segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Dhlakama insiste na criação de região autónoma

Dhlakama insiste na criação de região autónoma

No País
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, disse sábado último em Quelimane que vai avançar com o projecto de estabelecimento de uma região autónoma em Moçambique,  “para acabar comníveis de discriminação” prevalecentes.
Falando num comício popular em Quelimane, Dhlakama disse ser “inconcebível que, num país com índice de pobreza extrema, apenas um grupo de pessoas fique cada vez mais rico e outros cada vez mais pobres”.
O líder da Renamo disse, ainda, que desta vez vai mesmo avançar com a sua ideia, “porque a Frelimo sempre quis humilhar membros da Renamo como se não fossem moçambicanos”.
Durante o comício, Dhlakama falou da exclusão social como um mal que pretende acabar em definitivo para o bem de todos.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

População desconfia que Dhlakama tenha recebido dinheiro

Populares que estiveram presentes no comício orientado pelo líder da Renamo este domingo emQuelimane, não vê com bons olhos esta pausa que Afonso Dhlakama tem vindo a dar no que tange as suas decisões de primeiro formar governo autónomo e depois governo de gestão e por ai fora.
Os seus seguidores pensam que esta demora na tomada de decisões concretas, pode estar relacionada com as mordomias que ele tem como direito legalmente aprovadas pela Assembleia da República.

Ver mais detalhes na nossa edição impressa.

DIALOGO INTERMINAVEL E COM RESULTADOS PIFIOS
+Parece que desta vez vai se alcancar a ronda duzentos e tal
Vai se "negociar" mais o quê se a paridade eleitoral foi um fiasco e nada serviu para impedir a fraude, o governo mandou passear a paridade militar e o acordo do fim das hostilidades, que ja foi violado, apenas serviu para o governo ganhar tempo e reequipar o exercito? 
Negociar com as mesmas pessoas, no mesmo lugar, exigindo as mesmas coisas de ha 22 anos, num novo contexto politico. Negociar com um governo ilegitimo. O povo é que continuara a ser martirizado e a caravana da frelimo vai passando.

Governo e Renamo regressam hoje às negociações (‪#‎canalmoz‬)
Maputo (Canalmoz) – As delegações do Governo da Frelimo e da Renamo, regressam hoje, segunda-feira, à mesa das negociações no Centro de Conferências “Joaquim Chissano”, na cidade de Maputo, confirmaram, no domingo, fontes contactadas pelo “Canalmoz”.

Será o primeiro frente-a-frente depois de os órgãos eleitorais e o Conselho Constitucional terem declarado Nyusi e a Frelimo vencedores das eleições sem que ninguém tenha visto os editais. 
A Renamo, através António Muchanga, o porta-voz do presidente deste partido, já tinha garantido que pretende ver esgotados na mesa do diálogo os pontos restantes, nomeadamente, questões de defesa e segurança, despartidarização do aparelho de Estado e assuntos económicos.
“A Renamo está disposta a conversar com qualquer pessoa que estiver na Ponta Vermelha, mesmo que fosse por meio de um golpe de Estado”, disse recentemente António Muchanga ao “Canalmoz”.
O porta-voz de Afonso Dhlakama disse que, neste momento, a Renamo está a negociar em torno da antiga agenda, que ainda tem dois pontos por discutir, nomeadamente as questões militares, despartidarização do aparelho de Estado e questões económicas, depois de ter sido ultrapassado o assunto da Lei Eleitoral.
“Agora não sabemos como as coisas vão estar, mas a Renamo está disposta a conversar com qualquer pessoa que estiver na Ponta Vermelha”, disse António Muchanga.
O anterior Governo tinha advertido que o processo de negociações já estava a ficar cansativo e o melhor seria equacionar outras formas, já que, por via da EMOCHM, nada tinha funcionado.
O diálogo parou no passado dia 5 de Janeiro, com um impasse entre as delegações do anterior Governo e da Renamo, particularmente em torno do modelo de enquadramento e integração dos homens da Renamo.
A Renamo insistia com o seu pedido de partilha de responsabilidades nas Forças Armadas e na Polícia, enquanto o Governo insistia para que aquele partido entregasse as listas contendo o efectivo dos seus homens, sua localização e número de armamento.
A Renamo sempre disse que não vai entregar as listas antes de ser adoptado pelas três partes (Governo, Renamo e mediadores nacionais) o documento de base que constitui o modelo de enquadramento e integração. Por outro lado, o Governo diz que está fora de hipótese aceitar o tal modelo com base na proposta defendida pela Renamo: partilha de comandos nas FADM e na PRM.
“Defendemos a aprovação de um modelo claro de integração e enquadramento”, diz a Renamo. 
O Governo da Frelimo diz que não pode estar em condições de aceitar uma definição como a partilha de comandos, que privatiza as Forças de Defesa e Segurança para as duas partes. O Governo e a Renamo estão a disputar o controlo dos comandos das FADM e da PRM. (Bernardo Álvaro)
Like ·  · 
  • 28 people like this.
  • Sauro Matapa Q pastor é esse?
    10 hrs · Like
  • Lutador Da Rua Boa nocticia o homem informado vale por dois
    10 hrs · Like · 1
  • Miguel Fernando K cejao rapidos nas tomadas de decisoes o povo ja ta fartos com vocas bricadeiras
    9 hrs · Like · 1
  • Jamal Machane Jà nao sei k fzr,kota tà muito lendo cm as coisas pah.
    9 hrs · Like
  • Paulo Vasco Zionjo Isso ja é brincadeira esta notícia me enjoa pa
    9 hrs · Like
  • Miguel Fernando Todos os integrantes do dialogo tao a gostar de estar la a gastarem os impostos pago pelo povo nas dispesas. Ja receberam carros novos da marca yundai e talvez podem receber outros bem com o novo patrono da ponta vermelha.
    9 hrs · Like · 2
  • Ndimomwene Joao Pk k cota Dlakama nao toma o poder? O povo está farto
    9 hrs · Like
  • Pedro Muana Bobo Bobo A renamo esta perder seu rico tempo em dialogar com a frelimo! Voces ja esqueceram como eles podem aceitar vossos pedidos? kikikikiki. Perdoem eles 70x7
    9 hrs · Edited · Like
  • Manasseis Nhachungue Unay Cambuma, e porque nao "Cambumar" de uma vez por todas com essa geraçao Nachingweia?... O que estara a faltar?... Nunca se negoceia com Mamba pah...
    9 hrs · Edited · Like · 1
  • Aniano Ani-face Zitha A frelixo nem ta ai pa ixo
    9 hrs · Like
  • Jamal Machane Epah a renamo tà pacientar muito as negociaçoes eu to fardo cm essa merda d'frelimo.
    9 hrs · Like
  • Miguel Fernando Nos estamos a penas a dizabafar para nao esplodir de tanta raiva.. Isto chama se jogo politico e nao vai a lado nenhu. A renamo perdeu a oportunidade de boicotar a tomada de posse, o governo ja ta constituido nao ha mais nada a faser.
    9 hrs · Like · 1
  • Alice Zandamela Haaaa,ja ta comecar me nhenhentsar essa pora de dialogo qe nao tem fim.
    8 hrs · Like · 1
  • Felix Calisto Sipoiro E ai Unay quais sao as novidades desse novo dialogo
    8 hrs · Like
  • Domingos Rodrigues Já não entendo negociar pa que fim?
    8 hrs · Like
  • Domingos Jose Mugaduia Xta tudo dito centro e norte e nosso nao ha mais conversa mandamx passear os coruptos de mpto
    7 hrs · Like
  • Leonel Chisseve Talvez a Renamo mude de estrategia negocial e consiga por as pedras do jogo negocial nos devidos lugares e se alcance consenso satisfazendo todas as partes envolvidas,sem levar muito tempo. O povo esta a espera da Paz.
    7 hrs · Edited · Like · 1
  • Unay Cambuma Leonel, e como ficam as promessas do Marechal sobre "formar o seu governo"? E os 7 dias do ultimato ja passaram...
    7 hrs · Edited · Like · 1
  • Raul Novinte Eu nã consigo entender o objtivo dessas negociações, uma vez que a Frelimo demonstrou não respeitar a lei e nem ninguém... E negociar com que govrno... São brincadeiras
    2 hrs · Edited · Like · 1
  • Moises Faife Sabem vcx xtao enganado, falam muito nada k acertam para contentar o povo e o povo ja xta cansado...
    6 hrs · Like
  • Custòdio Miguel Inácio isao vai ser como todos os anos eleitoral grita grita e caba caindo no jogo da frelimo, ha
    6 hrs · Like · 1
  • Custòdio Miguel Inácio isso vai ser como todos os anos eleitoral grita grita e caba caindo no jogo da frelimo, ha
    6 hrs · Like · 1
  • Augusto Manuel A RENAMO TEM QUE SER SÉRIA E RÁPIDA E PROATIVA. NADA DE NEGOCIAR AS MESMAS COISAS 2,3,4 SEM RESULTADOS. A FRELI É MANOBRISTA. ACEITA NEGOCIAR COISAS MAS NO FUNDO ESTÁ-SE DAR TEMPO DE MANOBRAS PERIGOSAS. O POVO CONTINUA SOFRENDO, CORRUPTADO, ROUBADO E ETC... Seja assim: Se eles negam isto, passa-se rapidamente para outra alternativa, se continuam recusar, avança-se sem perder tempo. Na terceira alternativa se eles negam ou mandam passear o povo, ta,mbém o povo manda-os passear. PORQUE ESTE PAÍS É DO POVO E NÃO DE GRUPOS POLÍTICOS COM O AGRAVANTE DE SEREM DE SEREM GRUPOS POLÍTICOS ILEGÍTIMOS...
    6 hrs · Like · 1
  • Badjai Namdhasse esse tal marechal dhakama nao tem coragem talvez nem meios para fazr oque ker fazr. por isso anda de discurso em discurso enchendo d esperanças seu povo k o elegeu. cuidado snhor dhkama camarao k dorme a onda leva. dpois nao chore. um homem kndo decide fzr algo, fa-lo imediatamente e nao da volta pork o transcorrer do tempo pode ser motivo para o seu enfraquecimento.
    6 hrs · Edited · Like · 2
  • Raul Lembrassone Garrafao POR FAVOR arenamo, arenamo REPITO arenamo e um partido mais CONFIADO aq em mocambique com opovo nao pode cair emquanto ja chegou nupoder continue cõm governo autonõmia que o povo GOSTOU ...PONTO FINAL..
    5 hrs · Like
  • Andreia Andre Maramba K dividem o paia nos extamo prontos
    5 hrs · Like
  • Charman Della Vedova O velhote tem coragem e uma considerável base de apoio popular, mas não tem meios suficientes para persuadir o governo, razão pela qual o discurso politico não consegue passar da fase de teoria e retórica discursiva. A milícia "interahamwe" da renamo esta muito mal equipada, com espingardas velhas, mal calibradas e menos lubrificadas, sem base de apoio logístico, com poucas munições, sem artilharia pesada e não pode arriscar um confronto frontal com as FADMs, sob o risco de perder toda milícia, na verdade entre o exercito governamental e a milícia "interahamwe" da Renamo Resistência Nacional Moçambicana existe uma desproporcionalidade de força e potencial bélico. A única coisa que a milícia "interahamwe" da renamo domina eh guerra de guerrilha em ambiente de mata cerrada, sustentada pela táctica de emboscadas ao inimigo. Por essa razão, durante a guerra dos 16 anos a Renamo nunca conseguiu conquistar as cidades, em espaços abertos eh facilmente dizimada pela artilharia das tropas convencionais do governo, mano Unay Cambuma.Grande Chefe, Mateus Ngonhamo, Manuel Zeca Bissopo, Raul Domingos, o instrutor de Comandos Leonel Chisseve e outros estrategas militares sabem disso, só que não podem dizer.
    2 hrs · Edited · Like · 1
  • Unay Cambuma Charman, ai te enganas. A renamo ja atacou e derrotou por varias vezes as posicoes das fadm em Satungira, Maringue, Kanda, Gravata, etc. So em Satungira as fadm foram atacadas e desbaratadas por 3 vezes. Lembrar que a posicao era pesadamente defendida por antiaereas, metralhadoras pesadas, b10, etc. As fadm tiveram que deixar tudo e foram corridas ate 10km do local. Nao fale coisas que nao sabe, durante as escaramucas recentemente terminadas foram apreendidas acima de 7 mil armas de diversos calibres. Em Satungira, Maringue, Mangomonhe, etc, as perdizes tem artilharia de longo alcance e sistemas automaticos de tiro rapido vulgo "zg-1". E de que "armas velhas" te referes, se as ak-47 nao envelhecem?
    3 hrs · Edited · Like · 3
  • Ndhaneta Moz Concerteza Unay, a UN declarou a AK47 a arma mais lental e na verdade nunca envelhece
    3 hrs · Like
  • Unay Cambuma Sao estas analises erradas que provocaram as hecatombes no comflito recentemente terminado. Alguem tem que se lembrar que a renamo apoderou se de varias armas no paiol de savane, no quartel de samacueza e no comboio da vale. Todos os militares que foram mexer as perdizes em Inhaminga deixaram la as armas e municoes. E o mesmo cenario vai repetir se dentro em breve.
    3 hrs · Like · 3
  • Charman Della Vedova Me referia as armas usadas no penúltimo conflito dos 16 anos e escondidas na Serra da Gorongosa e noutros antigos redutos da renamo. Derrotou as Fadms em ambiente de mata cerrada usando tácticas de guerrilha, o que se difere de um conflito frontal, taco a taco.
    3 hrs · Like · 1
  • Ndhaneta Moz Porque não chamam os militares para fazer análises do assunto. Falar de medo e falta de capacidade é um insulto ao povo moçambicano. A Renamo já disse há bastante tempo que não teme a Guerra. E se Moçambique esteve em paz nesse todo período foi graças a paciência da Renamo.
    3 hrs · Like
  • Unay Cambuma Durante o conflito dos 16 anos a renamo ocupou 85% do territorio incluindo algumas vilas como Inhaminga, Maringue, Lalaua, etc. E durante a luta anti colonial a frelimo apenas ocupou algumas clareiras nos densos matagais de matchedje e macomia.
    2 hrs · Like · 2
  • Charman Della Vedova ...mas com essas armas roubadas no paiol de Savane e no assalto ao trem da Vale não são suficientes para sustentar um conflito de alta intensidade, eficaz e de longo prazo. Para isso seria preciso uma base de apoio logístico segura. Com essas armas só se pode fazer guerrilha rural.
    2 hrs · Like · 1
  • Ndhaneta Moz Unay e se o Dhlakama não impedisse a tomada das capitais provinciais incluindo a cidade de Maputo estariamos a contar outra historia. Foi o Dhlakama que impediu aos generais da Renamo a tomada das principais cidades do país
    2 hrs · Edited · Like
  • Unay Cambuma Charman, or mercenarios zimbabweanos foram vaporizados em Maringue num combate frontal. As fadm primeiro bombordeiam com artilharia e depois mandam avancar a infantaria. E a tactica geralmente empregue. Nas escaramucas de satungira as perdizes foram terminantemente proibidas em usar canhoes, roquetes ou morteiros. Como se dizia, "lutavam com fisgas".
    2 hrs · Like · 2
  • Rodrigues d'Rosário Mas contudo, o ki o povo ker é nova direcção anunciada pelo líder da renamo, e, basta......
    2 hrs · Like · 1
  • Charman Della Vedova A semelhança da frelimo, a renamo tinha uma forte base de apoio logístico. A frelimo foi eficaz na luta pela independência controlou totalmente o centro do poder, a renamo no conflito de 16 anos controlava 85% do campo, mas não foi eficaz, não conseguiu controlar o centro do poder que eram as áreas urbanas.
    2 hrs · Edited · Like
  • Unay Cambuma Charman, este tipo de conversa, ouvi quando Dlhakama foi a Satungira em 2012. Diziam "ah, renamo, ja nao tem apoio do apartheid, tem armas enfurrujados e guerrilheiros velhotes" e o resultado foi o que se viu: cerca de 9 mil baixas, 70% fatais, o resto fica entre os feridos e desertores, grandes quantidades de armas apreendidas, etc, etc, etc.
    2 hrs · Like · 2
  • Unay Cambuma Charman, vamos deixar de bla bla bla que nao nos levam a lado nenhum e fique atento ao show que vai iniciar em breve e ai sim vais engolir tudo o que disseste.
    2 hrs · Like · 2
  • Charman Della Vedova Não podem morrer nove mil pessoas e não haver manifestações dos familiares dos mortos, morte de nove mil pessoas podem provocar uma convulsão social. Mesmo o Boko Haram num intervalo de 5 anos não matou tanto assim.
    2 hrs · Like
  • Charman Della Vedova Nao vai haver nada, a renamo nao tem base de apoio logistico.
    2 hrs · Like
  • Vitor Constantino Um Tedesco vem para aqui botar faladura ...a que propósito arrotas tanta posta de Pescada. Isso é que é uma certeza no falar...
    2 hrs · Like
  • Ali Juhute Já ando a desconfiar que o sr. Dlhakama é um homem da contra inteligência da frelimo, perguntem aos tempos que passaram e aos que virão. 

    Se quisermos ver algo a andar devemos que agir unilateralmente sem apoio desses políticos que se dizem opositores.
    Se não é ,o que lhe falta para avançar? Homens possui o povo é um todo o que lhe falta?
    2 hrs · Edited · Like · 1
  • Rodrigues d'Rosário É assim mano Unay Cambuma, o povo tem tanta esperança no show ki o kota e pai desta democracia irá proporcionar a este país. Veja akela grande verginha ki ocorreu com akeles nossos irmãos da Zambézia, onde desistiram em pleno comício dakela ki se intitula ministra de admnistração e função pública da frelixo. Se eu fosse no lugar dakela ministra, já estaria a negociar com a renamo pra com o futuro. Sinal de má vida da frelimo..... Uma grande pena e vergonha. Mas fazer oké uma vez ki são da lã.
    2 hrs · Like
  • Felix Alexandre Raposo Mano Cambúma este gajo tem comportamento do g40.que andaram a dizer k a renamo nao tinha meios nem capacidades fara fazer guerra, no fim das contas muitos fadm foram mortos logo ja começaram negociar. Este cão k fala merda sabe k nao tem nenhuma familha nas fadm.
    2 hrs · Like · 2
  • Miguel Fernando Eu ja gostei muito do pai da democracia mas agora to cheio de interrogacoes na cabeca.. Sera k ainda da para confiar em algum politico? Eles falam muito e fasem nada de concreto...
    2 hrs · Like
  • Unay Cambuma Meus, amigos, haverao surpresas jamais vistas em breve. Fiquem felizes. A frelimo nao vai governar e sera copiosa e estrondosamente derrotada em breve. Havera pranto e ranger de dentes. Eu sempre disse isso e ainda nao mudei de opiniao.
    1 hr · Edited · Like · 2
  • Unay Cambuma Deixem o Charman, ele sozinho fugira em debandada dentro em breve. Nao tenho motivos para bani lo. Ate porque nalguns pontos ele tem razao, o atraso da reaccao da renamo suscita muitas duvidas para quem nao sabe o "buffet" que esta a ser municiosamente preparado para frelimo. Alguns nem compreendem quando o marechal solta sem querer alguns fogachos em comicios. Alguns acham que é piada.
    1 hr · Like · 2
  • Grande Chefe CALMA JUVENTUDE, A RENAMO ESTÁ A PAR DE TODAS AS SITUAÇÕES
    1 hr · Like · 2
  • Unay Cambuma Tenham um pouco mais de paciencia, esta se a trabalhar. Nao se sintam defraudados. Eu ja vos garanti por diversas vezes que a frelimo nao governara e assim sera.
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Wilsa Sofia Willy viva RACNM
    1 hr · Like
  • Makhandazi Makhalela Vim apologizando pelo senhor Afonso Dlakama e havia sido catalogado por "renamista". De 2013 para ca', muitos dos que se me opunham passaram a comungar comigo a percepcao a respeito do lider da RENAMO, mas hoje comeco a nao ter resposta quando me interrogam sobre a seriedade dele. Esperarei ate ver e seguirei apoiando-o.
    1 hr · Like
  • Grande Chefe UM DOS PROBLEMAS É A SERIEDADE DO POVO E AS ATITUDES DO MESMO, POIS SE NÃO TIVEREM COM DHLAKAMA JAMAIS A DEMOCRACIA SERÁ UMA REALIDADE NO PAIS , PENSEM NISSO SERIAMENTE.
    1 hr · Like
  • Nelo Da Silva Neto Última hora!

    Flávia Zimba "Cuereneia" SUFOCA Isaura Nyusi.
    Recorrendo a magia negra, a já exonerada e ex Directora do Gabinete da ESPOSA DO PR , Flávia FETICERA, o seu verdadeiro nome, surpreende e continua a surpreender tudo e todos ao aparecer no Gabinete da Primeira Dama, a coberto de amores pela inocente Isaura Nyusi, exarar despachos e coordenar algumas actividades daquela instituição do Estado.
    A COBRA da Flávia pretende se manter eternamente e comandar o Gabinete incluindo a Madame Nyusi que de forma inocente e cegada pelas raízes maléficas da COBRA FETICERA foi abrindo portas que poderá ser difícil as fechar.

    Começou por criar um ambiente turvo entre a Primeira Dama cessante e a actual ao dificultar contacto entre as duas e transportar mentiras de um para outro lado para parecer menina bonita num e noutro lado (enquanto de menina não restou nada).

    Diz de boca cheia aos seus proximos que a mama Nyusi ja esta nas suas minhas maos tal como esteve a mama Guebuza durante muitos anos. Lamentamos!
    " A mamã Nyusi depende de mim até na escolha de roupa interior e tarde ou mais cedo vou conquistar a confiança do CHEFÃO e aí já fui...nem o falecido de Cuereneia vai chegar perto de mim. Estou a apoiar na nomeação da Fernanda Teixeira para me substituir mas na verdade quem vai comandar sou eu". Disse à uma pessoa da sua alta confiança que é também da minha alta confiança.

    Nas últimas horas, recorrendo ao maquiavelismo de desespero e de ignorante, a COBRA da Flávia introduziu no Gabinete da Primeira Dama um sujeito com dotes e truques de curandeiro para aquilo que só ela acredita ser o caminho para se manter e conquistar mais simpatia da Isaura Iyusi. QUE BAIXARIA!!!!

    O antigo MPD tinha razão e embora ja sem veneno, COBRA é COBRA....

    Para os novíssimos residentes da PONTA VERMELHA vai a chamada de atenção:
    Cuidado CAMARADA PRIMEIRA DAMA com Flávia FETICERA ...Cuidado Camarada PRESIDENTE NYUSI porque é a meta da Camarada FETICERA...e já diz por aí que o vosso casamento é uma farsa...

    Mais desenvolvimentos nos próximos dias!
    1 hr · Like · 1
  • Makhandazi Makhalela O povo sente-se oprimido e busca um chefe. Nas nossas tradicoes o chefe/rei e' alguem preparado para lutar com o leao e vence-lo em defesa do seu povo. Este esta' sendo buscado e neste momento o dedo aponta em Afonso Dlakama. Se este esta' levando as coisas a bom cauce, tudo bem. Mas se falha, tudo falhara' para o futuro, e dai resultara' o caos. E' isto que nos preocupa. Conrudo estamos juntos na "Operacao Nyusi Nao Manda Aqui".
    1 hr · Like
  • Jose Manuel fonix os frelos sao todos bizarros
    1 hr · Like
  • Lia Dunduro viva Povo, viva Dhjakama

Sem comentários: