domingo, 18 de janeiro de 2015

Meu feedback sobre o governo recem constituido.


No geral, temos um bom governo. As áreas estratégicas têm igualmente muito boa gente competente. Este governo, como qualquer outro, está em condições de fazer as necessárias mudanças. Maleiane e Carlos Agostinho do Rosário e Pedro Couto estão muito bem colocados.
Mas sou inclinado a pensar que dentro de dois anos ou dois anos e meio teremos algumas exonerações. Refiro-me a Vitória Diogo, Abdurremane Lino de Almeida e Carmelita Nhamashulua. Estes ministros parecem-me fazerem parte de um lobby bem conseguido de alguns membros da Comissão Política da Frelimo. Ora, ainda iremos assistir um conjunto de eventos que de certeza exigirão a reformulação governativa.
1-O mandato de Guebuza na presidência da Frelimo poderá ser encurtado, de duas formas. Ou em sede de uma sessão do Comitê Central onde poderá pedir que seja livrado das tarefas de Presidente ou em sede de um Congresso extraordinário. Se ele continuar até o final do mandato assistiremos episódios de alguma crispação. O certo é que Nyusi deverá tomar o poder partidário, reformular o secretariado e a comissão política.
2-Vitoria Diogo e Oswaldo Petersburgo não será uma boa dupla. Das duas uma. Ou o Petersburgo deverá ter competências claras ou a Vitória não lhe deixará trabalhar, tal como engavetaram Nkutumula na Justiça. O dilema de ser vice-ministro com pessoas autoritárias como a Vitória só pode ser salvo quando existir uma clareza de tarefas a executar. Se calhar o Petersburgo foi lá para servir de rolha, olhos e ouvidos do Presidente Nyusi. Mais uma razão para advinhar a sua saída dentro de dois anos e meio.
3- Dentro desta perspectiva de remoderlação, Celso Correia poderá ser mexido. O minstério que vai dirigir (Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural) está prenhe de problemas. É um ministério problemático. É problemático porque os resultados destes ministério não serão tangíveis, apesar de ser extremamente estratégico: um pouco de administração estatal, um pouco de coordenação de políticas sectoriais virados para o campo, terá que saber comunicar com Pacheco, Pedro Couto e Nhamashulua. Exigiremos muito das suas habilidosas técnicas de mediação, intermediação e negociação. Por ser um bom comunicador, precisará de uma estratégia de comunicação forte e proactiva para emprestar uma imagem institucional consertada e integrada. Por mim, Indústria e Comércio ficaria muito bem para o jovem "antigo tigre".
Para terminar, há um grande ausente neste gvoerno. António Rosário Niquice. Talvez Nyusi o reserva algo mais importante, mas quando o Presidente tiver dúvidas em quem nomear para o pelouro do Trabalho, emprego e segurança social, então chamem-no para lá, puxem o Petersburgo para o Ministério da Juventude e Desportos (para ser ministro) e devolvam meu amigo Nkutumula para a justiça para ser ele o Ministro.
4-A Flávia Azinheira faria bem para Vice-ministra da Agrigultura e segurança alimentar, dada a sua competência na área. É médica veterinária com um bom e vibrante cosnultório. 
Pela primeira vez uma filha de Eduardo Mondlane é memebro do governo. Mas A Nyeleti está muito mal colocada alí. Percebo que a Cidália Chauque tenha sido escolhida em consertação com a Primeira-dama MAS, Nyeleti faria muito bem o posto da Cidália. Bem bem, não sei que sorte acompanha a Cidália. Nampula não lhe guarda boas recordações, mas ela está bem conectada a mídia.
Foram apenas opiniões. Bom trabalhos meus empregados, a.k.a meus ministros.
Like ·  · 
  • Wa Gaya Morrumbene A luta continua! Vamos todos trabalhar.
    42 mins · Like · 1
  • Aniceto Jorge H. Massinga Para mim, o grande ausente deste governo foi o Presidente da Autoridade Tributária -DR. ROSÁRIO FERNANDES, que demonstrou muita fibra, navegando em mares difíceis no governo cessante...A Postura deste dirigente, comparo muito a do DR. ÉNEAS COMICHE...
    36 mins · Edited · Like · 8
  • Osvaldo Mainde Realmente tens razão, o vice ministro de trabalho estaria bem colocado no ministério da juventude e desporto.
  • Egidio Vaz Continuando. Foi boa a decisão de tirar o Dr Patricio José do ISRI. "Esconderam-no na Defesa; boa decisão ainda. As últimas aparições e comentários públicos do Dr Patrício punham em causa a academia.
    25 mins · Edited · Like · 5
  • Cecil Zuze José Mirissao O nosso problema é que este governo nao foi eleito por o povo.
    34 mins · Edited · Like
  • Jose Guerra Tembe Realmente Nkutumula deve ser colocado na Justiça, mesmo porque ainda temos deficit nesse sector.
  • Osvaldo Mainde Egidio Vaz na sua opinião antiga ministra do Trabalho Helena taipo trabalho muito tanto neste sector e na campanha será que ela não poderia manter?
  • Egidio Vaz Não devia continuar. Ela volta a Nampula, de onde nunca deveria ter saido. Fica la a fazer política: GOVERNADORA.
    32 mins · Like · 4
  • Helder Hugo Estou de acordo prezado Egidio Vaz so um bocado céptico quanto ao modelo de gestão de Filipe Couto.
  • Rui Costa Muito bem analisado e pensado da tua parte. acho que o Petersburgo sera apenas um mero espectador naquele pelouro. Mas nao nos esquecamos que o lider da Renamo ja deu um ultimato e parece me estar a falar a serio!
    29 mins · Like · 1
  • Egidio Vaz Ilustre Helder Hugo, Filipe Couto não é minstro. O irmão mais novo dele é que é. E é um bom economista, pensador fora de caixa. Pena que Chang também lhe "engavetou muito mal"no seu consulado. Está perfeito no ministério de energia.
    28 mins · Like · 4
  • Helder Hugo Referia me a lista de Governadores que vem circulando. Sera que e autentica?
    24 mins · Edited · Like
  • Nacer Choy Uma abordagem técnica e científica. Foi feliz o ilustre Egidio. Acredito que é um teste. 70% do governo actual está minimamente enquadrado. Mais o jovem bancário o #Celso não está bem colocado. Acreditando nos ministérios já mencionados pelo o egidio taria também enquadrado no ministério da economia e finanças como vice. O de transporte e comunicação tenho muitas reservas prefiro aguardar o tempo.
    26 mins · Like · 1
  • Osvaldo Mainde Egidio Vaz em relação ao José Pacheco é o mais antigo dos ministros vem de três governantes, qual é o teu comentário a este caso meu caro amigo.
  • Rui Costa Nacer Choy, o Celso tem uma missao, fazer funcionar aquele ministerio e ao longo do tempo e se efectivamente o governo funcionar ele tarde ou cedo levantara voos acima dos 11.000 pes. Vamos esperar para ver! Osvaldo Mainde, a lista em alusao e falsa, gente pequena que gosta de desinformar e que colocou a mesma a circular.
    21 mins · Edited · Like
  • Egidio Vaz Osvaldo Mainde, Pacheco é muito experiente, sobrevivente a grandes cataclismos. Ele já foi do Chissano, Guebuza e agora Nyusi. É a memória institucional que este governo deve orgulhar em ter no seu seio. Precisamos de pessoas assim, que as vezes servem de conselheiras. Lembra também John Kachamila? Hehehe, 20 anos como Ministro.
    21 mins · Like · 3
  • Nacer Choy Caro Rui Costa é relevante a sua abordagem. Mais não é um bom lugar para um gestor como ele. A terra é propriedade do estado mais neste país ainda vende -se. E o ministério dele vem aliviar o MASA. Mais o DUAT neste país ainda é um problema.
  • Arao Jose Valoi Egidio Vaz, algumas boas observações. Sou obrigado a não concordar consigo em relação à Cidália Chauque. Acho que fez um trabalho muito bom em Nampula e é uma mulher competente, focada e com visão. Concordo consigo quanto ao jovem Alberto Nkutumula e ao Osvaldo. Reservo-me o direito de neutralidade no tocante às mexidas na Função pública e Administração Estatal.
  • Rafael Ricardo Dias Machalela A salada Nyussa ainda vai dar de falar...
  • Cofe Emanuel Vilanculos Vou entrar pra política, ser ministro em Moz é fácil, kkkkkkkkkkkk
  • Jorge Djedje Pessoalmente achei pacífico a manutenção de Pacheco, ele está a gerir uma transição de agricultura de sobrevivência para a Comercial. Há bons sinais na revitalização e criação dos regadios. Para além do que disse o Vaz, merece mais uma oportunidade sim!
  • Osvaldo Mainde Hehehe lembro e como lembro... O homem das finanças e economia o nyusi acerto em grande na minha opinião, aquele senhor é bom na Matemática meu caro Egidio Vaz
  • Jorge Pedro Ribeiro Ribeiro Egidio Vaz repito teu remate em voz bem alta: BOM TRABALHO MEUS EMPREGADOS...
  • Rui Costa De facto a questão da terra é que gera grande polêmica no país. Pense desta forma, porque será que o bom gestor de empresas com alta capacidade de fazer um negócio acontecer está num ministério complexo como este? A primeira hipótese é o desafio de fazer as coisas acontecerem para o melhor, a segunda hipótese que aventada e a não menos importante atinente à necessidade de controlo dos grandes interessa do chefe do Partido.. Ainda estamos num processo de prospecção e de busca incansável do que a nossa garra nos pode oferecer em termos de recursos naturais. Ter alguém naquele pelouro se confiança é ligado aos interesses dele é fundamental
  • Henrique Macamo Meu caro Egídio Vaz, poderia por obséquio me ajudar a destrinçar recursos hídricos das águas interiores.

Sem comentários: