terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O Desdito do Ministro Gabriel



Pode ser que alguém tenha visto as minhas declarações na STV. Alguém pode mesmo dizer que viu-me indignado com alguma coisa?

Gosto muito dos jornalistas do grupo SOICO. Muitos deles são meu amigos. Mas nao me revejo na maneira como trataram esta matéria.

Os europeus têm toda a liberdade de fazer as listas que eles quiserem. E de defenderem os seus interesses. De segurança ou comerciais. O que eu disse foi que a minha acção como ministro de Moçambique nao se guia por essas listas. Satisfazer essas listas nao pode ser a minha prioridade. A minha prioridade é trabalhar nas listas elaboradas pelos moçambicanos. E dei exemplos de como essas listas me chegam: as reclamações veiculadas pela imprensa, sobre atrasos, sobre falta de regularidade, sobre preços... Essas são as listas em que trabalho.

E parece-me ter dito isso sem ar indignada. Poderei te-lo feito com cara feia. Mas essa é a única que Deus me deu.

Um abraço a todos e aos meus amigos do grupo SOICO.
Like ·  · Share · 2 hrs
  • Visnu Zitha Que eu me lembre, disse algo parecido com "(...), estamos a trabalhar para os moçambicanos (...)"
    2 hours ago · Like · 2
  • Leonildo Honwana Gostei muito da suas respostas para os jornalistas! Foi muito Patriota! Moçambicanos em primeiro.
    2 hours ago · Like · 4
  • Alicene Erasmo Já agora,também lembro-me de ter dito "estamos concentrados a resolver os problemas que vocês jornalistas levantam(acho que levantaram mais um,indignaçäo),quais os sinais que caracterizam alguém indignado?
    2 hours ago · Edited · Like · 2
  • Laura Da Gloria Sacramento Realmente a palavra "indignado" nao bateu com as declaracoes que fez.
  • Lindo A. Mondlane ah..algo ja dizia eu que nao estava claro..obrigado amigo pela explicaçao...
  • Visnu Zitha Há dias, vi um post do Dario Monteiro onde também se mostrava assustado com algo o titulo que o Jornal Desafio usou para introduzir uma entrevista que concedeu... Ao que parece, os jornalistas andam afiados.
  • Antolinho André Excelso senhor Ministro do governo moçambicano todos rigozijamos quando os nossos dirigentes priorizam Moçambique. Aqueles que gostam de torcer o sentido do patriotismo conhecemos e sabemos qual é a agenda deles. Não se preocupe sr. Ministro, continue a trabalhar para o bem de Moçambique.
  • Jeremias Zeca Miapa Desculpe sr Ministro, vale apenas admitir k falou mal. aceito k a noticia tenha lhe deixado mal disposto. nós moçambicanos precisamos de boas relações com asiaticos, americanos, europeus, africanos iguais, etc. Ficou mto mal na fotografia kdo proferiu aquelas palavras. Acho o melhor k pode fazer agora é nao falar do assunto acharmos k sta arrependido pelo k disse.
  • Manuel Musse É bem público a sua abertura em falar à STV, a sua forma didática em defender a sua posíção e do governo. Infelizmente, ceros órgãos de informação entendem que só de forma sensacionalista e distorcendo palavras/factos é que conseguem fazer notícia. Não admira que hajam didrigentes que recusem dar entrevistas. Força aí!
    2 hours ago · Like · 1
  • Visnu Zitha Antolinho Andre, não me parece que seja para tanto
  • Stelio Chiluvane Deus nao da cara feia a ninguem. Somos todos a sua semelhença
  • Antolinho André Que assim seja Visnu Zitha.
    2 hours ago · Like · 1
  • Ussene Aboo Ja agora fui informando que a dificuldade que se tem em baixar o preço do bilhete nacional e devido as altas taxas tembem cobrado pelos aeroportos isso pele menos o senhor ministro pode resolver.
  • Agostinho Gomes Foram declarações sábias de um dirigente que esta e defende o bem de um povo e nao para os interesses alem fronteiras! Bem haja dirigente do povo para povo!
  • Aurélio Armando Matavele Apoiado Sr. Ministro, falou e muito bem para Europa e Asia iremos de voos dessas origem enquanto os problemas do nosso quintal nao estiverem resolvidos.Mocambicanos primeiro.
  • Alexandre Zerinho Em que medida teria ele (ministro) falado mal? Porquê ele admitiria que falou mal? Jeremias Zeca Miapa
  • Abilio Cossa Com cabeca erguida, vamos avancar.
  • Manuel J. P. Sumbana Ainda bem que nâo deixou isto passar como o assunt6 das patinhas da Governador. Eu nào pude ver na TV para avaliar a cara e nem sinto-me qualificado em dar veredictos de sentimentos na base da expressão facial de quem quer que seja. Por isso estou grato que nos tenha brindado com este texto esclarecedor.
    2 hours ago · Like · 1
  • Alexandre Fernando Acho que sim. O Dr Gabriel Muthisse pode solicitar a reposição dos factos através do direito de resposta ou pelo menos uma nota, por via da sua Assessoria de Imprensa. É uma forma de ajudar a melhorar. Abraço.
    2 hours ago · Like · 2
  • Antonio Martins Eu não ouvi nada do que se passou, só quero dizer-lhe boa noite e bom descanso.
    2 hours ago · Like · 1
  • Onélio Luís Gostei muito das respostas da sua Excelência, pois respondeu de cabeça erguida e de forma inteligente...Eles não nos podem exigir tanto enquanto nós não os exigimos nada...
  • Laice Faustino Nkwemba Meu irmao, meu compatriota e por ultimo senhor ministro, faça o seu trabalho em prol de Moçambique e moçambicanos, deixa eles falarem e venderem noticias por sinal vendendo mentiras... continua de cabeça erguida e siga com os seus trabalhos... aquele abraço meu amigo
  • Osvaldo Moz Nao vejo porque se alarmar. Pela sua "cara feia" como diz (simpaticamente) nem eu acreditei q estava indignado - oque é tambem direito. Mas, como nos mocambicanos, para quem trabalha nos sentimos orgulhosos com o espirito das suas declaracoes!
    As vezes é bom mandar uma chega aos q se comportam como maximos!
  • Elisio Macamo e mais uma vez os maus hábitos de leitura criaram muita espuma. o problema não é só a imprensa. é quem se dá por satisfeito com pouca informação e se acha no direito de comentar como se tivesse conhecimento de causa.
  • SoniaAugusto Bila Eu vi por duas vezes as declaracoes do nosso ilustre Ministro,deixa me dizer que em primeira instancia fiquei com medo de como uma imprensa sensacionalista como a do grupo SOICO iam tratar,mas ca por mim tendo visto as suas declaracoes digo Sr Ministro...See More
  • Osvaldo Faquir Às vezes tem que dar um SOCO ao grupo SOICO. É que gostam de distribuir socos a todo o mundo. Então o homem tem que desenrascar uma outra cara na hora das entrevistas? Vamos trabalhar!
  • Osvaldo Moz Kkkkkk. Com essa de desarascar outra cara morri, chará.
    N se esqeca é Sua Excia este!
    Kkkkk
  • Jorge Pedro Ribeiro Ribeiro Gostei desta parte: " Poderei te-lo feito com cara feia. Mas essa é a única que Deus me deu." És sim a imagem e semelhança de Deus Gabriel Muthisse
  • Amilcar Joaquim Inguane Infelizmente é a imprensa que temos
  • Helder Hugo Jeremias zeca por favor va cuspir seu veneno em outro posts.
  • Carlos Jonaasse Meu caro amigo Gabriel Muthisse, eu lhe admiro pela sua maneira facil de si comunicar, alias, eh efectivamente ministro das comunicacoes.Mas permita me que lhe faca a seguinte pergunta:Qual eh o problema de sua excelencia se indignar com o Banimento da LAM no espaco europeu?Disse que e cito..."Nao Trabalho para europeus"....Quando autrora a LAM voava no espaco europeu trabalhava para quem?Afinal quem sao os clientes da LAM? Sao ou nao legitimos os requesitos exigidos para voar no espaco europeu? Sr ministro, peco para que nao si indigne com as minnhas perguntas.
  • Felicia Chipande Acompanhei a entrevista está tudo claro e melhor ignorar esse comentário
  • Helsio Azevedo Sr. Ministro, realmente, pela reportagem que passou, naSTV, ficou a ideia que o mercado europeu não era prioridade para si e consequentemente, como Ministro, não fala em nome pessoal mas do governo actual. No jornalismo há disso; pegar-se em uma frase e extrapolar a noticia para um rumo de problematização. Bem, não pretendo me alongar mas sim deixar uma sugestão, visto que o facebook, é uma rede que, se calhar, não abrange o grosso dos moçambicanos e estrangeiros que viram a reportagem e que não terão visto este seu post refutando o que se mostrou. Assim, seria interessante convocar uma colectiva de imprensa e explicar de forma integral o seu posicionamento. Moçambique é um país que ainda precisa de todos os mercados reais e potenciais para dinamizar a economia nacional que está a dar mostras de oscilações. O sector de transportes e comunicações é basilar no rumo ao progresso e ele não se fecha a uma demanda nacional. Acredito ser do interesse do governo, seu, meu e de qualquer outro moçambicano, ver às empresas nacionais a competir e gerar economias de escala. Bom trabalho e festas felizes.
  • Linette Olofsson União Europeia tem as suas regras e normas -espaço schengen , também não está para agradar a ninguém, ou cumpre-se ou fica-se de fora! A segurança em primeiro lugar.
  • Avelino Namarrocolo O dito por nao dito, haja coerencia europa eh europa, africa eh africa cada um com as suas regras/normas.
    56 minutes ago · Like · 1
  • Dereck De Zeca Mulatinho Jeremias Zeca Miapa a entrevista não tem nada a ver com relações entre Estados, penso que ou estás a perceber mal ou nem sequer se deste ao trabalho de entender, contextextualizar e depois emitir opinião. A fotografia que que estás a ver ou que viste é diferente da que eu e muitos outros nos antecederam viram ou ouviram do entrevistado.
  • Linette Olofsson repita-se a peça! Não foi elegante o seu pronunciamento, poderia expressar -se de outras formas com a arte de diplomacia!
    51 minutes ago · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana E, já agora Elisio, náo sei se a questâo é táo simples como tu a colocas. O Gabriel é governante e como vice-ministro jâ foi porta-voz, uma espêcie de 'image-maker e mouthpiece' do governo e lidou sempre e bem com a imprensa. Nâo vejo onde se enquadram os hábitos de leitura aqui. Acho muito bem que o Gabriel tenha vindo pessoalmente aqui colocar os pontos nos ii. É o que os governantes com cultura de prestaçâo de contas devem fazer Mas nem por um momento discordo do tratamento que foi dado às declaraçôes do Gabriel. Este é um assunto que nâo por culpa do Gabriel nos lesa a todos. Portanto, acho que o Gabriel podia ter escolhido melhor o palavreado.
    46 minutes ago · Like · 4
  • Manuel Amaral Caríssimo e Prezado Camarada Ministro e Dr Muthisse, não se chateie e nem se preocupe com os "Jornalistas" do Grupo Soico e o seu compromisso é e sempre foi com o povo Moçambicano é a ele que devemos satisfações porque ele é que paga os salarios dos nossos dirigentes e como povo encorajo a continuar a faser oque sempre soube faser servir com escilencia ao povo Moçambicano porque as ajendas desses jornalistas são obscuras, pois são contrarias a unidade nacional e ao bem estar social do povo, são restos do colonialismo que agem como minas retardadas por esplodir ao longo do tempo eles são os padrinhos das ondas de agitação, das tensões sociais e politico-militar e dos boatos, Mais não disse e muito obrigado pela atenção dispensada...
    38 minutes ago · Like · 2
  • Issufo Francisco Viva Camarada Ministro forca pelo seu posicionamento.
    30 minutes ago · Like · 2
  • Cesar Pensar Lamento pela
  • Cesar Pensar Quiz dizer lamento pela infeliz leitura que os jornalista fizeram por aparencia ao excelentissimo Sr. Ministro... Eu acho isso falta do profissionalosmo, e ética por parte dos senhores jornalistas...

Sem comentários: