quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

ONU condena massacres do Boko Haram na Nigéria

ONU condena massacres do Boko Haram na Nigéria

As Nações Unidas deploram os ataques do grupo extremista Boko Haram contra civis na cidade nigeriana de Baga e exortam as autoridades do país a restaurar a ordem e a investigar os recentes assassinatos em massa, segundo declarou a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos nesta terça-feira, 13.

A Anistia Internacional estima que cerca de duas mil pessoas foram mortas em Baga no último sábado, 10. O governo nigeriano, por sua vez, afirma que o número de vítimas foi de cerca de 150.
A porta-voz da ONU disse ainda que os assassinatos ocorridos em Maidugiri, também no Estado de Borno, e em Potiskum, no estado de Yobe, são particularmente chocantes devido aos relatos de que meninas, algumas com 10 anos de idade, tenham sido forçadas a realizar o ataque. Segundo as Nações Unidas, “o uso de crianças para detonar uma bomba não é apenas moralmente repugnante, mas constitui uma forma flagrante de exploração infantil sob a lei internacional”.
A porta-voz pediu que as autoridades nigerianas restaurem urgentemente a lei e a ordem no país e "redobrem os seus esforços a fim de criar condições para uma investigação eficaz sobre os incidentes, com vista a estabelecer os fatos que cercam os assassinatos e responsabilizar os que os perpetraram".
O Boko Haram tem realizado nas últimas semanas vários ataques brutais em regiões do nordeste da Nigéria, forçando milhares de pessoas a fugir de suas casas. O grupo, cujo nome significa "educação ocidental é proibida", procura estabelecer um estado islâmico e impor a rigorosa lei da Sharia na região.

Sem comentários: