sábado, 17 de janeiro de 2015

Dhlakama em Tete - Dou a Frelimo o prazo de uma semana para dizer o que quer


Dou a Frelimo o prazo de uma semana para dizer o que quer
Veja Video Aqui 
CanalMoz added 3 new photos.
2 hrs · 
Afonso Dhlakama em Tete
“Deixem os ladrões tomarem posse e formar Governo. Vão recuar” (‪#‎canalmoz‬)

Tete (Canalmoz) – O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, reagiu no sábado à tomada de posse de Filipe Nyusi, declarado vencedor das eleições pelos órgãos eleitorais e pelo Conselho Constitucional. Perante uma enorme moldura humana que enchia o campo “Sansão Muthemba”, Afonso Dhlakama disse à população para “deixar os ladrões tomarem posse, porque depois vão recuar”. 
O presidente da Renamo voltou a falar do Governo de Gestão por si proposto. e prometeu não recuar, mesmo com a tomada de posse de Filipe Nyusi e o anúncio dos membros do Governo, no sábado.
“Vão recuar” – disse Dhlakama – “Já chegou a hora da verdade, para mostrarmos que somos a maioria. Dentro de uma semana, anunciarei as medidas a seguir”.
O “Canalmoz” perguntou a que tipo de medida a Renamo irá recorrer, caso a Frelimo recuse a sua proposta do Governo de Gestão, ao que Dhlakama respondeu: “Estamos a trabalhar. Para a semana, vamos anunciar alguns passos que vamos seguir. Confiem em mim”.

“Papá Dhlakama está a demorar”
Se na capital de Sofala a população exigia a divisão do país a partir do Save, gritando “Save, Save, Save”, em Tete a população mostrava sinais de já ter esgotado a paciência, com gritos de “É agora, vamos marchar”. A multidão que encheu o local do comício, interrompeu várias vezes o discurso de Afonso Dhlakama, exigindo medidas concretas e urgentes. “Estamos a demorar, estamos cansados dos ladrões da Frelimo. Vamos começar hoje, salvador Dhlakama. Vamos marchar”, cantava a população, em nyungue. (Redacção)


Dhlakama promete reagir numa semana se Frelimo rejeitar governo de gestão em Moçambique


O líder da Renamo, maior partido de oposição, Afonso Dhlakama, prometeu este sábado, num comício em Tete, centro do país, reagir numa semana caso a Frelimo, no poder, não aceite a sua proposta de um governo de gestão.

"Eu não vou ajoelhar-me à Frelimo [Frente de Libertação de Moçambique] porque não fui eu que roubei votos, mas os ladrões e comunistas da Frelimo é que se vão ajoelhar a mim, porque vou responder-lhes dentro de uma semana, caso eles continuem a brincar com o povo", declarou o presidente da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana], no dia em que o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou o novo elenco governativo do país.

Num comício bastante concorrido, Dhlakama voltou a falar num governo de gestão, como forma de ultrapassar o que alega ter sido uma fraude nas eleições gerais de 15 de outubro, mas não deu indicações sobre a resposta que pretende dar caso a sua exigência continue a ser recusada.

"O povo está comigo e, se quisermos, podemos tomar este país, mas não é isso que eu pretendo. A Renamo não quer mais voltar à guerra", afirmou o líder histórico do principal partido de oposição e candidato derrotado nas últimas presidenciais.


Dhlakama pediu à assistência para não se preocupar com a posse de Nyusi, realizada na quinta-feira, porque "quem tomou posse foi um presidente da Frelimo", para liderar "um governo composto por ladrões e não um governo vindo da vontade do povo".

"Nenhum presidente neste país pode competir com o Dhlakama, o que a Frelimo está a fazer é uma brincadeira e desta vez nós vamos reagir porque o povo esta connosco", afirmou.

O porta-voz da Renamo anunciou hoje à Lusa a realização de uma reunião, na terça-feira em Caia, província de Sofala, de Dhlakama com os principais quadros do partido, incluindo os 89 deputados que faltaram à cerimónia de posse da Assembleia da República no dia 09 de janeiro, para discutir a estratégia do partido e que passa pela criação da república autónoma do centro e norte de Moçambique.

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, nomeou Carlos Agostinho do Rosário, embaixador na Indonésia e Timor-Leste, para o cargo de primeiro-ministro, informou hoje a presidência moçambicana.

O elenco do novo Governo terá 22 ministros, menos sete do que o anterior, e seis nomes transitam do executivo de Armando Guebuza para o novo de Filipe Nyusi.

Antes do comício de Dhlakama, tanto o porta-voz da Renamo, António Muchanga, como o membro da Comissão Política do MDM (Movimento Democrático de Moçambique) Lutero Simango tinham acusado Nyusi de contrariar o seu discurso de posse, na quinta-feira, e nomear um Governo de base partidária.

Lusa













Billal Sulay added 11 new photos — with Leonel Chisseveand 9 others in Tete, Mozambique.
2 hrs · 
O presidente da Renamo Afonso Dhlakama orientou na tarde de hoje, 17 de Janeiro de 2015, um comício na cidade de Tete que foi bastante concorrido. O campo localizado no bairro Sansão Mutemba foi pequeno para acolher a multidão que se fez presente. Voltamos a inquerir: a curiosidade do povo que acompanha Afonso Dlhakama não termina? 


No seu discurso, Afonso Dhlakama reitera a ideia de criação de um Governo de Gestão que realizará uma reforma administrativa de base na função pública, para que esta sirva o povo moçambicano e não uma minoria com interesse único de acumular riquezas. “Não iremos recuar, iremos seguir os nossos ideais até ao fim, quem tem o povo do seu lado, tem a força que necessita para vencer sem recorrer as armas, o diálogo será a nossa maior arma para vencer esta batalha”.
Like ·  · 
  • 54 people like this.
  • Gumba Ak Ja vimos a lista dos ministros não ta la ninguém que vem dos outros partidos... achamos ser tarde falar de governo de gestão. ... vão passar 5 anos a pedir esse favor Nyusi k nunca vão ceder. ..
    2 hrs · Like · 2
  • Domingos António Joaquinho Espero k exa ideia n recue pk todo povo ta xpera d houvir uma boa noticia pk kem semeia xpera colher
    2 hrs · Like · 4
  • Noe Antonio Zenguendanhe O VERDADEIRO PRESIDENTE!
    2 hrs · Like · 2
  • Guilherme J. Cavadias Quais são as novas?
    1 hr · Like
  • Lino M. Almeiro Caso Afonso Dhlakama recuar proximas eleicoes ninguem vai votar mais nele e na renamo pk mesmo votar na renamo a hiatoria sera a mesma.A unica via aqui e ARMA sem isso esses gajus nunca vao CEDER.Quem da oposicao consta naquela lista de ministros e vice-ministros? Pelo menos enganar o povo levar um da oposicao nada!! Como o pais vai avancar dessa forma milho podre do mesmo saco kikikiki esse pais ta envergonhar o mundo.Estao preocupado com as nomeacoes para esbalhar o imposto do povo mas nao esquecam de preparar filhos de dono ( fadms/ fir) para morrer.
    1 hr · Like · 5
  • Orlando Felix Samuel Felez Stmos a xpera da nova lista dos ministros centro norte de Moz com expcao de C Delgado k pertence ao sul
    1 hr · Like · 2
  • Simon Mashaba Sim ele e prensidente
    1 hr · Like
  • Orlando Simao Tambem estou a espera da lista dos ministros do centro norte
    1 hr · Like · 2
  • Luis Jaime Alberto Esse senhor eh kuase um macaco mesmo. Me desculpam pela expressao pessoal
    1 hr · Like
  • Orlando Simao Espero que o lider da renamo e do povo nao decepcione o povo isto nao e curiosidade e o que chora pela justica, Pacheco foi releito na mesma area para continuar a interter a renamo na conferencia joaquim chissano ate mais outro 5 anos sem solutions e continuar a explorar a riqueza mocambicana madeira e fauna bravilha
    1 hr · Like · 4
  • Orlando Simao Isto de governo de gestao e mostrar a fraqueza a frelimo vai usar a renamo nexta ideia a perder o tempo a falar disso enquanto a frelimo escolheu os ministros e ira governar considerando a renamo como falador e ignorante desculpe pela minha linguagem mais e logico se a renamo nao actue em defesa do povo e sair da teoria a practica
    1 hr · Like · 3
  • Jose Da Rosa Marceta viva presidente afonso dhalakama vamas governar sendo norte e centro ele nyusi vai governar la em maputo povo e que fala viva renamo o povo e que manda o povo e que denucia vamos governar
    1 hr · Like · 1
  • Lino M. Almeiro Concordo contigo Orlando a renamo deve actuar mais rapido possivel.
    57 mins · Like · 1
  • Leonardo Munguambe Alexandre Esta e a ora da verdade . Mesmo por forca das armas
  • Luis Jaime Alberto Meus meus amigos a humiliacao parte do pessoal d sul vai aumentar ainda mais, vams pensar noutro mocambicano k possa salvar o povo mocambicano desse regime,pork com esse senhor vamos continuar a assistir o teatro politico-como disse o ex presidente Chissano.
  • Mucuchete Sidiq Joao oi afonso arpentala save
  • Ger Jaime Mario Enfrent,nao ha recua...
  • David Victor Eu ja nao estou a entender,porque insiste em governo de gestao enquanto a frelimo ja rejeitou?
  • Raul Novinte Meu Deus!President Afonso Dhlakama e o povo moçmbicano! kkkkkkkkk Tenho certeza que o povo o ama. Viva Dhlakama!
    7 mins · Edited · Like
  • 15 hrs · Like
  • Alberto Mario Nhangua Ele e heroi da Africa mas falta governar as zonas centro e norte senao seremos escravos da fre
    15 hrs · Like · 2
  • Joao Domingos Joao Claro k nao
    15 hrs · Like
  • Ismael Luis Francisco Nao enxiste e vai governar sem duvida e divida e ate no inicio de Fevereiro Dhalakama, Renamo e o Povo estamos juntos pra governar no Centro e Norte. AGENT WITHOUT PROBLEM
    15 hrs · Like
  • Saide Muanicaia Tens razão mas o que esta em jogo nesta altura de campeonato Nao é o puder de mobilização pois os outros chegam no stage sem precissarem disto
    15 hrs · Like
  • Domingos Gundana Ja imaginaram a posse do Lider como Presidente do Norte-Centro? Acho que a cerimonia seria feita na pista dum Aeroporto para caber a multidao.
    15 hrs · Like · 2
  • Ismael Luis Francisco Saide, todo o k ele ta a fazer e Ganhar tempo aguardando a Frelixo onde vai terminar com a Fantochada deles e brevimente veras k tdo vai estar no Lugar e ele nao é criança e voçe nao sabem pork ele esta adar estes comicios e tem muito significados e quem sabe sabe e quem nao sabe nao sabe, ms eu sei e AGENT WITHOUT PROBLEM
    15 hrs · Like
  • Domingos António Joaquinho Nao,ele é uki é...(mesias) o mais goxtad cm tdo povo
    15 hrs · Like
  • Saide Muanicaia Ismael' eu conheço renamo e ja convivo e vivo ha anos o que o lider sta a fazer é ludibriar o povo que votou nele e foi lhe atrabado então essa é uma forma de apasiguar o povo dos animos negativas da sua pessoa e partifo
    15 hrs · Like
  • Ismael Luis Francisco Saide, é mentira e mentira o k dizes ok, eu tenho informacoes k nem voçe e nem alguns Deputados da Renamo tem e nao fala nada e so calares si nao si nao si nao vai a Latrina com a Frelixo pra todo o Sempre. Kakakakakakaka e AGENT WITHOUT PROBLEM
    14 hrs · Like
  • Saide Muanicaia Kikikijki nao zangues ebtao
    14 hrs · Like
  • Ismael Luis Francisco Nao zanguei nao zanguei nao zanguei e é verdade fica tranquilo e Gov. Gestao é papo, a verdade é Governar Centro e Norte, ele tem os seus aliados k mandao ele falar mano e abri olho e fica esperto, o numero um é EUA, 2,3,4,5,6,7,8,9, 10 e.t.c nao lhe posso dizer. Kakakakakakakakakaka
    14 hrs · Like · 3
  • Saide Muanicaia Ismael esta é a preocupação de todo cidadão e repito cidadão aquele que quer k o país ande nos caris certos, os deputados que não tomaram posse irão tomar posse nem k seja a revelia pk é constitucional foram eleito por intermedio do partido!
    14 hrs · Like
  • Saimon Ynhasena Ynhasena augusto mavie lambeu bota ate ser nomeado governador de maputo hehehehe esse mandato tera muitos lambebotas ca no sul porque norte e centro ja era afrelimo esta a tentar por matope nas suas vistas
    14 hrs · Like
  • Ismael Luis Francisco Ainda hoje falei com meu amigo Dr da AR e disse k ninguem vai tomar posse e ainda ele estara em Quelimane dia 5 pra e.t.c kakakakakakakakakaka
    14 hrs · Like
  • Saide Muanicaia Saimon ja ha governadores ou tas a prever
    14 hrs · Like
  • Saide Muanicaia Ismael nos que vivemos ca no sul e depositamos a nossa fé nele rumo better future como vamos nos aranjar
    14 hrs · Like
  • Ismael Luis Francisco Saide, Ja foram nomeados e ate o meu amigo da AR ja mi mandou a lista no Whatsap e si tens manda o teu numero e vo lhe mandar a lista.
    14 hrs · Like
  • Saide Muanicaia 827861176
    14 hrs · Like
  • Saide Muanicaia Still waiting
    14 hrs · Like
  • Saimon Ynhasena Ynhasena ya ja nomearam governadores
    12 hrs · Like
  • Orlando Mucambe Meu bom dia a todos meus camaradas do fb.
    7 hrs · Like
  • Manuel Rui Manuel Único em moz
    6 hrs · Like
  • Yanike Yanike Isso ainda vai amargar!
    6 hrs · Like
  • Jose Luis Inguane E meu pai
    6 hrs · Like
  • Aderito Duvane Se a frelimo ja apontou governadores para todo o pais, entao do k a renamo espera? Espera ser chamado no c de conferencias joaquin chisano? " se isto pasar de mao e a renamo deixar asin tenho certeza k nas proximas eleicoes ninguen vai votar na renamo pk mesmo votando sera o mesmo dito por guebuza (misao cumprida)
    5 hrs · Like · 1
  • Jose Luis Inguane Pai e pai,,,
    5 hrs · Like
  • Alfred Filip Aderiro,muito bem colocado
    5 hrs · Like
  • Hélder RungoKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Moçambique com mais um governo bem fortificado e uno de norte a sul. O resto de tais governos que outros querem nao passa de piada.
    5 hrs · Like · 1
  • Jose Luis Inguane Vai rindo seu currupto,,,teras teu dia
    5 hrs · Like
  • Alfred Filip Não falta muito,tete beira kelimane chimoio nanpula e niassa vam ser independentes
    5 hrs · Like · 1
  • Hélder Rungo Kkk todas as provincias já tem os governadores nomeados através do dispacho presidencial nr 01/2015 de 17 de Janeiro.
    5 hrs · Like
  • Jose Luis Inguane Rungo ja te disse que voce esta falar porque trabalhas no gabinete,,,da governadora,,,,mais veja bem,,,eu ja conheço,,,i eu vou acendiar o seu gabinete,,,
    5 hrs · Like · 1
  • Albertino Razao Roste Nao existe e nem existirá mil vezes mais.
    4 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando Rongo não te emocione tão rapido amigo as coisas não são como tu pensas mocambique não é igual! e quem ri por ultimo rí melhor espere pra ver.
    4 hrs · Like
  • Hélder Rungo Nem sempre meu caro Armando
    4 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando mas desta vez eu ti garanto porque as coisas mudaram!
    4 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando insha'allah se Deus quiser daqui a pouco veràs!
    4 hrs · Like
  • Hélder Rungo Inguane, ñ procure sarna para ser cossado, porque serás cossado com uma vassoura de aço. Abraços
    4 hrs · Like
  • Paulo Besteleve Besteleve Paulo Afrelmo negou governo de gestão, então nós vamos governar onde ganhamos
    4 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando Rungo não quer acreditar as mudanças vindouras por temer ser arrancado o pão nem,?
    4 hrs · Like
  • Hélder Rungo Vocês nao tem nenhum suporte mental até para gerir um hectar do solo pátrio.
    4 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando tabom veremos então e este tal suporte mental que a frelimo tem é de roubar votos, fraudar as balanças,hipocrisía,roubar ao povo é isso? espere pra vêr então.
    4 hrs · Like · 1
  • Hélder Rungo Armando, no tal "governo" qual será o teu cargo?
    4 hrs · Like
  • 4 hrs · Like
  • Ismael Luis Francisco Rungo, tem medo ds Gatunagens k anda fazer no serviço dele. Kakakakakakaka. Ladrao e sempre Ladrao tem medo. Kakakakakakakaka
    4 hrs · Like · 1
  • Paulo Besteleve Besteleve Paulo Quem não deve não teme.
    4 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando Eu fiz a teología mas Defendo as causas da Renamo.
    4 hrs · Edited · Like
  • Hélder Rungo Ismael, eu não temo em nada porque de "gatuno" nada tenho. Aliás eu vivo de salário pois ele me dignifica.
    4 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando Ladrão é um pouco leve seria (MBava) na lingua sena ou matéwe.
    4 hrs · Like
  • Hélder Rungo Você defende as causas da renamo? Mas que aberração meu caro inguane! Não é a renamo que mata para alcançar algumas cedências por parte do governo? Mas k teologo fantoche. Lhe advirto a ler a biblia no livro de EXÓDO capitulo 20 onde há um versiculo que diz: nao matarás.
    4 hrs · Like
  • Hélder Rungo Me desculpe caro inguane essa foi para o Armando
    4 hrs · Like
  • Ismael Luis Francisco Tas a mentir e pork entao tens medo si vives de salario ? Pork defender, Gatunos, Arrogantes, Ditadores, Assassinos, Raptores, Oprossores, Tirranos, trilhoes d usd gastaram pra comprar armamentos belico, mandar reconstruir Migs k tava ns caixotes do tempo d Samora, ja imaginaste usd gastos ? Milhoes d Moçambicanos bebe agua com animais, sem hospitais, sem medicamentos e.t.c, salario magro, enquanto outros recebe 150, 300,400 mil e sem pagar agua, energia e.t.c e ainda rouba, enquanto outros recebem 4200 mtn, pagar agua, energia,roupa, e.t.c e voce acha justo ? Mano Helder pensa la muito per favor. Kadafi, Mugabe, Jose E. Ds santos, Farao, e.t.c. Kakakakakakakakaka ter coraçao de Pedra. Kakakakakakakaka
    4 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando kikiki voçe é um fantoche mesmo O abdul carimo que é teólogo vendeu os mocambicanos nas mãos dos neocolonialistas,os tais de jamice taímo e os seus comparsas estes sim para ti são teólogo porque falsificaram os resultados e anunçiaram os resultados sem editais para ti são os verdadeiros teologos voçe é um sonona deliquente,tridor do povo,ambicioso!
    3 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando não mataràs sim é perciso perceber o versiculo ta? este versiculo não refere a um povo que esta sendo oprimido e organiza uma resistençia para si Defender e ser independente! como nos cà em moz.
    3 hrs · Edited · Like
  • Hélder Rungo Ismael, o governo através dos orgãos de tutela, faz de tudo para o bem estar dos moçambicanos nos moldes em que te referes. Só para ressalvar, precisas muito de perceber que governação é um processo periódico e o estado não é estático.
    3 hrs · Like · 1
  • Hélder Rungo Armando você é mesmo um fantoche, será que a frelimo rouba desde 1994? Como é possivel deixar a frelimo governar 5 mandatos sabendo que vocês vencem em todos pleito? Que rediculo! Sabes como se chama a vossa "paciência"? Chama-se falta de protagonismo politico adicionado á uma vergonha nacional por parte da renamo em geral e ao seu lider.
    3 hrs · Like
  • Ismael Luis Francisco Helder 40 anos ? Ainda o Gueburro diz k ficou rico por criar Patos! Kakakakakaka, quando dzes k queres combater a pobreza, enquanto vece mesmo gasta 7 mil usd por hora, pra aluguer d Helcoptero e por ano gastas 80 milhoes d usd no Helcoptero, nao é matar os pobres ? Qdo mandas 5 mil fadm/fir irem pra Matadouro em Satungira, nao é matar os pobres filhos de "zé ninguem "? Pork nao vao os Guepatinhos deles, Valentina e.t.c ? Kakakakakakakaka, so um com coraçao de Pedra voces pah. Kakakakakaka. AGENT WITHOUT COMMENT
    3 hrs · Like · 1
  • Hélder Rungo Ismael me pareces muito decontente. Combater pobreza nao é distribuição de dinheiro.
    3 hrs · Like
  • Alfred Filip Desta vez,vamos todos a satungira nenhum desses vam escapar porque tamos acabar gente e isto é de lamentar pora
    2 hrs · Like
  • Jusubo Abdullah De Armando ir a satungira fazer uqué Alfred?
    2 hrs · Like
  • Mulimaluli A. Manuel E assim qual ee o endereco do Dlhakama?
    1 hr · Like
  • Raul Novinte ´Viva Renamo, Viva Dhlakama!
    1 hr · Like
  • Ismael Luis Francisco Viva viva sem duvida e divida.
    1 hr · Like
  • Thony Muchisse Muchisse Viva presid dhlakama voce e arazao da nossa existencia.

  • Ivone Soares added 2 new photos.
    Dhlakama está em Tete.
    Amanhã, comício no bairro Sansão Mutemba.
    Jovens aglomerados no local de hospedagem saúdam Afonso Dhlakama.
    Ele, visivelmente satisfeito, diz: " Vocês não dormem! Ok já cheguei! O comício será amanhã a tarde. Obrigado por esta recepção". Eles gritavam papá...papá...

    Like ·  · 
    • 285 people like this.
    • Chaibo Arthur Viva papa o povo te Ama...See Translation
    • Edson Luis janeiro está acabar não se xkecam do k prometeram ao povoSee Translation
    • Ismael Luis Francisco Edson, sera para breve k o Dhlakama, Renamo e o Povo estarao no poder nas 7 provincias do centro e norte, eu ti garanto com voz de Leões da Goronza.See Translation
    • Raul Lembrassone Garrafao Tamos preparado amanha para ver O RIDER DO POVO S E N DE MOC!!!!!See Translation

    • Paulo Besteleve Besteleve Paulo Viva o pai da democracia, viva a RDDCNM, República Democratica do centro e Norte de Moçambique.See Translation
    • Sebastiao Ernesto Govene Mas quem que duvida d que a Renamo e o Dhlakama ganharam? Eu nao tenho. Mas o lambe bota, ladrao e corrupto tem duvida.
    • Raul Novinte Gente da Frelimo deve se perguntar. Será que este povo que tanto gosta ver , ouvir Dhlakama,o que será? Dhlakama não promete roupa, comida, carro, ou outros elementos economicos. O que é que se passa? "Liberdade, Justica e crescimento humano em qualidade" é o que está em causa em Moçambique. Uma liberdade sem autonomia não é liberdade. Autonomia não significa um abandono no tipo " Salva quem poder" ou se salve, mas sim uma autonomia em que o povo poderá se sentir o dono do país aproveitando assim aliberdade, justiça e a distribuição de todos bens e recursos equidativamente. Isto é o que o povo quer e vê no Dhlakama a cara de quem pode dr essas oportunidades esse povo e não o Filipe Nyusi um empregado de um grupinho de proprietários e e socios da Felimo.See Translation
    • Olegàrio Samuel Muando Que isto não termine somente em passeatas, o povo quer ver os verdadeiros eleitos no poder...See Translation
    • Raul Novinte Moçambique é um pís capturdo pelos piratas. O povo de outro lado e os piratas a forçar a barra para governar o país. É triste!See Translation
    • Raul Novinte Um amigo meu do norte de Moçmbique escreveu: "Ele, Nyusi e' conterraneo mas ja foi domesticado. Agora e' um assimilado do regime. como tantos outros [Talapa, Mulembwe, Vaquina, Taipo etc.]. Mas aquele comportamento nao dignifica os nortenhos. Nortenho e' um gajo que rejeita ate ser comprado ou convencido mesmo que morra de fome. Se nao encontra a logica das coisas!!""See Translation
    • Agostinho Nhampossa Raul Novinte nao quer tirar o regionalismo da cabeça meu caro? Triste! eu sou apartidario, mas moçambicano de gema, me sentindo em casa em qualquer canto do país onde estiver.See Translation
    • Raul Novinte Agostinho Nhampossa, eu não sou regionalista mas nuca vou esquecer que o regionalismo foi introduzido pela Frelimo em Moçambique. Estamos falando de assimilção de alguns irmãos nossos que só buscam poderes para o seu próprio bem, esquecendo o povo, isto é a maioria. E outra coisa, nada é errado com regionalismo, quando ele tem uma boa intenção. Nos países por onde passei e inclusive nos EUA onde fui formado, lá os deputados defendem projetos e desenvolvimeto do seu eleitorado e normalmente nas rgiões de onde eles são naturais e nunca sentem vergonha com isso. Agora, o problema é quando alguns por aí usam o poder para regionalizar a economia e quando nós falamos abertamente e criticamos aqueles que dizem ser nossos dirigntes que nem estão aí para o povo, dizem que somos regionalistas. Será que não existe regiaão norte , centro e sul em Moçmbique? Não me engane.See Translation
    • Daniel Evaristo Inhauane Raul Novinte. essas pessoas do sul quando um norteano denúncia suas artimanhas de querer usar a unidade nacional como um termo prá deixar o boi dormir.Nós aqui no norte ja estamos cansados ver nossos inpostos que sao cobrados a contruirem estrdas circulares de Maputo .ponte catembe. estadios de zimpeto . montagens de fabricas de carros .cada enpresa que vem Moçambique é só Maputo Gaza Inhambane.muitos jovens do norte por exemplo saem aqui no norte prá Maputo em busca de melhorescondiçoeSee Translation
    • Daniel Evaristo Inhauane Será qui Moçambique é só Moputo?? Eu na primera pessoa apoio a ideia da renamo .mesmo prá isso mi convoque em pegar arma prá luta contra a frelimo de sul .desestabilizar isso tudo podemos construir guando se livrarmos nas mâos da frelimo. aparti do rio save formar se um governo do norte centro.See Translation
    • Raul Novinte Meu amigo Daniel Evaristo Inhauane, eu sei e todos nós do Centro e Norte já sabemos que os tais proprietários da Frelimo usam a "Unidade Nacional" para nos enganar. A razão pela qual esta vez conversaram com o tal General Chipande para convenver o tal Nyusi para poderem lhe usar como isca para nos pescar... Mas nós já descobrimos. O regionalismo existe sim em Moçambique e é um fato. O Presidente Dhlakama não pode sentir vergonha ou exitar quandop estiver falando da Republica autonomo Centro e Norte, porque essa Republica já existe deste a muito tempo apenas faltava se formar um governo capaz de governar, organizar e dar dignidade aquele povo. Por isso eu aopio muito a ideia.See Translation
    • Daniel Evaristo Inhauane Concordo plenamente sem corda que me amera prâ concordar .Moçambique ja esta dividido ha muito tempo só faltava oficializar . O Nyusi é uma isca prá nos enganar .eu sou norteano 100%.mas falando sério quem tem visao prá ver .aquele senhor sem mais sem menos esta sendo usado. prá desviar a atençao de muitos norteanos que vem chorando com esse regime .conluindo camaleao só muda de côr ,mas sempre continua camaleao . ladrao muda de tactica.See Translation
    • Eduardo Calane Depois do presidente Dr Eduardo Chivambo Mondlane e o presidente Samora Moisés Machel acho que o líder da Renamo vejo que também é um líder,não é que pra mim a palavra presidente e lider há uma diferença.
    • Somo Cheque Alguns comentadores aqui!.....vejo eles violarem CAPITULO-I do Artigo 1 do Estatuto do Partido Renamo...........esqueceram de iqual modo, que Antonio Muchanga,Manga,Namburete,Samo Gudo,Dimba entre outros lutam, pela revolucao democratica do povo Mocambicano......o meu respeito aos generais Bissopo,Momade, Pereira, Simao e jovens visionarios Chalawas e Ivone Soares entre outros..........o esforco é o mesmo do povo do Rouvuma ao Maputo....oque nos e vos falta estudar;! e sem preconceitos porque o povo daqui e ou dali ñ gosta da RNM ou mesmo FRELIMO, se galhar o povo recebe informacao manipulada......ñ facamos de politica uma arma!....busquemos a ciencia integramos a sociedade com as suas realidades na politica....segundo Ivone Soares..in Ass.da Rep.de Moc.....2013."ETAKHALI YAKELA MPANI KINAMUANE,ou entao ENOA YAKELA MPANI KINIMUTHANLA MUTTHU!"....quero 'like' dela sinal de si lembrar.... 

      Na politica more se varias vezes!mas a vida é uma e unica......ANDRE MATJANKAISSA moreu em 1977, uma vez para toda vida.....!!!!
      Afonso Dlakhama moreu em 1994,1999;2004;2009 e 2014, mas continua saudavel e na memoria do povo no mundo e estudado como ciencia......exemplo da democracia........sera que ñ se torna heroi pela Paz? Aceitemos perder a guerra e ganhemos paz...como aconteu em 5/9/14.......
      See Translation
    • Antonio Bawaze Tia Ivo obrigado pela informacao e continue a nos informar sobre onde estiver o Lendario principalmente esses dias em que faz rondas pelas provincias. As vezes nos perguntamos onde estaa o Lider e fcamos sem resposta.See Translation
    • Moises Eugenio Luis Eu estou cansado com comício ,quero acção ,si nao consegue e melhor falar a verdade para o povo,saber, at agora vc nao falao nada e nem reagem nada ,,,See Translation
    • Raul Novinte Caro Samo Cheque, nós sabemos que em todo lado de Moçambique existem pessoas de bem que lutam pela democracia. Entretanto no sul são poucos que tem essa visão e preferem se alinharem com um partido que tem medo de mudar, até acham que os hospitais, escolas , e todas estruturas físicas são deles (Frelimo). Ora vejamos, acabamos de sair de numa eleição onde o povo nas provincias do sul votou quase com 90% de votos na Frelimo, enquanto no norte e centro quase houve um equilibrio. Somo Cheque, voce sabe me explicar os porques?See Translation
    • Antonio Bawaze Senhor Somo na renamo tudo muda, evolui, retifica-se para que crie uma armonia boa, ambiente sao, boa convivencia no povo dependendo das circunstancias. O Pais pode ser dividido ou pode manter como estaa vai depender doque estiver a acontecer. Mas cantar a unidade nacional para nos manter a dormir e voces a nos roubar ee uma brincadeira que acabou.See Translation
    • Gelele Jucuiana Vao la tomar posse as legarias dos parlamentres estao a vossa espera.See Translation
    • Mauro Jesus Somo Cheque pára de vociferar mediocridades quem disse que nos contentamos com perdas/derrotas ainda por cima injusta. Não não, nós trabalhamos para vencer e vencemos não queremos ser catedráticos de derrotas viciadas. Nós somos pelo povo e é esse povo que queremos lhes proporcionar o sabor da independência, paz, prosperidade e orgulho de ser moçambicano democrático. Não venha com estórias de encorajamento e aceitação da derrota imposta.See Translation
    • Simon Mashaba Boa viangem meu prensidenteSee Translation
    • Mauro Jesus Raul Novinte não te equivoques, 90% aqui no sul é uma grotesca mentira. Levaram tchaia talvés em Gaza onde pararam no tempoSee Translation
    • Albertino Razao Roste Sim Doutora,presidente da Liga Nacional da juventude-RENAMO,este é o calor d Tete,tdo mudado,infelizmente k eu nao vou puder xtar connvosco,mas o presidente da Liga provincial da Juventude,e tda direcçao tem conhecimento da minha ausência...BOA ESTADIA EM TETE DOUTORA.See Translation
    • Mauro Jesus Levaram quer nas autárquicas assim como nas geraisSee Translation
    • Junior Saldanha senhor samo onde pegaste o estatuto d partido renamo?desde ontem estou a aconselhar kulker um k ker denigrir o meu president ou o partido renamo,se n tem nada a falar cala pork as vezes gente como voce so atrapalha.ningem vai nos tirar o gosto de ver a frelimo a rezar pork muitos deles nao conhecem a deus.agora aconselho a procurar a igreja mais proxima.ou procurem outras vitimas pork a renamo ja n e mais.See Translation
    • Junior Saldanha mauro podes me dizer onde estao os editais depois vai comfirmar k levamos?talvez so sabes dizr a palavra levaram mas a palavra roubaram voa n passa pela sua cabecinha nem matreco?vai postar suas calunias fora daki.See Translation
    • Junior Saldanha gelele jucuiana pensameto como seu as k n exist perde se almas e bens das pessoas e voce pensa em poSse vai tomar voce,n te convidarm os carapatos seus familiares d frelouco?exige vao te chamarSee Translation

    • Rachid Daudo Com ou sem condições foi em ti k os moçambicanos fizeram valer o seu votoSee Translation
    • Wilton Pedrito Jambo Zica Eu descobri que o senhor Dhlakama não passa de um político palhaço, fala muito pra não dizer efectivamente nada. A título de exemplo: Disse que não haveria eleições autárquicas, as mesmas ocorreram sem sobressaltos e muitos membros da Renamo perderam uma provável chance de emprego nos municípios. Disse que vai fazer desabar a ponte do rio Save, o mesmo diz hoje que já não o irá fazer. Disse que queria um governo de gestão, o mesmo diz hoje que já não o quer. Diz que vai nomear governadores nas regiões centro e norte, creio e sem medo de errar que isso não irá acontecer e mais uma vez vai mergulhar os seus quadros no mar da desgraça durante este quinquenio com risco de lançar a Renamo pra a margem da política moçambicana. Levei muito tempo pra descobrir que o senhor Dhlakama não é sério, só fala coisas banais e nunca antes concretizadas.See Translation
    • Achima da Isabel Ja tamos salvos. Pq afnal d contas d km foi a victória? E pra kem o povo clama? Mudança,mudança,mudança è uki keremos agora em dianteSee Translation
    • Ambrosio Baquete Salva-nos, não desista, desta vez tem k formar governo, mesmo a força. Nós votamos em você. Você é único defensor da causa dos moçambicanos.See Translation
    • Somo Cheque Mouro,jr, tio Alberto, eu escrevo muuito perto de voces!estou ao vosso lado,tambem se mi negarem ñ! Problema de metropole é natural,lembram se Portugal colonial com as Ultramarinas?o povo e os jovens da Metropole apoiaram positivamente a atitude e tendencias do Nacionalismo e as independencias africanas........ñ me acho intlectual apreciando aspectos do interesse particular ou dos humildes sem saber porque essa humildade....politica é ciencia, politicos é uma sociedade....sociedade quando vivem pessoas diferentes com objectivos logicos da vida......nos ñ queremos sociedade politica dos Mandaus nem dos Macuas, ignoramos o imperio de Gaza e muito menos dos Mutapas e Ngonis! sub pena de despertar atencao a maioria dos Macuas!hoje dividimos o centro e norte oque falta dividir do norte e centro? Mas sera muito facil dividir os cotis e Marovones! Esses que sao vistos como feiticeiros do norte ocupam grande espaco na funcao publica instituicoes de encinos por causa das suas habilidades......veja.....na provincia de Npl!23 administradores distritais 9 sao angocheanos 7edis 2 sao angocheanos e anteriormente 6edis 3angocheano......mas nao constitui problema!lutamos pela integracao na funcao publica e apartidarizacao do Estado!amanha sera luta de integracao das etnias.....valorizacao de culturas!mesmo do negativo......continuo dizendo YOOTAKHALA YAKELA MPAANI KINIMUTHANLA MUTTHO...eu sei que nos escontidas o Muchanga Namburete aprecia o a inteligencia do chingondo Somo Cheque,Arnaldo Chalaua,o Ricardo de Oliveira do Chingondo Bissopo ,e da mesma forma que nas escontida aprecia se pelos chingondos as capacidades dos Mazanga ,Gudo e outros isto so na politica mas ñ é problema nenhum .....enquando estamos em paz ,ate aceitamos nos chamarem de cunhados macuas,vovos macondes,anteados mandaus, sobrinhos masenas netos matsua,primos machuabos, sogras mashanganas,noivas Kotis e Muanis,e entao quem sou para voz...sou patriota...quero paz...See Translation
    • Tony Baloi Tony Excia presidente Dhlakama nao nos faz de palhacos porq nos deixamos o Deviz Simango por ser traidor ambicioso q aceita tudo o q os demagogos diz. Avanca presidente nao recua,lembe-se q na sua costa,xta carregou milhoes d mocambicanos ...See Translation
    • Theresa Thunnyca Tenho que concordar consigo Wilton Zeca.See Translation
    • Theresa Thunnyca Somo Cheque o que é isso??? Custa escrever algo perceptível??? Perdeste uma grande oportunidade de não comentar nada.See Translation
    • Somo Cheque Obrigado Theresa Thunnyca...pela atencao Mulher mocambicana...See Translation

    • Bento Pedro Manganhela O mundo cresnce a sim msmo pk a outro k so mndam piadas e a outros gosta do lider da renamo ele lutou pela lbrdde d pvo os k a poiam a sim dertamente e indertamente nao dizistem a poiar isso e a msma coisa com ns fzemo knd a gente qer csar a outros k gosta dos tamanho das mlheres e cmo politica sja la a b ou c ns smos lvre de escolher graca a esse snhor parabens papa sinta si a vontade no seu paisSee Translation
    • Manuel Mucondo Santos 100 Dhlakama este pais o povo ta condenado.See Translation
    • Gercio Manuel Dambo Tem alguem que mentiu aque dizendo que nortenho nao aceito ser comprado se foce verdade nao taria eu sofredo perseguicoes porque nao pago o professor, ocarater e individual por isso que considera-se uma virtude nao regionalSee Translation
    • Pedro Macaringue Esse è amigo da frelimo tudo k prometeu nao cumpriu, ele è metiroso ,disse nao ha haver eleicoes acontceram, disse nao aceita os resultados ja aceitou e tem novo presidente, Olha ja nao comfio em ti xtas afazer papel dum palhaço nas proximas eleiçoes nao apanhar nadaSee Translation
    • Bento Pedro Manganhela Snhores pram de mandar piadas mx respeito ns altas personalddes sja la k for as idiolongias smos diderentes agora nos knd mndamos piadas pra o dlhakama nao xtamos a spidar o dlhakama xtamo a spidar os nossos proprio pais e demostramos a nossa falta de educacao.See Translation

Sem comentários: