sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

REACÇÕES À 1.ª INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE NYUSI: Exaltado discurso de inclusão (1)


Sexta, 16 Janeiro 2015 00:00

O DISCURSO do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, de deixar de lado a opção política, ideológica ou religiosa de cada um dos moçambicanos, mas sim em assumir as funções de Chefe do Estado de todos os moçambicanos, disposto e disponível a escutar todos os sectores da opinião pública, é bastante aplaudido por diversas individualidades que testemunharam a investidura e que acederam falar ao “Notícias”.
Segundo os nossos interlocutores, o mais importante é que todos os moçambicanos se mantenham unidos e apostem na promoção da paz, unidade nacional, concórdia, diálogo e nos elevados valores da convivência pacífica. Acima de tudo, segundo defendem os nossos entrevistados, urge capitalizar a aspiração de Filipe Nyusi de promover uma governação participativa fundada numa cada vez maior confiança e num efectivo espírito de inclusão, que só se conquista por via de um permanente e verdadeiro diálogo.
CUMPRIRÁ PROMESSAS - vaticina Joaquim Chissano, antigo PR
PARA Joaquim Chissano, antigo Presidente da República, o que o Presidente Filipe Nyusi disse no seu discurso vai ser cumprido, porque o povo está com ele, apoiando o seu projecto, que é muito claro e virado para o desenvolvimento do país.
“Foi um discurso de coração, bem estruturado mas também bem sentido. Foi pela primeira vez que ele explicou o sentido de inclusão. Deixou claro que se trata de participação de todos os moçambicanos no desenvolvimento do país. De forma particular me sinto integrado neste discurso do Presidente Nyusi e vai ser sempre assim. É verdade que neste seu primeiro discurso como Chefe do Estado não podia caber tudo que há por falar, mas penso que ao longo dos cinco anos que vai governar o país terá a oportunidade de se explicar mais sobre o seu modelo de governação” – disse Chissano.
AVANCEMOS COM ELE – exorta Marcelino dos Santos, combatente
O COMBATENTE da luta armada de libertação nacional Marcelino dos Santos olha para a tomada de posse de Filipe Nyusi como um marco histórico de que Moçambique e os moçambicanos se devem orgulhar dele.
“Já é um marco. Vamos pegar nas suas palavras e avançar com ele. Façamos do seu discurso uma grande bandeira para todo o povo moçambicano. Juntos venceremos” – apontou.
FUTURO BRILHANTE – prevê Mariano Matsinha, combatente
“COM Filipe Nyusi como Presidente sonho com um Moçambique brilhante. Ele é um jovem dinâmico, inteligente e à altura de enfrentar todos os desafios que o país atravessa. Para que isso logre sucessos é importante que os moçambicanos se unam em volta do seu discurso e o apoiemos para que, efectivamente, o nosso país continue a progredir” – disse Mariano Matsinha.
JUNTEMO-NOS AO PR - segundo Eneias Comiche, deputado
PARA Eneias Comiche, deputado da Frelimo na Assembleia da República, as expectativas em torno da governação de Filipe Nyusi são excelentes, naquilo que é o compromisso assumido durante a campanha eleitoral.
“É necessário que todos aqueles que tenham contribuições válidas para o desenvolvimento do país as apresentem e se juntem ao programa do novo Presidente. Só assim o nosso país poderá crescer muito mais rápido. Desde já, uma das coisas a fazer é consolidar a paz, a unidade nacional e o desenvolvimento económico e social” – apelou Comiche.
AJUDEMO-LO A GOVERNAR – apela Benvinda Levi, antiga ministra da Justiça
NA sua primeira intervenção como Presidente da República Filipe Nyusi destacou a necessidade de se apostar no combate ao crime organizado. Para Maria Benvinda Levi, antiga ministra da Justiça, esta é uma batalha que os moçambicanos têm de enfrentar com realismo. Para ela, é importante identificar as causas, como é que o fenómeno se manifesta e como atacá-lo.
“Penso que é um fenómeno que está ao alcance de quem estiver a governar. Mas há que enfrentá-lo com realismo. Outro dos destaques que me quero referir prende-se com a necessidade de se intensificar o processo já iniciado de registo de nascimentos de todos os moçambicanos. Temos que trabalhar para que ninguém fique sem o registo de nascimento” – destacou.
DISCURSO DE TRABALHO E PAZ - opina Alberto Mondlane, antigo ministro do Interior
NA opinião de Alberto Mondlane, antigo ministro do Interior, o discurso do Presidente da República centra-se no trabalho, muito trabalho e, acima de tudo, na promoção da paz e do desenvolvimento do nosso país.
“Apelo aos moçambicanos para avançarem nesse sentido. É importante sublinhar a questão de inclusão que o nosso Chefe do Estado destacou. Vejo com bons olhos e é isso que devemos fazer como moçambicanos. Aliás, devo reiterar que nunca ninguém quis deixar outros moçambicanos de fora. Vamos todos participar no desenvolvimento do país apoiando o programa do nosso Presidente” – disse Mondlane.
Like ·  · 

Sem comentários: