segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

NÃO À "CHITIGMATIZAÇÃO" DAS BEBIDAS TRADICIONAIS

Herminio Muiambo feeling hopeful
1 hr · 

Temos de ter cuidado com as tentativas de "chitigmatização" das nossas bebidas tradicionais. Há muita (des)informação preocupante/alarmante a circular. O vinho, a cachaça, o whiskey, a cerveja e outras também são bebidas tradicionais em certas culturas. Ao longo do tempo foram valorizadas, industrializadas e (inter)nacionalizadas para o benefício das gentes dessas culturas. Algumas famílias passaram esses negócios (e segredos/conhecimentos) entre várias gerações.
Infelizmente nós, cá em Moçambique, ainda estamos com dificuldades, por exemplo, de confecção dentro dos limites mínimos de higiene e de uma série de práticas recomendáveis na produção de bens de consumo público. Por enquanto consumir bebida tradicional é (e com alguma dose de razão) sinónimo de ser baixo/fraco/etc devido aos factores que mencionei acima. 
A transversalidade dos desafios na valorização, conservação, processamento, preparação, embalagem, marketing, etc de produtos locais exije uma séria conjugada de esforços. Aliás nós produzimos muita fruta (matéria-prima para a produção de bebidas, alcoólicas ou nao-alcoólicas) que está sendo sub-aproveitada, mesmo em zonas onde os níveis de desenvolvimento são muito baixos.
Produzir e consumir produtos "Made in Mozambique" é possível embora ainda tenhamos que queimar muitas etapas, algumas delas até triviais. Gostaria de um dia ouvir que um produtor Moçambicano de "phombe" (por exemplo) ganhou um prémio internacional.

PS: Se aproxima a época do canhú (ukanyi) e quero me deliciar sem prenconceitos e stress, depois de várias temporadas no "estaleiro". Aliás sempre tive o privilégio de apanhar aquele último copo...
 · 
  • Velemo Massingue Bem eu so tomo refresco e sumo e os meus filhos tambem seguirao o mesmo caminho
    59 mins · Like · 1
  • Antonio Junior Mas o fenomeno de Chitima veio alertar para um asssunto deveras pertinente na nossa sociedade, o cuidado com a saude publica. Chitima foi a campainha que tocou para nos despertar para uma dura realidade, mais do que a forma ( higienica) como e confeccionado estao as doses de cientificidade com que sao feitos ou seja o grau de toxicidade das mesmas. Cabe aos sectores de investigacao encontrar formas de transformar Phombe, Xphawana, Tontonto, etc. em bebidas comercializaveis no circuito normal de comercio. Mais do que diabolizar as bebidas tradicionais ha que encontrar formas de os tornar melhores e apeticiveis.
    36 mins · Like · 2
  • Herminio Muiambo Por acaso também há muito trabalho na valorização de sumos feitos à base de fruta disponível localmente. Produzimos toneladas e apodrecem outras tantas embora consumamos sumos importados e conservados por vários meses.
    35 mins · Like · 1
  • Velemo Massingue Enfim, este é o momento de reflexao. Mais um desafio para o Nyusi e companhia
  • Antonio Junior Um dos problemas da industrializacao por exemplo do sumo tem a ver com as quantidades disponiveis de fruta no mercado, capacidade de dispor desses frutos ao longo do ano ou a sua conservacao. Estive envolvido na constituicao duma industria de conservacao do tomate e da fabricacao do caldo e infelizmente a producao so e posssivel em 2 meses por ano e nem sequer conseguia abastecer Maputo ou seja para conservar, produzir sumos, caldos etc tinha que ter um campo de producao.
    28 mins · Like · 2
  • Antonio Junior Velemo eu diria que e um desafio para os empresarios....
    26 mins · Like · 1
  • Velemo Massingue Em algum momento chego a pensar que os nossos empresarios nao estao interessados neste ramo
  • Antonio Junior Falta-lhes o feeling do negocio como teve Johnny Walker e tantos outros....
  • Herminio Muiambo " Mais do que diabolizar as bebidas tradicionais ha que encontrar formas de os tornar melhores e apeticiveis." Antonio Junior tenho receio de que o seu primeiro comentario vai abafar o meu post!
  • Antonio Junior Sorry, nao foi essa a intencao.
    16 mins · Like · 1
  • Herminio Muiambo Com tanta água e terra fértil podemos produzir o suficiente para manter uma indústria alimentar sustentável em Moçambique. Temos de ser mais arrojados e corajosos. Temos de fortalecer a indústria alimentar para que esta seja o garante da boa qualidade de vida dos Moçambicanos. Não deveriamos falar (muito) em grandes obras enquanto o povo ainda morre a fome.
    14 mins · Like · 1
  • Herminio Muiambo E agora que todo mundo pensa em megaprojectos o Estado deveria prestar mais atenção à Agricultura e Micro-indústria.
    12 mins · Like · 1
  • Antonio Junior Pequenas industrias do tipo caseiras obedecendo a criterios rigorosos de producao e higiene. As pequenas industrias podem ser a alavanca para a transformacao e industrializacao do Pais.
    8 mins · Like · 1
  • Velemo Massingue Acho eu que agora é momento de agir, de colocar em pratica aquilo que vem escrito nos papeis
    7 mins · Like · 1
  • Velemo Massingue É momento para a materializacao dos projectos
    5 mins · Like

Sem comentários: