quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O discurso do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi

Peço para me enviarem o discurso do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi. Gravei todo o discurso mas quero-o em papel ou em word. Tenho de reconhecer que fez um discurso que me fez parar o carro e bater palmas. Falou de inclusão, uma administração pública eficiente e sem discriminação, a meritocracia, a participação de todos na governação. Disse que iria inspirar-se em Samora para construir instituições credíveis, fortes e democráticas; irá inspirar-se em Chissano para a questão de tolerância e construção de paz; irá inspirar-se em Guebuza para construir grandes obras públicas. Falou do diálogo e disse que nada justifica que moçambicanos se virem contra outros moçambicanos. Parece que depois de 10 anos de travessia do deserto finalmente teremos um presidente...
Quer tiver o discurso envie-me: lazaro.mabunda@gmail.com
Like ·  · 
  • Helder Saize Sera que e verdade tudo que disse?se ele e mas um
    20 hrs · Like
  • Tavares Augusto Eu tb quero o discurso: tavaresilva03@gmail.com
    20 hrs · Like · 1
  • Juvêncio Abilio Comé O discurso, realmente, eh muito bonito. Se o cumprir e se o deixarem cumprir em pelo menos acima de 50%, muitos dos problemas actuais serão ultrapassados. Dou minhas forças!
    20 hrs · Like
  • Zacarias Jemisse Matuassa E um grande presidente este jovem. Temos que constituir na sociedade ja temos espaco nesse governo. Convida arao mais duas pessoas.
    20 hrs · Like
  • Luis Ah-Hoy Jr. Quem me dera que discursos fortes, por si só, mudassem alguma coisa.
    20 hrs · Like · 5
  • Zosty Rendicao Eu tambem peco p me enviar o teu discurso se for em audio mano...
    20 hrs · Like
  • Lucia Dos Anjos Ulisses Caso para dizer confiamos nele e estaremos de olhos abertos.
    20 hrs · Like
  • Macua KB Inclusão será entendido na formacao de governo
    20 hrs · Like · 1
  • Castro Chilaule Esse discurso e' interessante a ver vamos se salta para a pratica
    20 hrs · Like
  • Campeão Marcos Mabunda Badru Nele eu sou "Patrão". I'm happy one!
    20 hrs · Like · 1
  • Jaquelino Massingue Devemos ter esperanca que se materialize o discurso e o Nhussi se demarque do que aconteceu ha 10 anos, quando houve um discurso encorajador mas passado esse periodo o deixa andar se fortificou, a corrupcao nao foi beliscada e a pobreza (segundo os relatorios) esta quase no mesmo nivel! Heheh
    20 hrs · Like · 1
  • Julio Lilito Boene Não terá posto a fasquia muito alto? A ver vamos.
    20 hrs · Like
  • Cláudio Bióny Nebo Nuvunga c peco tambemlaudionebo@gmail.com
    20 hrs · Like
  • Cláudio Bióny Nebo Nuvunga claudionebo@gmail.com
    20 hrs · Like
  • Júlio Mutisse Wena Lazaro Mabunda... serei ministro da informação e para as redes! Vou te censurar... kikikiii. A hi fambi kaya hiya tsama ndzutini hiwona ma maheli ntse...
    20 hrs · Like · 1
  • Joaquim Tomo Absolutamente!
    20 hrs · Like
  • Graça Vubile De facto o discurso superou a expetativa...senhor presidente vamos a pratica.
    20 hrs · Like
  • Claudia Alcina Haver vamos se o deixam passar do discurso à acção. Muitos são os que têm interesse em contrário.
    20 hrs · Like
  • Lazaro Mabunda Hahaahhhh, Júlio Mutisse. Ni nyimela wena. Mina nina projecto la likulu hala kaya. Anikolwanga ka Maputso. Loko uyentxa ministro wa Informacao nilavi nita yentxa assessor de imprensa wa wena. Ungani censurar.
    20 hrs · Like · 2
  • Milton Manusse Belo discurso
    20 hrs · Like
  • Joaquim Tomo Absolutamente!
    20 hrs · Like
  • Joaquim Tomo Absolutamente!
    20 hrs · Like
  • Júlio Mutisse Mais a sério irmão. O discurso foi adulto! Cria uma expectativa enorme. Desafiou me como cidadão
    20 hrs · Like · 1
  • Joaquim Tomo Absolutamente!
    20 hrs · Like · 1
  • Lazaro Mabunda Claramente. Um discurso desafiante. Este discurso pode lhe colocar no ceu se ele conseguir colocar em pratica, assim como no inferno caso nao consiga materializar o seu discurso. Nós estamos aqui para isso, mais criticar o que está errado do que elogiar, porque o que eu quero é que as coisas melhorem, por isso procurar o que está errado para dizer. O que está bom dispensa comentário. É o que queremos e é o que se propõe fazer. O anormal é o que me preocupa.
    20 hrs · Like · 6
  • Boa Matule Há gajos bons no papo! Näo foi ele quem tentou ensaiar mais uma guerra recentemente?
    20 hrs · Like · 1
  • Marcelo Mosse Foi o discurso do arquitecto do 4 andar
    19 hrs · Like · 7
  • Dinis Miguel Machaul Foi um bom discurso
    19 hrs · Like · 2
  • Issuf Mahomed mano LAZARO,,,pago pa ver o discurso posto em pratica,,,,
    19 hrs · Like
  • Samito Nhabangue Também peço o discurso samitobnhabangue@gmail.com
    19 hrs · Like · 1
  • Boa Monjane "Os optimistas talvez tenham ficado pasmados com os discursos que depôs na sua campanha, fazendo promessas, espalhando ideais e assinalando a importância da ética. Muitas das mensagens da campanha de Nyusi apelavam aos sectores pobres e fracos da sociedade, transmitindo promessas de uma governação inclusiva. Mas não seria nada surpreendente se, uma vez no poder, passasse a defender o «pragmatismo» e a supremacia dos mercados — à semelhança dos antecessores. Durante a campanha eleitoral, Nyusi até utilizou uma linguagem de esquerda para angariar o apoio do eleitorado. Não é nenhuma novidade, porque as elites políticas estão habituadas a falar “à esquerda” e a caminhar “à direita” - in, MOÇAMBIQUE: uma ditadura sem alternativas ou uma alternativa para os ditadores?
    17 hrs · Edited · Like · 3
  • Ilidio Da Silva ja agora que estamos falando de discursos de tomada de posse, agradeco a quem tiver o discurso proferido pelo presidente Guebuza na tomada de posse para o primeiro mandato, que o envie para o email ilidio@zebra.uem.mz. Desde ja o meu Obrigado
    19 hrs · Like · 2
  • Paulo Cumbe todos presidentes que tivemos tiveram bom discursos. É declaraçâo de intenções, a pratica é tudo o que esperamos. ATTITUDE!
    19 hrs · Like · 2
  • Mario Albano Tenho as minhas reticências, quando foi da tomada de posse do primeiro mandato do Guebuza fiquei com a mesma sensação. O discurso na altura foi muito rigoroso no Combate contra a corrupção depois foi o que se viu. Pago para ver eu também gostei do discurso. Rezo que metade do seu discurso seja aplicável.
    19 hrs · Like · 1
  • Ilidio Da Silva Afinal nao fui o unico Mario Albano.
    19 hrs · Like
  • John Mazive ku ta vulavula amintiro ya kona
    19 hrs · Like · 2
  • Euclídio Mouzinho Nhantumbo Peço também que me enviem ecmnhantumbo@gmail.com
    19 hrs · Like
  • Samuel Maputso Falou certo, mas e pelas accoes que se mede o valor de um homem. Quanto menos ele falar e mais fazer, melhor para todos nos. E, claro, todos os Mocambicanos somos jogadores activos, senao Nyusi nao fara milagres.
    19 hrs · Like · 1
  • Amancio Sergio Senderriane Ainda não stou animado.....kero ver isso na prática!! aí sim....
    19 hrs · Like
  • Manuel Antonio Makanga Defacto o discurso foi o ponto mais alto da cerimónia e me tocou bastante até ao ponto de eu estar com muita força e vontade de trabalhar a nível da base
    18 hrs · Edited · Like · 1
  • Chacate Thinker Quando a coisa e' boa, mos mocambicanos sabem reconhecer. E alguem depois diz que ha' mocambicanos que so' sabem criticar. Se continuar assim, nao ira' precisar dos servicos de G40.
    18 hrs · Like · 1
  • Netinho Fumo Agora falta transformar as palavras em actos visíveis e que vao ao encontro doa anseios do povo.
    18 hrs · Like
  • Quisbe Ranguisse Que inspiracao de Samora. Hoje o povo esta de luto e ele no banquete.sao apenas palavras. Va a Quelimane viver a verdade do sofrimento do povo
    18 hrs · Like · 1
  • Moises Matos Maposse Infelizmente não acompanhei o discurso e nem tou ansioso em ter acesso ao tal discurso, tou mais preocupado com acções no terreno, oxalá se concretizem pra o bem de todos !
    17 hrs · Like · 1
  • Sarmento Abel Sande Por falar de discursos do AEG de 2005,e so irem ao AHM(Arquivo Historico de Mocambique) ou a Imprensa Nacional de Mocambique,no qual poderao obte-los.
    17 hrs · Like · 1
  • Manuel Pedro Manuel Ervilha ervilhamanuel@gmail.com, espera no inboxi
    17 hrs · Like
  • Lazaro Mabunda Acho que o discurso de Guebuza e possivel encontrar na Internet. Tambem podem ir adquirir os livros de colectanea dos seus discursos no CEDIMO, ministerio da Funcao Publica na 10 de Novembro. Eu tenho 6 livros de colectanea dos seus discursos onde consta esse discurso.
    16 hrs · Like
  • Galiza Matos Jr Eu concordo com muitos dos cépticos em relação a aplicação de tudo quanto o Presidente disse. Gostaria porém, que num acto de cidadania, aqueles que o criticassem, que critiquem aos seus ministros, Governadores, Administradores distritais, presidentes municipais, directores provinciais, sempre com o objectivo de promover melhorias. Sinto que embora possam existir governantes que de forma arrogante, não aceitam críticas e opiniões alheias, outras são feitas com insultos e ataques, sem fundamentos, desprovidas de conhecimento, o que em pouco ou nada contribui para melhorar a vida do nosso povo. Que sejam apontados os erros, as prováveis soluções e caminhos. Só assim, com abertura, franqueza e humildade de parte (governantes) a parte (governados) este país pode ser melhor e orgulhar nos. Abraços Lazaro Mabunda e todos.
    16 hrs · Like · 4
  • Luis Coss gostei muito desse discurso, principalmente quando fala de abertura para as contribuicoes dos partidos da oposicao.
    15 hrs · Like · 1
  • Felix Mapsanganhe De facto foi um discurso inteligente, tendo em conta a situacão actual do pais, sobretudo o governo de Nyussi até o campones de direito a tomar decisoes sobre o pais. Mas como foi digo com os compatriotas intervenietes desta conversa todos esperamos ver as accões.
    15 hrs · Like
  • Lazaro Mabunda Agora Galiza Matos Jr parece-me que está a entrar no caminho certo. Percebo por que tinha aquele posicionamento na legislatura e no mandato anterior. É isso que queremos. Aceitarem as críticas. Não olharem para quem critica como um indivíduo instrumentalizado, um anti-patriota. Muitos dos críticos ao regime de Guebuza (graças a Deus já nos livramos dessa governação) são mais patriotas que muitos coristas do governo anterior. Gostei sinceramente desta sua colocação. Mostra abertura para a crítica. Vamos ai isso. Eu estou cá para dizer o que está errado para que seja concertado. É o que me interessa. O maior contribuido não é grita vivas nem elogiar, mas dizer o que está errado. É assim que aprendi. Se calhar 90% de crítica e 10% de elogio. Aliás, o melhor elogio é o silêncio. Quando um governo é pouco criticado quer dizer que está a caminhar bem.
    14 hrs · Like · 2
  • Galiza Matos Jr Creio que não me conhece @Lazaro, mas nem é para isso que estamos aqui a falar. Eu sou muito e bastante aberto a crítica desde que ela seja bem feita e, se possível, com soluções à mistura. Tenha a percentagem que tiver! Se um dia tiver reagido mal a crítica, perdoe me. Só assim o país cresce.
    14 hrs · Like · 3
  • Felix Mapsanganhe No mesmo fio de raciocineo o homem aprende com seu erros e as criticas é o reflexo de que algo não esta a correr bem
    14 hrs · Like
  • Lazaro Mabunda Conheço-te bem meu amigo Galiza Matos Jr. Por isso que eu estava a estranhar, mas depois entendi, porque também aprendi que o que a pessoa é reflecte o que o grupo onde está inserido é, ou seja, um comportamento e o pensamento de um indivíduo é influenciado pelo comportamento e pensamento do grupo o qual pertence, está inserido. Sabe por que não gosto de ser político? Aliás, voce conhece um pouco do meu percurso. [E justamente porque voce tem de ser o que não é em determinados momentos.
    14 hrs · Like · 3
  • Poeta Pensador Lazaro Mabunda subscrevo
    14 hrs · Like
  • Poeta Pensador essa E a vantagem de um carrangueijo
    14 hrs · Like
  • Paulo Goque É imperioso que percebamos que este Moçambique é nosso! Somos a juventude do poder actual, seja você político, jornalista, empresário, estudioso etc....somos yodos valiosos para contribuir para o futuro de Moçambique. A maior parte de nós é produto da Independência e por consequência a Frelimo, eu sou! O unico obstáculo a sanar é a falta de tolerância no pensar diferente. Unidos venceremos irmãos!
    14 hrs · Like · 4
  • Galiza Matos Jr Paulo Goque, estou consigo.
    14 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador Paulo Goque meu caro o problema comeca quando os que mergulham na politica se acham mais Mocambicanos que os outros
    14 hrs · Like · 3
  • Paulo Goque Poeta Pensador! O meus post foi claro quando fala do obstáculo a vencer. Eu sou dos que pensa que mesmo no seio do meu grupo temos que dar espaço ao pensamento, se não o fizermos, estaremos votados ao fracasso. Ninguém é mais Moçambicano que o outro, o Presidente Nyusi foi claro no discurso, que nenhuma diferença deve deve nos separar! Vamos para frente irmão.
    13 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador Paulo Goque irmao repito o dscurso foi poeticamente bonito vamos ver para crer e nao crer para ver. os fumentam a dscriminacao sao aqueles papagios que ele lhes confia cargos de chefia. um deles esta aqui q outrora pejorava o povo no outro mandato agora canta mudanca pk ele nao fez parte dele la?
    13 hrs · Like
  • Lazaro Mabunda Tens razão Paulo Goque, todos somos produtos da independência e da Frelimo, mas o que acontece é que não não concordo com a Frelimo, sobretudo de Guebuza. Por isso que sempre lutei e critiquei sem receios para que a sua governação fosse mais humana e que cumprisse com as promessas. Ele até entrou bem, mas no meio desviou-se. Digo aqui que se Nyusi enveredar pelo meu caminho, como moçambicano que sonha com um país apreciado por todos, irei sem dúvida criticar-se sem medo. Tenho ouvido muitos moçambicanos a dizer: apatece-me emigrar para Estados Unidos, Europa..., porque Moçambique é o que é. Eu digo: fugir não é solução, a solução é lutar onde estiveres para que o país seja exemplo e todos queiram viver nele. Isso depende de nós. Não é dizer que o fulano é isto quando sabes que não é.
    13 hrs · Like · 2
  • Lazaro Mabunda Uma nação atractiva se constrói com crítica, não com contra-informação. Nyusi disse uma coisa que gostei e quero ver-se vai acontecer: Estarei aberto a acolher propostas e ideias de outros partidos visando a promoção da tranquilidade e desenvolvimento do Moçambique. As boas ideias não tem cor partidária. As boas ideias tem uma única medida, que é o amor pela nossa pátria e pelo nosso destino comum.
    13 hrs · Edited · Like · 3
  • Paulo Goque Poeta Pensador! O que interessa não é se concentrar nos que fomentam a discriminação, mas sim nos aproximarmos no que é fundamental. O meu desafio é para nós jovens meu caro. Independentemente das diferenças, somos Moçambicanos e devemos lutar para vencer os nosso problemas. Essa é a nossa luta.
    13 hrs · Like
  • Poeta Pensador Paulo Goque basta que nao coloquem na lista negra como fez o governo anterior dos que pensam contrario
    13 hrs · Like · 1
  • Galiza Matos Jr Poeta Pensador caro amigo, espero estar enganado a seu respeito. Peço desculpas se for o caso, mas parece querer falar de mim. Esclareço o seguinte: se eu for um "deles que está aqui" e que acha que já "não faz parte dele la" ... esta enganado e com alucinações. Primeiro, nunca ambiciono cargos políticos. A minha indicação decorre sempre da vontade e interesse do meu Partido. Segundo, nunca falei mal do meu Povo. Nasci e vivo nele. O papagaio é alguém sem ideias. Eu tenho as. Tenho aos montes e mais do que as tuas se calhar. Sobre o país, sobre o sitio onde vivo, sobre a governação, economia, lixo, polícia e o resto. Tenho respeito e agradeço que tenhas respeito com quem não conheces. Repito, se estiver enganado, retracto me. Ajoelho e peço desculpas pois penso que não escreveste a pensar em mim. Obrigado
    13 hrs · Like · 2
  • Paulo Goque Lazaro Mabunda, temos a oportunidade de acompanhar a par e passo o discurso do presidente. O Presidente Nyusi fala de inclusão e fala sobre abertura a crítica! É um bom começo e vamos em frente.
    13 hrs · Like · 1
  • Lazaro Mabunda Mais: "Não existem os que são mais e os que são menos moçambicanos." Eu sonho com um Moçambique que todos os que fogem para fora voltem, todos queiram viver nele. Para isso, temos de ser fortes e fiscalizadores dos nossos dirigentes.
    13 hrs · Like · 3
  • Lazaro Mabunda E para isso, não nos olhem como pessoas instrumentalizadas pelo ocidente só porque pensamos diferente. A governação de Guebuza foi terrivel nesta onda de teria de conspiracao.
    13 hrs · Like · 2
  • Poeta Pensador Galiza Matos Jr meu caro nao tenho habito d dscutir pessoas singularmente, mas sim suas actitudes e se fosse d ti eu juro que teria mencionado o teu nome com letras bem grandes meu caro, mas por vezes a tampa cstuma ser universal devido as medidas, quanto ao facto q te referes fico feliz gostava que aproveitasse esse todo cajado de conhecimento ao servico do povo que te fez ser o Galiza Matos Jr que ex.
    13 hrs · Like
  • Poeta Pensador Galiza Matos Jr o meu desejo E tornar a Inclusao nao uma mera UTOPIA
    13 hrs · Like
  • Paulo Goque Poeta Pensador, tenho acompanhado os teus posts, no sentido de critica e contundência. Gostaria de receber de si uma luz sobre como vamos atacar os desafios que enfrentamos. O Lazaro Mabunda, é crítico e apresenta a sua perspectiva de como as coisas devem ser. Esqueçamos as diferenças e abramos uma nova página. Para o teu conhecimento, eu sou da Frelimo e tenho camaradas que me escrevem em privado quando digo o que penso, sou bastante critico para com esses pois fui ensinado a pensar e ter opinião própria, de modo que cheguei aonde cheguei profissionalmente por mérito. Sejamos abertos e sem ofensas, tudo para o bem de Moçambique.
    13 hrs · Like · 2
  • Poeta Pensador Paulo Goque meu caro irmao as ideias de construcao de um Mocambique para todos ja foram todas propaladas e sao de conhecimento de todos o que falta E a coragem e vontade de praticar. a (Meritocracia E o unico navio que nos pode levar ao cais)
    13 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador segundo Nyusi as ideias nao devem ser ignoradas so pk vem de alguem da oposicao,
    13 hrs · Like · 2
  • Poeta Pensador os jovens devem ter direito de pensar diferente sem medo de perder oportunidades
    13 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador (Um Pais sem criticos E uma ilha sem vida)
    13 hrs · Like · 2
  • Paulo Goque Poeta Pensador disseste correcto! Um pais sem criticos é uma ilha sem vida. Note que a critica não quer dizer contra, mas uma análise num outro prisma, que pode questionar e reforçar a ideia que se discute.
    12 hrs · Like · 1
  • Poeta Pensador Paulo Goque E justamente isso q deve ficar na mente de todos mocambicanos , repito todos
    12 hrs · Like
  • Paulo Goque Poeta Pensador! Aguardo por contribuições e críticas do teu lado. Se não formos nós a fazê-lo, arriscamo-nos a ser uma geração que passou por Moçambique e não deixa nenhum legado! Força irmão, sempre tendo Moçambique em primeiro lugar.
    11 hrs · Like · 1
  • Magacebe Majacunene Discurso prometedor de melhores dias para a paz das famílias mocambicanas.Gostaria que as boas intenções fossem substituídas por boas e mais surpresas. Força Presidente!!!!
    2 hrs · Like
  • Jeremias Zeca Miapa Eu tambem achei bastante interessante o discurso. pelo que vi tambem foi revestido de sinceridade e vontade de fazer. esperemos para ver. os ultimos 10 anos comparam-se ao cativo.
    1 hr · Like
  • Poeta Pensador Carlos Nhaningue E ai onde comeca o divisionismo quando propalamos esse tipo de opinioes deixa o Lider da oposicao em paz e foca nas solucoes de inclusao. NB: por mais dfeitos q tenha aquele Sr. ele sacrificou-se tambem por essa mesma nacao. PAZ
  • Chande Puna Olhem que tambem paramos os carros, motorizadas, bicicletas e até paramos de andar pra bater palmas aos discursos durante as 2 tomadas de posse de Guebuza
    8 mins · Like · 1
  • Carlos Nhaningue Um discurso de tirar o chapeu, esta claro que teremos um novo pioneiro jovem e com uma visão holística que Deus ilumine os seus passos e que o Dlhacama se contente com os resultados.
    4 mins · Like
  • Poeta Pensador Chande Puna meu povo tem memoria curta
    2 mins · Like

Sem comentários: