sábado, 24 de janeiro de 2015

RPD: as milícias não têm artilharia que possa atingir Mariupol


Ucrania, bombardeio, vitimas, Mariupol, exercito
Foto de arquivo

As milícias independentistas da República Popular de Donetsk (RPD) desmentiram a informação divulgada pelos militares ucranianos sobre os bombardeios de Mariupol pela artilharia da RPD.

Anteriormente no sábado (24) o centro de imprensa da operação especial do exército ucraniano afirmou que milícias tinham bombardeado subúrbio na zona leste de Mariupol. O chefe da direção do Ministério do Interior na região de Donetsk Viacheslav Abroskin disse que pelo menos 10 pessoas tinham sido mortas em resultado do bombardeio.
“As milícias na área de Mariupol não têm sistemas de artilharia que possam atingir o bairro indicado. A distância entre as nossas posições e o lugar indicado é demasiado longa [para os armamentos dos insurgentes]”, divulgou à RIA Novosti um representante do estado-maior da RPD.
“Segundo a nossa informação, o fogo foi disparado do bairro Stary Krym. Ali ficam os militares ucranianos. Julgando pela informação que temos podemos pressupor que foi uma provocação por parte dos militares ucranianos”, acrescentou o entrevistado.
Em meados de abril, as autoridades ucranianas iniciaram uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade da nova liderança do país chegada ao poder em resultado do golpe de Estado ocorrido em fevereiro em Kiev.
No âmbito da reunião do grupo de contato trilateral (Rússia – Ucrânia – OSCE) para a regulação da crise ucraniana, realizada no dia 5 de setembro de 2014 em Minsk, as autoridades de Kiev e as autoproclamadas República Popular de Donetsk e República Popular de Lugansk acordaram um cessar-fogo no leste da Ucrânia. Mas as milícias e as tropas ucranianas têm-se acusado mutuamente de violar o cessar-fogo. Nas últimas semanas, as hostilidades intensificaram-se.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_24/RPD-as-mil-cias-n-o-t-m-artilharia-que-possa-atingir-Mariupol-5434/

Sem comentários: