quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Percepções sobre Filipe Nyusi que foram se revelando falaciosas:


1. Ele (e os outros dois primeiros pre-candidatos) não tinham prestígio nenhum. Eram simples paus mandados da Comissão Política. Por isso era necessário que o Comité Central indicasse novos pre-candidatos. 
2. Filipe NyusiNyusi era um desconhecido, sem carisma e, por isso, não tinha condição de competir eleitoralmente com Dlhakama e com Daviz Simango. 
3. Filipe Nyusi foi indicado muito tarde e, por isso, vai perder as eleições. 
4. Filipe Nyusi faz um discurso apagado, sem chama (querendo com isso dizer que não fazia intervenções demagógicas e populistas) e isso fa-lo-ia perder as eleições. 
5. Filipe Nyusi fazia discurso com cábula (referindo-se às notas que, de resto, são usadas por reputados tribunos do mundo inteiro). Segundo os analistas, esta "fraqueza" iria prejudica-lo eleitoralmente. 
6. Filipe Nyusi não atraía tantas multidões como Dlhakama e esta era uma grande fraqueza.

Todas estas profecias, todas estas análises, ruíram miseravelmente. Mostraram quão apressados eram os seus autores.
Com grande espanto, vejo hoje alguns dos mesmos analistas com outras interessantes análises. A mesma pessoa que era classificada como apagada, sem chama, sem carisma e sem capacidade de liderança (por isso exigiam outros pre-candidatos do Comité Central) já começou a ser endeusada. Com objectivos políticos torpes.
Vejo outros, especializados em demonizar os Presidentes que já cumpriram os seus mandatos e, untuosamente, elogiarem exageradamente o novo. Já tinham feito isso com Chissano, hoje fazem o mesmo com Guebuza, amanhã far-se-aa isso com Nyusi. Estou a dizer que colocar Nyusi como super homem em contraposição a um Guebuza que é quase um "casmurro" revela abjecto oportunismo político. 
Um Nyusi contra Guebuza é mais uma falácia fadada a cair miseravelmente.
Like
Like ·  · 
  • Luiz Beto Matsinhe kkkkkkkkkkkkk
    5 hrs · Like
  • Américo Matavele As profecias comecaram com a mudanca da CRM, supostamente para o presidente Guebuza ir ao terceiro mandato; depois que a primeira-dama iria oncorrer, a seguir que a Frelimo iria se partir ao meio; a seguir que havia alas. E quando essas falsas profecias eram seguidamente desmentidos com factos e pragmatismo, os mesmos virvam canos a outras profecias que tambem caiam sem se realizarem. Que me lembre, nenhuma das profecias de capas de jornais se tornaram realidade. Hoje, sem olharem para os seus sucessivos erros passados, ainda estao neste jogo de adivinhacao. O curioso e' que estes futuros erros sempre sao feitos olhando-se na Frelimo, o que nao e' mau, porque demonstram a sua atencao redobrada neste partido, e a sua importancia na sociedade. Esses profetas de erros futuros so sao seguidos por pessoas sem memoria, ou que apagam voluntariamente a sua memoria, porque o passado esta cheio de falsas profecias destes manos. Quando vejo estes profetas a lancarem mais uma adivinhacao so sorrio e abano a cabeca.
    5 hrs · Like · 9
  • Isac Jorge Ramos Dr. Sao discursos falaciosos que normalmente não passam de fogo de artifício.
    Abraço
    5 hrs · Like · 1
  • Egidio Canuma Nyusy contra Guebuza, neste momento, não é um facto é um desejo de certos "profetas" que irão pregar esta corrente e buscar a sua validade nos mais ínfimos detalhes da Governação nos próximos cinco anos, penso eu.
    5 hrs · Like · 2
  • Elidio Cuco A sociologia das liderancas eh claro quando ao assunto que amigoGabriel Muthisse levanta, somos lideres carismaticos, ou se constroi o nosso carisma? na minha opiniao qualquer candidato indicado pelo partido Frelimo com ou sem carisma ja tinha uma vantagem comparativa em relacao aos seus adversarios directos, Eng. Filipe Nyusi teve uma maquina muito forte para lhe apoiar, ate porque na logica do carisma o general Afonso Marcacho Marceta Dlhakama e o Eng. Simango, sem duvidas que eram os mas fortes, mas as eleicoes nao se ganham apenas com o carisma, a capacidade de mobilizacao anivel de todo territorio nacional e os recursos financeiros, podem ser determinantes para vitoria deste ou daquele candidato. Mas penso que o debate agora deve estar centrado na monitoria e fiscalizacao da proxima governacao, esse eh que deve ser o papel de todos nos, a governacao do Eng. Nyusi, sera determinante para consolidacao do seu carisma ou nao.mas tambem para contrariar todas analises aqui apresentadas
    1 hr · Edited · Like · 5
  • Artur Vasco Respeito o tempo em que se dedicou para tentar nos exclarecer, o autor do primeiro tiro, Alberto Chipande veio mais uma vez publicamente dizer a verdade publicamente ! in Jornal da STV
    4 hrs · Like
  • Julião João Cumbane Já estava a ficar com saudades tuas, amigo Gabriel! Não vai tardar que, com 'post' com este teor, vai aparecer alguém a dizer que "Gabriel Muthisse, Américo Matavele, Isac Ramos,... estão a 'escovar' o Filipe Nyusi". Parece que nesta terra nada é bem vindo, excepto a má língua, a miséria intelectual, a pressa em tirar conclusões, a advinhação de maus resultados (curiosamente nunca dos bons!), enfim, a mediocridade. Em retrospectiva, em tempo de pré-campanha para a eleição interna, eu perguntei aos três pré-candidatos da Frelimo o seguinte: "o que cada um dos camaradas pré-candidatos acha que está errado agora e vai corrigir/mudar se for eleito Presidente da República?" O Filipe Nyusi foi o único que respondeu, dizendo: "o que está errado?!... Bom, nós não somos revisionistas!" Esta resposta foi muito apropriada e inteligente; a mim ela disse tudo, mas tudo mesmo! Tanto assim que, ao sair da sala onde decorreu a audiência dos três, eu disse a alguns camaradas o seguinte: "o Filipe Nyusi será eleito candidato presidencial do Partido Frelimo para as eleições de 15 de Outubro de 2014!". Imaginem o que me aconteceu: fui apupado! Ninguém dos estavam perto de mim se dignou a ouvir-me expressar completamente o meu ponto de vista. Todos apressaram-se a chamar-me nomes quantos bastaram. Fiquei calado. Depois que o Filipe foi eleito pelo Comité Central, os mesmos "camaradas" que me haviam vaiado balbuciavam... Eu voltei a vaticinar: "agora preparem-se, porque o Filipe Nyusi será eleito presidente da República de Moçambique!" Desta vez preferiram insinuar... Hoje os mesmos "camaradas" já dizem bem do Filipe. Há tanta hipocrisia no nosso seio, caro Gabriel!
    4 hrs · Edited · Like · 1
  • Elidio Cuco Artur Vasco, a Frelimo esta numa situacao de procurar manter o poder por mais tempo possivel, entao o general Chipande esta no seu direito de falar aquilo, agora a responsabilidade de contraria essas ideias eh dos partidos politicos na oposicao ,mas tambem de toda sociedade civil, academicos mas veradadeiros academicos e outras forcas vivas da sociedade.
    4 hrs · Edited · Like
  • Steven Chipare Tenho vindo a concordar com os pontos de vista/analises do Elidio Cuco, acho k dia a pós dia ta se autoafirmar como analista isento, um analista k sempre procura se distanciar da politica diferentemente dos demais analistas dos últimos tempos k abandonam intencionalmente e comovidos por interesses pessoais, a verdade, o logico, o cientifico, optando em defender aquilo que acham k os seus patroes irão gostar e por meio disto puderem sobreviver como não tivessem outras formulas de sobrevivência. ilustres drs; Mestres; Dr; Catedráticos, eng, técnicos superiores, em fim, estamos na eminencia da sociedade nos desacreditar se continuarmos com esta forma de ser e estar, alias ,o general Afonso Marcacho Marceta Dlhakama ja começou kando dizia k em Moz não ha acadêmicos... Presidente Samora Machel em vida já lutava contra os LAMBE BOTAS, os fingidos... na verdade, o debate e a expectativa acutal deve ser como disse Elidio Cuco, as formulas a serem usadas na implementação do Manifesto eleitoral do Candidato eleito e futuro Presidente da Republica Eng. Filipe Nyusi, a sociedade civil, academismos, povo moçambicano no geral envolver se em diversas atividades e também de forma isenta fazer a fiscalização e monitoria. desta forma, 05 anos depois, estaremos com bases suficientes para caracterizarmos a pessoa do Eng. Filipe Nyusi,como chefe do Estado Moçambicano. eh minha opinião, sublinho.
    4 hrs · Like · 2
  • Jose Luis Barbosa Pereira O tempo, esse juiz, acaba sempre por repor a verdade dos factos...
    4 hrs · Like
  • Ilda Filipe Jotamo Esperemos para ver eu confio ele mostrou ser capaz.
    2 hrs · Like
  • Ana Lea Sarmento Nhaca tem muita garra e attitude mas os seus feitos veremos com o tempo
    1 hr · Like · 1
  • Raul Novinte Com tempo quando? Vocês ainda acreditam que o Nyusi poderá governar Moçambique? A Renamo vai aceitar o Nyusi governar Moçambique sobretudo norte e centro com toda fraude ao olho nu? O povo do norte e centro vai se conformar junto com a oposição? Falo do norte e centro, pois porque foi lá onde a RENAMO ganhou e o Nyusi ganhou nas provincias do sul com com100% cada. kkkk Tanta fraude neh? Se fosse eu Nyusi diria que não, pois é acho chato governar um povo dividido e que você sabe que que não lhe elegeu.....

Sem comentários: