quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Novo parlamento investido sob boicote da Renamo - 12/01/2015


12/01/2015

Novo parlamento investido sob boicote da Renamo


A nova Assembleia da República (AR) foi hoje empossada em Maputo, numa cerimónia marcada pelo boicote dos 89 deputados eleitos pela Renamo, principal partido de oposição.

Dirigido pelo Presidente da República cessante, Armando Guebuza, no acto foram investidos 142 dos 144 deputados da Frente Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, e 17 do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira maior força.

A sessão serviu igualmente para a eleição da presidente do órgão, tendo sido reconduzida Verónica Macamo, da Frelimo, que concorreu sozinha à sua própria sucessão, com 142 votos, equivalentes a 89,3%, precisamente o número de deputados da Frelimo hoje presentes na sessão.

A votação para a presidência da AR registou 17 votos em branco, que correspondem ao número de deputados do MDM.

Apesar de manter o domínio do órgão, a Frelimo deixou de ter a maioria qualificada que tinha no parlamento cessante, ao perder 47 dos 191 deputados que elegeu nas eleições gerais de 2009.

Com a perda da maioria qualificada, o partido no poder já não pode sozinho alterar a Constituição da República, como pretendeu fazer na legislatura que cessou hoje funções.


Por seu turno, a Renamo aumentou 38 lugares em relação à legislatura cessante e o MDM nove assentos.

Falando após a investidura da nova AR, o chefe de Estado apontou o reforço do Estado de direito, a promoção do diálogo e a colaboração com as outras instituições de soberania como posturas que devem pautar a conduta dos novos deputados.

"Que todos cheguem ao fim do mandato com o sentimento de dever cumprido", enfatizou Armando Guebuza, num breve discurso.

Falando aos jornalistas à margem da cerimónia, a chefe da bancada da Frelimo, Margarida Talapa, considerou como "irresponsável e falta de cultura de Estado" a decisão da Renamo de boicotar a tomada de posse, em protesto contra uma alegada fraude eleitoral nas eleições gerais de 15 de Outubro.

"É muito triste assistir a este tipo de atitudes, esta é a realidade, a face da Renamo, é uma Renamo irresponsável e sem cultura de Estado. Acredito que muitos deputados da Renamo estão tristes, gostariam de tomar posse, mas foi-lhes dito para não tomarem posse", afirmou Margarida Talapa.

A chefe da bancada da Frelimo, que assume a função pelo segundo mandato consecutivo, declarou que o seu partido vai privilegiar o diálogo com a oposição, mas, na falta de consenso, irá impor o poder da maioria de que goza, "para que o país não fique refém de pessoas que não querem o desenvolvimento".

Por seu turno, Lutero Simango, chefe cessante da bancada do MDM, afirmou que o partido vai lutar por políticas inclusivas e abrangentes ao longo do mandato parlamentar que se iniciou hoje.

"Queremos uma sociedade participava, inclusiva e abrangente, lutaremos para que Moçambique tenha politicas inclusivas, lutaremos para que em Moçambique haja políticas de concórdia nacional", afirmou Simango.

O deputado do MDM escusou-se a comentar a decisão da Renamo de boicotar a tomada de posse.

O principal partido de oposição boicotou a tomada de posse na AR por não reconhecer os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro e exige a formação de um governo de gestão como solução para crise provocada pela sua recusa dos resultados do escrutínio.

No sábado, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, ameaçou criar uma república autónoma na região centro e norte como solução para o impasse político no país.

Lusa – 12.01.2015
Poderá também gostar de:







Comments

1
José Carlos Cruz said in reply to umBhalane...


..."a diferença entre a Renamo e a Frelimo é o que impede a Renamo de tomar o poder à força"... e ..."Outra organização terá que o fazer, não o partido político Renamo"...

Senhores, a tomada do poder à força nunca é feita por partidos políticos com assento no parlamento. Essa missão pertence a organizações criadas para esse propósito, muitas vezes designadas por movimentos, grupos rebeldes, etc.

Dizem muitos que os membros do partido político Renamo, incluindo os deputados na Assembleia da República, deveriam responder pelos ataques dos homens armados até ao ano passado.

De facto muitos membros foram presos, torturados e mortos, sem julgamento. Mas se tivessem sido julgados com justiça sob a acusação de pertencerem à Renamo ala militar envolvida nas hostilidades com as FDS, seriam declarados inocentes.

Não existe Renamo ala militar e os membros do partido Renamo não têm qualquer associação com os militares. Recordemos que a Renamo nunca emitiu nenhum esclarecimento sobre quaisquer combates. Assim, todas as informações sobre o desenrolar das hostilidades militares tiveram como fontes as autoridades, os órgãos da comunicação social e as redes sociais na internet.

Que ninguém duvide que os membros da Renamo nada sabem sobre as actividades militares. Tal conhecimento é altamento perigoso e pode levar à morte - depois de muita tortura.

A finalizar, Dhlakama nunca afirmou que os seus homens vão tomar o poder à força. O que afirma, sim, é que tem guardas que sabem defender-se e bem. E com efeito, segundo testemunhas, os combates que se realizaram foram protagonizados por homens armados com idade bem acima de jovens. Não há testemunhos de jovens em combates, a não ser os das forças governamentais.

Senhores, peço que atentem com cuidado à precisão da linguagem quando lidamos com este assunto. Não tentem introduzir outras ideias onde elas não existem. Por exemplo, nunca neguei que a Frelimo só sai pela força. O que afirmo é que não é a Renamo como partido político que vai usar meios militares. Creio que deveriam fazer um esforço para compreender o sentido destas afirmações. Respeitosamente.


2
Francisco Moises said in reply to Khanga Hanha Muzai...


Caro Khanda Hanha Muzai,

Antes que va dormir vou tentar passar em revisao as perguntas que colocou. Obviamente nao tenho respostas para elas senao umas teorisaçoes que faço enquanto evitando a parcialidade entre os dois grupos, mas falando honestamente sobre um e outro lado.

1. Quanto a sua primeira pergunta sobre o possivel desfecho deste drama entre a Frelimo e a Renamo, por enquanto tudo permanence no reino de advinhas e dos deuses. Vejo mal como um lado possa ceder, principalmente a Frelimo. A Renamo provavelmente podera ceder em muitos aspectos se se deixar embrulhar pela Frelimo que como, se pode advinhar, tem sempre a tendencia de nao ser sincera mais tarde quanto a implementaçao do acordado.

Seria inocente pensar que a Frelimo quer na verdade a guerra, mas ela pode tentar a sua sorte se pensa que pode federir algum golpe contra a Renamo como o Nyussi fez em Satunjira e terminou com a sua Frelimo humilhada e ajoelhada, choramingando e mendigando por uma paz com a Renamo. Apesar da vanglorificaaçao do Dhlakama que a semanana passada disse a Frelimo para ter cuidado visto que ele nao vai admitir as suas brincadeiras e que a Renamo é superior militarmente, Dhlakama tambem nao quer a guerra. O perigo porem é ele perder o controlo dos homens nas matas e algum outro General jovem convencido que somente porradas é a via a seguir contra a Renamo tomar o poder la nas matas se os homens nas matas pensarem que ele Dhlakama sempre cede e os trai. Como a Frelimo depende de astucia e a Renamo despreza a Frelimo visto que no passado sempre ela lhe deu porradas, estamos na verdade perante uma situaçao com muitos incognitos e variaveis. Rezemos, cada um a sua maneira, para que nao haja uma outra guerra, principalmente daquelas guerras que deixam o derrotado assustado e nao afastado do poder e mais criminalmente arrogante do que nunca.

2. Dirigentes de cada lado tem os seus interesses em primeiro lugar. Quanto a Frelimo, ela ja demonstrou que nao é util para os interesses do povo. Quanto aos lideres da Renamo, nao se espere grande coisa se jamais conseguir o poder. Os seus dirigentes ja demonstraram a sua ganancia sem jamais por os interesses do povo a frente sob a escusa de que eles nao tem o poder. Mesmo quando a Renamo tinha dinheiro principalmentre durante a Onumoz, ela nao fez nada para ajudar as populaçoes com alguns projectos e o dinheiro dela terminou algures nas maos e nos bolsos do Dhlakama e dos seus sequazes mais proximos, alguns dos quais andavam a ostentar sacolas com dolares americanos. Gostaria de dar nomes, mas fica melhor sem mencionar individuos. Uns deles conseguiram mesmo ser ricos, principalmente aqueles que eram os favoritos do Dhlakama na altura.

3. A Frelimo adora o poder e é em nome do poder que faz tudo por tudo incluindo travar guerras e praticar o roubo dos votos para se manter no poder. Obviamente um partido que praticou uma das piores tiranias no mundo nao ama minimamente o povo e isto incluindo o povo do sul que foi tao vitima das brutalidades da Frelimo como os povos do centro e do norte. Samora até tinha dito que a gente do sul eram reacionarios e ex-pides que mereciam maior castigo nos campos de concentraçao do que os outros visto que eles os do sul nao tinham sofrido como os outros que viveram nas zonas da guerra colonial.

Samora Machel disse ao um outro analfabeto como ele, um sena de nome Braz, que ele fez de chefe do posto em Niassa para castigar a gente do sul que iriam chegar para ser re-educada No Niassa com maior rigor e sem piedade. Grandes numeros de gente de Maputo principalmente que sao predominantemente do sul foram despachados para os campos de concentraçao quando a Frelimo empreendiam rusgas para deter e enviar os ditos marginais, reacionarios e xiconhocas para Niassa e Cabo Delgado para la serem re-educados.

4. A republica do centro é uma ideia nao muito séria. É simplesmente um sinal de desespero do povo do centro e do norte por causa da exclusao que a Frelimo pratica contra eles. Se houver um regime que pratica a inclusao administrativa e economica, asseguro-lhe que nignuem ira falar disto. Mas se o Nyussi que é do norte praticar a inclusao e nao se deixar ser controlado pelos gazenses para continuar a excluir o centro e o norte, a ideia continuara com o perigo de que certas pessoas no centro principalmente poderao tomar a coisa a sério e podem causar disturbios. Individuos que pensam que nao tem nada a ganhar e a perder podem ser muito perigosos.

5. Negociaçoes sas e sabias da parte da Renamo e da Frelimo, isto nao vejo a acontecer. A Frelimo querera embrulhar e obrigar a Renamo aceitar coisas com o intuito dela depois fazer o contrario como sempre fez. O Paunde disse algumas semanas atras que a Frelimo mantera sectores do partido nos lugares da funçao publica e noutros lugares chaves da vida socio-economica do pais. Estamos avisados. Ao dizer aquilo, o Paunde refletia a linha politica da Frelimo e o que foi decidido para o futuro. Quando falava, ele so agia como porta-voz do seu mestre, o partido Frelimo.

6. Os lideres da Frelimo e da Renamo sao exactamente aquilo que sao -- mamutes com pouca inteligencia, sinceridade e honestidade. Os lideres da Frelimo sao arrogantes, falsos, mentirosos e gananciosos. O Dhlakama é mercurico e pode decidir qualquer coisa que entender a qualquer hora. Nao pensa muit antes de decidir. Pelo que o perigo dum conflito ainda nao se afastou. Nem um nem o outro lado entende o que a liberdade e a democracia sao realmente. Cada lado pensa e depende de musculos.

Fim

Em suma estas sao as minhas ideias quanto as suas perguntas. Nao as chamaria respostas exactas, o que nao sao. Sao, como disse no principio, teorisaçoes baseadas nas tendencias do comportamento de cada um ds dois lados.


3
Francisco Moises said in reply to umBhalane...


Nesta sua visao estamos juntos e posso reviver a minha fé na Renamo, embora haja muito comportamento mercurico por parte do se lider. Eu posso ter fé na Renamo somente se ela conservar os seus dentes, coisa que o MDM nao tem, dai que a Frelimo pode brincar mais com este partido do que com a Renamo.

Quanto a pergunta que o nosso amigo Jose carlos Cruz lhe fez se a Renamo deve se abolir politicamente para ser uma organisacao tipicamente militar, eu penso que a Renamo embora se esforçou para se tornar numa organisaçao politica, ela nunca deixou de ser militar, dai que houve levantamentos dos homens da Renamoo em muitas provincias do pais - Nampula, Zambezia, Tete, Manica, Sofala, Inhambane, aquando das recentes escaramuças militares que terminaram num acordo entre o Dhlakama e o Guebuza.

Sera que alguem pode fazer a mesma pergunta se a Frelimo deve deixar de ser politica para se fazer tipicamente militar? Todos nos que acompanhamos a historia da Frelimo e a sua tomada do poder dos portugueses sabemos que a Frelimo nunca deixou de se ser militar. Nos outros que estivemos com a Frelimo em Tanzania sabemos que a guerrilha da Frelimo chamava naquele momento exactamente forças populares da libertaçao de Moçambique(fplm), nome este que continou depois da independênica como forças populares da libertaçao de Moçambique, as tais FPLMs, sem nenhuma alteraçao na ordem das palavras no nome.

A Frelimo tomou o poder e reenforçou as suas antigas fplm como o novo exercito regular para consolidar o seu poder.

Eu penso que o problema do nosso amigo Jose Carlos Cruz é o de ser muito idealista numa situaçao onde o idealismo nao nunca foi, nao é e nunca sera uma coisa pratica com a Frelimo. Dai que o Mateus Pinho Gwenjere errou quando desencorajava os homens macondes na sua maioria que queriam se armar contra a Frelimo liderada por Mondlane. Ele misturou a religiao com a politica quando dizia que ele era um homem de Deus e pensou que se podia alterar a situaçao na Frelimo dos sanguinarios recorrendo ao uso da razao.

A Frelimo na respeitou o Coremo (Comité revolucionario de Moçambique)baseado na Zambia que ate fazia alguma guerrilha contra os portugueses em Tete. Mesmo durante a guerra dita colonial, a preocupaçao do grupo do Mondlane e Samora era o de caçar e eliminar os guerrilheiros do Coremo em Tete antes de enfrentar os portugueses. E quando Kenneth Kaunda, a mando do Julius Nyerere antes das negociaçoes entre a Frelimo e os portugueses em Lusaka em 1974, decidiu acabar com o Coremo, aquilo foi o fim do Coremo que por aquele tempo teria sido uma força formidavel se nao tivesse sido que Paulo Gumane, o lider do Coremo que conheci pessoalmente em Nairobi, nao tivesse sido um alcolico acabado.

Ironicamente, foi um dos grandes homens da Frelimo, Pedro Comissario, que me disse que a nossa politica de confrontaçao pacifica liderada por Gwenjere contra os lideres da Frelimo liderados por Eduardo Mondlane estava errada e que deviamos nos ter armados.

Nao bate bem e como sério quando Jose carlos Cruz insiste em dizer que o objectivo da Renam nao é de tomar o poder, um facto que é negado pelo facto de que Afonso Dhlakama e a Renamo por cinco vezes concorreram para a presidencia e nas eleiçoes gerais para bater a Frelimo, mas viram as suas vitorias cada vez inutilisadas por batotas da Frelimo. Sinceramente, sera que o nosso amigo que a Frelimo estaria a negociar com a Renamo se esta nao tivesse dentes e sera que o Cruz gostaria de ver tais dentes entregue a Frelimo para a Renamo ser degolada num abrir e fechar de olhos?

Eu penso que Dhlakama sabe do perigo de render todos os seus homens e as suas armas. Se a Renamo fizer isto, ela tera irremediavelmente cavado a sua cova para o seu proprio enterro. Nunca se deve brincar com a Frelimo.


4
umBhalane said in reply to Jose Carlos Cruz...


Caro Jose Carlos Cruz

Tanto a FIRlimo, como a RENAMO, são organizações político-militares.

Mesmo que fossem apenas partidos políticos, o objectivo final é sempre chegar ao poder - para poder governar, implementar os seus programas, caso da RENAMO.

A minha opinião é que a FIRlimo já deveria ter sido erradicada totalmente, o que reconheço não ser viável, mas, pelo menos, reduzida à sua expressão mínima - como aconteceu com quase TODOS os partidos comunistas, e portanto totalitários, mormente os da U.R.S.S., e suas colónias/satélites.

As más práticas da FIRlimo durante todos estes anos desde 1974/75, implicam tolerância ZERO.

A não ser que cedam, e tem mesmo que ceder.

"O fraco rei faz fraca a forte gente"

Para que fique MUITO CLARO, a RENAMO só vale alguma coisa, enquanto tiver Combatentes do Povo, armados e prontos para bem combater.

Eles são o principal esteio, o corpo da RENAMO, a sua viabilidade.

No dia em que os Combatentes, filhos do Povo, virarem as costas, a RENAMO é liquidada pela FIRlimo.

Afonso Dhlakama sabe-o muito bem.


5
Francisco Moises said in reply to Jose Carlos Cruz...


Muito interessante. O comentario do sr. Jose Carlos Cruz me intriga bastante como e tambem contraditorio visto que diz que a luta da Renamo era para forcar o sistema multipartidario, o estado de direito e a economia do mercado ao mesmo tempo que diz que a fase da Renamo para derrubar a Frelimo militarmente findou com o acordo de paz de Roma.

Nao penso que para a Frelimo a fase de derrubar a Renamo militarmente findou com o acordo de Roma. O senhor Cruz reconhece que a Frelimo se serve de brutalidades contra os oponentes num pais que o sr. Cruz reconhece como uma de facto e de jure democracia multipartidaria.

Sr. Cruz, a democracia multipartidaria mocambicana presente e uma fantochada em que nenhum partido da oposicao e os seus membros sao respeitados. Vemos que quase por todas as partes a Frelimo caca os membros da Renamo e desencadea brutalidades e mata principalmente pessoas da Renamo.

Para o sistema actual de Mocambiqe ser reconhecido como um sistema multipartidario, todos os partidos, em especial o partido no poder, devia, agir com respeito e dignidade em relacao aos outros partidos e os seus membros. Em que democracia um governo desencadea uma operacao militar como a Frelimo o fez contra Afonso Dhlakama em Satunjira, forcando o lider da Oposicao a se retirar com um rato perseguido por um gato dum lugar onde ele apelava a Guebuza para se encontrar com ele para falarem de muitos e varios problemas que tinham transformado o tal sistema multipartidario em piada? Em que democracia o partido no poder nao respeita os eleitores e deturpa os resultados das eleicoes? Em que democracia quando ha eleicoes os comissarios politicos ou os secretarios do partido no poder se assentam nos lugares das urnas e dizem aos leitores a quem votar e introduzem votos fraudulentos nas urnas? Em que democracia real o governo manda a policia para controlar as urnas e alerta as forcas armadas para agirem e assegurarem a situacao como Guebuza o fez?

Sera que o sr. Jose carlos Cruz ja viveu numa verdadeira democracia ou so acredita naquela que a Renamo e a Frelimo dizem ser uma democracia?

Asseguro-lhe que muitos renamistas nao pensam como voce e Dhlakama e muitos por ai ainda pensam que a Frelimo deve ser derrubada pela forca desde que ela nao permite que isto aconteca por via de eleicoes e nunca acontecera e nao respeita os partidos da Oposicao e o povo.

Que a Renamo continue nesta sua crenca de acreditar que nao se deve nunca agir para afastar os tiranos da Frelimo mesmo pela forca quando a Frelimo cria uma situacao intoleravel como tem vindo a fazer e que a sua missao e meramente de resistir e ser vitima juntamente com o povo que a apoia. Que a Renamo nao se envolva mais em accoes militares desnecessarias sem o objectivo de afastar a governacao da Frelimo.

Dada a sua exposicao, eu pessoalmente ja nao vejo a necessidade de simpatisar pela Renamo cuja missao e meramente de criar disturbios militares e deixar a Frelimo no poder para respeitar uma constituicao que a propria Frelimo nao respeita. O seu comentario abriu os meus olhos e asseguro lhe que abrira os olhos de muitos que acreditavam na renamo com uma forca que em principio devia agir como travoes para as brutalidades da Frelimo e agir com decisao se necessario for para afastar este regime hideondo que tudo faz para acabar com a Renamo.

E o proprio comportamento da Frelimo que dita que homens serios ajam contra as suas brutalidades para por termo a elas e assegurar a dignidade para o povo de Mocambique e nao sou eu. E se a Renamo nunca estara preparada a faze-lo, que fique assim como martires das brutalidades da Frelimo


6
Jose Carlos Cruz said in reply to Francisco Moises...


..."concorda que a Frelimo como partido politico se serve de armas para se manter no poder e continuara a fazê-lo em desrespeito da tal constituiçao nacional? Concordara tambem que a Frelimo nao respeita a tal constituiçao pela qual a Renamo lutou com armas nas maos?"

Dr Moisés, a Renamo é diferente da Frelimo. Se fosse igual em comportamento então não seria a resistência à Frelimo. Seria apenas uma concorrente ao poder, como o MDM.

A diferença entre a Renamo e a Frelimo é que a Renamo tem como causa, ainda, os mesmos objectivos que teve na guerra de dezasseis anos, nomeadamente a democracia multipartidária, o Estado de direito e a economia de mercado.

A Renamo entende que a democracia multipartidária já é uma realidade no País, embora frágil e ameaçada; mas que o Estado de direito ainda não funciona devido às células partidárias da Frelimo e do MDM; e que a economia do País não é de mercado, porque os mercados funcionam sob regras ocultas impostas pela nomenclatura da Frelimo, o que permite o domínio dos mercados por monopólios e oligarquias associadas aos membros influentes do partido no poder.

A governação da Frelimo é desastrosa e está a levar o País à ruína total. Não obedece à Constituição. Recusa aceitar a participação popular nas soluções dos problemas existentes e não aceita a consulta pública.

A Renamo exige o respeito pela Constituição e suas leis. A Frelimo responde com brutalidade e ataca verbalmente ou fisicamente todos os que a opõem.

A Renamo, contudo, não é uma organização militar com o objectivo de derrubar a Frelimo. Essa fase da Renamo já passou, terminou com o Acordo Geral de Paz em Roma em 1992.

A Frelimo tem como causa, alegadamente, o combate à pobreza absoluta. Para tal não hesita em despojar o País dos recursos ambientais para enriquecer os seus membros favoritos.

Portanto, caro Dr Moisés, a diferença entre a Renamo e a Frelimo é o que impede a Renamo de tomar o poder à força. Outra organização terá que o fazer, não o partido político Renamo, partido liberal de centro direita que luta pela democracia multipartidária, pelo Estado de direito e pela economia de mercado em Moçambique.




7
Francisco Moises said in reply to Khanga Hanha Muzai...


Desde menino, como mininu, sempre tive a noçao dum Moçambique como um territorio uno e indivisivel e a ideia de dividir o pais nao me apetece, mesmo apesar das politicas intoleraveis da Frelimo. Mas respeito aqueles desesperados que a deseja. Como mininu, embora sob o colonialismo, sempre pensava em um Moçambique que devia ser independente e para todos -- com cada individuo fosse qual fosse a sua cor da pele, a sua religiao e as suas crenças tradicionais ou espirituais a erguer a cabeça e a si dizer: sim senhor, sou moçambicano.

Mas a experiência com a Frelimo ensinou-me a perder a fé no Moçambique, a ser muito cinico e a nao entreter gratuitamente conceptos de boa vontade perante uma corja de liderança de ursos, lobos e hienas cinicos desumanos e desumanisados. Tais dos ursos, lobos e hienas cinicos ainda continuam no poder embora alguns deles que se consideravam como imortais tais como Eduardo Mondlane, Samora Machel, Bonifacio Gruveta, Aurélio Manave, Sebastiao Mabote e tantos outros miséraveis no sentido hugo-esco de "Les Misérables" para significar "pobres de alma e espirito, desumanos e desmazelados, oprimidos e opressores, ladroes e exploradoes" passaram para o outro mundo, para exactamente aquele mundo para onde eles tinham despachado muitos individuos, moçambicanos ou nao moçambicanos.

Penso que até entao os argumentos nesta columa foram dos melhores com individuos a se aprofundarem filosoficamente e nisto cumprimento os mestres sabio, Jose Carlos Cruz, silvio pedro, Mwana Mulungo (estas palavras querem dizer "Filho de Deus" como o bom Jesus Cristo), mestre umBhalane e o sezudo Khanga Hanha Muzai.

Embora falamos difusamente, todos concordamos que a Frelimo é um pulga na pele dos moçambicanos, que Dhlakama nao é inutil mas que deve aprender a se acordar e a nao se manter em situaçoes impraticas que nao indireita a Frelimo cada vez que pega em armas. O profundo Muzai superou quando ao louvar o Dhlakama tambem lhe faz uma critica dizendo que "o Sr. Dlakama, parece ter percebido essa mensagem e de facto assim procedeu, mas, cometeu o erro de não os afastar, tendo somente os assustados, fê-lo nos 16 anos de guerra e ainda a bem pouco tempo nestes últimos 2 anos."

Esta observaçao é das mais belas que tenha lido. Entendemos todos que fazer uma guerra é a pior coisa que se deseja. Mas fazer a guerra somente para assustar e nao afastar os sanguinarios e deixa-los no poder embora batidos é a pior coisa que possa acontecer.

Idealmente, é a minha opiniao bem considerada que o lendario General ou um outro nao nos meta mais em guerras que exigem muitos sacrificios se:

1. nao tem a intençao de ganhar ou de forçar o inimigo a capitular.

2. e nem em guerras somente para assustar e nao afastar os vagabundos.

Peço que o senhor Jose carlos Cruz considere a minha severissima critica da Renamo como uma critica de boa vontade e nao hostil. Quem te ama te diz que tens piolhos nos cabelos e quem nao te ama te diz que estas lindissimo enquanto pululam piolhos na tua e pela tua cabeça. Nao sou inimio da Renamo ou do MDM. Nao posso ter dois ou mais adversarios ao mesmo tempo, a Frelimo e o MDM. Mas reservo-me o direito de criticar a Frelimo, a Renamo e o MDM que agora faz a triste figura de dançar com a Frelimo. E este é o meu direito democratico pelo qual lutei e fintei as balas dos algozes da Frelimo.


8
Jose Carlos Cruz said in reply to umBhalane...


Caro umBhalane, desculpe pergunta tão directa e radical, mas é para perceber melhor as ideias aqui discutidas. Propõe então que seja abolido o partido político Renamo e se estabeleça somente uma organização militar encarregue de lutar contra a Frelimo até à sua liquidação total?


9
umBhalane said...


EU SÓ ACREDITO ACREDITO NO "PÉ DESCALÇO",

naqueles que NADA têm a perder pois NADA possuem - os excluídos, os donos da POBREZA ABSOLUTA,

O POVO.

"Morrer não é castigo".

NÃO ACREDITO em burgueses, instalados na vida, acostumados, vassalados, comprados, acomodados mesmo com migalhas e porrada, assimilados, que vestem óculos, calcinhas,..., dependentes, DERROTADOS.

"Voam mas não são passarinhos".

ACREDITO no escol de Heróicos Combatentes do Povo, que de armas na mão, ou com outros meios/tarefas, se congregam na RENAMO.

Sem as baionetas destes Resistentes, destes Heróicos Combatentes, do Povo, nada mais subsiste.

Centros de conferências, conversações, diálogos de surdos e catreva, nada tem bases sem as armas em prontidão, a eficácia combativa destes Homens que combatem por ideais.

VOLUNTÁRIOS.

A BASE DE TUDO.


NÃO SÃO MERCENÁRIOS.


Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.

PENSA BEM, pensa junto comigo.


É BOM ACORDAR DE VEZ.

FUNGULANI MASO.

A LUTA É CONTÍNUA


10
umBhalane said in reply to Franxcisco Moises...


Estamos JUNTOS, Mbuya.

"É glorioso ser poder"


Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.

PENSA BEM, pensa junto comigo.


É BOM ACORDAR DE VEZ.

FUNGULANI MASO.

A LUTA É CONTÍNUA


11
umBhalane said in reply to Jose Carlos Cruz...


"Somente os mais próximos da direcção do MDM tentam prejudicar a Renamo."

Disse TUDO.


Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.

PENSA BEM, pensa junto comigo.


É BOM ACORDAR DE VEZ.

FUNGULANI MASO.

A LUTA É CONTÍNUA


12
Khanga Hanha Muzai said in reply to Francisco Moises...


Hoi Moçambique

Feliz 2015? Sim feliz 2015 é pelo menos o que eu desejo para os meu compatriotas, no entanto, diga-se em abono da verdade que tal felicidade ainda é uma miragem factual de tal maneira que hoje mal podemos prever o acontecerá nas horas seguintes, dias seguintes assim por diante.

Depois de uma minha relativa ausência involuntária mas imperativa, deixei de confabular com os meus manos sobre os assuntos que são do interesse de todos os moçambicanos e dos simpatizantes deste povo que são muitos.

Irmãos, rabisco estas palavras para dizer que basta lembrar que a nossa nação é única do mundo com uma bandeira que ostenta símbolo militar moderno que se chama AK47, este símbolo leva-me a procurar compreender a sua importância na sociedade moçambicana, concluí nesse exercício que a desgraça do meu povo foi premeditada por aqueles que acharam que a AK47 era um artefacto promotor de paz, aliás, na nossa bandeira as cores que simbolizam a paz são quase invisíveis de tal maneira que se alguém socorrer-se de uma lupa/binóculo não seria de estranhar, assim pode-se deduzir que os Naxingueyanos de 1962, já previam que ao tomar poder só poderiam ser afastados de tal poder por forca de uma única via a da “AK47”, o Sr. Dlakama, parece ter percebido essa mensagem e de facto assim procedeu, mas, cometeu o erro de não os afastar, tendo somente os assustados, fê-lo nos 16 anos de guerra e ainda a bem pouco tempo nestes últimos 2 anos, ora bem, faço este intróito com o único objectivo de frisar que para muitos como eu não RENAMISTA e não FRELEMISTA e nem MDEYEMISTA resta-nos o desespero total, pois não custa muito imaginar o que acontece quando o Lendário General zanga, sabemos todos que se a FRELIMO primar por continuar a ignorar as proposta do Sr. Dlakama, a este não restará outra alternativa se não mostrar o músculo, ai, mais uma vez, iremos desaguar numa guerra de consequências que invariavelmente sacrificarão o povo, pois, este pagará o preço da estupidez daqueles que detém a força das armas e se dizem políticos.

Dr. Moises, Sr. Cruz , Sr. Sabio, Sr. umBhalane, Sr. Silvio

Li atentamente vossos comentários e considerações não tenho como não concordar com as indagações e criticas que desfilam, no entanto ocorre-me perguntar a quem poder me responder;
Qual é o mais provável fecho deste DRAMA moçambicano?

Que objectivos têm os dirigentes dos partidos beligerantes em relação ao povo?

O que está acontecer mostra que a FRELIMO adora o povo ou o poder?

A RENAMO ao procurar propor a “República de Moçambique 2 no centro e norte do país”, esta a faze-lo porque será para o bem do povo ou somente da RENAMO?

Que negociações podem ter lugar de forma sã se uns vão reforçando as suas posições militares em volta de seus oponentes?

Como se chega ao entendimento entre dois MAMUTES que acreditam que só a força do músculo substitui sem problemas as palavras sãs e sábias do povo??????????????????????????????????????????????????????????????????


Eu, pacato cidadão tenho apelado por poderes sobrenaturais para ganhar capacidade de antever os minutos, horas e dias em a desgraça terá o seu reinício, parece não fazer sentido nenhum que as Assembleias Provinciais da República tomem posse sem saber se amanha irão falar debaixo das cadeiras com medo de alguns silvos de balas errantes?


Mesmo nos filmes de ficção científica dificilmente se encontram cenas equiparáveis, mesmo no mundo do Flash Gordon onde até os bichos falam, quando povo reclama o rei/imperador ausculta e pondera.


Resta dizer 
Khanga Hanha Muzai


13
Mwana Mulungo said in reply to Jose Carlos Cruz...


Caro Sr Jose, Boa tarde! Sua pergunta foi boa e opurtuna.
como Dhlakama pode tomar o poder à força sem que lhe aconteça o mesmo que aconteceu a Savimbi?
Mas como sabemos que nos dias o Dhlakama, tem sido chamado Messias de Mocambique por muitos e muitos, isto significa que o Dlakama e a voz do povo, povo este que e menosprezado e excluido pelo regime que esta no poder a mais de 30 anos por ai.... se acontecer o mesmo que aconteceu com Savimbi, saibam que terao que fazer o mesmo com o povo,,,, pois surgirao muitos Dlakamas.... por ai e por aqui...... lembre-se que Dlakama nao esta sozinho, mas sim ele tem o povo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! o povo ja acordou....


14
Francisco Moises said in reply to Jose Carlos Cruz...


"Como partido político a Renamo lutou para ganhar as eleições e vai continuar assim. Como partido político não pode pegar em armas para conquistar o poder. Isso é contra a Constituição pela qual a Renamo lutou de armas na mão durante dezasseis anos" -- Jose Carlos Cruz.

O senhor Jose Carlos Cruz concorda que a Frelimo como partido politico se serve de armas para se manter no poder e continuara a fazê-lo em desrespeito da tal constituiçao nacional? Concordara tambem que a Frelimo nao respeita a tal constituiçao pela qual a Renamo lutou com armas nas maos? A Renamo nao lutou por 16 anos por prazer de lutar, mas foi forçada pelas acçoes da Frelimo.

E foi assim que tambem aconteceu durante a curta guerra civil recente que a Frelim lançou contra a Renamo que queria que Guebuza negociasse com Dhlakama. Portanto a Renamo foi sempre forçada pelas acçoes da Frelimo a pegar em armas.

Mas nao é preciso ser tao inocente. Se a Frelimo nao esmagou a Renamo nauerra dos 16 anos e na recente curta guerra civil é porque nao conseguiu. Se pudesse, teria o feito de bom grado. Até quando a Renamo vai continuar aceitar as provocaçoes da Frelimo, fazendo guerras gratuitas que nao conduzam a vitoria visto que é um partido politico? Penso que a Frelimo quer exactamente ouvir tais garantias para continuar a se servir da força bruta contra a Renamo e os moçambicanos.

A Renamo nao deve perder o apoio de muita gente or fazer declaraçoes gratuitas que agradam a Frelimo.


15
Francisco Moises said in reply to Jose Carlos Cruz...


Senhor Jose Carlos Cruz,

Bom dia se esta em Moçambique ou na Europa enquanto para mim ja é noite avançada e preparo-me para ir dormir. A sua pergunta mostra que na Renamo tudo se reduz a Dhlakama. Tal é a situaçao que se criou na Renamo como tambem foi o caso da situaçao na UNITA do Savimbi, homem que tinha concentrado toda a atençao dos membros da UNITA em redor da sua personalidade e nao preparou um futuro da UNITA sem ele. E isto explica porquê é que quando Savimbi desapareceu, a UNITA tambem parou e reduziu-se a triste situaçao em que hoje se encontra. Uma situaçao semelhante envolve a Renamo que se encontra como encaixotada num envolucro que se chama Dhlakama.

Dhlakama nao é nem mais nem menos que um individuo passageiro, mas na Renamo ele se tornou num semi-deus. Na minha explicaçao fui muito claro. Nao se deve esperar tirar a Frelimo por vias democraticas ou pacificas visto que a Frelimo nao o permitira enquanto tiver o poder nas maos. Disse tambem que a Renamo devia estar pronta para responder as investidas da Frelimo que sao muitas, mas nao disse que a Renamo passasse a ofensiva gratuitamente.

Salientei que a Renamo devia alvejar o poder e dizer que esta para isto e nao dizer que so quer resistir e nao quer o poder. Os numerosissimos numeros de moçambicanos que acorrem para receber o Dhlakama quase por todas as partes de Moçambique por onde ele passa é prova do apoio popular a ele para que lute para que a Renamo continue a lutar para tomar o poder e haja a verdadeira democracia.

A recusa de batotas eleitorais deve ser completa e nao estas medidas confusas de querer exercer o poder com a Frelimo, o que seria legalisar as batotas da Frelimo. Em principio a Renamo devia permanecer firme com a recusa dos resultados anunciados pelos orgaos da Frelimo e manter-se na luta pacifica e ajudar o povo a se manter firme no seu desgosto do terrorismo da Frelimo.

Somente o apoio da Renamo liderada por Dhlakama ou por um outro, caso Dhlakama desapareça, pode na verdade fazer cair o poder da Frelimo, que embora pareça forte, é na verdade fraca como foi evidenciado por duas vezes quando houve levantamentos populares em Maputo. O regime arrogante da Frelimo cedeu as exigencias dos manifestantes visto que temia que, se as manifestaçoes continuassem e o resto do pais apanhasse a febre da capital, seria o seu fim.

E durante aquelas situaçoes tensa nao se ouviu a voz da Renamo em defesa dos manifestantes visto que a Renamo estava sossegada e bem aconhega com a Frelimo. Mas as vozes da Renamo foram bem altas com latas e tambores e gritos insurdidores na Assembleia nacional efora dela quando se tratou de expulsar e afogentar alguns dos seus proprios membros da Assembleia nacional depois da queda do Raul Domingos.

A sua pergunta devia sempre como é que eu penso que a Renamo pode tomar o poder e nao o Dhlakama deve tomar o poder. Pelo que vejo, Dhlakama pode na verdade desaparecer a qualquer tempo como resultado duma acçao da Frelimo ou acidente ou doença. E se isto acontecer, o que vai acontecer a Renamo que Dhlakama transformou em dhlakama? Parece me que voces estao prontos para aceitar o fim da Renamo visto que nem Dhlakama nem voces os membros se prepararam para um futuro pos-Dhlakama ou sem Dhlakama.

Eu penso que a Renamo deve continuar e ficar mais forte sem o Dhlakama como aconteceu sem o Matsangaisse. Mas sem a Renamo indicar com antecedencia um sucessor a Dhlakama, o mesmo que aconteceu a UNITA com a morte do Savimbi vai acontecer a Renamo.


16
Jose Carlos Cruz said...


Têm razão os que dizem que os membros das assembleias provinciais e da República da Renamo vão tomar posse mais tarde ou mais cedo. Basta lembrar que Dhlakama afirmou que a Renamo vai tomar posse depois de ter sido aceite a sua governação nas províncias onde ganhou.

A Renamo não está interessada nas assembleias. Não servem para nada, em termos de negociação, porque são dominadas pela Frelimo.

O que conta para a Renamo, em termos de negociação, é o Centro de Conferências Joaquim Chissano. É lá que se tomam as grandes decisões políticas, que depois serão humildemente validadas pelos deputados da Assembleia da República.

Foi assim que aconteceu com a lei eleitoral vigente e com o acordo para reintegração dos quadros militares da Renamo nas forças de defesa e segurança. E lembremo-nos que ainda está em curso o processo de despartidarização do Estado e a libertação dos mercados.

Esta é a verdadeira agenda da Renamo, a que vai ser implacavelmente seguida, quer a Frelimo queira ou não. A agenda que vai pôr fim à miséria dos moçambicanos e pôr fim aos conflitos que ameaçam a existência de Moçambique.

Como partido político a Renamo lutou para ganhar as eleições e vai continuar assim. Como partido político não pode pegar em armas para conquistar o poder. Isso é contra a Constituição pela qual a Renamo lutou de armas na mão durante dezasseis anos.

A proclamação da Renamo que vai governar parte do território de Moçambique não significa violação da Constituição. É uma ideia, e as ideias são debatidos, não combatidas com armas. É mais um ponto da agenda nas negociações no Contro de Conferências Joaquim Chissano.


17
Jose Carlos Cruz said in reply to Francisco Moises...


Dr Moisés, pode explicar como Dhlakama pode tomar o poder à força sem que lhe aconteça o mesmo que aconteceu a Savimbi?


18
Francisco Moises said in reply to silvio pedro...


Caro silvio pedro,

Quando uma organisaçao nao se guia por directrizes politicas e ideologicas e a sua vida e o seu futuro dependem de comportamentos volcanicos do seu dirigente como acontence com a Renamo, a situaçao da nisto: numa marcha sem objectivos caracterisada por confusao e palhaçadas como esta acontecendo com a Renamo actualmente. E tudo isto acontece enquanto a posiçao da Frelimo que muits de nos tanto desprezamos é muito clara -- manter o poder, custe que custar, e subjugar o povo. Compartilhar o povo com um outro partido? Pensa que nos da Frelimo somos malucos ou o que é?

Concordo consigo que é so questao de tempo antes que os tais novos deputados da Renamo corram para a Assembleia nacional para os milhares de meticais e mordomias tais como casas luxuosas, carros, dinheiro, emprestimos para negocios e para entreterem as quatorzinhas e demais previlégios. Ja houve precedencia da outra vez quando os tais deputados da Renamo correram para tomar as suas posiçoes parlamentares apesar do Dhlakama dizer que os seus deputados nao iriam tomar as suas cadeiras.

Quem foi e é culpado desta farça? O proprio Dhlakama que nao sabe deliberar com os seus quadros e membros para tomar decisoes e traçar linhas politicas chaves comuns, preferindo ele, depois de se acordar nas manhas, dizer o que deve acontecer sem consultas previas e constantes com os seus quadros. Diz coisas numa manha e depois totalmente diz o contrario na manha do dia que segue, criando assim um rasto de confusao e transformando a Renamo numa organisaçao de tristes bobos que fazem rir.

Basta so ver quao dividida a mente do Dhlakama tem estado entre principios e os seus interesses pessoais. Nunca mandou passear a piada do Guebuza de querer instalar a posiçao de lider da oposiçao, uma manobra para divertir a atençao dele e para fazê-lo aceitar a batota eleitoral com um grande titulo inutil e legalias ou subornos. Ele so disse que a posiçao do lider de oposiçao nao era para ele, mas sim para qualquer pessoa que ganha no segundo lugar, o que quer dizer que desde que agora ele veio em segundo lugar, o titulo é legalmente dele e para ele.

Nao se perguntou porque é que Guebuza so o criou depois das eleiçoes que a Frelimo acaba de roubar enquanto o titulo devia ter existido depois da introduçao da dita democracia da qual ele se autoproclamou o pai. Pelo que sei, ainda estou por ouvir que os renamistas se envolveram numa analise profunda deste assunto ou que ridiculisaram o assunto como uma brincadeira do momento e de mau gosto do Guebuza.


19
silvio pedro said in reply to Franxcisco Moises...


Carissimo Dr.Moises,

Disse tudo,mas esses lideres da Renamo estao confusos e nem eles mesmos sabem o que querem! Mas,o povo do Centro-Norte de Moçambique foi claro.
E,este dito "boicote" ao Parlamento da parte dos ditos deputados da Renamo é uma fantochada e charada-pois,como sabemos,esses deputados mais cedo ou mais tarde farao parte do Parlamento.Os milhares de meticais e as tantas regalias sao o principal objectivo desses parlamentares-sejam eles da frelimo ou da renamo..Greed!


20
Franxcisco Moises said in reply to Jose Carlos Cruz...


Senhor José Carlos Cruz,

Você, o presidente Afonso Dhlakama e os restantes renamistas da ala dirigente da Renamo nao façam "apologia pro vita vostra." Vocês fazem triste figuras quando gritam bem alto que o papel da Renamo nao é de tomar o poder, mas sim simplesmente de resistir a opressao da Frelimo e de serem martires. Como é que podem esperar acabar com a opressao da Frelimo se o vosso papel é so o de esperar por pancadas da Frelimo para resistirem e nao o de tomar o poder para dar cabo ao vandalismo, desumanismo e o primitivismo da Frelimo?

Porquê é que vocês dao pontapés ao papel que o povo vos incumbe? Por toda a parte por onde Dhlakama passa ele é dito que deve governar e deve-se esquecer desta fantochada sua de governo de gestao, que seria o reconhecimento da batotal eleitoral da Frelimo pela Renamo, que é uma coisa ele nunca explicou o que é que é e como vai funcionar. O povo em Quelimane gritou bem claro que esta farto das frelifumaças da Frelimo. O povo em Gorongosa fez o mesmo pedido a Dhlakama e na Beira o povo foi até ainda mais alem dizendo a Dhlakama que se divida o pais deixando a porçao do Save para o rio Maputo como uma naçao da Frelimo chamada Frelimolândia e o centro e norte como uma naçao da Renamo. E Dhlakama na verdade disse na Beira que ele seria o presidente da naçao centro-nortenha a ser designada Renamolândia, mas depois é o mesmo Dhlakama que diz que nao esta a lutar para o poder. Que contradiçao é esta? Que confusao é esta? Como é que ocês querem que as pessoas acreditem em vos?

O que é que esta errado com o tomar o poder da Frelimo enquanto isto foi a politica da Frelimo ou dos seus lideres de tomar o poder dos portugueses e de mantê-lo ad infinitum com a força das armas, prisoes massivas dos cidadaos, fuzilamentos e campos de concentraçao?

O povo que vos diz para tomar o poder estara cansado convosco quando voces lhe dizem que nao querem o poder, o que, por extrapolaçao ou sub-entendimento, quer dizer que voces ja aceitaram que a Frelimo deve continuar no poder e a vossa missao é de continuar a velar para assegurar que a Frelimo governe para voces somente reclamarem que a Frelimo é opressora e vos oprime ou subjuga o povo. Em outras palavras voces decidiram ser guardioes do poder da Frelimo enquanto transformando vos em vitimas choramingas em vez de passarem a ofensiva politica, diplomatica e mesmo militar se a Frelimo persistir na sua agressao armada.

Isto é muito triste, sabe. O vosso objectivo politico é mesmo muito triste e arrepianete.

O vosso papel devia ser o de resistir as investidas primitivas, sanguinarias e genocidarias da Frelimo para acabar com o seu regime e instaurar a liberdade e a democracia e de governar o pais com o mandato do povo e safando-vos do poder quando o povo por votaçao secrata nas urnas em eleiçoes crediveis, genuinas, transparentes e livres vos diz que basta de vocês, coisa que os malandrioes da Frelimo nao querem aceitar e nunca aceitarao quando o povo vota contra eles para eles se retirarem do poder.

Basta de vos fazer de santos com palavras que voces pensam que constituem uma linguagem diplomatica enquanto elas demonstram a vossa fraqueza politica, ideologica e a vossa desorganisaçao pensativa. Sei que é com tais palavras e conceitos que Dhlakama faz guerras contra a Frelimo, que embora a batendo, termina por fazer acordos com ela que deixa o poder nas maos da Frelimo para os membros da Renamo e o povo continuarem escravisados por ela.

A minha simpatia pela Frelimo morreu em 1968 e nunca se viu a reviver ou a reincarnar e nunca jamais reincarnara. Apesar de muitas fraquezas politicas e ideologicas da Renamo e a retirada do meu apoio uma vez no passado total e incondicional pela Renamo, ainda continuo com uma ilhota de simpatia por ela visto que vejo nela uma resistência que deve resistir o primitivismo da Frelimo e acabar com ele se necessario for, o que infelizmente nao é a filosofia do Afonso Dhlakama e enquanto que é exactamente isto que a maioria dos militares e militantes da Renamo queriam e querem, mas se vêm sabotados pelas acçoes que rodeiam e rondam em volta dos interesses pessoias do Dhlakama sob maquinaçoes e manipulaçoes da Frelimo e de estrangeiros que gostariam de ver a Renamo desaparecida e morta.

Quando voĉes se viram para dizer que acabar com o khmer rouge-ismo da Frelimo nao é a vossa missao e que a vossa missao é de ser vitimas de perseguiçoes e degolaçoes da Frelimo somente como resistentes, eu paro e penso que vocês sao verdadeiramente "inuteis" e que é perda de tempo simpatisar por vos. Façai vos de credivieis e potenciai substituidores do poder da Frelimo e gritem bem claro que isto é o vosso intuito.


21
Jose Carlos Cruz said in reply to umBhalane...


Não devemos censurar com severidade excessiva os membros do MDM por tomarem posse.

MDM é um partido contituído por pessoas que aspiram a tomar o poder pela via das eleições, aproveitando as deixas e erros dos seus adversários e subindo pacientemente os degraus até ao topo.

Os membros do MDM sabem que a Frelimo não lhes dá nenhuma chance de chegar ao topo, nem a eles nem a ninguém.

Mas nem por isso os membros do MDM deixam de participar no jogo, porque os adversários entram frequentemente em conflito e nessas ocasiões eles aproveitam para abocanhar alguns bocados.

Lembremo-nos do que tem acontecido em eleições autárquicas, em que a Renamo não tem estado presente, andando na guerra com a Frelimo. Nestas ocasiões o MDM ganha mais alguns conselhos municipais e assentos nas assembleias municipais. Grandes ganhos para um partido ainda tão jovem.

Agora a Renamo tem de ser vista de outra maneira. O membro da Renamo, Resistência Nacional Moçambicana, é um resistente por definição. A sua vocação não é lutar para conquistar o poder. É resistir à Frelimo, coisa muita diferente.

O resistente da Renamo não pode sonhar em estar numa administração pública, como funcionário, a fazer aquele trabalho importante que é preciso fazer para melhorar a vida do povo. Não, esse sonho está ainda muito longe.

O resistente da Renamo, diferentemente do membro do MDM, enfrenta a realidade dura da perseguição e ameaça diária da Frelimo, mas sempre em simbiose com o povo, no meio da mesma miséria do povo e sempre crítico e pronto a mostrar ao povo a culpa da Frelimo.

Façamos justiça a muitos membros do MDM. Solidarizam-se com os membros da Renamo. Somente os mais próximos da direcção do MDM tentam prejudicar a Renamo. Os outros membros na base sofriam visivelmente quando o pai Dhlakama era atacado pela FIR na serra da Gorongosa.


22
umBhalane said...


"MDM tambem sao outros fantoches pa!"

Bom...

Um ano antes, meses antes das "eleições", escreviam muitos académicos, intelectuais, analistas que vestem óculos,...

"A RENAMO, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, vão acabar, o MDM vai crescer exponencialmente, a FIRlimo..." - está escrito.

REALIDADE

O MDM DIMINUIU

A RENAMO, e especialmente o Grande Comandante, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, CRESCERAM, consolidaram, fortaleceram, cimentaram,...mesmo e até com "estes resultados" que a FIRlimo fabricou.

Mesmo a FIRlimo teve cuidado de não lhe diminuir mais.

Se mesmo assim já TODOS concluíram a FRAUDE, se a diminuição fosse pior, seria desastroso para a própria mentira, encenação, fabricação,...
Seria o enterro da própria fraude, mesmo assim com enormes repercussões.

Mas...há uma grande vantagem nos resultados da RENAMO, do líder da Renamo, Afonso Dhlakama - os resultados são LIMPOS, depurados, sólidos, verdadeiros - a nossa base está sedimentada.

Os resultados "deles", os resultados que "eles" se atribuíram a si próprios são falsos, infiltrados, virtuais, cheios de oportunistas,...que à mínima sacudidela vão FUGIR para a RSA, Lisboa, Harare,...

Quanto ao MDM me lembram aqueles surfistas, GORDOS, que esperam a tal onda para cavalgar e fazer o pleno sem quaisquer esforços - a onda da oportunidade, perfeita para oportunistas preguiçosos, gordos, que gostam demais da cadeira de descanso.

Vão cansar de esperar.
Boa continuação.

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.

PENSA BEM, pensa junto comigo.


É BOM ACORDAR DE VEZ.

FUNGULANI MASO.

A LUTA É CONTÍNUA


23
Sabio said...


O que Guebas sabe é so fazer discursos demagogos. E sabe duma, o povo moçambicano ja mais sera enganados. MDM tambem sao outros fantoches pa! "Margarida Talapa, peço te que deixes de pensar para os outros. Que te disse os deputados eleitos da Renamo queriam tomar posse?"

Reply

Sem comentários: