segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Nem governo de gestão nem proposta de autonomização regional.

1. Ontem ouvi o líder da Renamo a descartar o governo de gestão e preferir avançar com a região autónoma Centro/Norte.
2. Logo hoje pela manhã uma delegação da Renamo e do Governo estavam a retomar as negociações no Centro de Conferências Joaquim Chissano SEM pontos adicionais: nem governo de gestão nem proposta de autonomização regional. 
3. Acabei de ouvir agora da STV "tarde informativa " o líder da Renamo a reconhecer que este país tem um governo, o Governo da Frelimo, que ele não reconhece [desconsiderem a contradição].
a) Afinal, porque os deputados da Renamo não vão tomar os seus assentos? 
b) Qual é o “mandato” que a liderança da Renamo obteve do povo: criar uma região autónoma CENTRO/NORTE; negociar com a Frelimo um governo de gestão ou negociar com o governo da Frelimo para terminar o processo de desmilitarização da Renamo e dos restantes pontos de agenda?

Quando há dias encorajei os deputados a tomarem posse, ou quando critiquei a Renamo por adoptar estratégias auto-destruidoras ou quando disse claramente que as exigências da Renamo (Governo de gestão ou dividir o pais) eram não só inviáveis como anti-estratégicas, houve quem se riu de mim, acusou-me de estar a “mudar de lado” ou adoptar medidas “camaleónicas”. Na verdade, esta estratégia de pressão apenas ridiculariza a quem acredita nela; a quem cegamente se atira contra tudo e todos aqueles que a denunciam. Ela é inviável e apenas contribui para expor os milhões de moçambicanos ao risco de vida por causa da violência imanente na sua linguagem; ridiculariza a quem o povo guarda expectativas para salvaguardar a paz. Ridiculariza também os que se consideram pensadores da Renamo pois é sabido que eles não têm nenhum papel a desempenhar neste festival de incoerências.
Não será favor nenhum se a Renamo não regressar a guerra. Não será favor nenhum se a Renamo abandonar as suas ameaças de dividir o país. Não foi favor nenhum Dhlakama dizer que abandonaria as suas intenções de um governo de gestão. Porque são exigências à partida quiméricas, impensadas e sem nenhuma estratégia acompanhante.
O favor que a Renamo deve prestar aos moçambicanos é PARAR de falar besteiras e concentrar-se nas negociações no centro de conferências Joaquim Chissano donde pode tirar alguns ganhos concretos para si e para os cidadãos; ordenar a retoma dos deputados aos assentos parlamentares para flexibilizar a constituição das comissões de trabalho e da presidência da AR; reorganizar o partido, que nunca se reuniu a sério desde o último congresso da Renamo em 2009 e definir uma estratégia de mobilização política a nível nacional.
Se a Renamo não fizer já, fará mais tarde. Porém, nesta altura, TODOS, inclusive aqueles que até hoje acreditam piamente na viabilidade destas propostas, dizia, TODOS terão compreendido da situação patética pela qual a Renamo os teria feito passar.
O público da Renamo não deve ser levado a acreditar sempre que é a Frelimo quem lhe rouba votos. O público da Renamo também deve acreditar que o seu partido é capaz de subverter a estratégia fraudulenta da Frelimo e ganhar o poder político por vias legais. Aqui sim, as cabeças da Renamo têm espaço para pensar.
O público da Renamo não deve nunca ser convencido que a única estratégia para suplantar a Frelimo é por via armada. O público da Renamo deve entender que a violência é o recurso do mais fraco e que no mundo civilizado em que vivemos, precisamos de apurar as nossas estratégias de sobrevivência para ganharmos o adversário político.
A liderança da Renamo não deve se especializar em transmitir ao seu eleitorado mensagens lúgubres, de reclamações e justificações sobre as várias razões da sua derrota, muito menos avançar medidas divisionistas ou separatistas. Ao público da Renamo, a sua liderança deve apresentar soluções pacíficas; estratégias ganhadoras e mobilizadoras.
Like ·  · 
  • Dalte Soberano Caro Egidio Vaz, nao consigo entender este seu comentario, quando diz que "nao sera favor a RENAMO.....", esta querer dizer, que o favor sera aceitar piamente o que foi fabricado pela CNE? O recurso do mais forte a que se refere, eh adulterar a vontade popular? Grande novidade. Em relacao a estrategia mobilizadora penso que esta evidente que AMMD tem isso de sobra.
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz Aceitar piamente significa o que Dalte Soberano? E não aceitar "piamente"implicaria em que?
    2 hrs · Like
  • Egidio Vaz Quando os factos contradizem a lógica é sempre bom perguntar. Por isso que fiz algumas perguntas introdutórias. Agradeço a quem poder responder
    2 hrs · Like
  • Vitorino José Chimica Sinceramente a Renamo e o seu Lider não sabem o que querem. Eu pessoalmente apoiei a Renamo, mas ultimamente o lider parece mais um humoristas do que outra coisa.... Já nao percebo os porquê dos comícios populares q contradizem assunto...um governo de gestão, outro divisão do país e outro negociação com p Governo q ele mesmo o lider algumas vezes disse não considerar este governo. Octávio De Jesus Domingos dou-te toda razão em todos aspectos.
    2 hrs · Like · 1
  • Dalte Soberano Penso que AMMD e a RENAMO, estao a fazer o seu trabalho politico, de reclamacao daquilo que acham que foram injusticados pelos orgaos eleitorais. Nao vejo o que olider da RENAMO esta fazer de humor, mas entendo, cada um tem os seus pontos de vista.
    1 hr · Like
  • Elecas António Frelimo e o sinonimo da coropcao CNE e o sinonimo da fraude. Governo em mocambique nao enxit so enxiste frelimo q se faz passar d governo. N houveram eleicoes em mocamb. N rest d tud q esta a acontecer e a maldad da frelimo
    1 hr · Like
  • Zefanias Augusto Namburete Em política, o seu aliando hoje, amanhã e seu inimigo.
    1 hr · Like · 2
  • Manasseis Nhachungue Mano Egidio Vaz, desde que iniciou este ciclo de contradizer-te a ti mesmo, eu me distanciei e preferi nao entrar com minhas abordagens nos teus posts. Nao te entendo meu mano... Incrivel e um cidadao que durante a campanha eleitoral defendeu de unhas e dentes a Renamo e seu candidato, me lembro como se fosse ontem, quando no dia 15 de outubro o Sr. ficou na bicha escutando alguns temas do malogrado BOB MARLEY e ainda aconselhou o publico a guarnecer seus votos... pessoalmente acompanhei tudo isso... Divulgados os resultados preliminares, o mano Egidio Vazparabenizou os camaradas. Volta e meia postou aqui no fb que retiravas as felicitaçoes a Nyusi e Frelimo e que esperavas pelo desenrolar do processo eleitoral.... Foi magnifico o teu apoio a Renamo e Afonso Dlhakama, hoje contradizes-te de novo, voltando a apoiar fraude. Oh mano Vaz, Eu fico muito pequeno para te entender.
    1 hr · Edited · Like · 13
  • Dalte Soberano Elecas, penso que aqui esta-se a falar mais da RENAMO e seu lider, vais discutir em torno disso
    1 hr · Like
  • Nelson Matsinhe A maior armadilha para o fanático é que não se dá conta quando começa a apoiar ideias sem racionalidade alguma. Muitos o tomaram nessa direcção Egidio Vaz, estão hoje feridos de dor, se sentem sem comando, a decepção lhes serra o coração e alma. Tudo porque na sua medíocre visão quando se é do contra assim se deve permanecer até até o fim. Que eles tenham inteligência para perceber a essência deste post. Uma chamada de atenção que vem a tempo, nada está perdido mas tudo depende das decisões liderança da Renamo de agora em diante.
    1 hr · Like · 1
  • Ivan Chihale Grande aula de Sapiência Dr. Egidio Vaz....melhor qie oa correlegionários da Renamo o leiam e dele aprendam.
    1 hr · Like
  • Livre Pensador Para mim quem esta a perder e Mocambique. FRELIMO e RENAMO sao dois piolhos no lombo do elefante. Nao sei se me fiz entender...
    1 hr · Like · 2
  • Egidio Vaz Manasseis Nhachungue é que não compreendeu o que eu apoiei. Eu apoiei Afonso Dhlakama e Renamo nas eleiçoes. O meu apoio era para eles ganharem. Votei e mobilizei muitos outros a fazerem o mesmo. Fui votar e as eleições terminaram com um veredicto diferente do que estava a espera. Fiz a minha parte. Agora não vou acompanhar discursos contraditorios. Quem está a ser contraditorios Manasseis Nhachungue não sou eu. É a Renamo e seu líder, com as suas exigências. Quer dividir o pais? Quer governo de gestão? Ou quer negociar com a Frelimo? As três coisas não podem acontecer com a mesma Frelimo. Uma pelo menos. Quem puser a cabeça a funcionar vai saber, principalmente porque o fim disto tudo é o que todos sabemos: tudo voltará a ficar como está. E ai, teremos todos perdido tempo. Eu porem, não quero perder tempo com coisas que sei que não vao ao lado nenhum.
    1 hr · Like · 4
  • Egidio Vaz Entendi Livre Pensador. Eu não estarei a fazer o coro de incoerências. Não sou cego e é justamente que vejo até de longo alcance que antecipo minhas decisões.
    1 hr · Like · 1
  • Manasseis Nhachungue Mano Egidio Vaz, percebi a tua abordagem e ela foi convicente ainda que nao esmagadora. Eu sugeria o seguinte, Que tal mano ficar calado pelomenos em assuntos politicos e vai nos brindando com Historias que e tua "praia"? E que quando hoje fala uma coisa e amanha outra, na minha pobre mente nao consigo notar diferença entre mano Egidio Vaz e quem Pede Governo de Gestao, Meia volta quer governo paralelo,dia seguinte quer governar onde ganhou. Que tal o silencio?
    1 hr · Like
  • Celso Cossa "Curiosos" registei em 2014. Hoje vou registar fanáticos, são apoiantes da RENAMO visto do outro ângulo.
    1 hr · Like
  • Jose Cossa Tudo dito ilustre. Parabens
    1 hr · Like
  • Avelino Namarrocolo O s posts do Egidio Vaz com todo respeito parece k sao encomendados, algum cargo de acessoria a vista.
    1 hr · Like · 2
  • Carlos De Sousa Tivir Eu não entendo de política. Também não concordo muito se quando o ladrão invade a casa de um cidadão e rouba-lhe seus bens a culpa é desse (cidadão) quem não tem cão no seu quintal nem tem possibilidades de gradear as suas janelas e portas. Aquele que ridiculariza à quem foi lesado não chore amanhã quando experimentar a mesma "sorte"
    1 hr · Like · 1
  • Jonas João Martinho Dessa vez sim Dr Egidio, forca...ainda ha vagas para si...perder tempo com humoristas e' uma loucura.
    1 hr · Like
  • Chitamef Chiraf Quase me perguntava se o mano EV nao tera passado aos G40! Sempre gostei dos seus posts neutros k publicava, agora ja nao me parece mais neutro.
    1 hr · Like · 1
  • Egidio Vaz Avelino Namarrocolo, e o que a Renamo me prometera em.troca do seu apoio?
    1 hr · Like
  • Raul Novinte Não vmaos aqui prder tempo debatendo postos do Egiio Egidio Vaz. O quetemos que buscar é estr e ser live de um grupo de pessoas que não aeitam viverr em democraca. Desde 1994 a Renamo e seu líder demosntrou querer construir umanação democratica em Moçmbique e a Frelimo nunca quiz. Pois se a frelimo se quizesse não estaria depender na organização de fraudes. O povo, a maioria das provincias onde o Dhlakama venceu, já decidiu.. quer uma Republica autonoma acabou. As conversações e Maputo são apenas brincadeiras tem sido assim.......
    1 hr · Like
  • Michel Essiaca Pela primeira vez me pronuncio aos teus posts meu caro Egídio Vaz não porque discordava com a tua linha de pensamento mas sim porque notava uma inclinação partidária. Enfim, admiro a tua forma de expor as coisas pois trouxeste algo diferente e que vá de encontro a minha maneira de encarar os agendas políticas na actualidade. Na minha opinião o diálogo é o caminho acertado para ultrapassarmos todas ambiguidades. As mudanças repentinas dos discursos do líder da Renamo confusionam-me e agastam a sua imagem junto dos seu admirados. As vezes chego a conclusão que ele não é coerente consigo mesmo e falta com a palavra o seu carisma momentâneo lhe vai trazer facturas altíssimas sem nunca atingir o seu sonho (PR). Tenho dito
    1 hr · Like
  • Egidio Vaz Raul Novinte, você sabe como se divide um país ou está a.espera de.Dhlakama para fazer por ti? E se acha que ele está tão interessado nesta República porque razão ele está a negociar a despartidarizaçao do estado e questões econômicas com o Governo de Nyusi? Outras coisas
  • Jeremias Luis Chauque So para actualização, Sr Raul Novinte, ontem houve uma grande manifestação de cidadãos de uma determinada religião na cidade da Beira e está em preparação outra para a cidade de Nampula, este fim-de-semana, motivo? repudio a tentativas de divisão do país e apelo ao dialogo na Joaquim Chissano. Parece que o povo do Centro e Norte, como gosta de dizer, não quer saber da divisão do País.
  • Nelson Junior Desde que a Renamo perdeu o Apoio militar-economico dos racistas sul-africanos,ela perdeu o rumo a seguir e ha esta percepçao de exisrencia de duas Renamos- Uma do Afonso e outra dos deputados de Maputo....neste momento actual,o Afonso diz de que em pratica quer divider o País ( a dita autonomia do Centro-Norte) e nao quer saber nada da Frelimo de Maputo) porem ao mesmo tempo a Renamo de Maputo está em dialogo com as autoridades no centro Joaquim Chissano....Nota-se de uma falta de meta séria e coerente.....Se,a Frelimo tem politicos oportunistas,corruptos e de certa forma uns larapios,a Renamo nao tem politicos...Parece a politica Moçambicana estar estagnada....Mas,que conversaçoes sao essas no centro Joaquim Chissano que nao têm fim?...em reumo,todo isto é falta de bons politicos seja na Frelimo ou na Renamo e Moçambique nao tem um Mandela!!!!....
  • Raul Novinte Por isso Caro Egidio Vaz a Renamo nunca vai ouvir escutar conselhos ou poss como os seus, pois eles fazem atrazar .... a Renamo eo povo do cetro Norte onde o Dhlakama ganhou já está avançando para um campo onde não serão perdedores .......mas sim livre e vencedores. Melhor viver numa casa pequena mas livre efeliz do que se manter vivendo numa manção e oprimido......
    33 mins · Edited · Like · 1
  • Avelino Namarrocolo Egidio, volto daqui a 2h...assim com estes posts estas acessorar a Renamo a custo zero, nao conheces a delegacao provincial ou a sede nacional pra dar estes conselhos se sao pra o bem do partido, ou ha uma agenda oculta pra seres visto doutro lado? Eu nao ataco a ninguem, somente estou decepcionado como muitos aqui.
    36 mins · Like · 1
  • Raul Novinte Armisticio Mulande, não duvides da Renamo. Poisosa você está vndo o que Renam ´capaz de fzer e como o povo está e apoia a Renamo e que a RACN está preste a nascer. que vc duvida? Então spera que vc verá com se olho de ver.......
  • José Ganhane Em siglas o líder é bom, pena que é conversa para fazer boi dormir, pois ele sabe que está perdendo tempo... O novo governo está formado e já está agindo
  • Sergio Buque O pior é pensar que tudo que sai de mim é o mais certo , e o pensamento dos outros é medíocre . É assim como muitos ganham espaços na frente da libertação mas parece que para o actual PR , isso ñ conta muito .
    27 mins · Like · 1
  • Avelino Namarrocolo Hehehehe Egidio Vaz, meu irmao nao precisa ser cientista pra perceber o quao o povo confia e vee no Dlhakama como o unico salvador das suas frustracoes, quanto as promessas que a Renamo o fez nao sei, agora que os seus posts ultimamente tem sido duvidosos todos nos percebemos duns tempos pra ca, talvez tenham o prometido algo ou estas a forcar algo. Boa sorte, mais fica saber que o seu prestigio baixara e podera atingir pontos negativos.kkkkkkkkkk
    58 mins · Like · 6
  • Jeremias Luis Chauque Com a devida permissão vou partilhar esta postagem.
    46 mins · Like · 1
  • Egidio Vaz Avelino Namarrocolo, enquanto você pensar em termos partidários jamais conseguirá ajudar o seu próprio partido. Enquanto insistir em fechar ouvidos ao pensamento diferente em relação ao seu partido, este continuará a trilhar por caminhos perdedores. Olha que a quantidade de posts contra a Frelimo é mil vezes superior que as contra a Renamo. Mas é justamente por causa disto que ela se fortalece pois apesar de.não gostar e às vezes punir, ela reflecte e antecipa-se. Vocês dá Renamo continuem a desprezar a crítica. Se tivesse percebido o que escrevi entenderia o alcance. Mas porque apenas está interessado em manter intacta a sacrossanta imagem do seu partido, me ataca. Continue assin.
    45 mins · Like · 1
  • Raul Novinte O que estou gostando é que os que estão no terreno e que sabem o que qurem são a maioria do que nós aqui no facebook. Por isso não me preoucupo!..... Presidene Dhlakama, o povo está contigo......Siga em frente!.....RACN( Republica Autonoma Centro -Norte)
    39 mins · Edited · Like · 1
  • Armistício Mulande Caro Egidio Vaz, quando mandaste-nos fugir para Nelspruit a caminho do Brasil, recebeste aqui bons aplausos dos teus "correlegionários". Agora que os aconselha a pensarem um pouco mais com a cabeça do que com o coração, estão a te apedrejar. Eu já suspeitava que assim seria; aliás, é assim que o "mundo pequeno" vive.
    eu só espero para ver o que vai acontecer em 2019; as minhas suspeitas é que teremos de novo o mesmo filme: eleições, Dhlakama candidato natural, vitória da Frelimo, alegações de fraude, não reconhecimento dos resultados e do governo, conselhos e ameaças para que os eleitos a deputado não tomem posse, ameaças de dividir o país...e muita gente aqui no facebook com a mesma azia de sempre. Ah, e aqueles editoriais que falam das bolas do PR.
    Pensar que é mesmo bom, pouca gente o faz. E aqueles que se dão a esse trabalho, como o Livre Pensador, vão fazer comentários do tipo "Frelimo e Renamo são dois piolhos no lombo do elefante", uma verdadeira lição de vida. Neste país devemos começar a pensar de forma coerente, e assim, vamos fazer política de forma coerente. Mas talvez precisamos de transições geracionais para que isso aconteça. A FRELIMO já iniciou o seu caminho, daqui a 3-5 anos é muito provável que esse caminho seja mais perceptível. Quanto à Renamo, tenho muitas dúvidas.
  • Serrote Madeira "Acusou-me de estar a “mudar de lado” ou adoptar medidas “camaleónicas” Egidio Vaz (post). 
    O que vejo aqui é que por um lado, temos Dlakama que tenta se digladiar com as suas ideias para satisfazer os seus "comparsas" e tirar algum proveito do governo, com a justificativa de estar a defender os mais fracos, os desfavorecidos, os excluídos. Por outro, vejo Egidio Vaz, no mesmo diapasão a tentar sacudir o capote na tentativa de se escapulir da roupagem que envergava durante as campanhas está numa corrida desleal consigo mesmo, indo se entregar ao governo. Mas a vida e assim mesmo, ainda há vagas no governo, alguns ministérios ainda não tem vices. Não mude a sua linha editorial sob pena de ninguém te levar a sério.
    31 mins · Like · 1
  • Egidio Vaz Serrote Madeira, deverá ser pela primeira vez à entrar para o governo. Nunca lá estive, pelo que não se sente saudades de algo que nunca se teve.
  • Serrote Madeira Na semelhanca de Celso Correia, tambem nunca trabalhou no governo...
  • Armistício Mulande Eu, caro Raul Novinte, não duvido da Renamo. Se há alguma dúvida que tenho é de a Renamo mudar de alguma forma, por mais que seja um pouquinho. É por isso que as minhas suspeitas para 2019 são aquelas lá no meu comentário anterior. 
    E tenho olhos de ver, e vejo muito bem o que a Renamo está a fazer. Quanto ao povo, nem me fale dele... eu detesto esse ente, porque não me diz nada. Para mim o povo é como a religião...diz-me absolutamente nada. Pelas duas coisas há gente que mata, mutila, extorque, rouba, etc...em nome do povo e da religião.
  • Egidio Vaz Serrote Madeira, estás a colocar num patamar que não mereço. Eu não sou nada
  • Narcísio José Mula Eu estou convencido de que vão tomar posse sem serem pressionados. Não sei porque é que nos apressamos a critica-los. Quando negociaram o pacote eleitoral também foram criticados mas conseguiram alguns ganhos. Acho que devemos deixar para os políticos o que é dos políticos.
  • Serrote Madeira forca ai mano Egidio Vaz....
  • Raul Novinte Mula, oque é política e quem são os políticos?
  • Narcísio José Mula Se nao sabes a resposta dessas perguntas então não serves para comentar aqui
  • Raul Novinte Então vc é um politico, neh?
  • Laura Souto Meu caro Egidio Vaz, parabens pelo post.
  • Eduardo Santos Mapata o dialogo no CCJC é necessario pois é ela onde a renamo pode negociar certas posicoes estrategicas pra o bem deste povo que ja vém a anos e anos pra nao dizer metade de seculo a sofrer com a frelimo.
    e + se o Dlhakama diz isto e aquilo na minha opniao é uma forma de poder ser entendido!
    12 mins · Like · 1
  • Narcísio José Mula Acho desnecessário fazer pressiona-los para tomar posse. Desconfio das intenções de quem o faça. Eles concorreram voluntariamente, ninguém os obrigou. Eu tenho fé que eles tomarão posse.
    7 mins · Like

Sem comentários: