segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Os Deputados as Marregalias e os G40.

O ano passado passei grande parte do meu tempo a atacar os deputados por causa dos exageros da Lei da Previdência dos Deputados pelo facto de achar que ela era muito desiquilibrada e não oferecia nenhum 'value for money' ao contribuinte do paîs na medida em que os nossos 250 penduras nâo são contratados por mérito individualmente pelo eleitor. E agasta-me ter que pagar seja o que for a estes cidadâos em face do facto de que nunca achei o seu trabalho como conjunto, satisfatório embora haja respeitâveis excepçôes nas 3 bancadas.
Jà até propus que enquanto nâo fossem eleitos em listas uninominais (apoiadas ou nâo pelos partidos) os seus partidos deviam receber o bolo que o OGE destina para a sua compensaçâo e distribuilos cabendo cada um a parte que a cupula do partido decidisse corresponder ao trabalho que tiverem feito.
A semana passada, soubemos que alguns deputados nâo iriam tomar posse em protesto aos resultados eleitorais. Fiquei apreensivo porque válidas ou nâo as suas razôes eu gosto de ver as instituições a funcionarem. Mas mais apreensivo fiquei quando vi aqui alguns G40 a incentivar (e até coagir) os refractàrios a tomarem posse para nâo perderem as regalias.
E hoje ao ouvir a chefe da bancada do partido do meu coraçâo a ecoar esta mensagem ficou-me mais claro que a maioria dos deputados eleitos representam o seu estômago, o seu partido e bem lá atrás os que os elegeram. Tenho sérias duvidas que representem o eleitor-contribuinte ou o povo.
Por isso acho que o recém-abortado processo de revisâo constitucional deve ser retomado. Para permitir que cada deputado seja eleito individualmente e que vote em primeiro lugar segundo os interesses dos seus eleitores e deles exija a compensaçâo merecida e a puniçâo de nâo serem reeleitos caso a sua performance deixe muito a desejar. 
A representaçâo proporcional está a mostrar ser um fiasco e a fazer da AR um refugio de parasitas.
Like ·  · 
  • Sic Spirou Aí eu entrava como deputado. Mas nas legendas partidárias, por causa da "não liberdade" de pensamento e posicionamento, difícil alinhar com qualquer um dos partidos.
  • Manuel J. P. Sumbana As disciplinas partidárias matam o engenho, sâo nocivas a concòrdia e emperram o progresso.
  • Milton Chembeze Sumbana, enquanto se o cidadão eleger um "bouquet" vamos continuar com os "yes man". Eu gostaria de eleger alguem que quando tiver uma preocupação possa me receber e descutirmos. 

    E a CR tem fazer juz ao "eleger e ser eleito" efectivamente.
  • Jerry Revelador Fonseca Esse é que seria o ideial, deputados livres da disciplina partidária. Hah como eu também gostava que assim fosse.
    46 mins · Like · 1
  • Filipe Ribas Poderia dizer que a chefe da bancada foi infeliz, mas estaria a mentir. Ela foi ela, e no exercício do vulgar raciocínio que lhe compete. Em política opera o princípio da comunicação produtiva, em que a classe pensante outorga a falagem aos que arrastam melhor as massas. Na verdade a tua própria expectativa como cidadão não está naquela senhora, mas noutro tipo de deputado.

    Pensar pela barriga Manuel J. P. Sumbana é um mal com que tens de lidar por muito tempo. Por isso é conveniente olhar para aqueles deputados já com alguma estabilidade financeira, porque há momentos que pensam em ti. Por exemplo, o Manuel Chang, que em 2004 tinha uma conta a prazo com 500 mil dólares.
    29 mins · Like · 2
  • Manuel J. P. Sumbana É uma perspectiva, Filipe Ribas. Mas como nâo temos muitos Changs, Kathupas e Watys na AR vamos recrutando bons escravos para aquele curral.
  • Sic Spirou Estabilidade financeira? Isso é relativo. Mesmo Bill Gates ou Warren buffet não vão nunca deixar de querer mais e mais! Enfim...
  • Lindo A. Mondlane Ah..mas tinhas duvidas?, ai nao ha nem oposiçao, nem posiçao... interessam as mordomias e nada mais..e ja veras que o primeiro que farao, sera aprovar-se novos emolumentos, tanto no inicio, como no final do mandato..ja veras.... quando digo que o pais nao mudara muito, governe quem governe..
    3 mins · Like · 1
    • Eusébio A. P. Gwembe Entrou para 2015 disparando para todos os lados, mais velho? Penso que, como a História se repete, a profissão de ser profeta é muito fácil quando se está diante dos mesmos actores. Mas, parece-me que a Renamo de hoje, além de cautelosa, está mais determinada com a sua decisão. A ver vamos, quanto a mim, quanto mais cedo uma negociação menos fragilizadas ficam as instituições. Essa coisa de esperar para ver o que acontece quando os prazos expirarem me parece mais um abrigo menos seguro.
      19 mins · Like · 1
    • Filipe Ribas O Brasil parece ter um sistema assim. Mas, lá está, os vigaristas enrolam com mais facilidade. Acabaríamos com um parlamento sasseka, fizz, frozy, bites e pin pop.
    • Manuel J. P. Sumbana A tradiçáo parlamentar do Brasil é que permitiu isso. A Britànica passou por isso. Mas a formaçâo de classes médias profissionais ajuda a reduzir esse risco. Aqui foi sempre descartado para consolidar a Unidade Nacional. Mas agora...
      4 mins · Like

7 hrs · Edited · 
o que muitos ANAlistas sonham eh que 'aos pokoxinhos'', alguns deputados da perdiz, vao entrar em rota de colisao com o lider e o partido e irem assinar o termo de posse como deputados. nao sei.
ora, imaginando esta hipotese, bastante forte, porque precedente existe no que a isso tange, podemos ter um cenario interessante, do qual Ismael Mussa foi, se nao me engano, o ''percussor'': vamos ter 89 deputados sem legenda partidaria, se o lider da RENAMO e os seus orgaos (?) correrem com eles do partido. claro que vao tentar usar a ''tactica'' do MDM quando quis que Mussa saisse e desse lugar a outro deputado afiliado ao partido, mas ja se viu que essa nao vai proceder: os deputados (nem eh verdade no fundo) sao eleitos pelo povo que os escolheu!
Sendo assim, ou estes deputados se unem numa legenda independente ou sao engolidos por alguns dos partidos: FRELIMO ou MDM, dependendo de cada um deles ( estou a supir tudo isto). 
P.S. vamos contando os dias que faltam pra os deputados se decidirem! faltam ainda 30 dias a contar de hoje que se tomou posse. heheh
Like ·  · 
  • Joaquim da Costa and 4 others like this.
  • Manuel Mageta Taque Eu sempre defendi e idealizei o seguinte, acha justo toma posse, injusto e não aceitam os resultados, não tomem posse, pois ao irem por esse caminho, mostravam seriedade nas suas acções.
    5 hrs · Like · 1
  • Homer Wolf Com mais calma pretendo problematizar este post...
    5 hrs · Like · 1
  • Sic Spirou yah,,, mas o que diz a lei sobre a nao tomada de posse? os lugares dos gazetadores nao podem ficar vagos ''ad eternum'', meu caro... vao ser chamados os suplentes pra os lugares vagos ate.... ate,, nao sei o que vai suceder. se estao a jogar com isso.. ehehhe vamos novas eleicoes assim, pelos vistos...
    5 hrs · Like
  • Manuel Mageta Taque Eu penso que se RENAMO estava num bom caminho até pensarem em nos dividir, porque o governo de gestão que eu chamaria de transição, permitia limar todos os pendentes que temos com armas, despartidaza o Aparelho Estado e a máquina eleitoral, e nós com parte da sociedade exigirmos a introdução e eleição de deputados independentes da filiação partidária e quiçá ao nivel do distrito porque ai sim estariamos a lidar com pessoas em trabalho em prol do povo, pois seriam pessoas conhecedoras da realidade local. Porque agora votamos na lista proposta pelos partidos, mesmo não nos identificando com certos deputados, etc.
    5 hrs · Like · 1

Sem comentários: