sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

NYUSI 'ATACA' FRENTE DIPLOMÁTICA

  • tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte 
  • Imprimir 
  • E-mail
  • Classifique este item
    (0 votos)
    Nyusi 'ataca' frente diplomática
    Filipe Nyusi recebeu a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Suêcia, Margot Wallstrom/Foto de Santos Vilanculos
    O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu em audiência o Chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, de quem recebeu felicitações pessoais pela sua eleição ao cargo de Presidente, assim como um convite formal para efectuar uma visita de Estado a Portugal.
    Cavaco Silva foi o primeiro Chefe de Estado que Filipe Nyusi recebeu, em audiência, depois da sua investidura no cargo de Presidente da República de Moçambique, acto que teve lugar na última quinta-feira, em Maputo.
    Na ocasião, o estadista português manifestou o desejo de ver reforçadas os laços de amizade e cooperação entre os dois povos e países, mostrando-se satisfeito com o actual estágio de relações entre as duas nações.
    “Portugal está interessado e aberto a colaborar no novo ciclo de Moçambique que não tenho dúvidas que será um ciclo de crescimento económico, de justiça, de combate à pobreza”, afirmou o Chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, numa declaração informal no final do encontro com o novo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.
    Classificando como “muito agradável” a conversa que manteve durante cerca de uma hora com Filipe Nyusi e enaltecendo o “excelente discurso” que proferiu na quinta-feira na tomada de posse, Cavaco Silva disse ainda não ter dúvidas de que o “novo ciclo” será “um tempo de mais prosperidade e mais justiça para as gentes de Moçambique”.
    Antes do encontro com o presidente português, o estadista moçambicano recebeu, também em audiência, o membro da Câmara dos Representantes do Japão e enviado especial do Primeiro-Ministro japonês, Ichiro Aisawa, que lhe transmitiu as felicitações do povo e Governo japonês, para além de uma missiva do Imperador Akihito, que lhe felicita pela sua eleição ao cargo de mais alto magistrado da nação moçambicana.
    Na ocasião, Ichiro Aisawa, que também é Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade da União Africana, deu a conhecer a vontade do Governo do seu país receber, em breve, o Presidente Nyusi, numa visita de Estado àquele país asiático.
    Aliás, na mensagem do PM japonês, Shinzo Abe, entregue por Aiwa ao Presidente Nyusi, o governante nipónico lembra que o país asiático e Moçambique, desde a fundação das suas relações diplomáticas, têm construído consistentemente amistosas relações bilaterais, tendo desfrutado de mútuo intercâmbio activo de personalidades importantes.
    “Nos últimos anos as actividades das empresas japonesas no vosso país têm sido activas e eu, pessoalmente, senti a sua vivacidade quando visitei o vosso país, em Janeiro do ano passado, uma exemplificação de África vigorosa”, lê-se na missiva.
    Por sua vez, República Popular da China, na voz da Ministra da Justiça, Wu Ai Ying, ofereceu a Moçambique mais um pacote de ajuda humanitária e financeira, cujo valor não foi revelado.
    O facto foi dado a conhecer ao Presidente da República, Filipe Nyusi, durante uma audiência que este concedeu à governante chinesa, que esteve em Maputo a representar o Executivo do seu país na cerimónia de investidura do Chefe de Estado moçambicano.
    De acordo com o embaixador daquele país Asiático em Maputo, Li Chunhua, o valor global da ajuda ontem anunciada vai ser revelado quando as partes assinarem os respectivos acordos de concessão.
    Falando a jornalistas momentos após a delegação chinesa ter sido recebida pelo Presidente da República, o diplomata chinês explicou que a ajuda a ser prestada tem em vista a construção de infra-estruturas, incremento da agricultura e apoio a outros sectores sociais. Quanto ao empréstimo, Li Chunhua apenas referiu que este estará livre de juros.
    Estamos satisfeitos
    O Sescretário-executivo da Comissão Económica para África da Organização das Nações Unidas, Carlos Lopes, manifestou a satisfação das Nações Unidas por Moçambique estar a realizar uma transição pacífica do poder político.
    Em declarações a jornalistas logo após ter conferenciado com o Presidente da República, Filipe Nyusi, Lopes, que representou o Secretário-Geral da ONU, Ba Ki- moon, na investidura do novo Chefe de Estado moçambicano, afirmou que as Nações Unidas esperam que esta transição seja o prelúdio de um ciclo político a integrar todas as forças vivas da sociedade na tomada de decisão, tal como o Presidente Nyusi afirmou no seu discurso de posse.
    “Vim transmitir as felicitações do secretário-geral da ONU pela forma como foi eleito o Presidente Nyusi e também pelas promessas que acabou de fazer ao povo moçambicano, que nos alentam”, afirmou aquele responsável das Nações Unidas.
    Segundo Carlos Lopes, o Presidente Nyusi meteu, no seu discurso inaugural, a tónica na transformação estrutural da economia do país para criar emprego e uma sociedade mais inclusiva, “que é exactamente o que gostaríamos de ouvir todos”.
    “Portanto, estamos muito satisfeitos com o tom, o discurso e com o compromisso que o Presidente Nyusi acaba de assumir perante o seu povo”, sublinhou o diplomata da ONU.
    Depois de conferenciar com Carlos Lopes, o Presidente Nyusi ainda recebeu felicitações de Lukas Kaucky, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, transmitidas em nome do seu Governo e país.
    Em declarações a jornalistas, Lukas Kaucky recordou o facto de o Presidente Nyusi ter estudado no seu país, o que, segundo ele, pode contribuir para impulsionar ainda mais as relações de cooperação e amizade entre os dois povos e países.
    Modificado em 

    Sem comentários: