segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Negociações entre Governo e Renamo são retomadas hoje


Ouvir com webReader
O Governo e a Renamo anunciaram no domingo que as suas delegações vão retomar hoje, segunda-feira, 5 de Janeiro, as negociações políticas que estiveram interrompidas por duas semanas.
Anteriormente, isto é, no sábado, a Renamo havia dado a conhecer que o Governo não tinha manifestado disponibilidade para a retomada do diálogo na segunda-feira, por razões desconhecidas.
Mas um comunicado de última hora, emitido no domingo pelo Governo através do Gabinete de Informação (GABINFO), indicava que as partes vão retomar as negociações, que já chegaram à 89.a ronda.
A retomada ocorre num momento em que a Renamo denuncia o que chama “invulgar movimentação das tropas governamentais”, que constitui uma flagrante violação do Acordo de Cessação das Hostilidades Militares, de 5 de Setembro de 2014.
Na 89.a ronda de negociações, as partes saíram sem nenhum acordo sobre o modelo de enquadramento e integração dos homens da Renamo.

O Governo exige que a Renamo entregue a lista dos seus homens, mas este partido insiste que só a poderá entregar depois da adopção do modelo de integração e enquadramento e da colocação dos oficiais que actualmente considera como estando marginalizados nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
A necessidade da adopção do modelo de enquadramento como documento de base está estabelecida no Memorando de Entendimento, na sua alínea h).
A Renamo continua a exigir a partilha de responsabilidades nas Forças Armadas e na Polícia e a sua participação em todos os ramos da PRM (UIR, Guarda-Fronteira, Força de Protecção de Altas Individualidades). A mediação ficou por preparar uma proposta harmonizada sobre a administração pública, que será submetida a aprovação pelas partes. (Bernardo Álvaro)
CANALMOZ – 05.01.2015

Sem comentários: