segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PM exonera comandante do Choque suspeito de incitar violência em protestos e fazer alusão ao nazismo

Denúncia da revista Veja mostrava mensagens em que coronel fazia alusão ao nazismo

Do R7
Coronel Fábio de Souza foi exonerado após denúncia em revistaArquivo / Tainá Lara / R7
O comandante-geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, exonerou nesta segunda-feira (5) o comandante do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), coronel Fábio Almeida de Souza. A exoneração foi pedida pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, após publicação de reportagem da revista Veja, que divulgou mensagens em que Souza fazia alusão ao nazismo e incitava violência contra manifestantes do Rio. Segundo a PM, em seu lugar entra o coronel Wilman Rene Gonçalves Alonso, que continuará comandando temporariamente o COE (Comando de Operações Especiais).
De acordo com a publicação, o coronel Fábio de Souza era responsável pelas ações do Choque durante as manifestações que aconteceram no Rio em 2013 e 2014. Nas mensagens divulgadas pela revista, o coronel incentivava a violência contra manifestantes, principalmente black blocs, e mostrava admiração pelo nazismo.
Em uma das trocas de mensagens com outros policiais pelo WhatsApp, Souza se vangloriava de ter utilizado um lançador de gás, que, a curta distância pode ser letal, contra um manifestante. “Na última manifestação que fui dei de AM640 inferno azul nas costas de um black bobo, no máximo 30 metros!!! Que orgulho!”. Um outro policial respondeu a mensagem do coronel fazendo alusão ao nazismo: “Coronel Fábio pela instauração do Reich”.
Segundo a revista, o oficial pregava o confronto direto e liberava o arsenal de armas não letais para seus homens. Em outra troca de mensagens divulgada na reportagem, o coronel ainda diz que sua equipe comandaria a PM em 2015 e iria criar um “padrão Alemanha 1930”, em mais uma alusão ao nazismo.
Ainda de acordo com a Veja, coronel Fábio foi chamado para fazer a escolta do secretário José Mariano Beltrame. Segundo a publicação, em dezembro, ele foi promovido ao posto de coronel, o mais alto da corporação, por merecimento.
  • Espalhe por aí:
  •  
     
     
  •  
     
     
  •  
  • Sem comentários: