sábado, 22 de novembro de 2014

SERÃO OS JOVENS DE CENTRO E NORTE MAIS PATRIOTAS QUE OS DO SUL?


Este titulo nao é por acaso, surge na base de comparação de alguns episódios distintos, que directa ou indirectamente envolveram jovens moçambicanos.
A 1 e 2 de Setembro de 2010, os jovens em Maputo e Matola e um pouco Gaza e Inhambane sairam as ruas para manifestar contra o preco do pão. Uns morreram e outros viveram. O sangue dos que morreram, forçou o Governo a aprovar a cesta basica.
Em contrapartida, em cada ano eleitoral, vemos jovens das regiões centro e norte de Moçambique, arriscar suas vidas enfrentando balas verdadeiras e gas lacrimogenio, só para controlar o seu voto.
A esse respeito, lembro-me de um triste episódio nas autárquicas de 2013, em que um jovem morreu por cima de urna de voto na escola Primária de Icidua em Quelimane, vitima de uma bala supostamente perdida, só para impedir que os amigos do alheio trocassem as urnas e permitisse ao candidato adversário uma vitoria imerecida.
O sangue derramado por ele e outros jovens que pereceram naquele dia, conduziu o Manuel de Araujo ao poder, impedindo uma vitória de Henriques de Albuquerque, o seu adversário pelo Glorioso.
Um outro jovem na Munhava quando perguntado pela STV porque estava ali aqela hora (18h) mesmo depois d ter votado, ele respondeu de forma peremptoria qe nao confiava nos órgãos de administração eleitoral, por isso ele voltou para proteger o seu voto, caso contrário ficaria prejudicado durante 5 longos anos.
Aqi fica a pergunta. Enquanto os do sul enfrentam a FIR para garantir pao na mesa, os do centro e norte fazem-no para algo que não se come só para garantir a sua liberdade. Quem é mais mais patriota que quem?
  • Kruchiev Kalashinikov Você respondeu tudo, patriotismo ultrapassa fronteiras da barriga.
  • Joao Junior Concordo contigo Kruchiev Kalashinikov!
  • Daniel Evaristo Inhauane SEM COMENTARIO .FALASTE TUDO...
  • Grande Chefe SERAM OS DO SUL MAIS CEGOS QUE DO NORTE E CENTRO ? OU ZELAM POR CORES PARTIDARIAS NÃO QUERENDO OLHAR A RAZÃO ? OU ENTÃO TÊM MEDO DE ENFRENTAR O REGIME POR CAUSAS JUSTAS ? OU SERÃO MAIS PREVELIGIADOS E ESTÃO-SE A MARIMBAR ?
  • Grande Chefe NÃO ME REFIRO A TODOS MAS EXISTE JOVENS ASSIM...
  • Fernando Fonseca E ainda eu perguntaria, se realmente os jovens de sul sao OPEN ou labebotas?
  • Khamangira Ndindasse Mucolonhe O problema de muitos so fala nas redes socias mais na practica ninguem sai a rua aqueles que sai a rua sao aqueles jovens que sempre vivera na rua... dia apois dia e os filhinho do papai estao ai... sentado a ver tudo atraveis dos canais de TV's
  • Elvino Dias Jovem eu estou fazendo o meu papel, escrevendo ou corrigindo as injustiças. Eu pessoalmente marchei contra a lei das mordomias. Eu fui vigiar na escola primária 24de Julho no alto mae o meu voto. Dizer que só falamos nas redes sociais, discordo
  • Felisberto José Utui Elvino. Os do norte são tão moçambicanos quanto os do sul. assim dizendo ficaria melhor se não houvesse no seu texto a acepção ou descriminação do tipo: "os jovens do norte"; "os jovens do sul" porque todos são moçambicanos. deveria estar escrito no seu texto que "jovens moçambicanos". Se usasse assim iria perceber que sendo todos moçambicanos não ha necessidade de saber quem é mais patriótico que o outro. Temos que prover mais o que nos une do que o que nos separa.
  • Rafik Abdala caso para dizer que há certos Moçambicanos que trocariam a vida pelo pão e outros pela liberdade.
  • Will Fagir Elvino Dias falou tudo e concordo plenamente
  • Ali Molde Ibraimo feliserto tem problemas de percepcao dos factos socio politicos e ate geograficos. as ciencias por nos posterior estudas tem um objectivo logico para o nosso desenvolvimento intelectual, ora, a divisao geografica: norte, sul e centro nao e discriminacao é localizacao entao nao vejo nenhuma descriminacao por parte de Elvino por dizer jovens do sul centro ou norte mas sim esta é uma referencia. e os acontecimentos assim sao referenciadas e k o ke ake procuramos perceber o k estaria por de tras disso?. A CHAMAR DE DESCRIMINACAO DESCULPA, CONFUNDIU E ESTE COMPORTAMENTO E NEGATIVO NO MEU PERCEBER.
  • Julio Lacitela A historia reza que o centro do Pais foi um osso dificil de roer para a frelimo, acontecendo o contrario para o sul do Pais. Ha uma necessidade de se estudar os diferentes comportamentos deste universo chamado Moçambique. Note se que sao as nossas diferenças que nos fazem Moçambicanos. Agora, que nao ha norte nem sul meu amigo Felisberto José Utui, hummmmm...
  • Elvino Dias Mano Felisberto, aqui eh apenas uma analise comparativa. Tambem seria de todo absurdo se eu dissesse sao todos iguais, quando a realidade objectiva a nossa volta mostra o contrario;
  • Will Fagir Felisberto José Utui por favor procura perceber o contexto como um academico se é que és.
  • Felisberto José Utui Will Fagir?????? o que será compreender o contexto sob ponto de vista académico como diz" Elvino, e descriminação sim dizer jovens do norte e do sul não deixa de ser regionalização. os moçambicanos não são diferentes devido as zonas regionais não. (ora, eu percebi bem e reitero que só nos vai dividir tomar as coisas com polarização como esta fazendo o Elvino porque não há diferença em dizer que os Africanos lutam pelo pão e os Europeus pela liberdade. (ate certo ponto seria verdade mas não soa como discurso conciliador numa altura em que se procura promover unidade nacional que deve ser assente na igualdade. Este e o meu discurso que se enquadra na lógica e na ética. não sei se académico ou não como diz Will porque não se declarou com propriedade para que eu o pudesse compreender. Elvino, volto a apelar a um discurso não preconceituoso nem divisionista. EU NÃO FALEI DE MANIFESTAÇÕES POIS NEO E ESSA A QUESTÃO QUE ME LEGA MAS A MOCAMBICANIDADE, UNIDADE NACIONAL E NÃO AO REGIONALISMO. O alguém estar no centro ou no sul do Pais não o faz pensar diferente dos demais moçambicanos nem pensar no pão do que na liberdade porque esses conceitos estão bem deturpados. abraçar uma urna ate morrer e lutar pela liberdade?> quando foi para se lutar pela liberdade (durante 10 anos) e pela paz (durante 18) anos fomos todos nos os moçambicanos que derramamos sangue e nao havia nem sangue do norte nem do sul mas de moçambicanos, e este legado de unicidade moçambicana que devemos promover. meus queridos saiam de discursos populistas e de chamar os outros de incapazes só por terem outro ponto de vista e opinião diferente dos seus.
  • Elvino Dias mano felisberto, sera que podemos falar de unidade nacional em mocambique, ou so eh discurso para servir de livre transito na exploracao dos recursos no centro e norte?
  • Elvino Dias Mano Felisberto José Utui, quando eu digo que os Macondes sao melhores guerrilheiros que oa Machopes estou a discriminar ou a comparar?
  • Wilsa Sofia Willy HERMENEGILDO, O GAMITO >>>>>>>por Maria Bereibodzi >>>> RESISTENTES Atenção>>>> Insisto e concentremo- nos no HERMENEGILDO GAMITO - O Presidente do Conselho Constitucional. • Que é um dos assassinos do Siba Siba já sabemos. • Que é ladrão também sabemos. Mas, que era burro na escola ainda não sabiam. Pois é. Passou no curso de Direito com 11 valores. Apenas o suficiente para passar. Que era colaborador VOLUNTÁRIO do TRIBUNAL MILITAR REVOLUCIONÁRIO? SABIAM? Este tribunal condenou muitos moçambicanos à morte sem um julgamento justo e sem direito a defesa. Pois é. O GAMITO tem um passado tenebroso e muito sujo e mais porque colaborava de forma voluntária para mostrar que era um comunista de verdade. Este tribunal legitimou as condenações á morte por fuzilamento de pessoas com ideologia contrária da Frelimo naquele tempo. ISTO É PARA SER ESQUECIDO? PORQUÊ? Hoje O HERMENEGILDO GAMITO – não tem nada de comunista Este homem – O HERMENEGILDO GAMITO – Tem moral para ocupar este cargo? Este homem – O HERMENEGILDO GAMITO – Tem conduta moral para decidir sobre as eleições? Este homem – O HERMENEGILDO GAMITO – Tem conduta moral para decidir sobre o que milhões de moçambicanos já decidiram? Este homem – O HERMENEGILDO GAMITO – Tem competência técnica para decidir sobre o processo das eleições? Mas vocês pensam que o Guebuza iria nomear um individuo, competente, inteligente, honrado e sem mácula para o cargo de Presidente do Conselho Constitucional? Claro que não HERMENEGILDO GAMITO. O SEU LUGAR É ATRAZ DE GRADES, Á FRENTE DE UM PELOTÃO DE FUZILAMENTO OU COM UMA CORDA Pois você contribuiu para o mesmo destino horrível de muitos moçambicanos e de forma voluntária. 13 h · Público
  • Xavier Jossias Tualufo Nao è do pao que o homem vive. Nao sò do pao que o homem deve viver
  • Joao Bosco H. Luis Elvino Dias, esse foi o maximo. Quem usa a razao nao contesta, diz apenas concordo plenamente.
  • Tchendjerra Colaco A divisão do pais por regioes não é da vontade do Elvino Dias, está no mapa. o termo que seria de todo discriminatório, é se tivesse dito "os xingondos" "os Machanganas". O facto de fundo é por que uns lutam até a morte pelo estomago e outros pela liberdade? Mesmo na luta de libertação, os cabecilias foram os mesmos que hoje lutam pela liberdade, só que os outros usurparam, acabaram assassinando os verdadeiros lutadores e a título póstimo, se atribuiram títulos de arquitetos da unidade, pai da independencia, entre outros. Por isso, temos hoje generais de patencia, mas sem técnica nenhuma.
  • Will Fagir Esse Felisberto josé Utui só luta para barriga dele. Fala muito a pensar que será convincente. Mas respeito a sua opinião porque é sua. Se ele reparar pela quantidade de opiniões aqui verá que dentre muitos a sua opinião não conta. Elvino Dias tem toda razão dizer que no Sul só se luta pelo pão, Centro e Norte pela Liberdade.
  • Mate O Eruditador Estou de olho, mas me permitam dizer que o "Regionalismo e' um dos maiores promotores de guerra no pais".
  • Tchendjerra Colaco kakakakaka, Voce Unay Cambuma, esse espirito de Mr.Bean trouxe donde? É ser formidável, assassinar o próprio pai? Coitado, pensava que os outros iriam eleva-lo a deus, mas acabou crescendo desestruturado e sem equilibrio psicológico por ter crescido em ambiente de bandidagem ao em vez de familiar.
  • Alice Mabota JOVENS, querem vencer o subdesenvolvimento, a tirania, a exclusão social, não falem de jovens do norte centro e sul; pretos mulatos e brancos. Falem das desigualdades entre os mais ricos e os muito pobres com possibilidades para termos ricos e minimamente gente com o minimo de pão, medicamento, boa escola e casa condigna, onde é proibido ter tudo sem trabalhar, ter tudo valendo tudo mesmo sangue para ser-se rico falemos de uma intelectualidade diarreica que nada produz mas sim reproduz o que eles também não acreditam mas que dizem: OH!.. o que fazer se queres sobreviver tens que ser e agir assim.Isto mina a nossa vida . Discutam dizendo sim. Isto está assim como nos libertarmos desta situação e termos orgulho de um jovem igual a todos os jovens de Moçambique e que quando um jovem de qualquer canto do pais prospera por mérito proprio e não pelo cartão nos juntemos todos e o demos os nossos parabéns e quando um jovem cai todos o levantemos e o mostremos caminho. Não vale apenas lutarmos Norte Centro e Sul enquanto os ladrões no poder pilham tudo isso é distração morreremos desgraçados e eles continuarão ricos . Neguemos a injustiça a presença dos vermes corruptos educaçao virada para se ser governante mas educação para se ter casa condigna isto é quartos sala cozinha casa de banho, hospital perto com médicos virados para a minha cura o que quer dizer que devem ter condições em suas casas e condições de trabalho e medicamentos sãos, escola com carteiras para todos e bons professores com condições de vida sãs e de trabalho dignos não um professor para 500 alunos mas um professor para 2 turmas de 25 alunos, um tribunal que julga todos de acordo com as suas razões de direito e não julga a condição de dinheiro, uma segurança para que possam circular de e para, e, assim o polícia deve ter condições de vida dignas de um policia trabalhar horas suficientes e repousar o suficiente sem pensar ver na rua ricos a deitarem comida nas latas de lixo onde ele protege essas latas e aos ricos obrigado a perseguir o ladrao de carro a pé. Jovens acordem........ acordem e sedes realistas serão condenados pelas futuas gerações por não terem feito nada para impedir estes ABUTRES E SEUS SEQUAZES ninguém vai lutar por voces tudo o que fazem é vos distrair com o tribalismo, regionalismo enquanto houver espaço para pilharem Acordem se unam e lutem por todos os meios sem lutas duras não há vitorias saborosas tivemos que sacrificar Mondlana para termos a independência ohhh eles não nos dizem só acusam os outros , tiveram que eliminar Samora para serem o que hoje são porque sabiam que ele estava pela igualdade social e provou isso e acusam os outros pena seus filhos acreditam o que eles fizeram foi lutarem para chegarem onde chegaram e Vocês acreditam que a condição de alguém é por ser do sul ou do norte ou do centro? Eu não acredito na bravura que cada um de nós temos para alcançarmos o que almejamos Lutem, lutem lutem que o tempo está a passar. Não tenham medo de lutar só vence quem luta, BOM FIM DE SEMANA
  • Tchendjerra Colaco Sugestão válida Sra Mabote, o unico corajoso já vai aos Sessenta e tal anos, geração da viragem é brava apenas nas redes sociais, não encara os desafios da vida.
  • Elvino Dias Mama Alice concordo com o seu posicionamento, mas a essencia desse artigo, eh chamar a atencao aos jovens a lutarmos pela mesma causa, libertar Mocambique de todas as coisas ruis que minam o nosso desenvolvimento; para que juntos construamos um Mocambiqe justo,
  • Zavarel Agostinho Hanhane para mim nao deveria existir regionalismo, porque o acompanho diariamente é que entre os jovens nao existe unanimidade, porque uns do sul tem a coragem d discriminar os de norte e centro, o que é falta de cogitar positivo, para mim somos todos jovens mocambicanos, nao existe nem sul, nem centro, nem norte!
  • Grande Chefe SERAO OS JOVENS DE CENTRO E NORTE MAIS DEMOCRATAS DO QUE OS DO SUL ? (...)
  • Wilsa Sofia Willy DISSIPANDO EQUIVOCOS... Em entrevista ao jornal Savana, o lider da renamo teria afirmado que aceita a criacao do estatuto de lider da oposicao e isto foi interpretado com uma aceitacao dos resultados eleitorais o que nao corresponde a verdade. Até ao momento da entrevista, Afonso Dlhakama era e ainda é o lider da oposicao até a validacao ou nao dos resultados pelo CC. Portanto o estatuto de lider da oposicao também poderá beneficiar o proprio Nyusi, que esta sendo ilegalmente apresentado como presidente da Republica. Até porque a renamo ja deliberou a formacao do seu governo nas 7 provincias onde ganhou e nao consta que esta decisao tenha sido revogada, apenas é a imprensa lambe botas que faz ouvidos moucos. Dlhakama ja deu ordens para que as estruturas do partido preparem os quadros que irao dirigir as provincias do centro e norte a partir de Janeiro. Isto foi dito alto e bom som e com toda pompa e circunstancia mas o assunto esta sendo escamoteado pela imprensa mercenária. Esta deliberacao da renamo só poderá ser revogada com a invalidacao dos resultados eleitorais e consequente formacao de um governo de gestao. Amigos o que a CNE e o STAE fizeram é totalmente inaceitavel, criminoso e um acto de puro bandidismo. Sabem o que eles fizeram? As fraudes (enchimento de urnas com ajuda da policia, votos de defuntos, Assembleias que nao abriram, etc) nao foram suficientes para garantir a vitoria do nyusi e da frelimo e o falso Sheik Abdul Carimo e Feliberto Naife simplesmente anunciaram numeros sem editais ou actas! E as actas e editais dao claramente vitoria a Dlhakama e renamo! Portanto, pedir a anulacao dos resultados é um favor que Dlhakama esta a fazer a frelimo. Dlhakama está sendo mal interpretado porque nos ultimos tempos ele fala em tom calmo e reconciliatorio mas nao tenham ilusoes. Alguns ainda nao conhecem bem o senhor "Kadhoco". Era preferivel ouvir Dlhakama a fazer declaracoes bombásticas do tipo "o pais vai arder!". Durante o conflito armado, mesmo estando sob intenso ataque de artilharia e aviacao, Dlhakama falava com os seus homens como se fosse um noivo numa noite de nupcias... Ja se propala por ai que Dlhakama ja esta velho e cansado e que agora "vive bem e folgado" em Maputo por isso nao quer voltar para o mato. Isto é totalmente ridiculo e fruto de propaganda barata do regime moribundo da frelimo. Quer dizer, em menos 3 meses (saiu de satungira a 4 de setembro, de boa saude e bem disposto) Dlhakama ja esta velho e cansado. Dlhakama nem idade para reforma tem mas ja foi "envelhecido" pela frelimo. Talvez a velhice em Mocambique é medida pela quantidade de cabelos brancos. E o que isso de "viver no mato"? Que eu saiba, na Serra de Gorongosa vivem milhares de humildes camponeses e nao consta que vivam em grutas ou em arvores porque nao sao animais selvagens. Portanto, o governo considera de animais selvagens as populacoes que vivem nas zonas rurais, é isso? Quero chamar atencao a todos para que nao se deixem enganar com as propaganda do regime da frelimo. Se se lembram, pouco antes de Dlhakama sair da tal "parte incerta", inventaram toda a sorte de mentiras, até disseram que Dlhakama estava "muito doente e incapacitado" e como se viu era tudo falso. Dlhakama nunca esteve escondido ou em parte incerta, simplesmente as FADM nao conseguiam aproximar se do perimetro da seguranca da sua nova residencia a poucos quilometros das antigas matchessas (que foram "assaltadas" por José Mandra na semana passada), porque eram sempre repelidas com baixas quase biblicas. Tirando as baixas temperaturas, ar rarefeito e impossibilidade de usar viaturas (e os bombardeamento de artilharia pesada, claro) Dlhakama vivia folgado na serra, alias, ele calcorreou de lés-a- lés o pais durante 16 anos e está habituado a este tipo de vida do campo. O governo da frelimo também foi capaz de esconder a sua catastrófica derrota militar que resultou igualmente em grande perda de equipamento bélico a favor da renamo e pelos vistos nao aprenderam a licao. Que significado tem a reocupacao da residência de Dlhakama em Satungira (ainda que cosmética, porque aquilo só foi para mostrar na TV, os militares nao sao tolos)? Parece que a ideia do Guebuza é de "cutucar a onça" até esta perder as estribeiras e avancar com escaramucas a nivel nacional e o caos subsequente vai permiti lo manter se indefinidamente no poder. Mas o tiro sair-lhe-a pela culutra, como veremos dentro de poucos dias... Só para terminar, num artigo de opiniao do membro sénior da renamo Rahil khan (um expert em artes marciais e empresario), o canalmoz atribuiu lhe a funcao de "assessor de Afonso Dlhakama", o que nao é correcto. Ele é de facto assessor mas do partido renamo para a regiao sul e nao de Afonso Dlhakama. . . . . . Por Unay Cambuma 58 min
  • Wilsa Sofia Willy DISSIPANDO EQUIVOCOS... Em entrevista ao jornal Savana, o lider da renamo teria afirmado que aceita a criacao do estatuto de lider da oposicao e isto foi interpretado com uma aceitacao dos resultados eleitorais o que nao corresponde a verdade. Até ao momento da entrevista, Afonso Dlhakama era e ainda é o lider da oposicao até a validacao ou nao dos resultados pelo CC. Portanto o estatuto de lider da oposicao também poderá beneficiar o proprio Nyusi, que esta sendo ilegalmente apresentado como presidente da Republica. Até porque a renamo ja deliberou a formacao do seu governo nas 7 provincias onde ganhou e nao consta que esta decisao tenha sido revogada, apenas é a imprensa lambe botas que faz ouvidos moucos. Dlhakama ja deu ordens para que as estruturas do partido preparem os quadros que irao dirigir as provincias do centro e norte a partir de Janeiro. Isto foi dito alto e bom som e com toda pompa e circunstancia mas o assunto esta sendo escamoteado pela imprensa mercenária. Esta deliberacao da renamo só poderá ser revogada com a invalidacao dos resultados eleitorais e consequente formacao de um governo de gestao. Amigos o que a CNE e o STAE fizeram é totalmente inaceitavel, criminoso e um acto de puro bandidismo. Sabem o que eles fizeram? As fraudes (enchimento de urnas com ajuda da policia, votos de defuntos, Assembleias que nao abriram, etc) nao foram suficientes para garantir a vitoria do nyusi e da frelimo e o falso Sheik Abdul Carimo e Feliberto Naife simplesmente anunciaram numeros sem editais ou actas! E as actas e editais dao claramente vitoria a Dlhakama e renamo! Portanto, pedir a anulacao dos resultados é um favor que Dlhakama esta a fazer a frelimo. Dlhakama está sendo mal interpretado porque nos ultimos tempos ele fala em tom calmo e reconciliatorio mas nao tenham ilusoes. Alguns ainda nao conhecem bem o senhor "Kadhoco". Era preferivel ouvir Dlhakama a fazer declaracoes bombásticas do tipo "o pais vai arder!". Durante o conflito armado, mesmo estando sob intenso ataque de artilharia e aviacao, Dlhakama falava com os seus homens como se fosse um noivo numa noite de nupcias... Ja se propala por ai que Dlhakama ja esta velho e cansado e que agora "vive bem e folgado" em Maputo por isso nao quer voltar para o mato. Isto é totalmente ridiculo e fruto de propaganda barata do regime moribundo da frelimo. Quer dizer, em menos 3 meses (saiu de satungira a 4 de setembro, de boa saude e bem disposto) Dlhakama ja esta velho e cansado. Dlhakama nem idade para reforma tem mas ja foi "envelhecido" pela frelimo. Talvez a velhice em Mocambique é medida pela quantidade de cabelos brancos. E o que isso de "viver no mato"? Que eu saiba, na Serra de Gorongosa vivem milhares de humildes camponeses e nao consta que vivam em grutas ou em arvores porque nao sao animais selvagens. Portanto, o governo considera de animais selvagens as populacoes que vivem nas zonas rurais, é isso? Quero chamar atencao a todos para que nao se deixem enganar com as propaganda do regime da frelimo. Se se lembram, pouco antes de Dlhakama sair da tal "parte incerta", inventaram toda a sorte de mentiras, até disseram que Dlhakama estava "muito doente e incapacitado" e como se viu era tudo falso. Dlhakama nunca esteve escondido ou em parte incerta, simplesmente as FADM nao conseguiam aproximar se do perimetro da seguranca da sua nova residencia a poucos quilometros das antigas matchessas (que foram "assaltadas" por José Mandra na semana passada), porque eram sempre repelidas com baixas quase biblicas. Tirando as baixas temperaturas, ar rarefeito e impossibilidade de usar viaturas (e os bombardeamento de artilharia pesada, claro) Dlhakama vivia folgado na serra, alias, ele calcorreou de lés-a- lés o pais durante 16 anos e está habituado a este tipo de vida do campo. O governo da frelimo também foi capaz de esconder a sua catastrófica derrota militar que resultou igualmente em grande perda de equipamento bélico a favor da renamo e pelos vistos nao aprenderam a licao. Que significado tem a reocupacao da residência de Dlhakama em Satungira (ainda que cosmética, porque aquilo só foi para mostrar na TV, os militares nao sao tolos)? Parece que a ideia do Guebuza é de "cutucar a onça" até esta perder as estribeiras e avancar com escaramucas a nivel nacional e o caos subsequente vai permiti lo manter se indefinidamente no poder. Mas o tiro sair-lhe-a pela culutra, como veremos dentro de poucos dias... Só para terminar, num artigo de opiniao do membro sénior da renamo Rahil khan (um expert em artes marciais e empresario), o canalmoz atribuiu lhe a funcao de "assessor de Afonso Dlhakama", o que nao é correcto. Ele é de facto assessor mas do partido renamo para a regiao sul e nao de Afonso Dlhakama. . . . . . Por Unay Cambuma 58 min
  • Elvino Dias Manos que vê esse discurso como regionalista, fazendo análise comparativa dos factos, quantos jovens ja morreram nas províncias de Gaza, I'bane e Maputo no dia de votação? Quantos morrem por cada ano eleitoral em Quel?

Sem comentários: