o Kudumba Root num papo no meu mural, "só falamos de quem importa"
    4 hrs · Like
  • José de Matos Abdul Karim, é mesmo verdade o que o Antonio esta a dizer, Daviz nao fundou o MDM e o MDM nao foi fundado na Beira
    4 hrs · Edited · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Campira, eu nem preciso de ler o que escreves para te entender que o MDM te colasse como cabeca numa das listas, ficavas contente. O teu salto à Renamo prova o que digo. Tu Francisco Campira só podes discutir do porque o teu partido nunca conseguir sequer um assento?
    4 hrs · Like · 1
  • Abdul Karim José de Matos, eu nao acompanhei a componente burocratica, sabes porque tambem participaste na blogosfera, na concepcao do MDM, e eu estava bastante concentrado na comcepcao. Se conceber 'e fundar entao sao fundadores todos os que participaram na concepcao .
    4 hrs · Edited · Like
  • José de Matos Abdul Karim, é importante sermos claros nos conceitos porque alguns com agendas obscuras passaram sempre a ideia de que o MDM foi fundado na Beira por Daviz! Nao foi!
    4 hrs · Like · 2
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, os frelimistas, principalmente os propagandistas e os do G 40 estao a falar da critica do Manuel de Araujo mas continuam a negar as fraudes eleitorais!

    Entretanto, o Araujo disse:

    " Mas, embora os eleitores possam ter "penalizado" o partido, Manuel de Araújo entende que "a vitória dos partidos da oposição não resulta apenas do reflexo da vontade popular, mas sim da capacidade de controlo do voto", sustentando a sua acusação de "que as eleições em Moçambique não são nem livres, nem justas, nem transparentes"

    Arlindo, curto e grosso: concordas?. So preciso de um Sim ou Não! Se nao concordas, eu tenho perguntas para ti!
    4 hrs · Edited · Like
  • Lindo A. Mondlane qual é a cabeça do post??? José de Matos
    4 hrs · Like
  • José de Matos Lindo A. Mondlane, esta postagem é a continuaçao da outra postagem,sobre o Manuel de Araujo, o Antonio pediu ao Abdul para escrever sobre o assunto! Mas, ok, deixa assim, Arlindo, era so para te recordar que fintas comigo so no futebol!
    4 hrs · Edited · Like · 1
  • Francisco Campira Oh Antonio A. S. Antonio A. Kawaria Pedro o sr esta muito equivocado mesmo, eu me contentaria com o ser cabeca de lista do mdm?Sr Antonio, eu faco politica com profissionalismo.O sr nao sabe as caminhadas que fiz ate hoje. Olha, Fundei o PASOMO, Coligacao G12, a Oposicao de Maos Dadas-OMD e ainda ganhei eleicoes no CPDM do qual foi o ultimo Presidente ate a minha saida do PASOMO e a minha integracao na Renamo.Meu amigo, ter exito politico nao e so quando estamos no Parlamento.Deixe o Pasomo pois eu ja nao sou membro deste partido.Se estiver interessado em falar deste partido, o muito que poderei fazer e dar o meu contributo em defesa ou nao das suas accoes.O meu Curriculo politico vem de longe sr.Nunca me desviei de ser um actor politco com verticalidade e isencao em defesa dos interesses do desfavorecidos.Agora o sr esta querendo-me dizer que o mdm esta no caminho certo?Um Ptido LAMBEBOTAS DA FRELIMO, que defendeu leis que vao contra os Desfavorecidos?Que triste mesmo,mui triste.E mais, esses teu mdm vai ser mais uma vez TRUCIDADO em 2018 nas autarquicas e de seguida o seu fim sera em 2019.Escreva o que te digo,Francisco Campira nao falha nos calculos.Ja perderam nas Cidades que estao a governar neste momento,vem ai uma nova vaga.Se nao se aliarem a Renamo esquecam.
    4 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Campira, es muito confunso, sabias?
    4 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Campira ser oportunista não é igual a ser calculista e muito menos idealista. Nunca te vi como politico.
    4 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Cunhado Lindo A. Mondlane kakakakakaka
    3 hrs · Like
  • Francisco Campira O facto do sr nunca me ter visto como politico, nao me mexe nem remexe, a verdade porem e que estou a fazer politica activa ha anos e vou progredindo pouco a pouco, apresentando minhas ideias e posicoes, quer individualmente quer por meio das Organizacoes onde me encontrei e encontro.Ser confuso e sinonimo de ser critico?E o sr o que e?anti-critico? ou tambem e confuso?Eu fiz uma pergunta, qual dos Discursos dentre os 3 apresentados 1 pelo Daviz Simango. outro pelo Manuel Araujo e o outro pelo Agnaldo Rui Jo Navalha e o aceitavel sr Antonio.
    3 hrs · Like
  • Lindo A. Mondlane kakakakaak voce Antonio A. S. Kawaria......
    3 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Campira,podes deixar o MDM em paz? Se continuares na tua campanha contra o MDM vou é mesmp a avisar-te e avisar o público.
    3 hrs · Like
  • Francisco Campira Antonio A. S. Kawaria voce e um distraido, nao sei o que voce esta a estudar na Europa logo num pais Baixo que tem uma das melhores condicoes de formacao.JEu ja tinha alertado aos partidos, com enfoque para o mdm e o seu candidato dos perigos que teriamos todos nos da Oposicao se nao se juntam-se a Renamo e a Afonso Dlhakama e rotularam-me com nomes como invejoso, analfabeto politico e outros e agora o que aconteceu?Se queres saber o unico vencedor neste processo mesmo fraudulento foi a Renamo e o seu Presidente.O teu Daviz Simango foi TRUCIDADAO E O TEU mdm FOI ESMAGADO.achas mesmo que o mdm saiu a ganhar nestas eleicoes?O sr nao esta a ver o perigo do mdm ser esfumado em 2018 e 2019 por ter perdido em todas as cidades onde esta a governar?OManuel Araujo foi claro,ate vem legitimar o que muitos de nos tem dito.Com os Simangos em frente e o Antonio A. S. Kawaria o mdm vai cair no precipicio.
    3 hrs · Like
  • Francisco Campira Avisar o que ao publico?Estas a ameacar-me Antonio A. S. Kawaria, afinal nao tens capacidade de tolerancia?Parabens Abdul Karimpor ter-nos trazido este debate. Parabens Manuel Araujo por ter voltado a dizer o que todos dizizm.Que os Simangos sao tribalistas e foi com base nesse tribalismo que deram golpe ao Vasco Campira.Afastaram todos os membros da tribo Sena, terminando com o Inacio Chire.E agora Antonio A. S. Kawariavem aqui chamar-me confuso por reu falar as verdades?Estas nervoso,mas verdade e esta, o fim do teu mdm esta prestes enquanto estiveres aliado aos Simangos.Bem haja Manuel de Araujo e ponha-te a pau porque os HAMAS SIMANGOS SAO MUITO VINGATIVOS, MAS MEDROSOS E COBARDES.
    3 hrs · Like
  • Agostinho Augusto Me parece que o Francisco Campira anda mesmo nervoso com MDM e DS.
    3 hrs · Like
  • Francisco Campira Agostinho Augusto, todos os que criticam o mdm, resumem-se no Francisco Campira?O Abdul Karim e quem postou isto e eu sou o culpado de tal?De facto o post e rispido mais rispido e a entrevista dada pelo Manue onde diz que nao queremos ser colonizados com Beira.Eh... e duro isso nao?E eu que sou um cidadao que corre o risco de ser governado pelo mdm nao ter que passar de lado a estes avisos sem que me manifeste?Mesmo que isso venha a acontecer na Renamo ou no PASOMO ou noutro partido eu vou reagir.Acha o sr que o mdm e negocio de portas fechadas?Basta ser partido para que as suas agendas sejam e dominio publico.Fale do Abdul,pois eu estou comentando o seu post.
    3 hrs · Like
  • Agostinho Augusto Francisco Campira nao vejo em seus comentarios critica, mas sim inveja ao MDM e DS.
    3 hrs · Like
  • Agostinho Augusto Meus parabens ao MDM, afinal ha criticas aberta o que nao se ve noutros partidos.
    2 hrs · Like
  • Abdul Karim Agostinho Augusto, apesar de eu nao ser membro do MDM, Obrigado, o MDM de facto, foi concebido para critica aberta, e transparencia, por isso que o Antonio A. S. Kawaria, diz que tem "especificidades únicas", que foram concebidas pelos intelectuais moçambicanos, e por isso também, a liderança do MDM nao sendo intelectual mas politica, tem estado a nao "maximar" o potencial do MDM  .
    2 hrs · Edited · Like
  • Francisco Campira Inveja...Agostinho Augusto, inveja de que?Eu avisei e bem avisado que a vaga demolidora estava a caminho e zas aconteceu o que aconteceu.A Renamo mesmo assim sucumbiu e ainda continua a tocar a gaita.Minha saida do PASOMO e integracao na Renamo? Antonio A. S. Kawaria e Agostinho Augusto, visava evitar que a oposicao evaporasse. Digam obrigado a Renamo e a Afonso Dlhakama por tere-se batido contra aquela lei elitoral Diabolica aprovada pelo mdm e a frelimo, senao, jera uma vez oposicao a semelhanca do Zimbabwe.Pensei nisso e noutras coisas para voso bem e do pais.Todos os partidos sao chamados a refletirem sobre o futuro mui sombrio.O unico partido da oposicao que podera sobreviver a essa vaga e a Renamo neste momento.A boia de salvacao para a oposicao restante, e se unirem a Renamo, assim fiz eu a minha retrospectiva e disse nem mais,ja que nao querem saber de uniao fiquem,agora o sumo esta a ficar muito amargo para os partidos e em especial para aquele qeu era considerado o aglutinador dos mocambicanos com o Emblematico Lema:MOCAMBIQUE PARA TODOS que defraudou os mocambicanos como bem diz o Abdul Karim
    2 hrs · Like
  • Agostinho Augusto Abdul Karim qualquer partido nao avanca apenas com a massa intelectual, mas tambem a massa politica, por vezes a intelectual tem cometido muitos gafes, na verdade ºe preciso manter um equilibrio. Viste por causa do intelectualismo alguem (vogal da CNE) votou contra o seu proprio partido, mas se fosse ala politica claro que votaria a favor. Equilibrio ºe importante!
    2 hrs · Like · 1
  • Agostinho Augusto Francisco Campira, o seu pulo para Renamo ºe por causa de o que? Outras coisas amigo....
    2 hrs · Like
  • Abdul Karim Nao sei se o vogal que votou contra, faz parte dos intelectuais que estiveram na concepção 
    2 hrs · Edited · Like · 2
  • Agostinho Augusto Tambem nao sei, tava apenas a colocar a hipotese que seja mais proximo do intelectual.
    2 hrs · Like
  • Francisco Campira Agostinho Augusto ves como nao tens visao.Os traidores so podem ser os intelectuais?Quantos politicos teem desertado dos seus partidos ou fazem jogo duplo?Agora o meu salto para a Renamo tem a ver com outras coisas?Alguma coisa fez-me aderir a Renamo sim e vou-te esclarecer ja para nao ser vago como tu.Eu aderi a Renamo num projecto que eu desenhei a bastante tempo com a grande maioria dos partidos politicos, com a Coligacao G12, OMD para que em Mocambique houvesse uma unica voz e sobretudo naquilo que cassifiquei de ELEICOES DE TUDO OU NADA de 2014,alias ja em 2013, Eu levei a Oposicao de Maos Dadas a nao participar nas eleicoes autarquicas fazendo eco as posicoes da Renamo e se se lembra eu avancei com uma Impugnacao junto da Comissao Africana dos Direitos do Homem e dos Povos para reivindicar as violacoes que o Estado
    2 hrs · Like
  • Abdul Karim Francisco Campira poe a questao Bem  e ate algo irónico  afinal o Agostinho Augusto esta interessado em "aproximar" um vogal que vota contra, e eventualmente defrauda as expectativas de Moçambicanos excluídos, aos intelectuais que estiveram na concepção ?  isso seria talvez dizer que os intelectuais moçambicanos deveriam "sentar e cruzar os bracos" face a gritante exclusão social, política e económica em Moçambique. Eventualmente ate nem seriam intelectuais, pois a definição dos intelectuais que considero 'e usar o seu intelecto para fins ou causas sociais. Moçambique se deve orgulhar de ter intelectuais que concebem soluções para problemas sociais que os políticos criam. A exclusão social, política e económica 'e produto de políticos, assim como o 'e o nosso IDH. O sonho defraudado de um Moçambique Para Todos também 'e resultado dos politicos  os intelectuais conceberam o Moçambique Para Todos, nao foram políticos que conceberam, os políticos defraudaram o sonho  .
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Francisco Campira Nem mais Abdul Karim na verdade todos nos, poliicos, intelectuais ou academicos como queiramos conceber, temos uma responsabilidade grande sobre todo um processo que tem em vista a construcao e a aplicacao das mesmas politicas.O IDH de qualquer pais e o termometro que nos podera dizer qual o caminho e nivel de percepcao em que vivem os seus cidadaos.Agora dizer-se que o que aconteceu com Salomao Moyana na CNE ao votar a favor duma decisao que defraudou as expectativas da Renamo e tambem do Povo que quer ver ou estava vendo outros resultados eleitorais a serem anunciadsos que nao fossem os anunciados pela CNE, nao e indicador basico para decidir sobre a dissonancia entre os politicos e os intelectuais.Podemos estar numa situacao de termos num colegial como o da CNE, politicos permiaveis as situacoes e ao mesmo tempo termos uma Sociedade Civil mais firme.Ha sim que melhorarmos os nossos indices de actucao quer como politicos quer como membros da SC.Em alguns paises temos Camaras Baixas e Altas e nestas camaras temos integrados estes 2 elementos e no entanto a Democracia e forte.Talvez os Sistemas eleitorais sejam frageis em Mocambique o que permitem que hajam situacoes similares a que vivemos.Penso que a ideia de Afonso Dlhakama e mesmo encontrarmos um espaco que permita criar Reformas substanciais no campo eleitoral.
    1 hr · Like
  • Abdul Karim Todos temos que melhorar, o Moçambique Para Todos, nao significa Moçambique Para MDM, ou Moçambique Para Frelimo, Ou Moçambique Para Renamo, O Moçambique Para Todos 'e Para Todos, sem exclusão de qualquer forma, portanto cabe a liderança do MDM fazer as devidas correcções, redefinir estratégias e posicionamentos. O sonho foi defraudado, mas se houver vontade da liderança, pode fazer o alinhamento e continuar a crescer. O Post nao busca polemica, mas uma critica aberta dentro daquilo que o MDM foi desde da sua concepção.
    1 hr · Like · 1
  • Francisco Campira E isto que se pretende de qualquer partido Naciona,partidos prestativos e que defendam os interesses Nacionais,
    1 hr · Like · 1
  • Abdul Karim Nesta onda, ainda que o slogan Moçambique Para Todos seja do MDM, nada impede que a Renamo busque o ideal concebido pelos intelectuais moçambicanos, mesmo a Frelimo pode construir o Moçambique Para Todos se assim quiser. Portanto e como disse no post, o Moçambique Para Todos 'e um sonho dos moçambicanos vitimas de exclusão, nao 'e um simples slogan. 'E também por isso que digo que actualmente o MDM ficou pequeno para o sonho. Em termos práticos, qualquer um pode engajar-se individualmente ou colectivamente para a construção do Moçambique Para Todos  . Se o MDM defraudou o sonho, e nao esta mais interessado em defender a Causa dos moçambicanos vitimas de exclusão, entao que seja outrem a se engajar. Que seja o Francisco Campira. why not ? 
    1 hr · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Campira és sim invejoso. Probre te ti. Tentaste um partido que não te deu nada e acabaste de fugir para a Renamo para conseguires ser deputado. Aviso-te, e estás a na Renamo para destruir o MDM não vou te poupar.
  • Antonio A. S. Kawaria Abdul Karim, ainda sou crítico ao que defendes. Ou não te compreendo? O MDM somos todos os que defendemos um Mocambique para todos. Temos primeiro que assumir que o MDM não é uma pretensa de uns, de um grupo, mas um partido de todos nós. Todo aquele que não continuou a lutar por um Mocambique para todos é culpado de todo o fracasso da causa. Ninguém deve fazer-se de herói por palavras, mas que não lute. É duro e tu sabes meu irmão.

Sem comentários: