sábado, 10 de janeiro de 2015

"Lamento, mas eu não sou Charlie", declara Jean-Marie Le Pen

Le Pen diz que se recusa a defender "o espírito do Charlie", que descreve como "um espírito anarco-trotskista completamente contrário à moral política".
Jean-Marie Le Pen diz que a manifestação de domingo foi "orquestrada pelos media" KENZO TRIBOUILLARD/AFP
O fundador da Frente Nacional francesa, Jean-Marie Le Pen, demarcou-se da frase que se espalhou por todo o mundo depois do massacre na redacção do jornal satírico Charlie Hebdo, na passada quarta-feira.
"Hoje só se ouve dizer: 'somos todos Charlie, eu sou Charlie'. Quanto a mim, lamento, mas eu não sou Charlie", afirmou Le Pen, num vídeo partilhado no seu site.

"Sinto-me tocado pela morte de 12 compatriotas franceses, mas não me vou bater pela defesa do espírito do Charlie, que é um espírito anarco-trotskista completamente contrário à moral política", disse ainda o fundador da Frente Nacional, o partido de extrema-direita liderado pela sua filha, Marine Le Pen.
Na mesma mensagem, disse que o Charlie Hebdo é "inimigo da Frente Nacional", lembrando que o jornal "pediu a dissolução do partido através de uma petição há não muito tempo".
O fundador da Frente Nacional disse ainda que a manifestação de homenagem às vítimas, marcada para domingo, em Paris, foi "orquestrada pelos media".
"A forma como foi orquestrada faz-me lembrar outras manifestações do mesmo género organizadas com a cumplicidade dos media, incluindo osmedia da direita", disse o fundador da Frente Nacional. Jean-Marie Le Pen disse também que "este fenómeno do terrorismo tem origem na imigração em massa".
Em 1990, foi realizada uma grande manifestação que contou com a presença do actual Presidente francês, François Hollande, e que contestou a profanação de cemitérios judaicos. Os seus responsáveis, identificados seis anos mais tarde, eram membros de um grupo neonazi sem ligações à Frente Nacional.
Uma outra grande manifestação ocorreu em 2002, depois de Jean-Marie Le Pen ter terminado à frente do candidato da esquerda na primeira volta das eleições presidenciais, passando à segunda volta para defrontar Jacques Chirac.
A Frente Nacional não foi convidada a participar na "marcha republicana" marcada para domingo, em Paris, que irá contar com a participação da quase totalidade de partidos políticos, sindicatos e associações do país, com vários líderes internacionais, entre eles o primeiro-ministro português, Passos Coelho, e a Presidente do Parlamento, Assunção Esteves.
"Encontraremos outras formas de comunicar com os franceses", disse a actual líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, que condenou "o atentado terrorista cometido por fundamentalistas islâmicos".

Sem comentários: