segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SIM, A OPOSIÇÃO SERÁ OPOSIÇÃO POR MAIS 50 ANOS


comments


1
Francisco Moises said...

Li o artigo do senhor Viriato Caetano Dias com devida atençao e uma mente aberta. Se o Viriato Caetano Dias que escreveu este artigo é o mesmo que aqui comentava conservativamente no passado, isto é sem muitas palavras, tenho que dizer que ele é uma personalidade controversa, o que de nenhuma maneira quer dizer que o que ele diz nao vale.
Tudo o que ele escreve vale, que certas coisas agradem a uns ou desagradem a outros. E no fim e ao cabo, cabe a ele o direito inalienavel de dizer o que quer e cabe tambem a outros o direito de concordar ou discordar com ele enquanto respeitando o homem e discordando com as suas ideias.
Tenho que dizer que nao é muito facil ler o senhor Viriato C. Dias. Tem uma profundeza intelectual que é unicamente dele e uma atitude que lhe é caracteristica.
Reconhecer a capacidade dele de pensar -- ele pensa e nao lhe retiro esta magna virtude e neste escrito dele sobressairam dois pontos principais: o que ele caracterisa de "falso" grito de fraude e da incapacidade da Oposiçao de se organisar -- fenomeno este que diz fara com que a Oposiçao nao alcance o poder nos proximos 50 anos.
Dissectemos isto: fraudes eleitorais no Moçambique governado pela Frelimo foram sempre uma constante da sua politica e isto acontece a todos os niveis -- nos niveis de eleiçoes presidenciais, gerais, municipais e outros.
E a fraude eleitoral nas ultimas eleiçoes foi uma coisa tao visivel que quase todos os quadrantes da sociedade moçambicana e alguns da opiniao internacional viram e reconheceram como tal, excepto, obviamente, a propria liderança da Frelimo que diz muito pouco em relaçao ao grito. E isto esta dividindo a naçao com o perigo duma nova situaçao destabilisada.
Portanto, a Frelimo so pode governar por mais outros 50 anos através de fraudes eleitorais e nao através de ser votada ao poder por uma esmagadora maioria da populaçao que esta farta dela.
E se o Dhlakama e a Renamo nunca estiveram no poder nao foi por nao terem ganho em muitas das eleiçoes no passado. Foi por causa das fraudes da Frelimo. E Dhlakama tem sido muito tolerante, o que é uma virtude ao mesmo tempo o vicio dele visto que ele actua sozinho no seu partido sem consensos dos seus membros.
O senhor Viriato Dias ao dissectar a Oposiçao faz pontos validos quanto a desorganisaçao da Oposiçao com tantos partidos de que o pais nao precisa e que militam a favor da Frelimo.
O senhor Dias enaltece o talento militar do Dhlakama.
E concordo com ele quando diz que o endeusamento do Dhlakama é um grande erro. Dhlakama nao é nenhum deus que vivera para sempre e o que acontecera a Renamo se ele desaparece hoje ou amanha?
Prova flagrante do endeusamento do Dhlakama foi o que aconteceu a poucos dias atras. Os residentes de Quelimane disseram-lhe que nao queriam ouvir falar da sua ideia do governo de gestao e queriam que ele governasse o pais.
Devido a falta de vozes que discordam com ele dentro da Renamo, onde os seus membros competem no lambebotismo para cada um deles atirar a sua atençao para ele proprio, Dhlakama achou dificil acreditar que os quelimanenses se opunham a sua ideia. Dai que perguntou muitas vezes se os quelimanenses nao queriam a sua ideia do governo de gestao. A resposta foi cada vez una e unanime: que els nao queriam ouvir da tal ideia.
O Dhlakama vai depois a Nampula onde disse que nao iria mais falar da sua ideia de governo de gestao. Um ou dois dias mais tarde o mesmo Dhlakama, e nao um outro duplicado, se esqueceu que tinha jurado nao reviver a ideia de governo de gestao que a Frelimo ja mandou passear. Ele a reviveu em Nacala, em Maputoe em Lichinga e continua firme com a ideia.
Porque é que isto acontece com o Dhlakama? A resposta é muito simples. Ele age sozinho, pensa, decide e anuncia o que decide sem consultar os membros da Renamo. Mas com o seu comportamento contraditorio, ele desvalorisa-se e perde o respeito e a consideraçao de cabeças pensantes.
O Viriato Dias bateu certo quando desvalorisou o MDM que se tornou numa organisaçao nepotica ou da familia do Daviz Simango. Concordo com o Dias neste ponto e nao nas razoes que lhe teriam ditado que ridiculisasse o MDM, que nao as conheço. Se a liderança da Frelimo foi sempre uma oligarquia tribal e se a liderança da Renamo foi sempre o Afonso Dhlakama, O MDM desceu para um nivel mais baixo do neptismo tribal.
E afinal porque é que Daviz Simango precisa de ser presidente municipal da Beira e presidente do MDM ao mesmo tempo? Pode ele realmente servir dois mestres ao mesmo tempo, bem e igualmente? Quer ter as duas coisas visto que nao quer perder nada. Quer todos os beneficios que obtem da municipalidade da Beira tambem com da politica nacional.
Porque é que os homens que lutaram com Dhlakama se perdem neste MDM? A culpa original da existencia do MDM foi o egoismo do Dhlakama que sempre tratou a Renamo como uma coisa pessoal, apesar do seu grito de que ele lutou pela democracia e da sua auto-proclamaçao como o pai da democracia moçambicana, o que é uma grande piada.
Para recapitular: discordo com o Dias quando ele diz que nao houve fraudes nas ultimas eleiçoes no pais. A Frelimo estara no poder por mais 50 anos nao porque a Oposiçao esta desorganisada, coisa que é certa duma certa maneira geral, mas sim por fraudes eleitorais e por causa da intimidaçao e brutalidades que tem desencadeado contra os moçambicanos. Mesmo se todos os opositores estiverem unidos, a Frelimo se apostara em fraudes para "ganhar" em eleiçoes e continuar no poder para todo o sempre.
Qual sera a saida desta situaçao?

2
hakuna said...

é mesmo um viriato....lambendo para aparecer....o hospital psiquiatrico de infelene e porque não de marrere seria o lugar ideal para melhorar as suas fantasias e diarreias mentais....!

3
anjo da terra said in reply to chinkhodho...

este viriato deve estar a precisar dum psiquiatra. a mente deste homem deve estar formatada para pensar num sentido independentemente das circunstancias. uma mega fraude vista por todo mundo ele duvida, as molduras humanas que andam atras do DHL não vem. os choros e comentários do povo não houve, pedido do mundo aos órgãos ou instituições que tutelam as eleições para dar provas dos resultados que a oposição alega considera infundada. estaremos perante a um racional, moralmente educado? irmão muito antes desse período você vai fugir da sua própria sombra. por não encarar o mundo. e sentir-se-á inútil de tanto vomito que atira ao povo. pithany ku church mu kapembele, satana a kuguilany.(va a uma igreja rezar, o diabo dominou-te)

4
teixeira lopes said...

O senhor Viriato disse tudo! Quem nao quer ver a realidade,nao vive neste Mundo.Bravo Sr.Viriato

5
chinkhodho said...


Viriato, voce está a fazer pornografia jornalísta. Arranja outra profissão. Esta não te fica. Os editais de apurajento distrital até agora ainda não foram disponibilizados pela dupla Carimo/Naife. O que tens a dizer acerca disto? Pare de insultar o povo, senão este vai te cortar os testículos quando reagir. E, desde já, ficas avisado, estás identificado. Ndatenda papakulu.

Sem comentários: