quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Dhlakama paralisa Morrumbala



Billal Sulay added 12 new photos — with Leonel Chisseve and8 others at Morrumbala-Zambezia.
1 hr · 
O homem do povo e herói da nação moçambicana Afonso Dhlakama reuniu-se hoje com a população de Morrumbala, na província da Zambézia para dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo com a população de todo pais. Dhlakama ressaltou a sua intenção de dialogar com a Frelimo para a criação de um governo de gestão, depois das eleições fraudulentas de 15 de Outubro passado. 

Para Dhlakama só uma reforma no sistema administrativo moçambicano é capaz de resolver os problemas que a nação moçambicana enfrenta, quer a nível da função pública quer a nível das células do bairro. Pois muitas das vezes confundimos a administração pública com uma extensão das células do partido Frelimo, precisamos diferenciar o Estado do partido político. O Estado não esta para servir os interesses de uma minoria, mas sim servir o povo, é preciso que se deixe valer a escolha do povo em todos os sentidos.
Se as eleições tivessem sido livres, justas e transparentes, não estaríamos a reivindicar os resultados, mas o mundo todo viu a grande fraude que foram estas eleições, por isso, gritamos: “governemos juntos”.











Like ·  · 
  • 25 people like this.
  • Raul Novinte O que posso dizer? O poder está com a Renamo mas a Frlimo não crê e nemquer saber. Só que desta vez a renamo não pode vacilr com povo e nunca pode esquecer de que o povo é que manda! Viva Renamo e Viva Dhlaama!
    1 hr · Like · 2
  • Domingos António Joaquinho #atraso provoca #derota ate #quando o tem paxa ja mais #voltara
    1 hr · Like
  • Francisco Alexandre JA NAO ENTENDO ESSA DEMORA QUE O POVO ESPERA DA REAÇAO E NAO HA NENHUMA REAÇAO PRATICA DESSA REVOLUÇAO
    1 hr · Like · 1
  • Alfred Filip Já ta na hora,nada de brincadeiras com esses ladros colonizadores meus camaradas
  • Edy Bauss Isso mesmo
  • Panenga Mberequeto Ngomasha yes we will be rich men..
  • Sergio Alface Maning
  • Aziza Throne Est foto parece da campanha
    17 mins · Like · 1
  • Grande Chefe É DA CAMPANHA
  • Naine Mondlane Bem dito!
    8 mins · Like

  • Charman Della Vedova Prezados comentadores, o povo votou bem, mas os votos foram roubados, cabe a quem o povo votou lutar pelos votos roubados, ouviu? O povo cumpriu o seu papel, talvez esteja mas representado ou mal liderado. A Renamo esta a ser tão ingénua que nem uma criança, nunca pode negociar com o governo e ser levado a serio quando a Renamo não estiver numa situação de vantagem no terreno, a Renamo precisa tomar uma medida radical, lhes tirar alguma coisa valiosa como trunfo negocial. A Renamo e Dlhakama estão a decepcionar, alias, são uma decepção. Sempre ameaça e não faz nada, não tem plano de acção. Dlhakama nem parece um general militar que comandou uma guerra civil de 16 anos. Não sabe se colocar com um trunfo na mesa negocial. Se não quer partir para a acção seria melhor desarmar-se completamente e deixar o povo a viver em na sua paz acorrentada. E ao desarmar deveria fazer a transição da liderança para um quadro civil. As pessoas não querem viver de falsas esperanças. O povo quer acção. Pensando bem, alguém que prende assaltar uma cidade pode avisar o inimigo da sua intenção? Ao avisar o inimigo da sua intenção ele vai ficar a sua espera com todo o arsenal que possui no seu paiol. O que Dlhakama esta a fazer pode ser considerado terrorismo verbal e factor de instabilidade. Quando atacaram o seu acampamento de Santungira fugiu para o interior da mata, um general com um real poder de fogo fugiria para o interior da Serra? A própria estratégia de atacar viaturas no troco Save-Muxungue tem características terroristas porque colocava em risco vidas civis. Um bom estratega militar ataca quartéis e brigadas onde o inimigo esta fortificado e não espera ser atacado ou toma controlo territorial de importantes cidades estratégicas, cidades como Beira com porto e Nacala, entre outros pontos estratégicos, são estes trunfos negociais de que estou a falar, para alem de reforçar as suas posições ou ocupar as posições do inimigo obrigando-o a recuar. Vamos reflectir juntos. Obrigado pela atenção dispensado a leitura deste comentário.
    4 mins · Like
  • A RENAMO (refiro-me ao Partido), precisa encontrar Urgentemente, um Novo Líder e trazer a Democracia, para o Partido, caso queira constituir ALTERNATIVA de Governação, que seja um Líder que perceba que vivemos num Moçambique "Novo" e com desafios e objectivos "Novos", Um Líder que tenha outro tipo de Opinião, que perceba que e "Possível obter resultados sem recorrer a forca", Um Líder que perceba que GOVERNO DE GESTÃO, não e a Solução para os Problemas de Governação e Dividir ameaçar DIVIDIR o Pais, porque "PENSA" que tem o apoio da População, eh no mínimo "Assustador.
    Senhores, perderam as Eleições, HOUVE FRAUDE??, claro que houve, houve(passe repetição) porque:
    -Ou não colocaram homens em todas Assembleias de Voto;
    -Ou os vossos Homens não se fizeram presentes;
    -Ou os vossos homens, se venderam;
    -bla bla bla
    Contudo, quero dizer que vocês, só se podem queixar de "VOCÊS", e de mais Ninguem e de Nada!!.
    ABANDONEM as Ideias de Governo de Gestão e da Republica Centro e Norte..Tomem posse na AR, e organizem-se, pensando nas próximas Eleições.
    Mudança, SIM
    Part 1 de 3
    Like ·  · 
    • 5 people like this.
    • Alves Talala Há cada opinião. Convenhamos
      2 hrs · Like · 2
    • Lailo Machava Aceito seu parecer, Alves Talala
      2 hrs · Like
    • Tchuggana Dulcidio Lailo deve ser bebe!
      2 hrs · Like · 1
    • Orlando Chirrinze Qualquer homem sensato se regozija com comentários hostis aos seus pensamentos porque isso só prova a sua relevância. Vivemos numa época em que o pensar diferente deve ser valorizado. Avante dr. Lailo e parabéns pela sua lucidez.
      2 hrs · Like · 1
    • Alves Talala Fico preocupando quando diz que se houve fraude o problema é da Renamo e não dos órgãos eleitorais.
      2 hrs · Like · 2
    • Lailo Machava Obrigado, Ilustríssimo dr. OC
      2 hrs · Like · 1
    • Lailo Machava Alves Talala, quem compõe os Orgãos Eleitorais??
      2 hrs · Like
    • Alves Talala E eu lhe pergunto: quando alguém sofre roubo a culpa eh do indivíduo? Ou seja se o senhor sofrer um assalto na via pública a culpa é sua?
      2 hrs · Like · 1
    • Orlando Chirrinze Alves Talala, permita-me concordar com o Lailo e discordar de si (sem necessidade de recorrermos a adjectivos) porque, como o S. Vieira está a frisar neste momento, os partidos com assento no parlamento tinham espaço em todas as mesas (com as despesas pagas pelo Estado). Ele pergunta: foram todos corrompidos? Lailo questiona: não se fizeram presentes? Diga-me uma coisa: quando há crime a culpa é dos ladrões ou da polícia?
      2 hrs · Like · 1
    • Lailo Machava se tiver de entre os Assaltantes, Homens por mim indicados, tenho parte da culpa, sim.
      2 hrs · Like · 1
    • Henoch Jemusse Temos policias em todo canto do Pais, mas ha crimes todos dias...

      "SO PARA OS MAIS FORTES!!!"
      2 hrs · Like · 2
    • Tchuggana Dulcidio E minha obrigacao respeitar opiniao dos outros mas quando vejo k algumas pesssoas fal d coisas k nao sabem posso concluir l sao bebes conheco o processo eleitoral por dentro em nenhum momemto a oposicao teve uma participacao activa no processo
      2 hrs · Like · 2
    • Orlando Chirrinze A pergunta, meu caro Tchuggana, mantém-se: por que a oposição não teve uma participação activa no processo?
      1 hr · Like · 1
    • Orlando Chirrinze Eu ainda quero saber: em caso da ocorrência de um crime, a culpa é dos criminosos ou da polícia?
      1 hr · Like · 1
    • Mahany Bird Man Ya as opnios sao dversificads mas uma coisa e nao pdemos negar k ek em moz ha matrecada cm partidos d oposicao
      1 hr · Like · 1
    • Lailo Machava Ai estamos a falar de outro assunto, Tchuggana Dulcidio, por isso, no meu post, afirmo que houve fraude, o que vem depois, eh irrelevante, o que quero que perceba, eh que as Eleições se foram, o Presidente investido, o que resta a Renamo Resistência Nacional Moçambicana??, GG ou RC e N, não são a solução, nem pra a Renamo Resistência Nacional Moçambicana, nem pra os problemas de Governação em Moçambique, como diz o Egidio Vaz, "deixemos os recém Contratados", trabalharem", enquanto isso (digo eu), que os outros, se preparem.
      1 hr · Like · 1
    • Lailo Machava Caro Henoch Jemusse, de entre a Policia, tem homens indicados pela População??
      1 hr · Like · 1
    • Edgar Barroso No more politics, from me.
      1 hr · Like · 1
    • Tchuggana Dulcidio O problema para mim nao ta em ter homems nas mesas pois essa e uma condicao necessaria mas nao suficiente pois mesmo com homens nas mesas houve roubo.o centro d decisao esteve desequilibrada Pois por exemplo a direcao d stae era constituida por 3 directores 2 d frelimo e um da renamo por mais ideias bonitas k este ultimo tivesse nao eram validas
      1 hr · Like · 1
    • 1 hr · Like · 1
    • Henoch Jemusse Sim tem, os do policiamento comunitario
      1 hr · Like
    • Tchuggana Dulcidio Orlando acho k a culpa e do ladrao por isso k a policia depois d roubo trabalha para levar o ladrao p prisao oubja viste policia instituicao na cela?
      1 hr · Like · 1
    • Alves Talala Lailo Machava, deixa de tretas: Você se lembra que foram encontrados boletins de voto pré - assinados a favor do Nyusi. Você lembra que em vários pontos do país na hora de contagem houve corte de energia para dar rspaco o enchimento de votos? Voce se lembra que houve inutilização de votos da oposição? Vamos deixar de brincadeiras e opinar mos a sério para o bem de todos nós.
      1 hr · Like · 1
    • Orlando Chirrinze Então uma pessoa vai a uma mesa em nome de um partido, assiste a uma fraude, consente-a e assina os editais?
      A verdade é que, em mais de metade das mesas, a oposição não se fez representar. Porquê? Aqui, também a culpa é da FRELIMO? Foi a FRELIMO que impediu que a oposição se fizesse representar nas mesas, a custo zero? Sejamos coerentes e honestos conosco mesmos!
      1 hr · Like · 1
    • Orlando Chirrinze Interessante! Tenho ouvido sempre o povo dizer (com razão) que a polícia não está a fazer nada para combater e prevenir o crime. Mas hoje acabei de aprender algo novo...
      1 hr · Like · 1
    • Lailo Machava Me lembro, caro Alves Talala, leia os comentarios anteriores, e faco da questao colocada pelo Orlando Chirrinze, minha..
      1 hr · Like · 1
    • Tchuggana Dulcidio Orlando nao teve participacao activa porque i centro d decisao nao era equilibrada tosas ideias da oposicao nao eram validas nos momentos crucias td era feito nos gabinetes dos chefes sem participacao dos membros da oposicao
      1 hr · Like
    • Lailo Machava Aproveitando o seu profundo conhecimento, pergunto: E porque a Oposição(a Renamo), não tinha acesso as salas??, Tchuggana Dulcidio
      1 hr · Like
    • Orlando Chirrinze Desisto, não podemos discutir ideias com pensamentos presos a preconceitos. Nas mesas de voto não se discute ideias, trabalha-se com factos. É interessante como podemos aqui e agora arrotar factos que, entretanto, não foram encaminhados aos órgãos competentes. O Dr. Timbana também culpa a incapacidade da oposição, incapaz de interpretar a lei ao ponto de não saber aonde, como e quando apresentar uma reclamação. Lamentável
      1 hr · Like · 1
    • Tchuggana Dulcidio Orlando ninguem assistiu fraude em dondo um fiscal da oposicao foi baliado quando tentava reclamar uma situacao fraudulenta
      1 hr · Like
    • Tchuggana Dulcidio Lailo se eu nao permitir k vc entre na minha casa o k vc faria?
      1 hr · Like
    • Alves Talala Estou deveras preocupado com a falta de valores morais e eticos. Estar a favor da fraude eh no mínimo preocupante quando sobretudo essa visão encontra ancora nos jovens.
      1 hr · Like
    • Lailo Machava Eu, com o Direito e o dever de la estar??, Tchuggana Dulcidio
      1 hr · Edited · Like
    • Orlando Chirrinze Isso me faz crer que, ou a fraude somente ocorreu no Dondo, ou o fiscal de Dondo era o único que tinha interesse em defender o seu partido. Ainda assim, na tal mesa (ou assembleia de voto, se preferir), devia haver 2 MMV's da oposição e um mínimo de 2 delegados de candidatura, também da oposição. Tínhamos no boletim da AR 34 partidos/coligações/grupos concorrentes, cada um com direito a indicar um delegado. Onde estiveram?
      1 hr · Like · 1
    • Lailo Machava Alves Talala, leu o meu post??
      1 hr · Like
    • Alves Talala Qual deles?
      1 hr · Like
    • Alves Talala Ou seja que post
      1 hr · Like
    • Tchuggana Dulcidio Sabe orlando e interessante k vc e legalista quand isso t interessa e pula logo k a nao lhe interesse o k se escreve na lei e bonito mas a pratica e outra coisa por isso k falo d centro d decisao desequilibrada pois momento da interpretacao ai o numero d representantes e importante
      1 hr · Like · 1
    • Lailo Machava Alves Talala, se prestar atenção, verá que no meu Post, uso as Eleições como "PONTE", e eu mesmo, afirmo que houve fraude, e quem e daqui, sabe que apoiei a Oposição nas eleições passadas, agora, não sou obrigado, a congelar o cérebro e deixar de lado o facto de a oposição, ter também culpa, não souberam lhe dar com o Processo Eleitoral, ponto final,
      1 hr · Like · 1
    • Mahany Bird Man Lailo vc ta carregado d razao mas ten um ponto k tmos k ver kem kria as leis sao tdos eles ate ai tbom e kem dve fzer valer essas leis sao as estituicoes legais e k d partido sao essas figuras e um ponto muito importante axo eu
      1 hr · Like
    • Tchuggana Dulcidio A oposicao tem suas limitacoes mas tambem ha um grupo k usa todos meios para intimidar os outros para nao se apresentar acontento nos eventos eleitorais por exemplo as credencias sair as 4 horas d dia 15 p
      1 hr · Like · 1
    • Lailo Machava Então concorda que a Oposição precisa trabalhar MAIS,Tchuggana Dulcidio??
      1 hr · Like
    • Tchuggana Dulcidio Claro lailo mas tambem precisa se preparar para enfrentar todos vicios do processo pois os outros quando o resultado nao e favoravel apoiam se nas forcas d seguranca
      1 hr · Like · 1
    • Mahany Bird Man Nao necessariamente uki deve acntenser e a dispartizacao ds institucoes isso sim
      1 hr · Like · 1
    • Tchuggana Dulcidio Kero k perceba k tem d travalhar mais p evitar a fraud pois d popularidad e producao d programas a oposocao mostrou grand evolucao so n conseguii conter a fraud pois esta foi resultado d uma grand engenharia

Sem comentários: