sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

1962-2015. Treze atentados a meios de comunicação em França

Houve mais de uma dúzia de atentados contra meios de comunicação parisenses nos últimos 50 anos. Diário francês "Le Monde" enumera os principais.

 |
16:55 Quarta feira, 7 de janeiro de 2015
Depois do atentado desta quarta-feira, França está em alerta máximo
Depois do atentado desta quarta-feira, França está em alerta máximo /  FOTO REUTERS
Fevereiro de 1962: Bombas do OAS (organização clandestina de extrema-direitaque se opunha à independência da Argélia) nas ruas de Paris. Nos Campos Elísios, as instalações de "Le Figaro" são alvo de um ataque.
Abril de 1979: Atentado contra o diário "Le Monde", reivindicado pelo grupo de extrema-direita Liga dos Combatentes franceses contra a ocupação Judaica. Deu-se um mês depois de um ataque às instalações de "Le Matin de Paris" (encerrado em 1987), reivindicado pelo mesmo grupo.
Abril de 1985: O grupo revolucionário francês Ação Direta ataca, pela segunda vez, o semanário de extrema-direita "Minute". Não houve vítimas mas o ataque abriu na fachada um buraco de um metro de diâmetro.
Outubro de 1985: Dois atentados visaram as rádios Antenne 2 e Radio France, no mesmo dia. No primeiro local, os trabalhadores foram avisados através de uma chamada anónima. Um grupo ativista reivindicou ambos os ataques, em protesto contra a presença de Jean-Marie Le Pen, ex-líder da Frente Nacional, em duas emissões destas rádios.
Janeiro de 1991: Em plena guerra do Golfo, atentado à bomba contra a sede do jornal "Libération". Não houve feridos. As primeiras pistas levantaram suspeitas sobre um pequeno movimento autónomo dos anos 90.
3 de dezembro de 1996: Atentado frustrado contra o jornal "Tribune Juive", através do envio de um pacote armadilhado ao cuidado do diretor do semanário, Yves Derai. O ataque foi atribuído a neonazis.
2004: Um homem armado entra nas instalações de "Le Monde" exigindo que o jornal noticiasse os seus livros publicados em edição de autor. Após alguns minutos de negociações, acabou por entregar a arma, sem ferir ninguém.
2 de novembro de 2011: Um cocktail molotov terá estado na origem de um incêndio no semanário "Charlie Hebdo". Ninguém ficou ferido.
15 de novembro de 2013: Um indivíduo entra nas instalações do canal BFM TV, ameaça os jornalistas com uma caçadeira americana. Após disparar por duas vezes disse: "Da próxima vez, não vou falhar", e desapareceu.
18 de novembro de 2013 : Um homem dispara uma arma no interior do jornal "Libération", ferindo gravemente um assistente de fotografia.
7 de janeiro de 2015: Três indivíduos entram nas instalações do semanário satírico "Charlie Hebdo" e fazem vários disparos, matando doze pessoas, incluindo dois polícias e dez trabalhadores do jornal.



Sem comentários: