sábado, 24 de janeiro de 2015

Nacala-Porto vs Insegurança

É de deixar em mil pedaços o nosso sossego quando a descrença na nossa propalada segurança se eleva a cada dia que passa devido ao sucesso e repetição de acções de pessoas que amam a propriedade alheia a ponto de dar tudo para tê-la em sua posse, sem se importar em esmagar tudo e todos que encontrem pelo caminho.
Em Nacala, as invasões a residências para de lá retirarem bens e valores há muito que é o modus vivendi dessa escória cujas incursões apoquentam a população e sob o olhar (até certo ponto) sereno de quem de direito, já que nunca sequer houve indiciados que acabaram a contas com as autoridades, julgados responsabilizados e presos em conexão com casos similares.
Para citar exemplos da actuação destes grupos, a lista não pára. Há casos amargos de se citar como o de que se fala que, na 5a feira - 22 de Janeiro corrente, num dos bairros deste município, a residência de uma família foi assaltada e de lá os meliantes, além de retirarem bens que lhes convieram, exigiram dinheiro que o proprietáio disse ter muitissimo pouco do pedido no momento. E num misto de violência psicológica e física, a sua mulher foi trazida à vista e diante da família, 14 dos 15 integrantes do grupo manteve relações sexuais não consentidas com ela.
- Qual é a imagem que pode se ter da familia em termos de convivência, integridade e honra? E não é a única família que passa por estes horrores...Isto é avassalador. Tao assustador a ponto de um estabelecimento comercial sito na zona alta ser invadido e de lá retiradas avultadas somas de dinheiro em plena luz do dia, a cerca de 10 metros ou menos de distância da esquadra de policia de Mocone, posto policial de referência na zona alta de Nacala. E dos assaltantes e dinheiro roubado, NADA mais se soube e, foi MAIS UM de muitos casos impunes.Isto se repete, tanto na actuação como nas finais consequências - IMPUNIDADE.
As perguntas que não calam e cujo grito ecoa nas gargantas adentro dos munícipes temerosos são:
- Oque estará por detrás destes crimes que são operados de forma tão impune e num à-vontade que impossibilita que se lhe faça frente para pôr termo?
- Porquê esse assumir de possível incapacidade para fazer frente a essa corja?
A nossa PRM é uma corporação madura e que lida, por determinação e excelência, com estes casos. O Governo distrital e o Conselho Municipal de Nacala são órgaõs locais da administração e bastantes representantes do poder e actuação do Estado.
É lamentável que com estes 3 em campo seja impossível conter esta onda do mal que ja vem jogando na lama as nossas vidas, honra, dignidade, bom nome, sossego, suor, sacrifício, segurança e auto-estima há anos, já que os mesmos não são uma novidade por ca.
Apelamos ao SOCORRO e inclusive que, no lazer, pausem whiskys e safaris e vivam por alguns minutos a nossa realidade.
Like ·  · Antonio A. S. KawariaMiller Rolder ManziliMaricelia Dias Viana and 6 others like this.1 shareAlvaro Guimaraes Esquece vao te dizer"estamos a trabalhar". E tudo vai continuar na mesma
10 hrs · Like · 3Aziza Throne Se assaltarem e violarem alguma mulherou homem da sua familia aí apanharao e matarão...
10 hrs · Like · 3Aziza Throne Horrivel
10 hrs · Like · 2Alvaro Guimaraes Olha nao sei se o que vou postar vai ser bem recebido. Organizem milicias e ....... o resto nao escrevo. Talvez resulte. Eh qu se o estado nao toma conta destas coisas somos nos que devemos tomar.
10 hrs · Like · 3Aziza Throne Tentou se issso Alvaro Guimaraes, com policiamento comunitário, mas depois viraram tbem ladroes etc... Com a falta generalizada de moral na policia dá nisto. Estao fora da legalidade e passarao a ter 2 caçadores... Ladroes/assassinos e dos policias ladroes.
10 hrs · Like · 1Muk Sacur Eh simplesmente lamentavel a forma que a Administracao local funciona, realmente a populacao desta urbe nao tem a quem recorrer, todos os orgaos estao corrompidos nao deixando espaco para o sossego social, e ninguem faz nada para ultrapassar tamanha sinistralidade, eh realmente um DEIXA ANDAR! Que Deus nos acuda.
10 hrs · Like · 2Ali Raja Falou muito quase bonito, gostaria se saber do autor onde esta a responsabilidade do cidadão? 
Os miliantes moram nos nossos bairros, cada dia vimos os nossos irmãos com um viatura, motorizada, construções novas a um desempregado! 
Será que alguma vez levanrou suspeita da proveniencia desses bens?
Será que conheces os seus vizinhos? Qual a actividade de rendimento deles?
As autoeidades não são adivinhos, são pessoas normais como eu e o autor se não haver a nossa colaboração nunca teremos este fenomeno ultrapassado, é verdade que são efeitos do desenvolvimento em Chicago, Nova York, Brazilia,São Paulo e outras cidades Mundias o crime é 1000x maior que esse daqui, no entanto eu exorto a todos nós residentes e Municípes de Nacala juntarmos as nossas forças, coragem e energias para combatermos esse mal.
É triste saber que quando é assaltado alguém o vizinho fica fechado na casa dele até a dorcer para os marginais, nesta cidade cada um por si Deus para todos, isto é feio.
10 hrs · Like · 3Juniy Alide Falou bem primo.
9 hrs · LikeAbdullah Abou-Shakur Falou bonito Ali Raja. 
Mas deixe-me dizer que cada um tem uma responsabilidade a considerar. Eu acabo de postar oque muitos engolem com prazer e gula goela a baixo ao invés de expor a preocupação q é generalizada, por cobardia ou por conveniência.
Mas o mal está à espreita e pode bater à porta de qualquer um.
Por ex. Eu nao sou funcionário da EDM, mas por 2 vezes ja la fui e dei a ocorrencia da vandalizacao de um rolo enorme de fio q estava na zona da Central via Matola por populares.
Ha q sermos responsáveis e termos o sentimento de pertença para q ajudemos q as coisas andem...
7 hrs · Edited · Like · 2Abdullah Abou-Shakur Como cidadão devo cobrar a quem de direito o cumprimento o objecto do juramento feito em decorrência do compromisso social aceite.
Acha insignificante isso Ali Raja? Se os ecos do silêncio persistirem diante de tanto descaso, o barulho será banalizado e isso sim seria desgoverno.
A corrupção aliada a baixa moral em muitos agentes da PRM e aos salários vergonhosamente arrepiantes jogam um papel de desfavor q deve ser invertido bastando vontade política para que esforços populares nao continuem a ser banalizados por proveitos obscuros de responsáveis ou delegados dos órgãos competentes.
É q a segurança é um direito incondicional do povo, cujo dever de garantia se encerra no Estado e seus representantes.
E é verdade que ha muitos de nós q acobertam práticas nefastas e com isso criminosas mas a advertência sobre o mau caminho é o minimo q um bom cidadão pode fazer sendo a denúncia a saida perfeita.
8 hrs · Edited · Like · 3Abdullah Abou-Shakur Tal como so os corajosos fazem quando é acerca do lixo, da imundice e etc enquanto outros se batemm a se agachar para esconder seus nomes e rostos. O mal é comum e ha q dar a cara a exigir protagonismo de quem de direito no combate deste.
7 hrs · Edited · Like · 3Zamira Ossif Bem dito Abdullah Abou-Shakur
7 hrs · LikeAntonio A. S. Kawaria Desculpe-me, Ali Raja, também não concordo com a maneira comecas o teu comentário. Isto parece aquilo que Alvaro Guimaraesjá imaginava. O autor deste texto fez a sua parte criticando e sugerindo algo às autoridades. Não penso que Abdullah Abou-Shakur tenha encerrado o assunto, mas trouxe ao público para que nós debatamos para encontrar o melhor. 
Caro Ali Raja terminaste bem o teu comentário porque levantaste um ponto que eu próprio questionei nas minhas últimas estadias em Nacala e mesmo em Nampula. Questionei e questiono sobre quem eram os assaltantes e porque não havia reaccão dos vizinhos e outros que testemunham os assaltos? Porquê havia gente que não podia sair das casas a partir das 19 horas e outra que enchia as ruas? Por exemplo, porquê é quase eu ia mijando nas calcas quando atravessei o cruzamento de Fernão Veloso, às 19 horas quando lá estava cheio de pessoas? Porquê é a essa hora, as bermas das estradas estão cheias de jovens do sexo masculino?
Temos aí um exemplo em que 15 indivíduos assaltam uma casa e por cima 14 violam sexualmente uma mulher. Mesmo que fosse em Janga ou Mahelene tenho dúvidas que fosse numa casa tão isolada que não se ouvisse algum ruído suspeito provocado por esses malfeitores. E ninguém reagiu? Neste momento muitos têm telemóvel, porquê não o usaram para se mobilizar e comunicar à polícia?
Mas sei que há muitos que desencorajam a quem ousa com determinação em molestar a um malfeitor. Há décadas, eu que passava de mota no Belmonte, persegui a um gatuno que levara um galão de óleo de um pobrezinho a espera de chapa. Recuperei o óleo, mas muitos não chamaram isso de coragem civil senão a minha auto-exposição ao perigo. O mesmo aconteceu em Nampula quando uns malcriados atacaram a uma turista alegando trazer saia curta. Somente eu e Muarabo e umas duas mulheres fomos acudir. Mas em frente estava um polícia armado. Outra vez em Nampula, em plenas 21 horas acudi uma moca que vinha gritando nas mãos de dois jovens que queriam violar sexualmente. Mandei-lhes parar (usei diálogo) e perguntei-lhes do se passava. Os jovens disseram que ia violar na mulherzinha porque estava fora de casa naquelas horas. Assim que travei um diálogo (de um irmão mais velho) com os dois jovens enquanto a moça ia fugindo. Mas também quando contei aos outros este episódio, disseram-me que eu havia me exposto ao perigo. 
Eu discuto tudo isto com familiares e amigos, mas sei que não chega sendo sozinho. Na minha opinião, o combate a este tipo de crime passa por envolvimento de todos. Há que apontar em primeiro lugar às autoridades porque elas têm o perfil e tem gente empregada para tal. As autoridades têm tempo e até recursos para até ENVOLVER os munícipes no combate a este tipo de crime. As escolas, as faculdades deviam se envolver, com temas sobre o crime. Atenção, não falem/os de Nova Iorque, de São Paulo porque se assim for que falemos de Estocolmo ou Oslo. Peguem o SUBHANA 38, um filme em emackwa muito educativo (os pedagogos devem saber disso) para o caso de assaltos e violacão sexual. Este filme pode ser uma inspiração para discussão mesmo nos bairros o que ajudaria a educação familiar.
7 hrs · Edited · Like · 2Antonio A. S. Kawaria Vejam aqui o filme. Se houver vontade, eu posso colaborar no programa de educacão. Um abraco do vosso irmão.
http://youtu.be/lRXpruOwsLQ
SUBUHANA38
Subuhana 38 - Amalapo. Filme publicado pelo Estúdio Maisa Gravadora (EMG). Contacto: +258 84 29 85 770...
YOUTUBE.COM
7 hrs · Like · 1Yussuf Adam Estas cisas acontecem quando nao ha poder e quando a guerra esta para se iniciar..Onde estao as empresas de seguranca, os contratados no estrangeiro, as tropas, a policia....
7 hrs · LikeAlvaro Guimaraes Em que Pais estas Yussuf Adam; aqui eh a perola do indico. Nao te deves esquecer disso
6 hrs · Like · 3Edgar Barroso Damn...
5 hrs · LikeAli Raja Descordo quando se diz salarios miseravel, não existe nenhum salario no Mundo que satisfaz o trabalhador quando o salario é maior as despesas e necessidades são 10 vezes maior, dai que não é justificação a má prestação dos serviço alegando magro salario, alías é do conhecimento de todos nós os valores que os ministerios em causa pagam como salario mensal e vamos para lá cientes disso.
Então se cada um de nós quistionar a si mesmo oque que fiz ou devo fazer para o meu bairro estar livre dos criminosos? Certamente teremos problema controlado.
Importa realçar que os meliantes para além de cadeia têm medo de serem visto e reconhecidos no momento da sua actuação porque são nossos irmãos, sobrinhos, primos, filhos que convivem connosco durante o periodo diurno e na noite ficam outra coisa, dai que mantenho a posição de coragem e união entre os moradores criando grupo de vigêlancia, se a Justiça do Estado dorme o povo faz a sua propria Justiça e ai os proprios gatunos vão selecionando as zona onde acham ser perigoso para nāo entrar.
5 hrs · Like · 3Juniy Alide Pessoal é de se lamentar, o salario magro como disse Abdullah Abou-Shakur esta por de traz disso tudo. Um visinho do meu colega foi assaltado em sua casa e quando foi informado a policia na quela responderam que nao havia carro para o tal servico e o pior è que apareceram 15min depois de se escapulirem.
4 hrs · LikeAbdullah Abou-Shakur Kkkkkkkkkk
4 hrs · LikeAli Raja Juniy Alide, a viatura para a Policia trabalhar é adquirida com os salarios dos agentes?
4 hrs · LikeJuniy Alide Claro que nao...
4 hrs · LikeAbdullah Abou-Shakur Nao se despistem do assunto em debate com papos de percurso.
4 hrs · Like · 1Abdullah Abou-Shakur Com.salario dos agentes ou nao, isso nao é da conta dos populares. O importante é que o dever seja cumprido por parte dos agentes e sob condicionamento de toda a equipe desde os comandantes ao vigilante ou patrulheiro.
4 hrs · Like · 2Ali Raja Então, onde entra o magro salario? É verdade que a nossa Policia falta lhe tudo, para trabalhar até a postura fisica, se não são anemicos são retondos, isto é sinzentinho tem umas caracteristicas e o Transito tem outras que são diferentes com o guarda fronteira, migração e Pic.
4 hrs · Like · 2Abdullah Abou-Shakur O magro salário entra como incentivo à corrupção de agentes na corporação e vc sabe disso.
Se fores um dia assaltado (Deus queira q nao te aconteça isso porque verás q o cinza é terrivel pela txunancia) e cruzares com um cinza, é melhor dares gás e nao revelares no local se perderes algum bem valioso ou dinheiro.
Mas, Ali Raja vc gosta de desvirtuar o rumo de debate ou é so impressão minha? Nao te apegues a futilidades imediatas para emperrar o foco do debate.
Contribuamos com algo substancial que frutifique em prol da nossa segurança sem favoritismo além do interesse comum...
3 hrs · Edited · Like · 1Ali Raja Eu sou vitima dos assaltantes, no dia 17 de dezembro entraram na minha casa, levaram computador de mesa com monitor samsung plasma um colhão dodoma foram embora.
Liguei para o proprio comandante não me atendeu, minha esposa foi no Posto Policial de Mocone falaram falta de transporte , mas eu e minha familia temos todos impostos pago em dia.
Solução foi comprar outros bens, o meu espanto foi que as coisas estavam escondidas na casa vizinha, onde sempre esperei socorro!
3 hrs · Like · 3Abdullah Abou-Shakur Lamento. E se a sra sua esposa tivesse gatafunhado na frente do cinza em serviço umas centenas de meticais eles a tratariam com atenção e dariam o devido seguimento à ocorrência. Podes crer, Ali Raja...
3 hrs · Edited · Like · 1Abdullah Abou-Shakur E vc acha que esse é o procedimento correcto para uma corporação que se pretende garante da ordem e segurança?
Dizer q nao tem transporte não é justificável. Porquê é q não ha patrulha ou policiamento nas areas residenciais? Eis a questão.
Porque o policiamento nao requere condicionalismo como transporte e frescuras...
Com ou sem imposto pago a segurança é um dever incondicional do Estado ou seus potenciais representantes para com o povo.
3 hrs · Edited · Like · 1Ali Raja Que tipo de Policiamento se refere?
3 hrs · LikeJuniy Alide Nunca ha transporte mas vejo sempre a viatura com sacos de carvao e a fazer chapas. O carro é usado para fins pessoas...
3 hrs · Like · 1Ali Raja Eu nunca vi com carvāo, mas no dia que ver vou perguntar porque?
3 hrs · Like · 1Antonio A. S. Kawaria No meio de toda esta conversa, vamos também procurar solucão para a nossa cidade. Apesar de eu estar longe, ofereco-me a colaborar.
3 hrs · Like · 1Abdullah Abou-Shakur Desculpr, mas qtos e quais tipos de policiamento conhece, Ali Raja?
3 hrs · LikeJuniy Alide Eu quando vivia em Npla tinha uns visinhos espectaculares, fizemos uma reuniao e escolhemos um sr. Que era o chefe do nosso bairro para questoes de roubos e intervencao com a policia caso havesse necessidade. 
Compramos apitos e destribuimos para todos, caso alguem descobrisse que ha um roubo comessava a apitar e todos acordavam.
Para nos o importante era a uniao que havia.
3 hrs · Like · 2Antonio A. S. Kawaria Juniy Alide, hoje há uma vantagem porque muitos têm telemóvel. Penso que o risco de enfrentar sozinho aos gatunos é menor.
1 hr · Like · 1

Os invasores, assaltantes, violadores e criminosos nunca são identificados e encontrados e, o terror paira, neste município tido como Zona Económica Especial & Franca Industrial e com o necessário para que crimes similares não floresçam.
Não há espaço para que se alegue a falta de energia eléctrica porque mesmo antes que o fornecimento à zona Norte fosse restringido, há anos que este mal virou "de casa" e já faz filhos por aqui.
Será que o governo distrital não teria a prerrogativa de propor a activação de dispositivos de segurança, como aqueles inquilinos do Centro de Instrução de Forcas Especiais e os da Sub-Base Naval, ambos em Nacala?
Sobre o CMCN, nota-se a presença cada vez mais visível de agentes da Policia Municipal em plena luz do dia e nas ruas desfilando Avtomat Kalashnikovs, oque é de louvar se o propósito for a garantia da segurança pública no raio municipal. E, acreditando que os mesmos tenham tido tido treinamento militar ou para-militar para operar esse potente fuzil de assalto, era de supor que o seu regimento incluisse na natureza da sua actuação situações de natureza complementar aos esforços da PRM na area de segurança pública 24horas x 7dias por semana (importa recordar que 24horas inclui in toto os 2 períodos do dia: dia e noite por completo), porque está visível que, na situação em que nos encontramos, todos os meios devem ser vistos como úteis e necessários para parar este inimigo comum.
Soubemos com agrado da alocação de meios circulantes de marca FORD "RANGER", um para os serviços funerários e outros para a Fiscalização. Que se envidem esforços desmedidos com os da Fiscalizacao para que o dos Servicos Funerarios não seja sobrecarregado, em decorrência da extensão da onda criminosa destes amantes do alheio.
Meios circulantes disponiveis embora insuficientes. Contudo, quase nada foi feito desde que estes casos tomaram o distrito e cidade em particular como albergue e, a saida deste labirinto de terror e horrores passa pela intervenção a fundo de quem de direito que, ao que parece, prefere fazer vista grossa uma vez que o seu silêncio faz do problema "o rosto do povo" - porque esse povo não tem ajudante de campo e/ou segurança particular, razão pela qual transparece que o problema deve ser, politicamente, visto como marginal.
Há que reconhecer que, embora hajam efectivos novos na corporação que se espera fazerem face a insuficiência de recursos humanos no distrito, é inegável que haja uma colossal deficiência e até inexistência do patrulhamento policial nocturno por parte da PRM e, acrescida à problemática do fornecimento de energia eléctrica a Nacala, o que é de se esperar é simplesmente DESESPERADOR.
Reiteramos os devidos préstimos de quem de direito (e que se lembrem que há juramentos feitos em como tudo ao seu alcance seria feito para tornar a vida do povo/munícipe melhor e, isso passa obrigatoriamente pela garantia da sua segurança e bem-estar, por todos os meios necessários) e, já vai muito tempo nessa espera.

Sem comentários: