quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

LEGADO DE GUEBUZA E DESAFIOS DE NYUSSI



Durante a sua primeira campanha, na corrida a ponta vermelha, o presidente sessante ( Armando Guebuza) conseguiu glavanizar expectativas de milhoes de Mocambicanos. Eu acreditei que ele seria o "salvador prometido" para libertar o povo mocambicano da miseria, analfabetismo, corrupcao, brocracia, clientelismo, neo-patrimonialismo, dentre outros males. Foi por esta razao, que nos 2 mandatos, depositei nele o meu voto.
10 anos depois, deixa o pais com grandes infraestruturas, como nunca em toda historia do pais. A sua paixao pelo dinheiro e a sua visao empresarial contagiou os Mocambicanos, o que acho ser positivo. Isso criou um ambiente altamente competitivo, por um lado. Por outro, deixa a presidencia, com mocambicanos mais pobres e miseraveis do que antes da sua governacao. Citadinos de maputo, e nao so', que viajavam, antes da sua governacao, em condicoes relativamente condignas, hoje sao transportados como animais, nos famosos "my loves".
Ademais, Guebuza deixa a presidencia com Mocambicanos mais descontentes e infelizes do que antes. Deixa o pais em estrocos, com ferridas de guerra reaberta. Consolidou uma elite que distanciou-se do pobre. Apesar de nao se ter morto pessoas contrarias a sua visao, como no tempo de Chissano, combateu com devocao os seus criticos. Os niveis de partidarizacao das instituicao publica caracterizou a sua governacao. A TVM, RM, Jornal Noticias e Domingo sao dos exemplos mais gritantes da partidarizacao das instituicoes publicas. Guebuza criou a percepcao de privacao relativa.
Nhussy entra nesta corrida num contexto conturbado, visto como um dos paus mandados para dar continuidade a dinastia Guebuziana. Muitos nao acreditavam nele. A sua campanha, nao me pareceu tao aplaudida como foi do presidente cessante. Foi muito contextado em varios circuitos. Mas consigui alcancar os seus objectivos ( vencer as eleicoes e ocupar a ponta vermelha).
Apesar deste ambiente conturbado, em que se elegeu, Nhussy, hoje, durante a sua tomada de posse fez um discursos, dos mais equilibrados que ja' ouvi na minha vida. Eu comeco a depositar minha expetativas neste senhor. Contudo, ha' que diferenciar a teoria reto'rica e a pratica.
Fica uma nota, se Nhussy, nao materializar o que prometeu hoje, a historia se repitara' e no final do seu mandato os Mocambicanos estarao desiludido, como acontenceu com Guebuza. Se ele, de facto, agir como prometeu, podera' se tornar num dos melhores presidentes de Mocambique.
Parabens Presidente Nhussy pelo discurso inclusivo e esperancoso!

Sem comentários: