quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

UNIVERSIDADE WUTIVI. Wuni wutivi?

7 hrs · Edited · 

O conselho de ministros aprovou ontem a mudança do nome do ISTEG para Universidade WUTIVI, que em língua do dono significa CONHECIMENTO. Sem ser nominalista, julgo que o conselho de ministros criou um precedente muito sério, que explico mais a frente.
Para já, vamos a pergunta básica: O que é NOME e porque é útil?
De a cordo com Wikipedia, citando vários autores, no sentido restrito e no uso comum, o nome é um vocábulo ou locução que tem a função de designar uma pessoa, um animal, uma coisa ou um grupo de pessoas, animais e coisas. 
De acordo com a semiótica, um nome é um signo em que o significante é a imagem acústica da palavra falada ou a representação gráfica da palavra escrita, e o significado é conceito do objeto ao qual esta palavra remete. Este signo pode atuar como símbolo (quando se refere a uma universalidade; ex.: "rei"-todo e qualquer rei), como índice (quando se refere a um elemento ou indivíduo; ex.: "Luís XV" - e não qualquer rei) e também como ícone (quando se refere a uma ideia geral; ex.: "coroa" - ícone que indica o símbolo "rei"). 
Ora, a palavra Universidade etimologicamente significa “o que pretende saber”- de acordo com o Dicionário etimológico editado pelos Livros Horizonte de José Pedro Machado. A palavra Universidade cai na categoria de símbolo (quando se refere a uma universalidade; portanto, UNIVERSIDADE, que pode ser qualquer). Por sua vez, a palavra WUTIVI significa conhecimento em português. Ela é igualmente um termo universal. O conhecimento pode ser científico, diabólico, ou senso-comum, etc.
Portanto, se uniformizarmos os significantes para o português, o nome completo desta instituição; portanto da UNIVERSIDADE UTIWI, teríamos Universidade CONHECIMENTO ou UNIEVRSIDADE SABER. Concluindo, teríamos uma universidade chamada Universidade Universidade ou SABER SABER. NADA MAIS BIZARRO na história do nominalismo. Dar nome a uma Universidade é um acto muito sério, diferente de dar nome a um talho ou clube nocturno. O que é comum no mundo é associar a universidade a eventos e efemérides, personalidades célebres com as quais a universidade se identifica ou emola, nomes de fundadores ou mesmo donos destas instituições ou seus impulsionadores ou, simplesmente, do local ou zona em que ela se encontra. Alternativamente as universidade se chamam pela especialidade ou ramo a que mais se dedica: A politécnica, Economia e Gestão, Ciências Políticas; Universidade Eduardo Mondlane, Universidade de Ohio (alma mater), Havard; Universidade Pedagógica, Beira Interior, Universidade de Lisboa, Minho ou Universidade Católica, etc.
Queriam os donos da Universidade, pensando como eles, valorizar a língua nacional, a cultura e por extensão, o conhecimento local. Mas isso não dispensa o rigor do método científico que caracteriza a universidade, a tradução e a interpretação nos termos propostos por Boaventura de Sousa Santos, no seu “A Universidade no Séc. XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez Editora, 2004 (3ª edição)”. Ademais, sendo a Universidade o centro de saber o centro de produção de conhecimento é estranho que os donos tenham escolhido justamente a palavra “conhecimento”, mas desta vez em língua local, para dar à sua instituição de ensino. Bem, talvez estejamos na presença de uma Universidade ao quadrado, uma Universidade turbinada. 
Qual é o precedente?
Hoje surgiu a Universidade Wutivi (que significa conhecimento). Amanhã, um Sena vai criar uma sua universidade e vai chama-la Kudya Nku Pisaka (precisas desenrascar para sobreviveres, palavras-chave: trabalho, empreendedorismo). Outro dia, um Bitonga criar a sua Universidade e dá como nome: Muthu moyo kha yi khali ndranga.(Um só braço não mata piolho. Palavras-chave: Unidade nacional). Ou seja, porque cada um vai pensando o que bem entender, podemos assistir a emergência de instituições de ensino superior com nomes locais, à luz do tal estandarte da valorização do que é nosso. Só que as universidades como centro do conhecimento não dispensam o debate sobre o seu próprio destino. No caso vertente, julgo que o nome é irrelevante e redundante. Não basta dar nome. Para o caso da Universidade, julgo recomendável que na hora de mudar se convoque um debate público sobre o assunto em que os académicos compulsam sobre cada proposta. Vimos isto nas vésperas que a Universidade Eduardo Mondlane quis mudar o lema, por exemplo. 
Irrelevante porque sendo a universidade espaço de produção de conhecimento, dispensa qualquer adorno linguístico, independentemente da língua que for. Redundante, justamente por baptizar o mesmo significado com dois significantes sinónimos.
É possível sim darmos nomes africanos as universidades moçambicanas. Mas por favor, com o mínimo de WUTIVI
Like ·  · 
  • Milton Machel já bateu!
    7 hrs · Like · 1
  • Lailo Machava Hehehe
    7 hrs · Like
  • Leonel Andre Matavele Vamos precisar de bombeiros com carro cisterna cheio de tinta para as canetas que vao escrever!
    7 hrs · Like
  • Marcolino Alexandre Zucula Dar nome a uma Universidade é um acto muito sério, diferente de dar nome a um TALHO ou CLUBE NOCTURNO...gostei dessa passagem, está tudo dito...
    7 hrs · Like · 4
  • Augusto Manuel ESSE CASO SÓ PODE SERDIABÓLICO
    7 hrs · Like
  • Jose Macuacua Grande reflexão!
    7 hrs · Like
  • Joao Jamal Um Precedente tem sempre consequências,a não ser que as pessoas de hoje não se importam do FUTURO!!!
    7 hrs · Like · 1
  • Zefanias Augusto Namburete ("Zero wawire" em língua sena quer dizer: conhecimento há dois) também é nome de uma universidade daqui na beira.
    Pra onde vamos mesmo com isso?
    7 hrs · Like · 1
  • Domingos Raul Escrever Qualquer Kkkkkkk...pensamento eloquente,concordo ele tinha que fazer um inquérito para saber a fundo se o nome seria aceite e se era de interesse mudar de nome da universidade,ate que podera sofrer pra propagar esse novo nome da universidade,por ISTEG ja era conhecido,enquanto WUTIVI tera que passar de um novo marketing e produção de uma nova imagem
    7 hrs · Like
  • Sergio Serpa Salvador Humm, mano E.V colocou o dedo na ferida. Também irei criar minha com nome de Universidade Ruziyo (conhecimento em ciwutee-shona). Ja que a moda de localismos pegou!
    7 hrs · Edited · Like
  • Augusto Manuel YA, ISSO MESMO, MOÇAMBICANOS ROUBADOS E ROBADORES
    7 hrs · Like
  • Júlio Mutisse Esta interpelação vai ao Conselho de Ministros ou ao Instituidora da Universidade?
    7 hrs · Like · 1
  • Ericson Mabunda Dos Santos Muito boa reflexão
    7 hrs · Like
  • 7 hrs · Like
  • Edmilson Dengo Eish...
    6 hrs · Like
  • Fernando Manuel O dono chegou tard, bixa era longa e xegando no balcão d estabelecimento dos nomes encontrou 'WUTIVI'.
    6 hrs · Like · 2
  • Homer Wolf Queriam ser mais "papistas" que o Papa... tsc
    6 hrs · Like
  • Nikita Mu Have Venha ao WUTIVE temos docenteS qualificado...
    6 hrs · Like · 4
  • Homer Wolf E esses docentes nao viram onde se estavam a meter (se e' que tiveram influencia na escolha do nome)?
    6 hrs · Edited · Like
  • Egidio Vaz Júlio Mutisse, não basta a reflexão/interpelação? Tenho que dizer a quem se.destina? Não conseguiste identificar quem pode corrigir? Em breves, não conheço a fundamentação do ex ISTEG para dar o nome, mas julgo que o.Conselho de Ministros poderia sugerir também. O ISTEG eba comunidade acadêmica de.lá tinham mais responsabilidade de reflectir sobre o nome
    6 hrs · Like · 4
  • Nacer Choy Parabéns meu caro investigador Vaz. Este não é o conselho de ministros. Esta palavra devia ser esquecida. Porque um conselho de ministros não podia passar por uma grande aberração como está. Alguma burla houve agora querem apagar papeis com o nome anterior. Se o professor Brazao Mazula estivesse ainda no activo quem sabe se teria lhes acautelados.
    6 hrs · Like · 1
  • Lourenco Isaias Changua Profunda reflexão epistemológica.
    6 hrs · Like · 1
  • Ze Joel É caso de análise mas não é o único no mundo, existem nalgumas partes do mundo com esse tipo de nome, principalmente no médio oriente.Egidio Vaz
    6 hrs · Like
  • Efraimo Neves Egidio Vaz desta vez me ganhaste, gostaria de ouvir o comentário do senhor Ministro Gabriel Mutisse para fundamentar os contornos na eleição deste nome
    6 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Traga-os Ze, casos do médio Oriente
    6 hrs · Like
  • Homer Wolf E' isso Lourenco, ja' estou a imaginar uma "Universidade Epistemologica"....
    6 hrs · Like · 2
  • Lourenco Isaias Changua O facto é que a maioria das decisões são tomadas com pendor político, o que pode significar que contrariando pode cair na marginalização, mesmo em caso como este que são de índole académica. E como as pessoas estão preocupados com os seus próprios umbigos mantém se calados e quando vão a cama nem conseguem dormirem pk a consciência pesa pelo facto de ter assistido serenamente cientes de a coisa está errada.
    6 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Existe uma Universidade em Roma que se chama Universidade Sapiência de Roma. Atentem no nome completo e na mensagem. Imagino que queriam imitar, mas deram-se mal. Vamos avançar com a nossa UNIVERSIDADE GERAÇÃO DA VIRAGEN, caro Homer Wolf
    6 hrs · Like · 3
  • Victor Joaquim Mbuya mua pi menha tchizungu...........................
    6 hrs · Like
  • Homer Wolf Ou "Universidade Ali Baba' "... eh eh eh
    6 hrs · Like · 4
  • José Dias Aposto que estamos perante esta situação: " talvez estejamos na presença de uma Universidade ao quadrado, uma Universidade turbinada."
    6 hrs · Like · 1
  • Jotem Sithole tchiii yah, que haja sempre academicos como EV
    5 hrs · Like
  • James Njinji Dr. Egidio Vaz o artigo faz sentido, so que a traducao do Bitonga milha lingua nao esta certo. ( Muthu moyo kha yi khali ndranga).(Um só braço não mata piolho. Palavras-chave: Unidade nacional).
    5 hrs · Like
  • Ze Joel Wisdom University( )
    Wisdom University (USA)

    Knowledge International University(SA)

    Rajiv Gandhi University of(India) Knowledge
    Technologies

    Aryabhatta Knowledge
    University(India)
    5 hrs · Like · 1
  • Ze Joel Esses são alguns casos Egidio...
    5 hrs · Like
  • Mateus Francisco Navaia Inventar nomes "estranhos" até podemos dizer com termos tribalistas, as vezes paga-se muito caro no marketing!
    5 hrs · Like
  • Félix Esperanca Até vá lá se fosse Universidade Belo Horizonte!
    5 hrs · Like · 9
  • Neves Nhavene "Dar nome a uma Universidade é um acto muito sério, diferente de dar nome a um talho ou clube nocturno"..By E.Vaz ...Hehehehe
    5 hrs · Like
  • Elódia Stella Jamisse Fontes Bastante elucidativo
    5 hrs · Like
  • Egidio Vaz O diabo está no detalhe caro Ze. Ainda bem e.obrigado que os trouxe. Obrigado também pela sinceridade. Se notar, todas Universidades são de "conhecimento" de alguma coisa. E preenchem assim o requisito mínimo por mim reclamado. Veja bem a.primeira parte que discuto o nome
    5 hrs · Like
  • Algy Amad E importante entregar o pais a gestao da Juventude...tenho dito sempre e sempre defendi isto!...os mais velhos "os nossos mais velhos" ja fizeram muito por este país e estao cansados...pararam de pensar...pararam no tempo...deixaram de ser inovadores e criativos...e cada vez cometem uma asneira pior que a outra!...de facto como disse Vaz e repisado por Marcolino Zucula "... Dar nome a uma Universidade é um acto muito sério, diferente de dar nome a um TALHO ou CLUBE NOCTURNO ..." tal requer um exercicio de pensamento muito sério...e isto nao cabe numa mente cansada de "gerir muita coisa" entreguem o país a gestao da juventude...ou no minimo deixem que os jovens pensem em vosso nome...aqui sinceramente como diz a giria popular "meteram agua"....disse.
    5 hrs · Edited · Like · 1
  • Emilio De Sousa Machehane concordo contigo Félix Esperança.já que é lá onde está localizado a instituição.
    5 hrs · Like
  • Egidio Vaz O nome proposto por Félix Esperanca é mais sensato e faz todo sentido! Universidade Belo-Horizonte (de Moçambique), podia se acrescentar, para diferenciar. Mas quem somos nós. A UNIWutivi vai vingar...
    5 hrs · Edited · Like · 2
  • Júlio Mutisse Nacer Choy qual seria a responsabilidade do CM? 
    Egidio Vaz de ti exijo mais meu amigo. Sabes disso. Estendo para ti a pergunta acima. Uma comunidade acadêmica propõe um nome ao CM e este sufraga dentro não só da fundamentação apresentada como sinal de no objection (lembrando a ideia da valorização dos nomes e línguas locais)... sem se calhar avaliar no sentido em que avalias. Entra neste barulho também?
    5 hrs · Like
  • Nacer Choy Júlio Mutisse estou feliz por teres dado a resposta da questão em epígrafe na pergunta citada a minha pessoa. O Egidio Vaz fez menção a questão em causa. O que é a palavra "UNIVERSIDADE " e um conselho de ministros com pessoas letradas que algumas até ostentam um gabarito científico merecedor aceitam uma repetição de palavras. Wutive= Conhecimentos = SABER=Universidade.
    4 hrs · Edited · Like
  • Jasmin Rodrigues Ja alguem dizia- ha que definir prioridades...
    4 hrs · Like
  • O nome Wutivi (conhecimento), ao ser dado à Uma universidade, está no mínimo incompleto. Já estou a ser bondoso. Portanto, o Conselho de Ministros tem seus assessores. E de certeza que a sugestão passou pelo Miniistério da Educação cujo pelouro do ensino superior é dirigido pelo meu competente Professor Chilundo. É bem possível que nem se quer tenha visto este documento, muito menos tenha requerido algum parecer. É igualmente possível que ninguém ou nenhum dos que tinham a obrigação de verificar isso se dignasse em indagar, próprio do espírito científico a la Gaston Bacherlard. Portanto, é mesmo possível que se tenham “embriagado" com o argumento político da "valorização das linguas nacioinais.” Mas tal não dispensa o espírito critico, proprio dos universitários.
    4 hrs · Like · 2
  • Nacer Choy Egidio Vaz não perca tempo em dar aulas de Sapiência. O ilustre Júlio Mutisse está ciente do equívoca que este CM veio trazer ao povo. Nos estamos numa sociedade que já não se admite que um grupo de pessoas que acreditam tudo e aceitam tudo dentro e cá fora venham lamentar. Acredito que foi infeliz o CM ao aceitar está proposta. Quid júris.
    4 hrs · Like
  • Júlio Mutisse Nacer Choy vou ignorar seu comentário anterior. Trás pouco.
    Egidio Vaz, uma comunidade acadêmica (parto daí) propôs um nome, fundamentou e submeteu a proposta ao CM. Acredito que terão solicitado o parecer do pelouro concreto e este deu analisando, de certeza, os fundamentos do pedido se calhar numa perspectiva diversa da que apresentas aqui. Pode ser que alguém tenha outra visão sobre o que trazes aqui mas não invalida de todo o seu argumento, como este seu argumento não invalida as premissas que serviram de base a propositura do nome e sua aprovação pelo CM. O devia é fácil a posterior...
    4 hrs · Like · 1
  • Júlio Mutisse Nacer Choy, posso te garantir, o Egidio Vaz perde muito tempo comigo! Eu gosto, ele também... ainda não te vi connosco. Ias perceber.
    4 hrs · Like · 1
  • Ze Joel Obrigado , mano Egidio, mas como disse Mutisse de te exigiremos mais... E de facto alguma coisa não está bem claro pra mim na alegação ora apresentada para rejeitar o nome...depois voltarei pra expor o meu ponto....

    Não estas a ser bondoso não mas sim estas a tentar melhor ainda a sua dissertação. O que já é bom...kkkk depois volto.
    4 hrs · Like
  • Egidio Vaz Volz Ze Joel, volta rápido porque te queremos aqui. Eu prometo que não irei alterar mais nenhuma palavra. Até que me convença neste sentido.
    4 hrs · Like
  • Tony Ciprix Egidio Vaz, desta vez estás a fazer muito barulho no vazio. Continucao de um bom debate!
    3 hrs · Like
  • Egidio Vaz Professor Tony Ciprix, barulho no vazio ou barulho vazio...hehehe. quero entender se o que digo não passa de barulheira mesmo.
    3 hrs · Edited · Like
  • Razaque Molas Prof. Vaz, voce diz coisas boas pah. parabens.
    3 hrs · Like
  • Tony Ciprix Nada Egidio, apenas uma observacao. Ficarei aqui a ler os comentarios. Talvez no futuro as questoes que voce aqui coloca serao esclarecidas. Aguardemos. Acredito que o Prof. Mutimucuio, actual Reitor da nova Universidade, tenha sido cauteloso e sensato em assessorar a entidade patronal na proposicao do Nome.
    3 hrs · Edited · Like
  • Tony Ciprix No vazio Egidio Vaz. O Conselho do Ensino Superior tem 35 membros entre Reitores e outras personalidades. Por la passou a proposta. Vai-me dizer que todos eles sao cegos?
    3 hrs · Like
  • Egidio Vaz SIM, pode ter passado despercebido. Para começar, a mudança do nome não passa do Conselho de Reitores. Este é um assunto meramente legal com o Estado e pessoal, com a Universidade. As atribuições do conselho de reitores não passa pela verificação de nome de instituições.
    3 hrs · Edited · Like · 1
  • Egidio Vaz Segundo, Professor Tony Ciprix eu conheço bem a instituição em causa e a estrutura accionaista. O Dr Benjamim Alfredo e o senhor Tivane são os cabeças do negócio por detrás do ISTEG. Não confie muito no Professor Mutimucuio. Ele é contratado, e bem contratado para cuidar dos interesses dos patrões, nem sempre congruentes com a postura academica. Veja os exemplos do Professor Mazula e da saida da Profa Samaria Tovela, da instituição.
    3 hrs · Like · 1
  • Tony Ciprix Não mudou apenas o Nome. O que mudou foi a classificacao da Instituicao de B para A. De Instituto Superior(B) para Universidade(A).Essa Universidade foi atribuido o nome em causa. Este processo passa por varios orgaos, desde assesoria do MINED até o CES. Quem aprova é o Conselho do Ensino Superior de que fazem parte 06 Reitores,o Presidente do CNAQ e outras individualidades. Apos isso, o processo vai ao Conselho de Ministers.
    3 hrs · Like
  • Egidio Vaz Para fechar, Professor Tony Ciprix, EU gostaria de ouvir porque é que o meu argumento não faz sentido, acautelando os aspectos por mim já colocados (1-que o nome não passa de formalidade legal-as entidades legais precisam notificar ou as vezes requerer a mudança de nome nos termos da lei, e 2-que o conselho de reitores não escrutina os nomes.
    3 hrs · Like
  • Tony Ciprix Por favor Egidio Vaz, leia o Decreto 48/2010
    3 hrs · Like
  • Sheila Marisa Jeremias Lhachuaio Leiam isso e analisem. Esse Tivane não tem noção do que fez. Muita água. 16 de Fevereiro vamos fazer confusão.Yuri Daniel Fumo Karisma Narindracumar Jaintilal
    3 hrs · Like
  • Egidio Vaz SIM, Professor Tony Ciprix, os aspectos técnicos para a udança de categoria forma tratados em forum apropriado. Mas o nome é assunto meramente legal. Atenção que não estou a falar do mérito desta Universidade em SI. Estou a falar do mérito do nome. Conheço o decreto Professor.
    3 hrs · Edited · Like
  • Tony Ciprix Egidio Vaz, modestia a parte, agora estou a preparar uma aula para estudantes de Mestrado as 17. Talvez a noite comente
    3 hrs · Like
  • Fernando Seda É possível sim darmos nomes africanos as universidades moçambicanas. Mas por favor, com o mínimo de @WUTIVI PLEASE@
    3 hrs · Like · 2
  • Leø Bambǿ chiiiii... outras coisas pah...
    3 hrs · Like
  • Egidio Vaz Professor Tony Ciprix, depois de preparar as aulas, sugiro que leia e reflicta este comentário por favor. Depois, quando poder, voltemos a falar.

    O decreto nº 48/2010 de 11 de novembro regula o licenciamento e funcionamento das instituições de ensino superior em Moçambique
    No seu artigo 5 (designação) existem um conjunto de disposições que corroboram com o meu argumento e que em certa medida põem em causa o nome WUTIVI
    Do úmero 7 a 12 do artigo 5 deste decreto, existe um conjunto de donts (aspectos proibitivos) em relação a designação de IES (Instituições do Ensino Superior)

    Mas atente no número 12, que diz: 
    12. A designação da instituição de ensino superior não pode ser um conceito vulgar ou banal, ou um conceito representado por palavras que tiverem sido usadas para designar objectos do senso comum.
    wutivi é o que? 
    1- É ou não um "conceito vulgar?
    2- wutivi pode ou não ser usado para "designar objectos do senso comum" previstos na lei?
    3- De que SENSO COMUM a lei se refere especificamente? Existe ou não “conhecimento do senso comum”? Nas ciências sociais e na filosofia, a resposta é sim. Existe um conhecimento que é do senso comum e outro que é cientifico. 
    4- WUTIVI refere-se a que “conhecimento”ou “sabedoria”? 
    5- Existe na designação Uni WUTIVI alguma clareza que clarifica que o “conhecimento” a que o WUTIVI se refere é científico? 
    6- Ademais, como é que WUTIVI vem a ser nome de uma Universidade sem que “contenha ”algum aspecto modificador ou distintivo que marca claramente a natureza”científica da mesma, tal como especificada no número 7 e seguintes do artigo 5 do mesmo decreto?
    Abraços fraternos
    2 hrs · Edited · Like · 6
  • Arsenio Cardoso Oi Egio sempre nos brindas com boas coisas como estao as coisas em Cuamba?
    2 hrs · Like
  • Dino Foi Wisdom University?! MAIGODE! Essa fabrica de diplomas não reconhecidos nos EUA?! Leiam um pouco mais, please.
    2 hrs · Like
  • Dino Foi Mas mesmo Dr. Benjamim Alfredo confunde o LLD dele com Ph.D. (pelo menos como assina nos artigos do jornal) poderá ele notar outras coisas Egidio Vaz?! É da minha conta sim.
    2 hrs · Like · 1
  • Tony Ciprix Egidio Vaz, termo conhecimento, neste caso, é vulgar? Apenas porque está na lingua nacional?
    2 hrs · Like
  • Celso Mapsanganhe O nome até é bonito, mais acredito que o conjunto de gente que analisou o nome, não teve em conta aspectos relacionados com a sua etimologia, mais sim relacionados a publicidade e marketing, visto que sob este aspecto o nome é forte . Se a Universidade tivesse lançado um concurso público para a aquisição de um nome com as respectivas justificativas e tendo em conta as bases que pretende, teria propostas interessantes.
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz Professor Tony Ciprix, só? A palavra conhecimento é sim vulgar, seja ela em português ou outra língua. Por isso que a lei obrigada que ela deva conter "elementos modificadores ou distintivo que marque claramente a natureza científica". É a lei que o Professor me mandou ler.
    2 hrs · Like · 1
  • Dino Foi Eu vou mais longe, você deve estar muito longe da essência da marca para sair de "Instituto Superior de Tecnologia e Gestão" e saltar para "Universidade de Conhecimento"! Kotler e Keller devem estar a rebolar.
    2 hrs · Like · 2
  • Ze Joel Eu tenho opinião contrária, é precisso sermos cautelosos quando abordamos os assuntos- nós gostamos de politizar tudo que encontramos e ném temos tempo de sustentar a nossa própria aqui unanimidade no facebook se meia volta o mano Egidio disser que retira o que disse todos voçes dirão tambem que concordam sem saber porquê, a nossa responsabilidade não é a de banalizar o post descordando por descordar ou concordando por concordar temos que subsidiar o post com novas ideias e abordagens .

    O primeiro aspecto que vale apena dizer é que sinónimo não definido como a relação semantica entre as palavras ou lexicos mas sim entre os vocabularios de mesmo sentido, daí que "saber" e "conhecimento" não podem ser cegamente tratados no mesmo campo semantico de Universidade como o mano Egídio escolheu os tratar.

    Saber É V.t. Ter conhecimento ou informação de.
    Ser instruído em; conhecer; compreender.
    Ter capacidade para; conseguir

    Conhecimento: S.m. Ato ou efeito de conhecer.
    Idéia, noção de alguma coisa:
    conhecimento das leis.(Dicio Informal)

    Significado de Conhecimento 1 Ato ou efeito de conhecer.
    2 Noção.(Dicio Aurélio)
    ou
    Knowledge: 1.
    acquaintance with facts, truths, or principles, as 
    from study or investigation; general erudition: "knowledge of many things." 2.
    familiarity or conversance, as with a particular 
    subject or branch of learning: 

    O signifiicado inicial do termo "Univeridade" não está semantica e intimamente ligado aos termos Saber ném conhecimento mas sim ao sentido de "TODO"
    A palavra procede do termo Universitas ou Universitate, com o
    sentido de seres ou coisas que constituem um 
    todo.
    A university (Latin: universitas, "a whole") is an institution of higher (or tertiary) education and research which grants academic degrees in a variety of subjects and provides both undergraduate education and postgraduate education. The word "university" is derived from the Latin universitas magistrorum et scholarium, which roughly means "community of teachers and scholars."(wik, Enciclopeadia)

    Daqui pode-se depriender que conhecer e saber, embora sinónimos não o são com relaçãoa ao termo Universidade

    Nessa ordem de ideias:

    " Portanto, se uniformizarmos os significantes para
    o português, o nome completo desta instituição;
    portanto da UNIVERSIDADE UTIWI, teríamos
    Universidade CONHECIMENTO ou UNIEVRSIDADE SABER. Concluindo, teríamos uma universidade 
    chamada Universidade Universidade ou SABER
    SABER" esta Dr Egídio é um conclusão de uma falaciosidade inadmissível sob ponto de vista semântico, podes crer mano Egídio.

    Naqueles exemplos de Univrsidades que ostentam nome semelhante, o mano disse que todos respeitam um princípio sera? Qual é o princípio respeitado na Wisdom University que não é respeitado na Wutive University? Egidio Vaz
    1 hr · Like
  • Egidio Vaz Ze, está sim a.escamotear o que disse. Enquanto você foi ao dicionário de sinônimos e recorreu à vários deles, eu fui buscar a.origem do termo. Consultei o dicionário etimológico, para ter a certeza do que digo. A Universidade evoluiu bastante e algumas moçambicanas não se revêm nos termos definidos pelo teu dicionário por não preencher requisitos.
    1 hr · Like
  • Dino Foi Wisdom university, mesmo?! Que é acreditada pela Transworld Accrediting Commission International?! Sim é melhor ficar UNIVERSIDADE Wutivi. MAIGODE
    1 hr · Like · 1
  • Cofe Emanuel Vilanculos a ideia era que Isteg passassa a ter Estatuto de Universidade, não Foi so um pedido de troca de nome, UNIVERSIDADE é o ponto Mais alto na hierarquia do ensino superior
    1 hr · Like
  • Cofe Emanuel Vilanculos em outras palavras Isteg não era university
    1 hr · Like
  • Ze Joel Hooo, ok mano, prontos afina? aind bem que não foi o Joel que escreveu tais dicionarios, porque assim iam me killar. Nessa optica, as coisas agora estão na relevancia dos livros consultados pelo Joel, ou seja saõ caducos, onde o seu diz X e o meu diz Y, ok. A origem etimologica de Universidade evolui tanto que já não é esse que eu os minhas fontes fontes achavamos que era.? Desse modo so posso retirar o que disse mano Egídio. Bem tenho acrescentar que não consultei nenhum dicionario de sinónimos o que consultei esta la patente. Egidio Vaz
    1 hr · Edited · Like
  • Gito Katawala Hey, e a minha Universidade do Povo (AKA Niassa), quem vai credita-la? kkkkkk!!
    1 hr · Like · 2
  • Dino Foi Devia ser uma questão de denominação, Cofe Emanuel Vilanculos. A Massachusetts Institute of Technology nunca vai mudar de nome, compara o diploma com o da Wisdom University. Kikikiki
    1 hr · Like · 1
  • Cofe Emanuel Vilanculos Jedi University of Knowledge
    1 hr · Like
  • Cofe Emanuel Vilanculos rajiv gandhi knowledge university
    1 hr · Like
  • Cofe Emanuel Vilanculos aryabhatta knowledge university
    1 hr · Like
  • Cofe Emanuel Vilanculos existe "jurisprodencia" Internacional o que vem desvalorizar os fundamentos acima arrolados
    1 hr · Like
  • Cofe Emanuel Vilanculos Knowledge International University
    1 hr · Like
  • Dino Foi Veja bem o que essas universidades todas tem em comum, Cofe Emanuel Vilanculos. Bwakaka
    1 hr · Like
  • Ze Joel ya mano Dino, acho ja se ultrapassou a dimensão da admiração do nome o que e por sinal poucos quer saber é porque é que não pode ou não se deve chamar Wutive ainda não ví justificação plaussivel aquí, a do mano Egídio eu ja dei a minha opiniao agora quero saber dos outros porque acham que não pode ser Wutive? Dino Foi
    1 hr · Edited · Like
  • Dino Foi No meu caso mano Ze Joel é só porque perdeu a identidade. Era tecnologia e Gestão.
    1 hr · Like · 2
  • Yuri Daniel Fumo Kkkkk sai daiiii
  • João Carlos Concordo consigo Egídio. intriga me como é que esse assunto chega ao CM sem devida análise. Uma primeira discussão deveria ter ocorrido na própria instituição, depois também ao nível do MINED, depois, eventualmente, por um outro fórum competente de fazer a triagem e escalpelizar o assunt e produzir competente parecer. Ainda assim, o CM, deveria ter exigido melhores esclarecimentos sobre o mérito do nome proposto. Fico com a sensação de que isso não aconteceu . Lance infeliz do ISTEG, que parece vinha fazendo as coisas mais ou menos bem. Pelo bom senso, prestígio e credibilidade, deveriam rever
    44 mins · Like · 2
  • Nacer Choy Egidio Vaz estou cada vez mais a perceber que estás a abrir a mente de muitos que ainda que tenham feito MESTRADO; DR. ; PH.D ; acredito que não será possível trazer um argumento que a próxima a realidade da palavra Wutive antecedendo de uma palavra universidade. Não tem nenhuma relevância académica nem intelectual.
  • Ze Joel ya mano perde uma identidade ganha outra, não estaras a sugerir que ficou sem identidade pois não? Todavia a elevação a categoria de Universidade e ostentação do famigerada nome Wutive, não significa que as areas de teclogias e gestão sejam extintas antes aprimoradas e acrescidas a outras aareas do saber como corolario. Eu acho.
    37 mins · Edited · Like
  • Joaquim Tesoura A mania de fazer as coisas a maneira mocambicana, com ou sem ciencia. Lembra me a um dos presidentes da zambia quee perguntou porque e que um politico nao pode ser designado engenheiro politico?
    30 mins · Like · 2
  • Dino Foi Estou a dizer isso. Minha área é de marcas e chumbo essa cena,Ze Joel. Obviamente que podemos aqui ter um debate político-social (leia-se, popular ou populista) mas saiu daquilo que se esperava. Universidade de Tecnologias e Gestão era o fecho do assunto.
    29 mins · Like · 2
  • Ze Joel ya!
  • Livre Pensador Esta faz-me lembrar uma das nossas meninas da radio do pos-independencia quando se referiu a Pio X, como "piu xis"...
    9 mins · Like
  • Nacer Choy Um grande amigo e membro do CC estava a pouco com a minha pessoa e num dos cafés aqui nos arredores da cidade dos macuas dizia que este nome foi atribuído com o intuito de lembrar o passado quando se dava os seguintes nomes : MALENGANE. MUSUMBULUKO. NHIMPINE. NHELETE. Etc.
    3 mins · Like

Sem comentários: