terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Famoso guru de meditação envolvido em escândalo sexual

  
   
20/01/2015 15:47:37
 
  
Swami Shankarananda 
DR
Famoso guru de meditação envolvido em escândalo sexual
Um mosteiro hindu em Mount Eliza, na região de Melbourne, está no centro das atenções da Austrália devido a um escândalo sexual. Tudo porque o seu guru e director, Swami Shankarananda, terá mantido relações sexuais com dezenas de mulheres, que procuravam o local para aconselhamento, retiros ou sessões de meditação.
O diário The Age, do estado de Victoria, escreve que o número de mulheres abusadas pelo guru de 72 anos pode chegar a 40 e grande parte já pediu ajuda e aconselhamento. ‘Abuso’ pode não ser o termo certo para todos os casos, mas na maioria das situações trata-se de mulheres que procuravam a Shiva School of Meditation and Yoga em momentos de vulnerabilidade.
Swami Shankarananda deixou o cargo de director da escola no final do ano, mas continua como líder espiritual da mesma. Em comunicado divulgado pelo The Age, a Shiva School of Meditation and Yoga destaca que o guru nunca afirmou ter renunciado à sexualidade ou pediu celibato aos seus discípulos, não se tratando de crime as suas acções. No entanto, garante que “o Swami aceita agora que não são comportamentos apropriados e que deve ser mais transparente pessoalmente e nos seus ensinamentos”.
Alguns visitantes habituais do mosteiro – que tem cerca de 500 membros e 40 residentes de cada vez – abandonaram as instalações e continuam chocados pelo facto de não ter havido outras consequências para Shankarananda. Uma fonte revelou a grande influência do líder espiritual: “Ele é muito carismático, como um grande urso de peluche. Toda a gente o adorava e ele era um especialista nisso mesmo”. De acordo com o jornal The Age, algumas mulheres contaram que o Swami lhes disse que o sexo representava “um caminho para o esclarecimento”.
Swami Shankarananda é o nome hindu escolhido por Russell Kruckman, um americano nascido em Nova Iorque em 1942. Kruckman foi campeão de xadrez na Universidade de Columbia, onde estudou como bolseiro de mérito, e deu depois aulas de Shakespeare e Literatura Inglesa na Universidade de Indiana. Em 1970 foi inspirado por um mestre hindu americano que conheceu nos Estados Unidos, Ram Dass, e viajou para a Índia, onde estudou quase 15 anos. Dirigiu depois escolas de meditação em Los Angeles, Nova Iorque e Melbourne, até fundar o mosteiro de Mount Eliza e a Shiva School of Meditation and Yoga, em 1991. Tem cinco livros publicados sobre hinduísmo e meditação, sendo conhecido um pouco por todo o mundo.

Sem comentários: