segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

AS MENSAGENS DE CHITIMA


Sou tetense. As mortes dos meus conterrâneos me deixam inconsolável. Mas nelas busco forças e coragem para continuar a chamar atenção a lâmina sobre a qual vivemos pendurados. Vivemos em cima de uma lâmina. Cunho o aforismo de Carlos Serra, tetense, sociólogo moçambicano e meu professor, que escrevera em 2003 um livro intitulado "Em cima de uma lâmina, Um estudo sobre precaridade social em três cidades de Moçambique".
Este país vive em cima de uma lâmina. E a tragédia de Chitima tratou mais uma vez de expô-la, principalmente em relação ao nível de preparação da sociedade e do Estado na sua capacidade de lidar com grandes crises.
Até agora morreram 63 pessoas em consequência do envenenamento do pombe. Das 146 pessoas que inicialmente deram entrada nos hospitais de Chitima e Songo, 63 já faleceram, representando 43%. 35 Pessoas estão internadas.
Quero aqui falar da vulnerabilidade, de impreparação das autoridades sanitárias em lidar com surtos epidémicos e tragédias, da nossa pobreza, da esperança e da organização.

ALGUNS DADOS BÁSICOS
Quando as primeiras pessoas se fizeram ao hospital, os médicos que atenderam pensavam que se tratasse de intoxicação alimentar. Só depois de ver a evolução e da gravidade da situação percebeu-se que se tratava da intoxicação por bebida alcoólica. Entre a primeira fase e a segunda, tiveram que morrer pessoas.
O tratamento que se dá em Chitima é um procedimento básico que consiste na administração do leite, "um comprimido" e soro. Chamam isso de desintoxicação. Entretanto, estão a "desintoxicar" algo que não conhecem porque os resultados dos exames seguiram a Maputo no Domingo, dia 11 de Novembro quando as primeiras mortes se verificaram no sábado. O que está acontecer em Chitima são primeiros socorros. Primeiros socorros de 72 horas!
A Polícia da República de Moçambique, PIC e SIZE estão "no terreno" mas de mãos atadas porque também estão a espera dos "resultados" das suas análises para iniciar as suas investigações.
A equipa médica que o governo diz ter expedido vem de regiões circunvizinhas e cidade Tete. Portanto, esta equipa médica está lá para trabalhar com os meios encontrados no local: apoio técnico e primeiros socorros.
Quando as primeiras vítimas se fizeram ao hospital local, foram administrados papacetamol e soro. Alguns que apresentaram "sinais de melhoria" foram imediatamente dispensados para casa. Mas regressaram na mesma noite e graves. Alguns morreram quando tentavam explicar o que estavam a sentir, de acordo com Amos Fernando, o único jornalista que está a cobrir os eventos deste as primeiras horas.

Na visita do Ministro Manguele, disse aos microfones da STV que alguns doentes estavam a recuperar. Mas a história dos que foram dispensados para casa e regressaram graves e morreram deviam obrigá-lo a ser comedido nas palavras tendo em conta que a taxa de mortalidade tende a crescer. 
Deixem-me antes de prosseguir, trazer mais dois casos de morte em massa e de resto advinham o que de seguida irei falar.
No ano de 2000, na noite de 22 a 23 de Novembro, 120 reclusos morreram numa cela em Montepuez, Cabo-Delgado, por asfixia. Estes reclusos, em número de 200, foram encarcerados, acusados de terem participado nas manifestações antigovernamentais promovidas pela Renamo-União Eleitoral a 09 de Novembro de 2000.
Em 2009, 12 reclusos morreram numa cela no distrito de Mongincual, Nampula, depois de para lá terem sido conduzidos acusados de promoverem a desinformação em relação a campanha de desinformação sobre a cólera, onde os agentes da cruz vermelha eram acusado de espalharem a cólera.
O que há de comum entre os três episódios por mim relatados é a lentidão que caracteriza as autoridades em agir ou reagir para salvar vidas. E, aliado a crónica “falta de meios” e preparação, não somos capazes de evitar mortes quando esta afigura-se tarefa principal.
Nos casos de Mongincual e Montepuez, os comandantes das esquadras por ignorância, abuso de poder e ou negligência, permitiram que numa cela coubessem 20 vezes mais reclusos que o previsto, dificultando a respiração dos seres vivos lá encarcerados. Levou muito tempo para perceber isso. 120 dos aproximadamente 200 reclusos tiveram que morrer para que o comandante percebesse que aquela cela era pequena. No caso de Mongincual também a situação foi a mesma, 12 dos aproximadamente 50 reclusos tiveram que morrer. Entre o primeiro e o segundo episódio passaram nove anos, o suficiente para nos recordar.
Em Chitima, as autoridades sanitárias esperam 36 horas para enviarem as amostras para os exames; 24 hora para entenderem que não se tratava de intoxicação alimentar e 72 horas para receber resultados "vindos de Maputo" ou provavelmente da África do Sul. Os resultados vindos de Maputo provavelmente não serão acompanhados de respectivos medicamentos.
Mas o grave mesmo é que até agora não temos informação de quantas pessoas devem andar por aí intoxicadas e que estão em casa uma vez que potencialmente TODOS que consumiram aquela bebida devem ser considerados envenenados.
Ademais, os resultados, quando chegarem, segundo o protocolo das autoridades, serão primeiro comunicados aos familiares das vítimas já falecidas e só depois a imprensa. Ou seja ainda ficaremos a espera que a partir de Chitima, nos seja comunicado as razões da morte. Os 35 que estão internados, os que foram dispensados para casa e os que potencialmente não manifestam sinais de intoxicação deverão ainda esperar por mais horas para que finalmente saibam do que aconteceu.
Ora, eu tenho quase a certeza que se se tratasse do derramamento de petróleo num poço da Anadarko em Palma ou do rapto de um navio petroleiro, o governo moçambicano não mediria esforços para recrutar especialistas no resgate ou nos engenheiros e respectiva tecnologia para travar o derramamento. O tempo que mediou entre os primeiros sinais, as primeiras mortes até a acção das autoridades governamentais é demasiado longo. E é tão longo para não aceitar que até hoje, terça-feira ainda estejam a espera dos resultados dos exames para se saber de que se trata e a partir dai tratar-se os sobreviventes que até agora estão sob observação a receber os primeiros socorros.
É isto caros amigos que queria vos dizer: nós somos de facto uma sociedade doente, em cima de uma lâmina, proibidos de ficar doente. E ainda bem que a sorte nos acompanha porque falhamos muitos surtos como Ebola e Meningite, pois a cólera ainda nos mata. A malária mata mais que a sida e os ratos continuam a nos transmitir a peste bubónica. Nem sal conseguimos garantir a todos cidadãos. Somos pobres. Mas pior que isso é mesmo a nossa lentidão e a capacidade preventiva. Por defeito, um pobre, proibido de ficar doente, deveria ser muito mais esperto em lidar com susceptibilidades e tal, significa maior aptidão e capacidade reactiva perante surtos ou suspeitas. Dos polícias aos médicos; dos soldados aos políticos, falta-nos a capacidade de antevisão, comunicação, organização e trabalho sincronizado.
Será que da África do Sul, Maputo e Lisboa, EUA, Grã-Bretanha não poderiam sair para Chitima equipas especializadas para pelo menos liderar os processos a partir do local? Mas quando foi o avião que caiu, não se pouparam medidas para mobilizar equipas estrangeiras e peritos nacionais para se inteirar da situação. Atenção, não quero nem estou a comparar. Estou a querer dizer que era possível. Bastava querer. E existem protocolos que regem tais procedimentos.
Imagino que o governo distrital deve andar muito ocupado nestas alturas com a compra de caixões, alimentos e tratamento dos corpos. É muito trabalho para quem não esperava trabalhar em pleno Janeiro. 
Maldito povo que “decidiu morrer” nas vésperas do novo governo.

O meu pensamento está em Chitima.

Like ·  · 
  • 141 people like this.
  • Adelson Rafael Indigna-me a nossa passividade, mesmo sabendo de nossas debilidades e fragilidades na capacidade de resposta tecnica [Veja os pronunciamentos do Enfermeiro entrevistado pela TVM - Televisão de Moçambique]. Urge que sejam evacuados todos internados para um Hospital de referencia com melhores capacidades, ou enviem profissionais devidamente capacitados para uma resposta satisfatoria
    See Translation
    8 hrs · Edited · Like · 3
  • Egidio Vaz E eu vi um doente ëm recuperação", transpirando enquanto falava a TV.
    See Translation
    8 hrs · Like · 1
  • Aly Salimo Muadica Esse governo so pensa no dinheiro que tira dos impostos do povo. Imagina outros a morrerem e eles a festejarem no parlamento. Que coisa não poderia adiar se??!!
    See Translation
    7 hrs · Like · 3
  • Antonio Zacarias Egidio a par disso, há gente sitiada sobre tecto de casas de pau a pique na Zambézia. Os helis estão em interegno aguardando novo PR?!!
    See Translation
    7 hrs · Like · 3
  • Vitorino José Chimica Muito triste isso meu caro Egidio Vaz, de facto bastava querer que tudo que mencionaste no penúltimo parágrafo aconteceria
    See Translation
    7 hrs · Like
  • Custodio Bernardo è muito tristee o que esta acontecer, se o Ministro disse que levou especialista e uma equipe multidisciplinar para responder com rapiz o surto como se justifica mas mortes na presença destes que deviam trazer resposta ou mesmo minimizar a situçao. Sinceramente isto è falta de vontade politica.
    See Translation
    7 hrs · Like
  • Estrela Fafetine Veja so vaz que depois do teatro da Verónica macamo foram todos em fila indiana a matola p festejar....cirenes nem digo........nao se importaram com o sangue derramado so daqui a mais 5 anos, vão nos presentear com as camisetes e capulanas.....cadê o jovem moçambicano sinceramente é lamentável sou obrigada a concordar contigo......lâmina é favor foice.
    See Translation
    7 hrs · Like · 4
  • Eurico Roque É só chorarmos por este país. 
    See Translation
    7 hrs · Like · 1
  • Yussuf Adam Sao perdas irreparaveis. Mas este pais tem uma longa historia de intoxicacao por alcool, desde tambores que chegavam a praia, a aguardente de macanica que provoca cegeuira.Onde estao os protocolos para se actuar em situacoes destas_ Nao e so a intoxicacao por alcool que nos deve preocupar nem as doencas em voga agora/ebola,etc... \as inoxicacoes alimentares nao tardarao a surgir com a nova moda de venderem comida nas bagageiras dos carros. Por si nao e um problema vender comida na rua e comer essa comida mas tem que haver um servico de saude que educa e controla os vendedores. Na Tailandia comes udo o que quiseres na rua que nao te acontece nada. Estive la ha anos e andei de bbicicleta em bicilclata a provar os pratos locais com o director geal de saude que me disse para nao estar tao preoupado pois cada vendedor sabia o que tinha que fazer.....
    See Translation
    7 hrs · Like · 2
  • Euler Gente De Mocuba E o maravilhoso povo continua a acreditar que eh maravilhoso e especial...Certas mortes em Mocambique sao simplesmente numeros e nao pessoas. Indigna-me a forma como este governo trata o povo!
    See Translation
    6 hrs · Like · 1
  • Yussuf Adam Se cada um de nos exigisse que as coisas uncionassem e fizesse a sua parte todos os dias algo mudaria.... Perguntem ao MISAU quaissao as suas politicas, protocolos, etc. para intervencao em casos de envenenamento, etc....
    See Translation
    6 hrs · Like
  • Marcy Da Conceição Esse numero todo???e xocante meu deus,rip
    See Translation
    6 hrs · Like
  • Rildo Rafael O nosso problema reside na descentralização e desconcentração acompanhados de uma boa política preventiva. Temos um serviço de salvação pública praticamente obsoleto. Caso para dizer que vivemos num barril de pólvora, cada orifício demonstra a nossa incapacidade para lidar com situações concretas. A nossa policia devia ser apetrechada para responder a novos problemas, policia científica, biológica, ou seja, incluir investigadores de diferentes áreas e não apenas recrutados com base na compleição física e ou virilidade. Egídio Vaz. Não há cometimento com apetrechamento das capacidades técnica. Temos estudantes que podiam ir fazer pesquisa no terreno. Temos Veterinários, biólogos que podiam fazer parte da equipa de investigação e ir ao terreno e não apenas receber amostras. Ainda não estamos preparados para situações complexas. Este caso só teve repercussão porque morreram 69 pessoas. Temos todos os dias situações desta natureza que não são investigadas ao pormenor até chegar a causa e culpados. Enfim, estamos mesmo em cima de muitas lâminas e não de uma como cunhou o professor Serra.
    See Translation
    5 hrs · Like · 1
  • Nilza Batista E' realmente uma sociedade doente!
    See Translation
    4 hrs · Like
  • Dinis Bernardo O centro de Saúde de Chitima naõ possui capacidade suficiente para salvar pessoas desta patologia quer em espaço quer em meios tecnicos
    See Translation
    4 hrs · Like
  • Amagidy Figueiredo Meu caro amigo Egidio Vaz, lembre se as pessoas estao mais preocupadas com a sua tomada de posse na assembleia da república, se não deixe-me te lembrar:

    1.- mais de 63 eleitores morreram envenenados em Chitima e só pediu um minuto de silêncio & luto nacional;

    2.- Muitos outros eleitores dos distritos de namarroi, gurué, cuamba, alto molocue, mocuba só para citar alguns estão separados com o resto do pais em situações vulneráveis, sem abrigo, comida, vestuário necessitando de assistencia urgente e eles estão mais preocupados com o seu estatuto de deputado...

    3.- Presidente da Africa do Sul quando houve aquele massacre que vitimou vidas nas minas, abandonou a sessão da SADC imediatamente para prestar o seu apoio pessoal, 
    Ate Dlhakama cancelou a sua agenda e foi chitima...

    4.- Quem foi a mocuba, moatize, alto molocue, namarroi de helicóptero pedir votos para ter maior representatividade na assembleia da república e nas assembleias províncias?

    A vida da população nunca esteve em primeiro lugar se não os interesses particulares, de grupos e individuais...
    See Translation
    4 hrs · Like · 11
  • Dinis Bernardo Concordo plenamente consigo
    See Translation
    3 hrs · Like
  • Roberto Chaua Que importância têm os nossos vivos? Imaginemos os mortos!? Estão pra vir os que darão culpa as calamidades e etc...
    See Translation
    3 hrs · Edited · Like
  • Deo Marrime Infelizmente estamos diante de um governo que em vez de zelar para o bem estar do seu povo, olha para o seu próprio benefício. 
    Nao custava nada trazer especialistas da RSA ou outro pais disposto a ajudar , para fazer face esta situação dos nossos irmãos de Chitima.
    Espero sinceramente que os que ainda se encontram internados, consigam recuperar e voltar ao convívio familiar.
    See Translation
    3 hrs · Like · 4
  • Paula Matusse Profundamente triste!!!!!!!
    See Translation
    3 hrs · Like
  • Helsio Azevedo É um cenário repugnante...o descaso com a saúde e outros sectores sociais é real...é preciso repensar em muita coisa...
    See Translation
    3 hrs · Edited · Like · 1
  • Julio Lacitela No caso Montepuez nao houve sequer "3 dias de luto nacional". Ahhh, eram da renamo.
    See Translation
    3 hrs · Like · 1
  • Afonso Dete Nao fale d nosso SNS...fale dos deputados d AR q tomaram posse em meio à essa tragédia,como se fosse, acontecimento inadiável e algo prioritário.
    See Translation
    3 hrs · Like · 2
  • Mbuya Chaves Dezanove Este governo está moribundo, vejam depois de toda cerimónia na tomada de posse, é quando o PR pede um minuto de silêncio, enquanto deveria ser ao contrário, só para comparar a França perdeu 12 jornalistas e mais 4 no supermercado devido aos terroristas...See More
    See Translation
    3 hrs · Like · 4
  • Saguate Sussundenga Junior Amo este pais mas a sorte nos tem sido madrasta com o governo que temos...ate quando!
    See Translation
    2 hrs · Like · 2
  • Sanito Maria Olga Jorge Um pais k se diz democrata
    suspendia a tomada de posse dakeles k se dizem mandatarios do povo para resolver o problema do povo. Mas nao e o k aconteceu. Enquanto os abutrea vao vao debicando as carcacas do povo por este nao ter saida sempre viveremos estas situacoes vergomhosas. Como ter meios se a esta classe negamos orcamentos k justifikem?
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Denise Gizela Simbine Egidio voce ja esta adizer muita coisa...!
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Denise Gizela Simbine So falta dizer que e culpa do Governo...EISH
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Eusebio Jose Isto e falta de votande de fazer algo, onde estao os 8 helcopretos da campanha, seriam uteis para evacuar os doentes para hospitais de referencia nesse pais. Triste cenario...
    See Translation
    2 hrs · Like · 1
  • Arcadio Nelson Uma grande tragedia mano E,Vaz, eu assim encontro me em chitima a tentar buscar alguns dados sobre o incidente;aí informações n terreno divergem em relação as circunstancias do tal envenenamento.
    See Translation
    2 hrs · Like
  • Noemia Movirowane Adrian Magoo Adrian, o bom jogador e akele k xta na plateia. Esta se a trabalhar mas condixoes moxambicanas. A culpa n de ninguem. O jornalista observa e escreve o k ve e nao ve. Os tecnicos profissionalizads para fazer analiases r k sabem kto tmpo devem levar para se obter um resultado eficaz. Li atentamente o desabafo deste irmao e sentimos bastante pelas perdas. N desvalorizem o trabalho daqueles k xtao no terreno a trabalhar pk nao sao do governo. Sao do estado
    See Translation
    1 hr · Like
  • Egidio Vaz Noemia Movirowane, você entendeu o que escrevi. Não desvalorizei ninguém. O que reclamei é mais profundo que isso. São procedimentos, protocolos etc em caso de tragédias de larga escala. O INGC por exemplo é mais claro com as calamidades naturais. Ele permite-nos seguir trabalho deles mediante o escalonamento dos alertas institucionais.
    See Translation
    1 hr · Like · 3
  • Simon B Cossa Cossa Dinize vce eh do governo??
    See Translation
    1 hr · Like · 2
  • Noemia Movirowane Olha Egidio Vaz, o tey poste, desvaloriza sim a capacidade das autoridades sanitarias nacionais. Casos de cheias tem previsao, caso de chitima nao. Acho k lembras kto tempo levaram as familias para enterrar os seus ente queridos do acidente aereo k aqui faz mencao? Tamos de luto anivel nacional, xta se a trabalhar pra salvar vidas dos k s encontram nos hospitais, as analises demoram, mas vao nos informar o aconteceu, temos profissionais a altura em tdas intituixoes do pais... Pensamento posetivo irmaos.
    See Translation
    1 hr · Like
  • Tarcísio Azevedo As autoridades não podem continuar a ser reactivas (só depois de se agravar a situação é que começam a reagir), é necessário começarem a ser proactivas. Não devem sempre esperar que o pior aconteça e só depois verificarem que não é BOATO. Neste caso, devem ser sancionados não apenas os responsáveis pelo sucedido, mas também à todos os IRRESPONSÁVEIS nesta tragédia!
    See Translation
    1 hr · Like · 2
  • Egidio Vaz Noémia, se achas isso não tenho como mudar. Eu sei do que digo e perdi dois irmãos por causa daquilo que estou a dizer. Para tua informação, se não fizerem diferente, aqueles 35 vão morrer todos.
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Jorge Carmon Pois é...o país ta desorganizado e mal preparado em todos os sentidos.as vezs fico pensando no que seria desse povo se esses malucos q estao atentando o mundo inteiro decidam nos visitar?será q a nossa força de defesa nacional aguenta?
    See Translation
    1 hr · Like
  • Tony Ciprix Quando a uniao é por interesses e não por valores, Egidio Vaz, o que nos espera, nós a da sociedade doente em cima da lámina, sao factos e atitudes oficiais como estes.
    See Translation
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Neidy Marhia Mas ai ninguem e culpado. Os medicos entao a fazer tudo que podem.
    See Translation
    1 hr · Like
  • Leonel Andre Matavele Qualquer palavra, será adicional, está tudo dito, "maldito povo que vota em nós e "decide" morrer derepente"!
    See Translation
    1 hr · Like · 1
  • Joaquim Constantino Noemia Movirowane minha amiga, de Chitima recebemos a seguinte informação: estamos a perder nossos familiares, amigos e vizinhos sem poder fazer nada... Não há lágrimas que nos consolam... estamos a viver uma tragédia...
    See Translation
    1 hr · Like
  • Pedro Armando Post muito interessante caro Egidio Vaz. Houve uma falha nessa parte e certo seria 11 de Janeiro.
    See Translation
    1 hr · Like
  • Neidy Marhia So aqui mesmo... Tudo que acontece deve se culpar ao governo. Ahh desculpa tao a exagerar.
    See Translation
    1 hr · Like
  • Dados Completos 11 de Janeiro não 11 de Novembro
    See Translation
    1 hr · Like
  • Leonel Andre Matavele Noémia, o estado e o governo não devem ser organizações reactivas mas sim proactivas, que não esperam pelo pior para se prepararem e fazerem face ao acontecido mas, que estão preparadas para fazerem face ao que vier a acontecer! Uma pergunta só para si: acha normal que uma província rica e com uma explosão demográfica como a que Tete regista, continue com uma morgue com aquela capacidade? Imagine um incidente de grandes proporções na Vale ou num dos tantos projectos ali montados? Só depois disso é que as autoridades vão acordar ném?! Ntlha
    See Translation
    1 hr · Like
  • Sergio Mathe Respeito plenamente as intervensoes dos irmaos perante esta triste e lamentavel situacao. Contudo, condeno as palvras do Mbuya chaves pois sao divisionistas e tendencisas. Meu caro, nao se deve dar mao à palmatoria nem que seja em pequena escala ao mau desempenho do governo nas tragedia. Fala da zona sul como a priviligiada, esquece que em 2013, quand a populacao d chokwe-gaza sofria com as enxuradas e o PR dava uma festa de arromba n ponta vervelha do seu aniversario, varias familias na cidad e provincia d Maputo estao sofrend das intemperies sem nenhum apoio moral dstes governantes?. Entao, Vamos ser solidarios como irmaos porque somos orfaos com pais vivos.
    See Translation
  • Renaldo Constancio Simango Renaldo Eu não tenho opinião, pois é o regime que vocês sempre legitimaram. Paz
    See Translation
  • Goldstein Dmf Fikeii assim tipo DUMM, nu sei u k komentar.. apenas toma u meu like.
    See Translation
  • Nelsoncarlos Tamele Nao concordo ne descordo irmao #Egidio #Vaz. Ha lentidao? sim isso e factual. Ha falta de condicoes, obviu, todos nos sabemos. Mas ha q salientar um aspecto aqui neste incidente de xitima, intoxicacao, e diferente do acidente seja aerio, maritimo, rodoviario, entre outros, dai q os procedimentos tambem devem ser diferentes. Mas neste momento de dor e emocao, toda forma d manifestacao e valida!
    See Translation
  • Marceta Rubenmatate Egídio Vaz, a Noemia Movirowane....sabe muito bem como tudo isso funciona, aliás nós sabemos como isso funciona....
    Nós somos povos qui esperamos pela ajuda, da sorte e destino...
    Temos muitos quadros, bons profissionais com certeza mas estão de mãos atadas.
    Meu pensamento , fundisse agora em apoio emocional as famílias...estamos juntos irmãos
    See Translation
  • Nherr Joaquim O presidente Guebuza perdeu a oportunidade de sair com a minima dignidade possivel. Sinceramente nao é concebivel que no meio de tamanha tragedia, priorizasse a tomada de posse dos Deputados, e como se viu, nao estao preocupados com o povo. Em outros cantos do mundo so a morte de 5 a 6 pessoas é suficienta pra que o PR se faca presente ao local e dar o seu apoio aos familiares das vitmas, parece que as vidas dos mocambicanos nao contam muito depois das eleicoes. é muito repugnate.
    See Translation
    46 mins · Edited · Like · 2
  • Friday Laina Paz as suas almas.
    See Translation
  • Khallos Manuel SOS Chitima
  • Sonia Muchate Triste Egidio Vaz pior ainda quando sabemos que outras tragedias semelhantes a estas se seguirao e os mesmos problemas de incapacidade de gestao de crise irao prevalecer e mais ainda agravarao seja qual for a situacao. As cheias nao ficam atras, sao previsiveis e mesmo assim, as pessoas sofrem a dobrar a cada ano...
    See Translation
  • Emidio Chissano Eu considero esta crítica / reflexão de Egidio Vaz muito construtiva. Infelizmente existem pessoas que mesmo as coisas que estão aos olhos do pacato povo querem é insistem o povo a fingir que não vê, não sei a troco de quê. Este é o caso dos comentários da Noemia Movirowane. Por favor, o saudoso jornalista Carlos Cardoso disse e escreveu "não ponham algemas as palavras". ESPERO NÃO SER CONOTADO
    See Translation
    26 mins · Like · 1
  • Tomas Chapepa Noemia a verdad ta lhe doer,so d lamentar minhas condolencia as familias enlutada
    See Translation
  • Betty Georges Meus caros,o senhor Renaldo Constancio Renaldo em poucas palavras disse tudo...no fundo é o vosso erro pois legitimiram mais uma vez o regime..Sobre este triste (muito triste) caso de Chitima serei clara e directa...Evidentemente alguns acusar-me-ao de de ser regionalista e tribalista...conhecendo eu,a Frelimo e o governo da Frelimo,nao tenhamos medo de dizer os factos reais de Moçambique....Se,Chitima estivesse situado em Gaza,Inhambane e Maputo,garanto-vos eu e vos juro de que o Governo e a Frelimo comportar-se-iao de outra forma...Mas,Chitima está no Norte...e para a Frelimo desde em 1975 o Centro-Norte foram regioes de segunda classe-outro Moçambique-Chingondos...Vejam, a quantidade e qualidade de investimentos realizados no Sul do País e comparem com os do Centro-Norte...e chegam-me noticias de um projecto de construcçao de Tram na cidade de Maputo...Tram?...Sim,tram,enquanto as cidades de Centro-Norte carecem de transportes publicos....Se,bem que eu nao seja um apoiante da Renamo,porem o "maluco" do Afonso certas vezes diz a verdade....A riqueza de Moçambique está situada no Centro-Norte do País,mas sao as regioes do Centro-Norte que sao as mais pobres em tudo...Como é que isto é possivel??...E mais, é triste ver ministros e dirigentes da Frelimo origianarios do Centro-Norte que nada se preocupam ou nada fazem para as regioes onde nasceram e cresceram.....simplesmente usados pela nomenclatura do Sul....Regionalista eu?...Nao!...simplesmente narro os factos...Tribalista eu?...Nao,simplesmnete limito-me dos factos desde 1975 ate hoje...Em termos economicos,para que serve a ponte de Catembe à nivel nacional???...Mas,gastaram milhoes e milhoes de dolares...porem ao mesmo tempo,as crianças do Centro-Norte nao têm carteiras na escolas...e os hospitais distritais do Centro-Norte nao tem medicamentos...Senhores,tudo isto cria sentimentos de raiva....e as vezes o "maluco" do Afonso diz as verdades...
    See Translation
    25 mins · Like · 1
  • Eddy Marchal Sochangana Eu até ja nem tenho mais palavras dpois d ler este post so caiem lágrimas dos meus olhos.
    See Translation

Sem comentários: