quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Tomada de posse do Presidente da República de Moçambique Filipe Nyusi

MOÇAMBIQUE  - 
Artigo publicado em 15 de Janeiro de 2015 - Atualizado em 15 de Janeiro de 2015


Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique
Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique
Cristiana Soares

RFI
 Jacinto Filipe Nyusi é o novo Presidente da República de Moçambique foi investido numa cerimónia pública na Praça da Independência, em Maputo, e prometeu formar nos próximos dias um governo forte, eficaz e prático para servir o interesse público durante os próximos cinco anos.

A tomada de posse do novo Presidente da República moçambicano contou com a presença de cinco chefes de Estado e de governo. Na sessão solene, em Maputo, estiveram presentes os presidentes de Portugal, Lesoto, Tanzânia, Malawi e Namíbia.
"Este governo terá que ser firme na defesa do interesse público. Esse governo terá que ser intolerante para com a corrupção", declarou o novo Presidente no seu discurso dirigido aos moçambicanos como nos relata o nosso correspondente em Maputo, Orfeu Lisboa.

Correspondência de Orfeu Lisboa
 
15/01/2015
O nosso correspondente em Maputo ouviu os moçambicanos que esperam ver melhoradas as suas condições de vida. Nas ruas do país, os moçambicanos pedem melhorias no sector da educação e mais acessos aos cuidados de saúde, ao emprego e sobretudo à coesão política do país.
Vox pop nas ruas de Maputo
 
15/01/2015

Ao lado de Filipe Nyusi esteve o antigo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, que no seu discurso fez um balanço positivo da luta contra a pobreza no país e mostrou-se confiante na continuidade do “sonho da prosperidade e unidade", entrega ao novo chefe de Estado.
Ads by HQ-Video-Pro-2.1cAd Options
Antigo Presidente moçambicano, Armando Guebuza
 
15/01/2015
Também presente na cerimónia esteve o Secretário Executivo da Comunidade dos países de língua portuguesa. Murade Muragy descreveu a investidura de Filipe Nyusi como uma vitória para os moçambicanos.
Secretário Executivo da Comunidade dos países de língua portuguesa, Murade Muragy
 
15/01/2015

Numa altura em que a Renamo, o maior partido da oposição, continua a contestar o resultado das eleições gerais de 15 de Outubro. Esta a semana boicotou a tomada de posse dos 89 deputados que a Renamo elegeu para o Parlamento e dos representantes do partido nas assembleias provinciais.
TAGS: ÁFRICA - ÁFRICA LUSÓFONA - MOÇAMBIQUE - FILIPE NYUSI - PRESIDENTE
COMENTÁRIOS
COMENTE ESTE ARTIGO

Sem comentários: