quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

BOICOTE PARLAMENTAR: Uma criatividade sem estratégia

3 hrs · Edited · 
Atenção: O texto é longo. Quem se atrever a lê-lo, deve o fazer até o fim. E comentar deopis.

__________________________

Criatividade é a capacidade que os indivíduos têm em produzir ou inventar coisas 
novas, não importam o mérito. Na nossa jovem democracia, a Renamo pode igualmente se considerar um partido criativo. Tão criativo cuja lógica desafia todo pensamento político moderno.
Estou aqui para falar da sua invenção que já dura uns bons 20 anos. O BOICOTE.
Aconteceu que em 1994, no segundo dia das eleições Afonso Dhlakama notou uma série de irregularidades no processo leitoral. Anunciou a sua retirada da corrida. Foi preciso a mediação de Aldo Ajelo e Brazão Mazula para trazê-lo de volta a corrida. Por conta disso, as eleições de 1994 foram as únicas realizadas em três dias.
Quatro anos mais tarde, em 1998, a Renamo BOICOTOU as eleições autárquicas, as primeiras na história. As eleições de 1998 foram conhecidas pelos seus mais altos e vergonhosos índices de abstenção: 85%. Foi o boicote mais eficaz, apesar de não ter produzido as desejadas consequências. Na verdade, a Renamo perdeu a oportunidade de se inserir na máquina do Estado e arrancar pequenos pedaços de território passando-o para a sua administração. A renamo pensava que sem ela, não haveria eleições. Enganou-se.
Desde as eleições de 1999 que a Renamo boicota sistematicamente as sessões da Assembleia da República, como mecanismo de protesto contra aquilo que acham ser a ditadura do voto. Por exemplo, porque não concordava com o pacote eleitoral que regulava as eleições autárquicas de 2013, a Renamo boicotou, ficando sozinha fora da corrida. De referir que em 2003 a Renamo conseguiu controlar cinco municípios. Em 2008 perdeu-os quase todos, tendo conseguido assegurar Beira e Marromeu (AM) apenas. Em 2013 boicotou e perdeu todos municípios sem concorrer. No Parlamento, a situação é mesma. Em 2009 a Renamo boicotou a tomada solene do assento parlamentar. Mas depois, um a um, foram assinar os termos de tomada de posse e voltaram ao Parlamento. Nestas eleições, parece que o processo será idêntico. Um a um ou, cada deputado eleito irá sozinho ou em grupo assinar o termo de posse e trabalhar. A todos níveis, independentemente de como o boicote irá terminar.
Ora, para qualquer pensador ou estratega, há momentos em que deve reflectir, medir o impacto e a eficácia de cada decisão tomada, de cada ideia ou estratégia montada. Para cada ideia criativa, deve se-lhe acoplar uma estratégia. Para cada invenção, uma táctica deve estar disposta a avaliar e abandonar, quando ela se afigurar prejudicial.
O que me parece é que a Renamo tem muitas ideias criativas mas despidas de uma estratégia ganhadora. Ou pelo menos as decisões tomadas nunca foram depois avaliadas; nunca as consequências destas mesmas decisões foram criticamente avaliadas e nunca aparentemente se tiraram as ilações.
Voltemos a história do boicote.
Então, desde as eleições de 1994 a Renamo sofreu por causa desta medida. Porque então a estratégia do boicote não é abandonada? Ou no mínimo, porque não a aperfeiçoa
Em 1994 Dhlakama ameaçou sair da corrida e perdeu. As pouco menos de 24 horas que durou o boicote desmoralizam o eleitorado, os seus técnicos (por já acreditarem que não valia a pena continuar a velar pelos votos da Renamo uma vez que ela tinha saído da corrida, etc.). Apesar de a abstenção ter-se situado em 12%, a Renamo conseguiu o seu melhor resultado de sempre: 112. Nas eleições autárquicas de 1994 a Renamo saiu a perder porque todos os municípios foram tomados pela Frelimo. E o seu boicote não teve nenhum impacto sobre a governação. Nas eleições de 2003 a Renamo conseguiu cinco municípios que os perdeu em 2008. Em 2013 a Renamo voltou a boicotar e agora não gere nenhum município.
Se fosse possível reflectir, seria de sugerir que podemos estabelecer aqui um nexo de causalidade entre o boicote da Renamo e a perda das eleições. Também é possível estabelecer um nexo de causalidade entre a afluência às urnas e os bons resultados da Renamo e da oposição no geral. 
Concluindo, era possível dizer que o boicote jamais ajudou a Renamo a seguir os seus planos. O boicote sempre foi um exercício fútil, inútil e marginal. Não acrescenta nada ao conjunto de pressão que se quer impor sobre a Frelimo. Em 1994 boicotou e perdeu; 1998 boicotou e ficou sem nenhum município; em 2013 boicotou as eleições e perdeu todos municípios; em 2009 boicotou a tomada de posse na AR mas voltaram a sentar-se na mesa e agora boicotarão mas por fim voltarão lá. 
Também podemos ver que em todas as eleições em que a Renamo teve bons resultados os índices de abstenção foram relativamente menores: 112 deputados em 1994 e índice de abstenção 12%. 117 deputados em 1999 (RUE) e taxa de abstenção 32%; 89 deputados em 2014 e índices de abstenção pouco mais de 50%. As duas vitórias de Guebuza foram marcadas por abstenções que roçavam os 70%: 64% em 2004 e 61% em 2009. Nestas, a Renamo teve seus piores resultados das cinco eleições já realizadas.
QUANTO CUSTA O BOICOTE DA RENAMO AOS SEUS MEMBROS?
QUANTO CUSTA O BOICOTE DA RENAMO AOS CIDADÃOS QUE GOSTARIAM DE VOTAR NELA?
Pelo menos tenho três respostas. Primeiro o boicote da Renamo sempre abre espaço para a emergência de outros actores e acima de tudo, para o fortalecimento da própria Frelimo. Segundo, o boicote da Renamo em processos eleitorais representa um grande custo financeiro para ela própria, na medida em que lhe impossibilita fortalecer-se e fidelizar as suas fileiras, através de um sistema clientelista de acomodação e cooptação. E a terceira resposta é que tal como provado em processos eleitorais autárquicos, por enquanto, o caminho mais seguro de tomar de assalto o poder é indo assegurando os municípios. Aqui, os membros da oposição não só se integrariam no sistema estatal como apreenderiam com verdade e prática o conhecimento prático da realidade da administração do Estado. Por um lado viveriam do Estado e por outro estudariam e assimilariam a cultura de Estado.
Em 2014 serão 383 indivíduos da Renamo integrados na folha de salários do Estado como deputados (294 deputados provinciais e 89 da AR). Imaginemos se tivessem concorrido às municipais! Quão espalhados estariam estes pelo país todo, ajudando na dinamização da campanha e na moralização das bases e acima de tudo, na viabilização económica da própria Renamo?
O boicote é um verdadeiro harakiri para a Renamo; ritual suicida japonês que ocorre por esventramento. É um acto cobarde e denota falta de inteligência de quem decide neste sentido. É um exercício tão oneroso para cada deputado afectado - na medida em que ficará dias sem o salário e regalias conexas; tão oneroso para a própria Assembleia da República – na medida em que desorganizará a agenda de trabalhos e integração destes; tão oneroso para o partido que precisa de se viabilizar financeiramente e acima de tudo contraproducente porque no boicote, encontramos a palavra-chave que a acompanha: ATRASO.
O boicote representa o atraso para a Renamo, em todos sentidos; esforçam-se bastante, mobilizam-se para atrasar; de resto uma prática única na história dos partidos políticos cujo enfoque se posiciona exactamente no campo contrário: avanço e velocidade. Mudança e constante aperfeiçoamento. Em 20 anos da democracia moçambicana, a liderança da Renamo deve pensar seriamente em encontrar outras formas criativas de fazer política abandonando sem reservas e nostalgia o boicote.
O membro e apoiante da Renamo não podem viver eternamente zangados e revoltados. Eles precisam também de ver algum progresso no partido que apoia; precisa de ter referências de governação a nível dos municípios; precisa de ver seus deputados a participar regularmente nos trabalhos da assembleia; precisa de ver seu partido com um calendário político mobilizador; concentrador e aglutinador; o membro e simpatizante da Renamo precisam ter esperanças de que um dia o poder chegará ao seu partido. Mas isso não se faz no esconderijo do boicote mas sim na participação plena e no exercício regular dos mandatos. O que acabei de dizer não anula outras formas de negociação; pelo contrário reforça-as; não nulifica as negociações; não trivializa a pressão política em prol do governo de gestão ou qualquer que seja; não falseia a ideia da inclusão. É que os deputados eleitos pela Renamo precisam eles próprios lutar já dentro do sistema para maior inclusão. Isto não se faz alheando-se a própria inclusão. Faz-se lá dentro, a partir de uma plataforma.
Urge remodelar a imagem do membro da Renamo. O membro ou simpatizante ou apoiante da Renamo deve deixar de ser visto como estando sempre zangado e quase a explodir; marginal à todos processos governativos e desconfiante de tudo quanto venha do Estado, com um pé no mato e outro na cidade; confiante das forças de Dhlakama; o simpatizante da Renamo precisa de ter uma outra imagem: de um interlocutor, do cuidador da voz do povo e do conhecedor do que ele precisa de facto; de um líder de mudança; de quem conhece as melhores estratégias, do futuro dirigente, de alguém que domina os comandos constitucionais, que discute até a exaustão sem recorrer à porrada; que expõe a imbecilidade do adversário e compromete as instituições de justiça, enfim, que muda por dentro. Mas como vão mudar por dentro se estão sempre a sair dele? 
Saibam que sempre que disserem “a Renamo não vai participar”, é uma franja de adeptos que perdem. Quando saem da sala de sessões plenárias os adeptos ficam desmobilizados e quando não participam nos processos eleitorais, colocam os simpatizantes numa posição muito frágil e desprotegidos.
CRIATIVIDADE SEM ESTRATÉGIA É PIOR QUE NÃO FAZER NADA. ÉAUTO-DESTRUTIVA.
Like ·  · 
  • Sérgio Fernando A Renamo quer ser temida apenas, porque de estratégia não tem nada. Nas negociações, que culminaram com a aceitação da proposta de que cada partido devia ter um membro a representar nas Mesas de Voto, também não resultaram. Era uma altura em que muitos mocambicanos estavam confiantes na mudança, mas em vão. Agora querem boicotar o Parlamento, o que também será em vão, porque a Frelimo é que detém ainda a hegemonia.
    3 hrs · Like · 1
  • Rafael Ricardo Dias Machalela O boicote é um verdadeiro harakiri para a Renamo; ritual suicida japonês que ocorre por esventramento. É um acto cobarde e denota falta de inteligência de quem decide neste sentido. É um exercício tão oneroso para cada deputado afectado - na medida em que ficará dias sem o salário e regalias conexas; tão oneroso para a própria Assembleia da República– na medida em que desorganizará a agenda de trabalhos e integração destes; tão oneroso para o partido que precisa de se viabilizar financeiramentee acima de tudo contraproducente porque no boicote, encontramos a palavra-chave que a acompanha:ATRASO. Parágrafo convicente. Concordo plenamente...
    3 hrs · Like · 2
  • Caetano Alberto Mais palavras para que mbuya Egidio Vaz, com essas falcatruas que a Renamo esta cometer os camaradas vão continuando a trilhar sucessos na politica. Lamento bastante um líder que se diz ser GENERAL boicotar a tomada de posse de deputados do seu partido, por sinal eleitos pelo Povo. madala Dhlakama akalamba maka.
    3 hrs · Like · 2
  • Rafael Ricardo Dias Machalela PS: O texto não é tão longo assim ...
    3 hrs · Like · 6
  • Carvalho Ferraz Esperemos oque esta por vir, existem politicos ocasionais e outros carismaticos,,,
    o povo agora esta em outro patamar a nivel da informacao, agora o povo sabe melhor o qui e a verdadeira democracia, neste pais so si ouve tocando as armas,nada mas que isso,
    o povo esta pouco si lixando si a renamo esta a boicotar ou nao, apenas queremos o nosso bem estar...nao podemos viver com alguem que nao queremos,ou obrigamo-lo a sair ou saimos nos mesmos...
    3 hrs · Like · 1
  • Agostinho Augusto Vadio perde_se e Escravo liberta_se.
    3 hrs · Like · 1
  • Betty Georges Caro Sr.Egidio,li o seu artigo...Parabens!...Disse tudo,e o titulo do seu artigo está correcto....Para os que nao se recordam,permitamme dizer de que mesmo durante a guerra civil a Renamo militarmente era forte...Mas,politicamente foi sempre "confusa" e muito muito fraca...A Renamo nuca soube,nao sabe e nunca saberá fazer politica construtiva para o bem do País...E,agora?...Qual é o caminho a seguir?...Mas,nao têm pena,compaixao e piedade de Moçambique e dos Moçambicanos,que sao forçados a viverem no medo???...Ca,pessoalmente,conhecendo um pouco os Parlamentares da Renamo,acho que eles nao boicotarao o Parlamento,pois estao ansiosos de manter as regalias,os milhares dos meticais...É todo um jogo,um jogo sujo sem regras e sem fim!...E que é o culpado ?...O Governo!...Angola,viu-se infelizmente obrigada a "abater" o Savimbi para manter a estabilidade social...Em,Moçambqiue,a musica e o ritmo continuam a ser os mesmos....Shame no Governo Moçambicano,que nao foi decisivo e "duro" no momento justo....e as consequencias sao estas que presenciamos hoje......Vergonha e triste!!!!!....
    3 hrs · Like · 1
  • Celso Cossa Uma curiosidade: A que se deveu os bons resultados deste partido nas eleições de 2014 se já tinha boicotado até resultar no atraso de recenceamento e do início da campanha eleitoral de Dlhakama?
    3 hrs · Like · 3
  • Xande Zandamela me parece que o corpo directivo da RENAMO faz o que pensa e nao pensa no que faz! venho dizendo que a estrategia supostamente eficaz deste partido esta consubstanciada ao uso dar armas! algo parecido com o dizer que a RENAMO nao consegue nada sem recorrer a chantagens do uso de armas! os seus discursos sao quase sempre controversos, por isso acredito que desta vez nao acontecerá algo diferente, os deputados irao correr atras do tempo para se fazer membros das AP, afinal tem mas 30 dias para mudar de ideia!
    3 hrs · Like
  • Augusto Santos Uma aula Mestre Egidio e mais não digo.
    2 hrs · Like
  • Elisio Macamo bom texto, parabéns! a renamo precisa duma estratégia política a longo prazo. pode chegar ao poder por corta-mato, mas sem uma estratégia política clara vai ser muito difícil viabilizar esse poder. espero que haja mais gente lúcida a passar esta mensagem à liderança.
    2 hrs · Like · 3
  • Leo D. P. Viegas @ Egidio Vaz. o Seu texto não é longo, apenas peca por algumas repetições. Arrisco-me a comentar sem mobilizar algumas fontes históricas que é o exercício que fizeste na sua análise. De várias obras que já li sobre a política em Moçambique sobretudo sobre a Frelimo e Renamo, um dos autores analisando o decorrer da guerra observava que mesmo em situações de vantagem a Renamo nunca chegou a capitalizar essas vantagens em termos políticos. Argumentava o referido autor (que me esqueço) que isso se devia a estratégia sul-africana. A dado passo o mesmo autor encerra uma observação interessante segundo a qual a Renamo não estava e não está preparada para assumir o poder político. Desconfiei como qualquer bom estudante dessa observação, mas o facto que volvidos duas décadas me parece que essa ideia enterrada na obra/artigo desse autor tem muita relevância. Acredito que o Egidio com mais tempo poderá identificar esse autor e creio que não terá sido o único a fazer essa observação.
    2 hrs · Like
  • Luis Nhachote O Benjamim Pequenino (o único tecnocrata da oposição que Chissano resgatou para PCA dos correios de Moçambique) um ex-activo militante da Renamo , por desacordo com as estratégias do partido à época (1999 e 2004) escreveu e isso foi tornado público: o problema da Renamo é o CHEFE DHLKAMA. 

    Pelos arquivos podem se encontrar factos de como uma empregada doméstica, a última hora, apareceu nas listas de deputados e sentou um mandato no parlamento. 

    A Renamo resume-se no seu todo, na submissão aos desejos e paranóias lunáticas do seu todo poderoso líder que acredita ser o "pai da democracia", modelo este que ele ignora ter nascido num berço civilizacional há séculos e séculos..
    2 hrs · Like · 3
  • Pedro Nacuo Muita pena distribuida pelas provincias, em nome da rigidez posicional de um lider (o unico que perdeu nestas eleicoes, porque a Renamo ganhou...) e os nossos vizinhos so falam entre si, acham-se fora da sociedade. Nunca doeu pertencer a Renamo como hoje, dia 07.01.2015!
    2 hrs · Like · 4
  • Wa Gaya Morrumbene Mano Egidio Vaz, este texto não tem como chegar ao líder da renamo? Quem sabe se ele possa refletir e mude de atitude. Este texto é muito útil para a renamo , não pode terminar aqui na rede.
    2 hrs · Like · 3
  • Esaúú Cossa Só os fortes entenderam. Uma boa lição de estratégia.
    2 hrs · Like · 1
  • Alfredo Macuácua Acho que a renamo deve continuar a sua luta política na AR e nas Assembleias Provinciais... assino por baixo mano Egidio Vaz.
    2 hrs · Like · 2
  • Livre Pensador Penso que voce esta correcto Egidio Vaz. Ha boicotes e boicotes. Este aqui nao sei o que e.
    2 hrs · Like · 3
  • Celestino Cebu Dr. Egidio Vaz , acho que isto seria o ideal,,mas depende dos objectivos....
    2 hrs · Like · 2
  • Nilza Dacal Espero que te oicam Egidio Vaz, que so tem a ganhar. Comportam-se como uma crianca que precisa que lhe des doce para ir a escola preparar o futuro dele, nao pode ser assim pah. Desde 1994 que está nos pleitos eleitorais e continua se comportando da mesma forma... BOICOTE!
    2 hrs · Like · 1
  • Pedro Cristovao Mawai Jr. Assim k pretendem boicotar,xtamos nós a criticar...se tomarem posse tambem iremos criticar,dizendo k foram vencidos pela ambiçao do tacho k irao usufruir...politica é um jogo de cabra-cega-cabra-cega ou de mbhalele-mbhaleleee.
    2 hrs · Like · 4
  • Djartajo Monteiro politica e políticos
    2 hrs · Like
  • Euclides Flavio Bela analise manu Egidio Vaz, o texto esta interressante. Entretanto, devemos observar um aspecto muito importante neste novo BOICOTE, na história democratica de Moçambique, a Renamo nunca falou de um governo de gestão, e muito menos de um estado federal. Mas pela primeira vez na história o maior partido na oposição pretende dirigir as províncias por si ganhas. Aliás, pela aceitação que este partido tem nas regiões onde fala de gestão da Renamo é possível fazer algo diferente mesmo sem estratégia. Fiquei muito atento, na parte onde manu Egidio, recorda nos o facto de Aldo Ajelo e Brasão Mazula terem mediado a volta da Renamo ao escrutínio. 

    A MINHA PERGUNTA EM RELAÇÃO A ESTE PONTO É: Porque eque sempre que a Renamo ameaça abandonar a vida politica a quem a persegue? Afinal, a Frelimo em 2004/2009, não teria dito que queria reduzir a Renamo a ZERO. Ai esta a oportunidade. Porque eque muito estão preoucupados? Outro aspecto que insistentemente tem se observado de forma SUPERFICIAL, é facto de a Renamo, não ter nenhuma representação municipal, da vila ou do bairro em sua gestão. As ultimas eleições, provaram claramente que a ocupação de algumas circunscrições não é condição necessaria nem suficiente para governar o país. Isso provou através do MDM, que ocupa ate hoje 3 principais municipios para o alastramento politico. Entretanto, nesses mesmos territorios a RENAMO venceu de forma convicente. 

    EM MINHA OPINIÃO, A RENAMO É UM PARTIDO QUE DEFENDE CAUSAS, a Renamo pensa grande. Hoje esta a consiguir isso independemente das comparações estatiscas e cronologicas que o Manu Egidio Vaz, faz desde a indicação do primeiro presidente eleito em Moçambique. Aliás, devemos nos recordar A NÃO ESTRATEGIA PODE SER ESTRATEGIA.
    2 hrs · Edited · Like · 11
  • Nacer Choy Meus caros na minha opinião sobre este assunto acredito que a Renamo não boicoto mais sim (Faltou ). Porque dentro de dias os mesmos irão tomar posse visto que ainda estão dentro do prazo.
    2 hrs · Like
  • Titos Celestino Quase 90% das pessoas que comentaram o post do carismatico Vaz so condenam a Renamo por nao tomar posse, eles tem razao porque o povo e que elegeu eles nao estao so para o dinheiro mas sim com os interesses da maioria
    2 hrs · Like · 1
  • Rafael Ricardo Dias Machalela Pelo bem do partido Renamo, com todo respeito, Pode fazer esta Carta chegar ao LÍDER cara Ivone Soares
    2 hrs · Like · 1
  • Xande Zandamela Eh Nhachote, no final do dia percebe-se que o ''Messias'' é o obstaculo a salvacao! mas entendamos que o lider da RENAMO foi e continua sendo um grande lider militar, o que tem de sobra é a estrategia militar, quanto a estrategia politica deixa a desejar! o ambiente anarquico que a renamo vive é fruto do nao abandono das logicas militares, a hierarquia é extremamente respeitada, o poder de iniciativa é limitado ao seu lider!
    2 hrs · Like · 1
  • Titos Celestino Eles nao vao boicotar sem receber ordens superiores
    2 hrs · Like · 1
  • Titos Celestino Ha necessidade de boicote a frelimo quer assim mesmo monoparditarismo, nao esses gananciosos simangos
    2 hrs · Like
  • Manuel Luis Amosse Sr. Luis Nhachote, se ainda tens esse rabisco de Benjamim Pequenino, pode mandar, porque na altura (1999 -2004), as tecnologias de informacao eram quase enexistente, pelo que pode ter passado despercebido para muitos incluindo muitos apoiantes da "PERDIZ" para ver se podem abrirem a vista para ver-se poderiam fazerem mudancas no seio do partido.
    2 hrs · Like · 2
  • Titos Celestino tambem aconselhe a lideranca da frelimo
    2 hrs · Like
  • Saimon Ynhasena Ynhasena o negro custa muito se a renamo tivesse tomado posse o egidio vaz teria escrevido outra historia,deixemos a renamo decidir alguns so sabem criticar a renamo sabe o k faz os mocambicanos sempre disseram k as eleicoes nao foram livre e transparente como k queria k arenamo tomasse posse?hehehehe nem sei o k ganha quando andas a escrever cada coisas
    2 hrs · Like · 1
  • Custodio Victorino Mulodiua Uma parte é saber falar escrevendo e a outra é saber a norma pratica normativa. Entre as duas opinioes ha que saber o seguinte: A vida nao é estatica vamos à dinâmica da vida de acordo as nesecidades actuais (a renamo e frelmo) dos dois precisamente a frelimo carece de uma reforma sob-ponto político, sócio e economico pelos vistos perdeo credibilidade que nem consegue lavar a sua imagem o pior virá com o nyusi mais que provado. Ambisao nos separa e distancia-nos da nobre benevolencia popular
    2 hrs · Like · 1
  • Tomás Timbane Excelente reflexão, que ajuda a melhorar a qualidade da nossa democracia.
    2 hrs · Like
  • Nogueira de Almeida Amigos, é do conhecimento de todos que a Renamo não aceita os resultados saídos dessas eleições se eles não aceitam o lógico é não tomarem posse porque a partir do momento em que os deputados tomam posse automaticamente eles estarão a aceitar esses res...See More
    2 hrs · Like · 7
  • Zefanias Augusto Namburete na expectativa de que um deputado em serviço como fosse um emprego. não vai-se tomar posse. 
    Também a pergunta é qual a preocupação?
    2 hrs · Like · 1
  • Tomas Humbe Desta vez sera diferente de todos anos,este e o surgimento da R D M. A RENAMO ESTA CIENTE DO QUE TA FAZR( VEM AI MAU TEMPO AGUARDEMOS ).
    2 hrs · Like
  • Moises Inocencio Machaieie No fim de tudo estamos a dizer: Conforma-te com o pouco que te dão. Não procure o muito a que tens direito.
    2 hrs · Edited · Like · 2
  • Valdemar Miguel Alberto Fiquem atentos porke a Renamo esta a pensar grande...nao sozinha...muita gente importante infiltrada nisso...e a frelimo sabe e tem medo...Renamo mudou..Renamo cresceu...Renamo ja conhece o seu adversario...pra confirmar e so com calma esperar k responda....sera uma bomba e pra os apoiantes e simpatizantes do partido respirem fundo porke logo logo e chegada a hora de tomar o vinho branco...
    2 hrs · Like · 1
  • Zefanias Augusto Namburete ser roubar depois vai comer com mesmo ladrão.
    2 hrs · Like
  • Nogueira de Almeida Por me nem o MDM deveriam tomar posse deixavam a FRELIMO. Mais felizmente os pontos de vista são diferentes cada um com o seu e a RENAMO optou por esse caminho, devemos respeitar.
    2 hrs · Like · 2
  • Elvino Dias Por mim dizer que as eleições foram fraudulentas e tomar posse seria muita falta de coerência reunida num mesmo sujeito. Eu acho que a renamo está sendo coerente. Alias não vejo nenhum benefício que a renamo traz na AR já que todas as ideias provenientes da sua bancada são absorvidas pelo voto maioritário do Gloriso. Pelo sim pelo não, bem haja a reflexão
    2 hrs · Like · 9
  • Gilberto Jonathan Chirindza Please as portas da Renamo ainda não estão fechadas, ideias podem elas serem tão boas mas se a pessoa as coloca sem conhecimento de causa doméstica, só por especulação ....Vaz e outros a posição da Renamo e legítima e ideal cada momento em política é uma sentença. ....
    2 hrs · Like · 4
  • Jose Alexandre Faia E QUEM FALA ASSIM NAO EH GAGO ....
    2 hrs · Like · 1
  • muito obrigado pela essas pequenas palavras. mais elas foram tal grande quando ao conteúdo.
    1 hr · Edited · Like
  • Juvêncio Abilio Comé Gostaria de ver a opinião da mana Ivone Soares em relação aos factos levantados no post acima. De resto, concordo plenamente que CRIATIVIDADE SEM ESTRATÉGIA É PIOR QUE NÃO FAZER NADA. E a Renamo tem vindo a fazer trabalho de marracuene, contruindo para de imediato destruir.
    1 hr · Like
  • Nogueira de Almeida Egidio Vaz Porque que a Renamo deve deixar os seus membros tomarem posse? Será que teria mesmo sentido vires em público dizer que o seu vizinho lhe roubou uma viatura e dias depois és visto na boleia do dito vizinho e no mesmo carro em que reclamavas que era seu? O que as pessoas irão pensar?
    1 hr · Like · 4
  • Rosario Catao Resumindo, na RENAMO há muita gente infiltrada.... E o velho está a ser mal assessorado.
    1 hr · Like · 1
  • Efraimo Neves Mano Egidio Vaz fez uma análise exaustiva mas só tenho a lhe dizer que os tempos são outros. à Renamo na minha humilde opinião não vai boicotar em definitivo mas sim ela não se revê a tomar posse agora porque não estaria a ser coerente consigo mesma tomando posse dos resultados que ñ concorda. O que eu acho é que nos próximos dias haveram dias difíceis. Tenho a lembrar também que a Frelimo nao é um partido pacífico pois detém o controle das FDS e faz uso delas. 
    Uma questão que fica é o que é que o MDM muda quando a Frelimo nega para fazer valer os seus interesses mesmo que sejam da maioria. Daviz disse : "ñ concordamos com os resultados mas nos conformamos, e isso nos prejudica. A Renamo consegue fazer a Frelimo aceitar o que chama de Rediculo, aberração, e anti constitucional.
    1 hr · Like · 1
  • Betty Georges Carissimo Sr.Juvêncio...A "mana" Ivone Soares é uma grande camalea;e talvez a unica na Renamo que sabe jogar...Nao se esqueça de que é sobrinha do Padre-Padrone e é casada com um italiano(os maestos) de fazer politica de lindas palavras...O que é tris...See More
    1 hr · Like · 2
  • Adrian Magoo Caro Egidio Vaz, o texto e' lindo, bem extruturado, nao e' longo e nao concordo com o conteudo.
    Nos ultimos tres anos, muitas pessoas criticaram a ida do lider da Renamo a serra da Gorongosa. Mas ca entre nos, sabemos que ida dele trouxe inumeras vantagens, nao apenas pela inclusao do batalhao da oposicao ao ja existente da Frelimo nos orgaos eleitorais (Multipartidarizacao dos orgaos eleitorais). Hoje estamos (estao os negocidores do "dialogo") a falar da despartidarizacao da Funcao Publica que sera tambem um ganho NOSSO, fruto da ida a serra.
    Eu estou a espera da Renamo, nos ultimos tempos ela provou que tem melhores pensadores que uma cambada de analistas e "investigadores" que passam a vida falando de coisas que leem em blogs brasileiros para depois cantarolarem em tv's e fazer o past em Jornais e em vez ler para depois pensar de uma forma original, e nao em forma plagio. Concordo com Euclides Flavio. Deixem a Renamo fazer das suas. Isso tem ajudado muito a melhorar o pessimo pais somos.
    NAO APOIO O BOICOTE, MAS APOIO A ESTRATEGIA DA RENAMO, SE ESSA ESTRATEGIA CHAMA-SE BOICOTE - EU APOIO!
    1 hr · Like · 4
  • Samuel Nhanombe Coisas d vergonha pork hoge não foram tomar posse para amanhã ir um por um se apresentar sem presensa do povo k lhes elegeram.
    1 hr · Like
  • Betty Georges Ps! Senhor Adrian...A Renamo nao construiu nada de concreto em Moçambqiue.....
    1 hr · Like
  • Gilberto Jonathan Chirindza Kkkkkkkkkk Betty Georges estas super enganada as portas estão abertas a próxima se k verás a verdade
    1 hr · Like · 1
  • Carmen Fumo Se o presidente deste pais já é eleito por menos de 30% do eleitorado, pelo menos os inscrito, tornando numa democracia sem eleitores e de minoria, imagine agora com uma AR com um partido apenas, sim porque pelo nr de deputados do MDM seria impossível usar o termo 'meio partido' ou outra expressão. Para mim tudo não passa de falta de respeito pelo eleitorado que levam 45 dias infestando seus ouvidos de promessas imcumpriveis.
    1 hr · Like
  • Teodosio Bule Dizem que querem governar nas províncias onde ganharam (no âmbito deste mesmo processo eleitoral que repudiam) e nem mesmo lá tomam posse nas Assembleias Provinciais. Caramba, isso cansa.
    1 hr · Like · 1
  • Rosario Fome O texto e longo mas no final ha smpre uma sensaxao de ter valido a pena de ter ido ate ao fim. Pura assessoria e consultoria gratis
    1 hr · Like · 1
  • Sergio Baloi Sergio Mais esquexemos rapido mesmo,meus srs esta elecao foi uma grande palhasada, dexamos a renamo faser a sua politica, si exa e melhor forma q a renamo encontrou pra faser a sua politoca dexemos
    1 hr · Like · 1
  • Cuinica Nelson A estrategia pode ate nao ser boa, mas nao reconhecer os resultados e participar em assembleias resultantes dos mesmos, sinceramente, nao parece coerente. Para algumas questoes como discutir ate a exaustao sem recorrer a porrada, sugiro que se leia o " marco do correio" de ontem (06) de Machado da Graca.
    1 hr · Like · 2
  • António Manheia Eu acho, meu caro Egídio Vaz, na RENAMO não há ninguém com CORAGEM o suficiente para por ou colocar o GUIZO ao "gato", ou, pelo contrário, querem "empurrar" o líder para o precipício, uma vez que não conseguiram em Sandjundjira.....Porque não "vende" esta sua brilhante análise à Assessoria do Lider(excluindo o Muchanga)?
    1 hr · Like
  • Betty Georges PS!....Em resumo,estes dois Partidos-Renamo e Frelimo mais uma vez demonstram que sao a grande causa de instabilidade em Moçambque...O resto sao blablas.....e analises para o "gringo" ver....
    1 hr · Like · 1
  • Djibés Loonéy Papy's Egídio Vaz de forma indirecta demonstra a sua fé naRenamo Resistência Nacional Moçambicana , porém, denota-se um pouco desiludido, mas, num futuro muito breve ira se surpreender com o arranque revolucionário que se prepara.
    Uma coisa garanto, este BOICOTE é o decisivo e terá contornos já mais visto na história da democracia nacional.
    Fé para os que acreditam
    Esperança para os que almejam
    Paciência para os que aguardam
    1 hr · Like · 2
  • Djibés Loonéy Papy's Egídio Vaz de forma indirecta demonstra a sua fé naRenamo Resistência Nacional Moçambicana , porém, denota-se um pouco desiludido, mas, num futuro muito breve ira se surpreender com o arranque revolucionário que se prepara.
    Uma coisa garanto, este BOICOTE é o decisivo e terá contornos já mais visto na história da democracia nacional.
    Fé para os que acreditam
    Esperança para os que almejam
    Paciência para os que aguardam
    1 hr · Like · 3
  • Tarcísio Azevedo "...o membro e simpatizante da Renamo precisam ter esperanças de que um dia o poder chegará ao seu partido. Mas isso não se faz no esconderijo do boicote mas sim na participação plena e no exercício regular dos mandatos".
    1 hr · Like · 1
  • Betty Georges A Renamo quando perdeu individuos como o Artur da Fonseca,Dr;Francisco Moises,a Jose Moreno, a Linette,etc,etc etc....politicamente suicidou-se....e os oportunistas politicos tiveram voz....a consequencia real é esta de hoje...tudo confuso e tudo "negro"...
    1 hr · Like · 1
  • Elvino Dias Djibés Loonéy Papy's, surpreendeste me pelas sabias palavras
    1 hr · Like · 2
  • Raul Novinte A Renamo pode não ter uma estrategia definida sobre o baicote da tomada de posse nas assembleias nacional e provinciais mas também não faz sentido aceitar sentar-se numa assembleia resultante de fraudes bem visiveis até que o povo consegue ver. Eu acredito que a decisão da Renamo, mesmo sem estrategia ou planejamento criará um vinculo de confiança com o povo que o elegeu e o grito do povo que está sendo simbolizado altamente pela Renamo será ouvido a nível internacional. Lembremos que nada se conseguie sem sacrificios. É certo que os membros da Renamo perderão dinheiro ou regalias neste momento mas o resultado ficnal desse sacrificio se valorizado é maior e incalculavel para o povo moçambicano e a democracia moçambicana. se comparado com a tomada de posse , só por dinheiro. Força Rernamo!.....
    1 hr · Like · 3
  • Salomao Massangaie A Renamo como partido esta em decadencia, escapa por ter um lider que foi martirizado quando esteve em parte incerta,
  • Betty Georges Senhor Raul,talvez tenha havido fraudes,a pergunta é,onde estavam os individuos da Renamo que davam uma olhadela à essas eleiçoes?...Mas,nao foi o proprio Afonso que dissera que estas seriao as primeiras eleiçoes livres e transparentes????...senhores da Renamo,sejam coerentes...Nao sou da Frelimo,mas tambem a Renamo tentou "batotar".....
  • Betty Georges PS! a nivel internacional como o sr.Raul diz..a Renamo nao tem amigos...seja realista e veja os factos...
  • Adrian Magoo Betty Georges, de que nada te referes? Escolas, postos de saude, vias de acesso... e' isso? A Renamo contribuiu muito e bastante para esse direito que eu tenho de poder conversar contigo esse assunto. Eu sou grato a isso.
  • Salomao Massangaie Acho que a frelimo vai continuar no poder ate jesus voltar. As ultimas eleicoes e a prova disso, portanto a unica estrategia que possa funcionar e roubar votos. A a unica estrategia que a frelimo usa, roubar votos,
  • Betty Georges O Sr.Adrian,acha mesmo que a Renamo trouxe a verdadeira liberdade de expressao?...entao critique com factos (e nao palavras) o porque das mortes de Jose Francisco Mascarenhas,do Juiz,do Danger Man,do Siba siba....e vai ver o que lhe vai acontecer.....abra os olhos....
  • Raul Novinte Com todo respeito Betty George, vi o seu primeiro comentário, o qual desvaloriza a Renamo. Entretanto tenho a dizer que se voçe não admite que a Renamo é um partido politico e formidavel em Moçambique, daí a verdade não está em ti e automaticamente eu duvido ser compreendido por ti nos meus argumentos. Tu me perguntas, " onde estavam os individuos da Renamo que davam uma olhadela à essas eleiçoes?" A Renamo confia em verdade e nunca e digo nunca pensou em cometer fraudes. A Frelimo é um partido no poder viciado de fraudes desde 1994 e sabem como fazerem. Eu pessoalmente admito que admiro a Frelimo nesse aspecto de fraudes e não na sua forma comportamental como um governo ou partido fiel, tu sabes disso atraves dos meus aurgumentos. Fraude de uma eleição não se rouba como objeto assim como voce pensa, Betty. Fraude prepara-se e depois o poder arranca-se como o seu Presidente falou.
    29 mins · Edited · Like
  • Noa Inacio Egidio Vaz temo recuperar fantasmas que já "tinhamos" enterrado naquele seu encontro com mano Amosse Macamo no banco. Mas como as nossas "guerras" são mais antigas que as batalhas napoleónicas então vamos a isso. Quando efusivamente apoiaste este partido e Dhlakama no pleito eleitoral a par de Muhamad Yassine esperava sinceramente que era o início da entrada de novos actores no seio desta para trazer uma nova articulação política e modus operandi. Repare que estamos a falar de actores que de prova dada acrescentariam valor a este partido porém que sempre disse que não o fariam pke iriam encontrar um comportamento estanque internamente. Cheguei mesmo a dizer se alguém quer conhecer a Renamo que vá ler textos de Egidio Vaz de 2007_09 nada novo traria a este exercício. Ora, esses boicotes já não são novos o que é novo é como a Renamo tenta surpreendermo nos com as mesmas tácticas.
  • Yanike Yanike Voces todos vam se surpreender com a RENAMO!
    26 mins · Like · 1
  • Raul Novinte Olha, se o baicote não causa problema para o governo da Frelimo , não vejo tanta preoucupação. A verdade é que sem a Renamo a democracia é imcompleta em Moçambique e a comunidade internacional estará a par da vida politica de Moçambique e isso é muito feio para o tal governo. Então eu pergunto, porque fazer fraudes se quetem que as coisas sejam certas e democracia implementada?
    23 mins · Edited · Like · 1
  • Pio Cassicasse Boa noite Carissimo Dr. Egidio Vaz, boa noite ilustre seguidores e comentadores. Eu gostaria de saber, na verdade, na verdade, se nao haver traição nenhuma por nenhum deputado eleito, tanto anivel nacional e provincial em ir tomar posse, e nem mesmo os suplentes se dignarem a isso: QUE PRECEDENTE ISSO CRIARÁ?QUE CONTORNOS LEGAIS ISSO TERÁ OU SEGUIRÁ?? por favor aclarem.
  • Manuel Bude Ainda têm 30 dias para tomarem posse. Parece-me que a ideia é pressionar alto na fase de estruturação do novo governo e vêr no que dá.
    15 mins · Edited · Like
  • Mateus Francisco Navaia Este texto cheira a "Soft".....! Kkk Se admitirmos que seja criado um "GOVERNO DE GESTÃO" (GG) ou Governo de Unidade Nacional (GUN) da moda Zimbaweana então com que Deputados este governo funcionará uma vez que não reconhecem os resultados??? Metendo-se numa situação de "Espada e Parede" como é o caso, a única alternativa de safar-se talves seja "Voar"! Kkkkk
    5 mins · Edited · Like
  • Betty Georges Yanike,Yanike...tem razao...vamos ser surpreendidos pela Renamo...sempre nos surpreendeu,com emboscadas,destruiçao de escolas e hospitais,tiros vagantes...e violaçoes às mulheres...tem toda a razao
    6 mins · Like
  • Titos Celestino como a Betty afirma a senhora violou o lider da renamo
    5 mins · Like
  • Dércio Ernesto Bom, tiro desta publicação três ilações:
    (1) É preciso ver em primeiro lugar que o que tês aqui a ser demostrado é simplesmente uma questão de disciplina partidária e nada mais;
    (2) Os membros da Renamo que não tomaram posse hoje é que não vão tomar posse na segunda-feira tem consciência de que o que estão a fazer é contra a vontade deles, apenas cumprido a vontade de ferro e fogo do seu líder, tanto que está disse que tomasse posse seria punido.
    (3) Alinho com a ideia de que a Renamo se auto-excluído perde ela própria e é abre espaço para a emergência de outros actores.
    5 mins · Like
  • Messias Uaissone "Serious problems require serious decisions" parecve q tou citando bastante mal George Bush apos o ataque ao World Trade Centre. Mas penso estar dentro do espirito da mensagem de Bush. Um historiador eh uma pessoa excelente pra analisar factos passados, mas pode ser mau conselheiro pra tomar decisoes em tempos de pressao. Este nao eh um tempo normal em q a Renamo possa tomar decisoes de animo leve.
    4 mins · Like
  • Eden Elão Manhique Discupa sem querer ser crito mas os jovens estao a precisar de artigos mais Educativos que puliticos. Admirro bastante O Egidio Vaz mas por favor vamso nos focar na educacao Habitacao emprego por ai meus Carros Jovens
    3 mins · Like
  • Titos Celestino amigos voces so pensam no dinheiro, e um caso normal e a mesma forma fazer greve
    2 mins · Like

1 comentário:

Anónimo disse...

Jovens, reflitam. Apologistas do lambebotismo. Apologistas do enriquecimento e locupletamento ilícito, um pais monopartidario, e igual a uma casa sem chefe de família. E um pais ambíguo. Chantagiar as pessoas com cheque ou com a mera possibilidade de não ter o que comer e no minimo estúpido. So doidos podem aplaudir este flagelo social. Obrigar as pessoas a tomarem posse porque caso contrario vão perecer esfomeado so pode ser defendido por ignorantes. Não falem da Renamo nem do seu lider. Os da Renamo falam da Renamo e os da Frelimo falem da Frelimo. Jovens deixem de ser empregados de politicos caducos. Politicos incompetentes teimosos arrogantes com falta de sofisticacao. voces falam de problemas da elite e esquecem o problema do povo. O povo e que e o dono de Moçambique. FRELIMO não e nada se ao empregada do povo moçambicano. A determinação do povo faz terminar a arrogâncias dos seus empregados. Para terminar se o boicote não tivesse qualquer efeito não falariamos e nem escreviamos sobre ele. Mais, poparia a hipertensão no seio dos camaradas- o boicote e sim uma machadada nos camaradas. Entregar Mocambique nasais deste tipo de jovens e um exercicio em vão. Mocambique tem jovens muito fracos preferem hipotecar a sua liberdade em troca de lambebotismo e alguns centavos. Abaixo partido unico, viva oposição, viva liberdade. Democracia ou. Abaixo patetas