sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Atentado terrorista é o "mais mortal" na França desde 1961, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

24151
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • Joel Sajet/ AFP
    Milhares de franceses se reúnem na Place de la Republique (Praça da República), em Paris, para homenagear as vítimas do ataque à sede da Charlie Hebdo
    Milhares de franceses se reúnem na Place de la Republique (Praça da República), em Paris, PARA homenagear as vítimas do ataque à sede da Charlie Hebdo
O atentado terrorista na manhã desta quarta-feira (7) à sede da revista "Charlie Hebdo" é o mais mortal na França em 54 anos, segundo levantamento do jornal "Le Monde".Doze pessoas morreram, entre elas oito jornalistas. Outras 11 pessoas ficaram feridas, quatro estão em estado grave.
A França tem um longo histórico de atentados terroristas. O pior deles ocorreu em 1961, durante a Guerra da Argélia. A OAS (sigla em francês da Organização Armada Secreta) explodiu uma bomba em um trem que fazia o trajeto Strasbourg-Paris, na altura da cidade de Vitry-le-François. A explosão fez a composição descarrilar e matou 28 pessoas.
Outros atos terroristas afligiram o país entre 1978 e 1986. Em maio de 1978, no aeroporto de Orly, militantes palestinos atiraram em um grupo de passageiros que embarcavam PARA Tel-Aviv. Oito pessoas morreram.
Em outubro de 1980, uma bomba escondida em uma moto explodiu na frente de uma sinagoga em Paris, matando quatro pessoas. Em agosto de 1982, acomunidade judaica foi novamente alvo de um ataque. Atiradores mataram na ocasião seis pessoas.
Também em 1982, um trem do trajeto Toulouse-Paris foi atacado por Illich Ramirez Sanchez (conhecido como Carlos, o Chacal), depois que dois membros de seugrupo terrorista terem sido presos. Cinco pessoas morreram na explosão.
No ano de 1983, ocorreram dois atentados a bomba, um no aeroporto de Orly, com oito mortes, e outro na estação de Saint-Charles (Marseille), com três mortes. A Organização da Luta Armada Árabe reivindicou a autoria dos ataques.
Em 1986, um atentado a bomba na loja Tati, em Paris, matou sete pessoas. A rede terrorista pró-Irã de Fouad Ali Saleh, cometeria em cerca de um ano um total de 15 atentados na cidade, com um total de 15 mortos e 303 feridos.
Nos anos 90, a França foi alvo de terroristas argelinos, com explosões de bomba em uma estação de trem em Paris em 1995, que deixaram oito mortos, e em 1996, agora no metrô da cidade, com quatro mortos.
No atentado mais recente, ocorrido em março de 2012, Mohamed Merah, 23, matou sete pessoas nas cidades de Toulouse e Montauban. Ele se dizia integrante da Al Qaeda e foi morto por forças policiais. (Com Le Monde)

Revista francesa de sátiras é alvo de ataques e provoca reações150 fotos

14 / 150
7.jan.2015 - Um vídeo registrou o momento em que dois homens armados e encapuzados abriram fogo contra funcionários da revista francesa "Charlie Hebdo", em Paris, nesta quarta-feira (7), matando ao menos 12 pessoas. Em um primeiro momento, o presidente da França, François Hollande, confirmou 11 mortos, em entrevista coletiva no local, mas a promotoria atualizou o número PARA 12 vítimas, sendo dois policiais entre elas Leia mais Reprodução

Notícias relacionadas

Recomendado para você

Sem comentários: